15/10
14:47

Serviço dos carros fumacê são retomados

Mapeamento é feito pela área técnica da Secretaria da Saúde, a partir dos índices de infestação

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), retomou, nesta segunda-feira, 14, a agenda do serviço de UBV (Ultra Baixo Volume) – carros fumacê, que complementa o trabalho da Brigada Itinerante de Combate à Dengue. Hoje, a pulverização acontece municípios de Capela, Simão Dias e Riachuelo, e segue com agenda diária até dia o 05 de novembro, além de Capela e Simão Dias até o dia 09 de novembro.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Sandra Ribeiro, o trabalho de campo é realizado com um veículo por município e o mapeamento é feito pela área técnica da SES, a partir dos índices de infestação. “A aplicação é feita no início da amanhã, das 5h às 7h, e no fim da tarde, das 17h às 19h, por serem horários que o mosquito está mais ativo. O retorno desse serviço é fundamental, devido aos elevados índices de infestação. Vale frisar que UBV funciona como um complemento ao combate mecânico, ou seja, o que é feito pelos agentes”, afirmou. Já a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, explica que a ação dos carros fumacê estava parada devido à ausência do inseticida, que é fornecido pelo Governo Federal. “O retorno da pulverização é uma somação de esforços que vem sendo feito com os agentes municipais, de forma que o vetor seja controlado na fase da larva. Esse serviço é realizado em virtude do alto índice de infestação, número de casos confirmados e óbito, ou os três. O combate ao mosquito na fase adulta é bastante importante no município em que há infestação. Ressalto que os UBVs atuam conjuntamente com a Brigada Itinerante, para que consigamos fechar todo um ciclo de atividade contra o mosquito. Desde julho estamos intensificando as ações, com 100 agentes em campo”.

Capacitação motoristas

Os motoristas de UBV passaram por treinamento em novembro de 2018, onde conheceram toda a metodologia de trabalho na Central de UBV, incluindo a logística e onde cada um atuará, pois o trabalho é feito em duplas. Quando um deles não está atuando como motorista, ele faz o reconhecimento da área, bem como o manuseio de equipamentos. Nesse sentido, eles foram capacitados sobre o contexto do controle do Aedes aegypti. O estudo vai desde a biologia do mosquito até a parte da ação de competência do motorista, incluindo a abordagem sobre o porquê e para que essa aplicação ocorre, além da epidemiologia das doenças, outros conceitos e fatores.  

Fonte e foto: ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/10
10:29

PSC aceita desfiliação de Gilmar Carvalho, mas não acata argumento da discriminação

O PSC aceita o atendimento do pedido de desfiliação do deputado estadual Gilmar Carvalho de seus quadros, mas defende que o reconhecimento seja feito por outro fundamento e não com base na pretensa justa causa , com base em “grave discriminação política pessoal”.

O argumento consta na resposta do partido a ação de desfiliação. Gilmar alega que estaria passando por um processo de “fritura” e que a sigla almejaria excluí-lo de participar de quaisquer discussões partidárias. As “decisões e reuniões que são feitas sem a ciência do requerente”, conforme teria revelado.

Embora discorde das argumentações, o PSC informou à Justiça Eleitoral que não pretende produzir provas e que a matéria eminente de direito , dispensa a oitiva de testemunhas, as quais são inexistentes para o fato alegado.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/10
20:07

Barra dos Coqueiros: Pesquisa Padrão mostra os preferidos dos eleitores

O Instituto de Pesquisa Padrão realizou pesquisa eleitoral estimulada no município de Barra dos Coqueiros. Foram entrevistados 400 moradores a partir de 16 anos. A seleção da amostra foi estratificada por cotas cruzadas por sexo, faixa etária e escolaridade, proporcional à composição do universo.


A margem de erro máxima permitida é de 4,85% dentro de um índice de 95% de confiabilidade, a coleta de campo aconteceu no dia 14 outubro 2019.


O Padrão perguntou:  Em qual desses candidatos a Prefeito você votaria se as eleições fossem hoje?

Os consultados responderam:

Alberto Macedo --------- 19,5%

Alisson---------------------- 17,8%

Gilson----------------------- 14,2%

Professor Roberto-------   8,2%

Toinho Toyota-------------  7,2%

Pra. Salete------------------- 6,3%

Vevé--------------------------- 2%

Paulo Silas-------------------  1,5%

Não sabe-------------------- 11,8%

Nenhum--------------------- 11,5%

 

LOCAIS PESQUISADOS

Baixo ; Cj.Marcelo Déda ; Alto ; Prisco Viana ; Olimar ; Canal ; Marivan ; Moises Gomes ; Hildete Falcão ; Atalaia Nova ; Jatobá ; Apicum ; Rio das Canas ; Touro ; Capuã ; Lot.Riomar ; e Lot.Andorinhas.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/10
18:00

OAB/SE entrega proposta de projeto de lei para salvaguardar consumidor em situação de desemprego

Leiobriga as empresas de telefonia fixa ou móvel, internet e TV por assinatura a cancelarem o contrato de fidelidade quando o consumidor comprovar perda de vínculo empregatício após a adesão do contrato

Na manhã desta segunda-feira, 14, o presidente da Ordem dos Advogados, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, e os presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Flávio Cardoso, e da Comissão de Assuntos Legislativos, Arício Andrade, se reuniram no Gabinete do deputado Samuel Carvalho, para apresentar a indicação do Projeto de Lei que obriga as empresas de telefonia fixa ou móvel, internet e TV por assinatura a cancelarem o contrato de fidelidade quando o consumidor comprovar perda de vínculo empregatício após a adesão do contrato. O encontro também contou com a presença do líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, ressaltou a importância do projeto de lei de iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB/SE entregue ao deputado Samuel Carvalho e destacou a recepção calorosa por parte não só do parlamentar como também do líder do Governo, Zezinho Sobral que participou da reunião.

Krauss afirmou que “nosso intuito é propor uma norma de proteção ao consumidor, que não interferirá em nada no equilíbrio dos contratos administrativos. Trata-se de preocupação com aqueles que perderam inesperadamente seu vínculo empregatício”.

Fonte e foto: OAB-SE


Política
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:54

Tribunal de Contas treina mais oito municípios com foco na melhoria das gestões

Proposta é avaliar a efetividade da gestão municipal e demonstrar as áreas que demandam maior qualidade nos gastos?

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da sua Diretoria Técnica, realizou mais uma edição da capacitação sobre o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM). Nesta segunda-feira, 14, foram contemplando os servidores dos municípios de Brejo Grande, Propriá, Ilha das Flores, Neópolis, Pacatuba, Santana do São Francisco, Japoatã e São Francisco.

O IEGM mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas públicas em Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. A proposta é avaliar a efetividade da gestão municipal e demonstrar as áreas que demandam maior qualidade nos gastos?. O treinamento dos servidores foi conduzido pela assessora de planejamento do TCE, Adenilde Silvestre, e pelo gerente de projetos, Wallace Hora. O objetivo, de acordo com Hora, vai além do preenchimento do questionário do IEGM, visa a concretização de melhorias nas políticas públicas que geram, como consequência, índices melhores.

Os servidores também foram apresentados a um detalhamento sobre a ferramenta, com conceitos basilares, importância de cada uma das dimensões de maneira que as dúvidas fossem esclarecidas. A série de capacitações sobre o IEGM segue na próxima segunda-feira, 21. O objetivo é que, até o final do ano, todos os municípios sergipanos sejam capacitados.

Fonte e foto: DICOM/TCE


Política
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:45

Prefeitura e Fecomércio anunciam programação do Natal Iluminado 2019 de Aracaju

Projeto irá decorar locais estratégicos do Centro de Aracaju com 1,5 milhão de pontos de luz

O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio-SE), Laércio Oliveira, lançaram na manhã desta segunda-feira, 14, a programação do Natal Iluminado 2019. Em solenidade ocorrida no Centro Administrativo, eles apresentaram o projeto arquitetônico que vai decorar locais estratégicos do Centro de Aracaju com 1,5 milhão de pontos de luz, a exemplo da Praça Fausto Cardoso e da Praça Olímpio Campos, grande novidade deste ano. Na ocasião, Prefeitura e federação também renovaram o convênio que assegura à realização da 3ª edição do evento natalino e que fortalece a parceria, iniciada em 2017.

Em seu discurso, o prefeito reforçou que as parcerias com o setor privado se tornaram essenciais e que somente através delas têm sido possível retomar eventos tão importantes para a capital sergipana, como o Natal Iluminado. Edvaldo enfatizou ainda que, com o Natal Iluminado, Aracaju volta a se tornar um pólo turístico no período natalino. Para o presidente da Fecomércio Laércio Oliveira, com a realização de mais uma edição do Natal Iluminado no Centro, a parceria entre a Prefeitura e a federação se consolida.

Natal IIuminado

O acendimento das luzes no Centro de Aracaju acontece entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Este ano, a decoração natalina será composta por 1,5 milhão de pontos de luz que enfeitarão as praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos durante 38 dias. O projeto 2019 inclui a Casa do Papai Noel, um túnel iluminado, interligando as duas praças, um presépio em tamanho real, e um carrossel. O Natal Iluminado conta ainda com apresentações culturais, sempre aos fins de tarde, garantindo a movimentação do centro comercial. Pelo convênio, a Prefeitura ficará responsável por toda a infraestrutura necessária à relação do Natal Iluminado, como segurança, limpeza pública, além da liberação do espaço. À Fecomércio fica a incumbência de decorar a área com todos os elementos expostos no projeto aprovado. Assim como em 2018, será responsável pela  execução a empresa Lumi Brasil.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes




 


Política
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:34

Prefeitura de Aracaju interdita pontilhão da rua Guilhermino Rezende para obra de reconstrução

Está projetada a substituição de toda a laje (tabuleiro) danificada e o reforço da fundação para receber a nova estrutura

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou nesta segunda-feira, 14, a obra de reconstrução do pontilhão situado no cruzamento da avenida Anísio Azevedo com a rua Guilhermino Rezende, no bairro 13 de Julho. Para isso, o pontilhão está interditado e o trânsito no local com alterações. Está projetada a substituição de toda a laje (tabuleiro) danificada e o reforço da fundação para receber a nova estrutura. Nessa obra, a Prefeitura investiu cerca de R$350 mil e o prazo previsto de execução do projeto é de cerca de 90 dias.

Por causa da interdição do pontilhão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) planejou desvios do trânsito na região. Assim, o condutor que está circulando pela rua Guilhermino Rezende e deseja acessar a avenida Acrísio Cruz ou a Praça da Imprensa deve convergir à direita na rua Campo do Brito ou Moacyr Rabelo Leite e depois à esquerda na avenida Gonçalo Prado Rollemberg, passando pela Anísio Azevedo, acessando novamente a Guilhermino Rezende ou se preferir mais à frente à Acrísio Cruz. aSegundo superintendente da SMTT, Renato Telles, o trânsito na Anísio Azevedo não foi, totalmente, afetado, mas ele recomenda que se usem rotas alternativas.

Transporte coletivo

Há também mudança temporária no itinerário de algumas linhas do transporte coletivo. São elas: a 074 – Unit/Centro e 200 CIC2 – Circular Indústria e Comércio 02. Esses ônibus não estão passando pela rua Guilhermino Rezende, devido à interdição. Portanto, os ônibus da linha 074 seguem pela rua Santa Luzia, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa. Já a linha 200 CIC2, segue pela avenida Augusto Maynard, rua Itabaiana, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa. 

Fonte: AAN
Foto: André Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/10
17:32

Trânsito da Beira Mar fica em meia pista no sentido Norte nesta terça, 15

Trânsito estára totalmente liberado no sentido sul

Com o avanço da obra de recuperação total da avenida Beira Mar, nesta terça-feira, dia 15, e na quarta-feira, dia 16, o trânsito de veículos ficará em meia pista somente no sentido Norte (praias/Centro) da avenida, com frente de trabalho atuando no trecho compreendido entre a avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e a avenida Paulo Silva. 

Os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão nos trechos onde as equipes atuam, para organizar o fluxo de veículos e orientar os condutores.

Rotas Alternativas

Mesmo sem o bloqueio total da avenida Beira Mar, a SMTT recomenda que os condutores busquem rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos. As avenidas Santos Dumont (Orla da Atalaia), Mário Jorge, Delmiro Gouveia, Melício Machado e Hildete Falcão são boas opções de rota para o condutor que deseja ir da região Sul ao Norte da cidade (Praias/Centro). No sentido Sul (Centro/Praias) o trânsito estará totalmente liberado nesta terça e quarta-feira.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos