24/05
22:17

Transporte coletivo segue com frota reduzida

O Setransp informa que as empresas do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana seguem nesta sexta-feira, 25, operando com somente 70% da sua frota operante, mantendo assim a redução de ônibus proporcional para cada linha com efeito de racionamento do uso de combustível, diante da paralisação das transportadoras de cargas. O setor tem movido esforços para que o serviço de transporte coletivo continue atendendo a população.

Ascom Setransp


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
22:43

Belivaldo determina estudo jurídico sobre funcionários da Fundação Hospitalar

O governador determinou que fosse criada uma comissão entre a Fundação Hospitalar de Saúde, a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde para analisar a garantia jurídica do emprego dos servidores que atualmente trabalham na Fundação

Nesta quarta-feira (23), o governador Belivaldo Chagas se reuniu com uma comissão de funcionários da Fundação Hospitalar de Saúde e garantiu que não tem nenhum interesse em demitir qualquer servidor. Ele determinou a realização de um estudo jurídico que respalde a permanência efetiva dos empregos desses trabalhadores, bem como a manutenção do funcionamento da própria instituição. A reunião ocorreu no Palácio de Despachos, com a participação do presidente interino da FHS, Jorge Kleber Soares Lima, e do diretor de Recursos Humanos e Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Igor Coelho Nunes.

O governador determinou que fosse criada uma comissão entre a Fundação Hospitalar de Saúde, a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde para analisar a garantia jurídica do emprego dos servidores que atualmente trabalham na Fundação. A PGE também vai analisar se é possível manter o funcionamento da  Fundação Hospitalar de Saúde. É que foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em 26 de janeiro de 2018, entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público Federal, no qual o governo se compromete em extinguir a Fundação até 31 de março 2019.  

O presidente da FHS, Jorge Kleber, achou proveitosa a reunião e disse que o governador garantiu que não tem intenção de demitir nenhum funcionário, pois tem consciência que os servidores da FHS são os que operacionalizam a assistência à saúde do Estado. “Será realizado um esforço conjunto entre a FHS, PGE e a Secretaria de Estado da Saúde, com a missão de encontrar uma solução jurídica que garanta a manutenção dos empregos de todos os servidores”, informou. Ele disse que a fundação tem funcionários celetistas, estatutários e contratados. 

Charleston Herbert, presidente da comissão dos funcionários da FHS, disse que achou a reunião produtiva e acredita que o governo encontrará uma saída jurídica para o problema. 
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
22:42

Presidente do Tribunal de Justiça assume o governo do Estado por cinco dias

O governador Belivaldo Chagas irá afastar-se do governo, entre os dias 30 de maio e 04 de junho, para fazer exames de revisão de um procedimento cirúrgico realizado em abril de 2017. Os exames serão realizados em São Paulo e o governador reassume a função no dia 04 de junho

O governador Belivaldo Chagas irá afastar-se do governo, entre os dias 30 de maio e 04 de junho, para fazer exames de revisão de um procedimento cirúrgico realizado em abril de 2017. Os exames serão realizados em São Paulo e o governador reassume a função no dia 04 de junho. 

Em abril de 2017, Belivaldo retirou três sinais de carcinoma basocelulares benignos e deveria ter se submetido a exames revisionais de rotina após seis meses, o que não ocorreu. Agora, passado pouco mais de um ano, ele irá realizar o exame denominado ‘Dermatoscopia Digital do corpo total’, em São Paulo, pois esse procedimento não é realizado em Sergipe. 

Durante esse período, assume interinamente a administração estadual o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o desembargador Cezário Siqueira Neto, já que o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, não poderá assumir o comando do Executivo Estadual por motivos eleitorais.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
22:31

SMTT mudará trânsito no Centro durante desocupação do antigo Hotel Palace

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que neste domingo, 27, devido à desocupação do antigo Hotel Palace, fará uma operação em conjunto com a Polícia Militar de Sergipe para efetuar o bloqueio das principais vias que dão acesso ao prédio, garantido segurança às pessoas na região e contribuindo para que os trabalhos sejam concluídos o mais rápido possível. 

A partir da meia-noite do domingo, as travessas Hélio Ribeiro e Baltazar Góis, além da rua João Pessoa, terão seus acessos fechados com portões e somente trabalhadores e pessoas autorizadas poderão passar. A ação está prevista para iniciar às 6h da manhã sem previsão de término.

O acesso para a imprensa será na rua João Pessoa, no trecho que cruza com a Travessa Hélio Ribeiro, onde os veículos de reportagem poderão ser estacionados. Ao todo, serão seis pontos de fechamento. A SMTT escalou dez agentes de trânsito por turno para dar suporte ao trabalho de desocupação. 

Transporte público

A partir das 4h do domingo, a SMTT montou também um esquema de rotas alternativas para as 16 linhas que passam pela região do Hotel Palace. As linhas que terão seu trajeto alterado são:

031 – Eduardo Gomes / Desembargador Maynard
032-1 – Tijuquinha / Osvaldo Aranha 01
032-2 – Tijuquinha / Osvaldo Aranha 02
033 – Terminal Rodoviário / Desembargador Maynard
051 – Atalaia / Centro
061 – Marcos Freire / Centro
071 – Atalaia Nova / Centro
200 CIC1 – Circular Indústria e Comércio 01
200 CIC2 – Circular Indústria e Comércio 02
614 – Sanatório / Centro
615 – Bugio / Centro
701 – Jardim Atlântico / Centro
702 – Augusto Franco / Beira Mar
709 – D.I.A. / Centro via Clínicas
715 – Tijuquinha / Desembargador Maynard
717 – Mosqueiro / Centro 

Os usuários do transporte público devem se informar com o motorista ou cobrador do veículo sobre a rota provisória.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
22:31

Jony Marcos apoia greve dos caminhoneiros e cobra soluções para aumento de combustível

Em apoio à greve dos caminhoneiros, o deputado Jony Marcos (PRB/SE) discursou durante reunião da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. “O que sustenta a balança comercial do nosso país é a agricultura e a pecuária, mas o escoamento dessa produção se faz sobre rodas. Portanto, o que regula a produção acaba sendo o preço do combustível”, criticou.

O parlamentar reforçou que o alto preço da gasolina é um problema que tem raízes em governos anteriores. Segundo ele, é imprescindível oferecer opções para solucionar o problema. “De nada adianta dizer que a culpa do aumento do combustível não é nossa. De fato, não é, porém, não achar uma solução para a dificuldade é, sim, nossa culpa”, argumentou. 

Jony Marcos lembrou que países semelhantes ao Brasil, seja na grandeza de dimensões geográficas ou na riqueza da agricultura e pecuária, recebem inúmeros incentivos de seus respectivos governos. “Nesses lugares há uma infinidade de políticas diferenciadas para escoamento da produção, como, por exemplo, desenvolvimento da malha ferroviária, investimento naval, ou uma malha viária maior e melhor do que a nossa”, analisou. 

Ele enfatizou ainda as consequências do aumento da gasolina para o povo. “Quando o preço da gasolina aumenta, sobe o arroz, o tomate, o feijão. Todos pagamos caro por isso. Infelizmente, essa não é a primeira nem será a última vez que vamos discutir nesta comissão o tanto que o país é prejudicado pelo aumento abusivo e excessivo do combustível”, concluiu.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
07:57

Frei Vidal da Penha

Geraldo Duarte*
Advogado 

Oriundo da província de São José de Leonise, Itália, o missionário conhecido por Frei Vidal de Frescollero ou Vitale de Frescorello, depois de peregrinações em Rodelas, Bahia, encaminhou-se a serra Baixa Verde, hoje Triunfo, município de Pernambuco, no início de 1803.

Acompanhado de índios Cariris, o capuchinho conseguiu a doação de terreno do senhor Domingos Pereira Pita. Ali, fixou morada e fez o aldeamento dos silvícolas.

Em novembro daquele ano, concluída a missão, transferiu a responsabilidade do empreendimento para o irmão capuchinho Frei Ângelo Maurício Niza, conterrâneo vindo do Piemonte.

Vitale, mais tarde, rumou a Cabobró. Em seguida, destinou-se a Recife e ingressou no Convento de Nossa Senhora da Penha. A partir de então, adotou o nome ritualístico de Frei Vidal da Penha e, como devoto das Dores de Maria Santíssima, deu-se às romagens denominadas Santas Missões.

Considerado profeta e paranormal, ante suas vaticinações catastróficas e impressionantes, chegou a ser comparado com Michel de Nostredame (1503-1566), popularmente denominado Nostradamus.

Assim, o Nordeste dos séculos XVIII e XIX incorporou mais um pregador sertanista, divulgador de alegorias e crendices, dado o misticismo religioso arraigado nas populações interioranas.

Dentre as cidades visitadas pelo franciscano, destacaram-se Recife, Cabobró, Triunfo (PE); Fortaleza, Santana do Acaraú, Ibiapaba, Sobral, Meruoca, Itapajé, Bela Cruz, Crateús, Aracati, Icó e Independência (CE) e São Rafael (RN).

Em seguintes artiguetes, o historiar de alguns dos cataclísmicos vaticínios do vidente.

*Administrador e dicionarista.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
07:46

No primeiro trimestre, venda da gasolina em Sergipe recuou 4,4%

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no primeiro trimestre do ano, ficaram em 219,5 milhões de litros, assinalando queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2017.

Somente em março, as vendas de combustíveis ficaram em aproximadamente 75,2 milhões de litros, representando crescimento de 11,6%, em relação ao mês imediatamente anterior, entretanto, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, houve retração de 3,6% nas vendas de combustíveis.

Combustíveis comercializados no 1º Trimestre/2018

Foram vendidos aproximadamente 97,4 milhões de litros de gasolina, nos três primeiros meses do ano corrente. Em termos relativos, houve queda de 4,4% nas vendas, em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Considerando o consumo apenas do mês de março, houve retração de 2,3% na comparação anual, toda via, no comparativo com fevereiro, as vendas subiram 17,2%,

A comercialização do etanol hidratado registrou alta de 75% nas vendas, de janeiro a março de 2018, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo período do ano passado. Em volume, as vendas ficaram em 8,8 milhões de litros. No mês de março, houve queda de 25,5%, no consumo do etanol, na comparação mensal, porém registrou expansão de 35,7%, quando comparado com o mês de março de 2017.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados aproximadamente 76,5 milhões de litros, no trimestre analisado. Em termos comparativos, verificou-se queda de 1,2% em relação aos três primeiros meses de 2017. No terceiro mês deste ano, as vendas também registraram avanço, sendo de 10,3%, quando comparados com o último mês de fevereiro. Entretanto, na comparação anual, ou seja, comparado com o mesmo mês do ano passado, os indicadores apontaram para retração de 4,5%

A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, superou os oito milhões de litros, assinalando elevação de 3,3% em relação ao primeiro trimestre de 2017.  Também foi percebida alta na comparação mensal, com 7,6% (fevereiro/2018) e 1,2% na comparação anual (março/2017).

NIE/FIES 


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/05
10:18

Marcha para Jesus comemora 25 anos e traz Nívia Soares

Dia 31 de maio acontece em Aracaju a Marcha para Jesus 2018, um tradicional evento que acontece em todo o Brasil e está em sua 25ª edição contando sempre com todas as religiões e vários nomes da música gospel numa grande demonstração de fé e comunhão. Este ano o louvor ficará por conta de Nívia Soares e Dupla Honra. Cinco trios elétricos vão arrastar a multidão que sairão às 15h30 da praça da Bandeira com destino ao estacionamento dos mercados municipais. 

A Marcha oferece a igreja a ter a oportunidade de mostrar que não é restrita aos templos, mas viva e aberta a toda sociedade, além de unir as igrejas em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo. 

Segundo Adelson Souza dos Santos, organizador da Marcha para Jesus e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, todas as igrejas evangélicas estão envolvidas nos preparativos do evento, que este ano deve superar as edições anteriores em público e estrutura. “São 25 anos intercedendo por esta terra e vamos continuar orando. Vamos sair da praça da Bandeira em direção ao mercado adorando ao Senhor com muita música, dança e oração.  Você é o nosso convidado”, concluiu

Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos