16/04
21:23

Sergipe e Portugal buscam parcerias

Diretora geral da Associação Industrial de Aveiro acredita na realização de negócios entre empresas sergipanas e portuguesas.  

“As visitas as empresas foram bastante proveitosas, foi uma semana intensa, com vários empreendimentos visitados, de vários segmentos. Esse é um trabalho de inspeção, existe a possibilidade de parcerias e apoio de um lado e de outro. Nas visitas estávamos procurando empresas cujos produtos possam ser exportados diretamente para Portugal, funcionaria como uma porta de entrada para Europa, ou a possibilidade de uma parceria em que uma empresa portuguesa possa entrar no mercado sergipano”, diz Elisabete Rita, diretora geral da Associação Industrial de Aveiro (AIDA), distrito localizado em solo português.

Desde o início da semana que Elisabete está em Sergipe. Foram visitados 25 empreendimentos no Estado, que vão desde o setor de cerâmica, metal mecânico, cosmético, agro alimentar, até confecção.  

Para a Diretora Geral da AIDA, o Brasil não é um país, é um Continente, devido ao seu tamanho, com um enorme mercado com potencial. “Já trabalhamos com o Brasil, com destaque para empresas do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Ceará. Agora estamos iniciando um trabalho com Sergipe. Apesar de Sergipe ser um dos menores estados do país, para nós isso não significa nada”, destaca Elisabete Rita. 

Próximas ações 

Segundo Elisabete, essa primeira visita foi de inspeção, detectar mercados com potencial. O passo seguinte será organizar uma missão com empreendimentos portugueses, que visitarão o Brasil, com foco no estado do Ceará e Sergipe. “As informações que estou levando irão ajudar a identificar as empresas portuguesas que irão participar da missão. Os empreendimentos já virão com um foco, buscando firmar parcerias com os setores mais representativos de Sergipe e do Ceará”, explica.

Em contra partida, Elisabete espera que o Sebrae organize uma missão empresarial com destino a Portugal. “É importante que os sergipanos possam ir a Portugal e ver em loco nossos potenciais e de que forma poderão entrar no mercado. Além de comerciar com os empreendedores do nosso país, Portugal pode servir como uma porta de entrada para o mercado Europeu”, explica Elisabete Rita.       

Aveiro

É uma região composta por 19 municípios e tem sua economia baseada na produção industrial. A região é composta por cerca de 75 mil empreendimentos, sendo 99% deles considerados micro e pequenas empresas. O distrito emprega cerca de 258 mil pessoas e responde por 5,7% do Produto Interno Bruto (PIB) português. Além disso, o local é responsável por 13,7% do volume de exportações do país.

Realização 

A visita as empresas sergipanas foi possível graças ao apoio de instituições sergipanas, como a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).  - Da assessoria -





Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
19:14

Ary chega e propõe a união ded todos para o Sergipe vencer a crise

O presidente do Conselho Deliberativo do Sergipe, professor Ary Rezende, que estava na Alemanha, em missão esportiva do Brasil, desembarcou ontem em Aracaju e reassumiu imediatamente suas funções que vinham sendo exercidas pelo vice-presidente Eraldo Almeida. Ele ficou muito satisfeito com as ações desenvolvidas pela Comissão-Executiva de Gestão, instalada logo após a renúncia dos antigos dirigentes, que remotivaram o plantel, conquistaram vitórias no campo, criaram uma agenda propositiva de trabalho e restabeleceram o controle administrativo do clube.

- Sem a pronta-ação do vice-presidente do Conselho Eraldo Almeida, de Conselheiros como Reinaldo Moura, Silvio Santos, Ulices Andrade e Clóvis Barbosa, e da Comissão de Gestão presidida pelo advogado Genisson Silva e integrada por Beto Hora, Luis Santana, Ramon Barbosa, Paulo Vasconcelos, Chico Buchinho e outros bravos companheiros a crise teria se tornado fatal e incontrolável. Ele também elogiou a nova Comissão Técnica e os jogadores que estão se superando em campo. Aliás, historicamente, o Sergipe sempre superou com grandeza e coragem seus problemas. E dessa vez não será diferente. Já estamos vencendo os jogos e vamos vencer os obstáculos administrativos. Vamos deixar essa crise no passado - disse Ary Rezende.

Agora, o presidente do Conselho Deliberativo quer promover um amplo entendimento dos conselheiros do clube para que as idéias e as ações postas em prática pela Comissão de Gestão sejam plenamente consolidadas e assegurem a total recuperação técnica e administrativa do Sergipe. Para isso ele marcou uma reunião do Conselho para a próxima terça-feira, onde espera obter o apoio de todos os membros para o estabelecimento de nova eleição da diretoria, plenamente identificada com as linhas mestras traçadas pelo próprio Conselho.

Para Ary Rezende, "a diretoria que renunciou recentemnete apresentou seus motivos e nós respeitamos a decisão. Mas, independente de cargos ou funções, todos nós somos torcedores, queremos o melhor para o Sergipe e precisamos nos unir para seguir adiante. Tenho percebido que a grande maioria do Conselho Deliberativo, dos sócios e torcedores do clube reconhecem que o advogado Genisson Silva, por sua história, seu amor ao clube e sua competência como gestor, é o nome que mais desperta confiança e esperança de, nesse momento, conduzir o Sergipe a um futuro promissor.

Por isso - continuou Ary Rezende - "com o apoio de grande maioria dos conselheiros, aliás, representantes de todas as tendências, entendo que o doutor Genisson Silva deva ser eleito o próximo presidente do nosso glorioso Club Sportivo Sergipe.

Ary Rezende lembrou ainda que na última eleição a chapa liderada por Genisson Silva perdeu por apenas 2 votos de diferença, o que, segundo ele, comprova o respeito e o prestígio que os integrantes do grupo possuem junto ao Conselho Deliberativo. Em face da renuncia da diretoria eleita e diante da grave crise que aflige o clube, o presidente Ary Rezende propõe, então, que todos os conselheiros se unam e elejam, se possível por aclamação, uma nova diretoria que atenda às expectativas dos torcedores e possa, com o trabalho que já está sendo executado com sucesso, conquistar mais resultados positivos e dar grandes alegrias a todos os torcedores rubros, até mesmo aos demais desportistas que sabem da importância estratégica do Sergipe para a elevação do nível técnico do próprio futebol sergipano.



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
18:53

Coluna Primeira Mão

Albano é convidado para presidir o PSDB

O Diretório nacional do PSDB convidou o ex-governador e ex-deputado federal Albano Franco para presidir a comissão provisória da executiva estadual, até que seja eleito, em convenção, o novo diretório do partido em Sergipe. O convite foi feito pelo presidente nacional, o deputado federal Sérgio Guerra, em contato telefônico na tarde de ontem (sexta-feira). Nesta terça-feira, Albano vai a Brasília para se reunir com os dirigentes tucanos e, na oportunidade, além da composição da comissão estadual provisória, ele discutirá também questões relacionadas com a convenção estadual que deveria acontecer neste domingo, mas foi suspensa por recomendação da executiva nacional do PSDB.

Agrotóxico

È grande o uso de agrotóxico em Sergipe. Os municípios que mais fazem uso desse tipo de veneno nas verduras, legumes e outros vegetais são Itabaiana e Lagarto.

Homenagem

O ex-deputado estadual e federal Tertuliano Azevedo será condecorado nesta segunda-feira com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, na Assembleia Legislativa. O ato será às 17h e logo depois ele autografa o livro “A luta pela democracia”.

Ter filhos traz infelicidade

Um estudo da Universidade de Milão analisou casais de 94 países e constatou: as pessoas ficam mais infelizes quando têm filhos. Os pesquisadores atribuíram esse efeito às despesas geradas pelas crianças, que levam ao empobrecimento e à queda da felicidade soa pia. Segundo o estudo, ter filhos só traz felicidade às pessoas ricas ou viúvas. (Da revista Superinteressante)

PPA do Brasil e de Sergipe

A secretária Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Maria Lúcia Falcón, está preocupada em viabilizar as ações para o Planejamento Plurianual (PPA). Sergipe também.

Idosos gordinhos morrem menos

Uns quilinhos extras vão bem para quem tem 70 anos ou mais. Essa é a conclusão da Sociedade Geriátrica Americana, que acompanhou 9 mil idosos e constatou que a mortalidade dos velhinhos acima do peso era 13% menor do que entre os magros. Os cientistas não sabem explicar o porquê. (Da revista Superinteressante)

Segurança alimentar

Os sergipanos podem ficar tranquilos e comer peixes e chocolates com segurança durante a Semana Santa, pois o Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), realizou fiscalização em estabelecimentos comerciais registrados em Sergipe. Os produtos foram levados para o laboratório e analisados na presença do representante de cada fabricante. A ação foi feita a partir do dia 28 de março e concluída na última quinta-feira (14).

Verduras e legumes envenenados

No alface, na couve, no tomate, no pimentão, na cebola, na cenouras, na batata, no coentro, enfim nas verduras e legumes mais consumidos pelos sergipanos tem um indesejado temperinho à mais. O agrotóxico ou fungicida. Os municípios de Itabaiana e Lagarto são os recordistas na utilização do tempero venenoso.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
18:10

Sergipe empata com o Estanciano em 1 a 1

 Com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Estanciano empatou com o Sergipe, em 1 a 1, no Vila Operária, em Estância, pela quarta rodada do Sergipão 2011. O meia Thiago marcou no primeiro tempo e o Romário descontou no final do jogo. Com o resultado, o time alvirrubro ocupa a segunda colocação do grupo B, com sete pontos, dois atrás do River Plate, que soma 9 e ainda tem um jogo a menos. Neste sábado, ganhou do Socorrense, por 2 a 0, no Wellington Elias. O Estanciano está na terceira colocação com três pontos, fruto de três empates. O time de N. Sra. do Socorro ocupa a quarta colocação, com um ponto, mesmo número do lanterna Olímpico.

O técnico do Sergipe, Ribeiro Neto gostou da partida. “Foi um jogão. Estivemos melhor do primeiro tempo, e no segundo tempo não fomos tão bem, mas o empate foi um bom resultado”, disse Ribeiro à Rádio Liberdade. Já o volante Dênisson, reclamou das condições do gramado. “A Federação Sergipana tem que observar mais os gramados porque este aqui não tem condições de jogo”, afirmou.

O Sergipe só volta a jogar no próximo sábado, 23, contra o River Plate, às 15 horas, no Fernando França, em Carmópolis, pela sexta rodada. Já o Estanciano encara o quarta-feira o River Plate, às 21 horas, no Fernando França, pela quinta rodada.

 

Domingo

Pelo grupo A do Estadual, neste domingo, jogam Confiança e América, às 16 horas, no Batistão, e Itabaiana contra São Domingos, no mesmo horário, no Presidente Médici. 

 



Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
15/04
13:48

TJSE é parceiro da campanha 'Acenda os faróis: Dê uma Luz para a Vida'

A pedido da superintendência em Sergipe da Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal de Justiça está contribuindo para a divulgação da campanha 'Acenda os faróis: Dê uma Luz para a Vida', que será lançada em todo Brasil na próxima segunda-feira, dia 18.

A campanha tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância da condução segura, respeitando os limites de velocidade, a sinalização e a utilização dos dispositivos de retenção (cinto de segurança e cadeirinha) para adultos e crianças.

Estima-se que no mundo morrem 1,3 milhão de pessoas anualmente em acidentes de trânsito e entre 20 a 50 milhões ficam feridas. Os acidentes de trânsito figuram como primeira causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, segunda causa de morte na faixa etária de 5 a 14 anos e terceira causa de morte na faixa etária de 30 a 44 anos.

Já no Brasil, 40 mil pessoas morrem anualmente vítimas de acidentes de trânsito segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 1/5 ocorrem em rodovias federais, ou seja, mais de 8 mil mortes anuais. Em Sergipe, a PRF atendeu a 1,4 mil acidentes, com 894 feridos e 117 mortes em 2010. Os dados estatísticos da PRF revelam que mais de 90% das causas dessas mortes envolvem o comportamento do motorista, como falta de atenção, velocidade incompatível, ultrapassagem indevida, ingestão de álcool e desobediência à sinalização.

Durante a blitz educativa, a recomendação dos Policiais Rodoviários Federais aos condutores abordados é que para fazer parte da Campanha e mostrar o compromisso com um trânsito seguro basta prosseguir toda a viagem, mesmo que durante o dia, com os faróis ligados e seguir as instruções:

- Respeito aos limites de velocidade;
- Não dirigir sob efeito de álcool ou substância de efeito análogo;
- Não ultrapassar em local proibido;
- Utilizar o cinto de segurança (todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro), bem como o assento adequado para crianças;
- Conduzir motocicleta com segurança e utilizar os equipamentos de proteção adequados;
- Maior atenção ao trânsito de pedestres, especialmente nos aglomerados urbanos.  (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/04
12:09

Deputado João Daniel registra 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás


Em pronunciamento realizado no pequeno expediente da sessão de hoje, dia 14, o deputado estadual João Daniel lembrou que no próximo domingo, dia 17, faz 15 anos que aconteceu massacre em Eldorado dos Carajás, no Estado do Pará. Ele disse que no Brasil inteiro a Via Campesina e os movimentos do campo, em especial o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), têm feito e está fazendo negociações em nível nacional, como marchas e mobilizações.

Ele disse que em Sergipe também estão sendo realizadas atividades. João Daniel informou que desde a quarta-feira um grupo de trabalhadores, representando os que estão nos acampamentos de todo Estado, está ocupando o largo em frente à Superintendência do Incra, em Aracaju, com uma pauta de reivindicação, onde permanecerão até amanhã.

De acordo com o deputado petista, em 17 de abril de 1996 houve o massacre em Eldorado dos Carajás, onde 19 trabalhadores - jovens, homens e mulheres - foram assassinados. "Até hoje, 15 anos depois, não existe nenhuma punição contra qualquer um dos mandantes ou assassinos. Todos sabem que os 19 foram mortos indefesos", disse. João Daniel disse que mais de 80 trabalhadores ainda têm problemas de saúde.

"Não queremos que a memória do povo brasileiro, dos que lutam, se apague. Queremos relembrar para que um dia se faça justiça, para que um dia aconteça a punição, até porque todos sabem que o responsável pelo massacre foi o Estado do Pará, foi a Polícia desse Estado. E isso está denunciado e comprovado, mas, lamentavelmente, o Poder Judiciário daquele Estado não tomou as providências até hoje", declarou.

O deputado disse que queria se solidarizar com todos os trabalhadores e informar que existe uma pauta dos movimentos em luta em Sergipe. Segundo ele, hoje à tarde haverá uma reunião com a Superintendência do Incra e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), para tratar da questão da terra para assentamento de mais de 10 mil famílias que se encontram em acampamento em Sergipe, infraestrutura para os assentamentos e melhoria das condições de vida. 

João Daniel registrou também que a praça onde os trabalhadores estão acampados em frente ao Incra foi criada na administração do ex-prefeito João Augusto Gama e, através de um projeto de lei da então vereadora Tânia Soares, recebeu o nome de Largo da Reforma Agrária, em homenagem aos 19 mortos de Eldorado dos Carajás. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/04
11:38

Comissão de Educação entrega proposta de ações para SEED e SECULT

A deputada Ana Lúcia explicou que a aproximação entre membros dos Poderes Legislativo e Executivo objetiva fomentar uma discussão das políticas públicas dos setores da Educação, Cultura e Desporto a partir de um cenário mais consistente da realidade de cada pasta, assim como dos projetos de ação de cada Secretaria. "Estamos entregando esta proposta de ações para que a gente possa realmente ter uma experiência de diálogo entre Parlamento e Poder Executivo. Também trazemos o convite para que os secretários possam ter uma audiência com a gente, apresentando seu projeto de ações em cada pasta, e os parlamentares possam fazer suas críticas e o debate necessário", acrescentou a deputada Ana Lúcia na visita à Secretaria de Estado da Cultura.

A secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino, ficou feliz com a provocação. "Acho muito importante esta iniciativa de criar condições para o diálogo com o Legislativo. E se existe algo que a área de Cultura precisa é de visibilidade. A gente tem tentado inserir Sergipe nos trabalhados que integram a política nacional de Cultura, e uma das dificuldades é o entrave na relação institucional com o Legislativo. É preciso preparar o Estado para este novo momento da política de Cultura", adiantou a secretária.

Galdino também se apresentou como membro do Conselho Nacional de Cultura e pediu o apoio dos parlamentares para implementação das ações culturais que tem sido projetadas em âmbito nacional, um assunto que será esmiuçado em sua apresentação no Plenário da Assembleia.

Na Secretaria de Estado de Educação a visita foi mais rápida. O secretário Belivaldo Chagas se colocou à disposição dos deputados para a apresentação dos trabalhos que vem sendo realizados pela Secretaria e ainda discutiu brevemente com os deputados sobre transporte escolar, construção de escolas e sobre as reformas que vem sendo feitas nos colégios públicos.

A visita à Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, também prevista para a mesma tarde, foi cancelada porque o secretário Maurício Pimentel está doente e não pôde receber os deputados. As audiências dos três secretários na Assembleia Legislativa estão previstas para acontecer a partir da segunda semana de maio. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/04
10:47

Sergipe debate mudanças no Código Florestal

O debate sobre as mudanças do Código Florestal Brasileiro é puxado em Sergipe pelo Mandato Democrático Popular da deputada Ana Lúcia (PT) através da promoção da palestra da professora Laura Jane Gomes, do Departamento de Ciências Florestais da UFS. Às 16h da próxima segunda-feira, dia 18, a educadora falará sobre 'As mudanças no Código Florestal Brasileiro e suas Conseqüências ao Meio Ambiente' para o público que comparecer ao Auditório da CUT, localizado na Rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia.

A palestra com a professora Laura Jane Gomes só é a primeira entre várias ações que a deputada pretende promover para intensificar a discussão sobre esta alteração, que pode exercer um impacto decisivo na natureza. Por conta dos impactos que o planeta já está sofrendo pelo uso inconseqüente e abusivo dos recursos naturais, a deputada Ana Lúcia defende que toda ação capaz de provocar mudanças no meio ambiente seja amplamente discutida pela população brasileira em todos os estados da federação. (Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1468 1469 1470 1471 1472 1473 1474 1475 1476 1477 1478 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos