23/03
13:49

Presidenta Dilma abre Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras, no Palácio do Planalto

Nesta quarta-feira (23), a presidenta da República, Dilma Rousseff, participa de abertura da Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras, que acontece no Salão Oeste do Palácio do Planalto, às 19 horas. Dentre as obras expostas está o “Abaporu”, pintura a óleo sobre tela de autoria de Tarsila do Amaral, trazida de Buenos Aires especialmente para a exposição. A exposição é composta por cerca de 80 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias, esculturas e objetos produzidos por mulheres de destaque no século XX.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/03
13:40

Cinco Tribunais já utilizam o iPleno, sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe

Os Tribunais Regionais Eleitorais do Amapá, Maranhão, Pará e Mato Grosso já estão utilizando o sistema iPleno. O sistema foi desenvolvido pela equipe de tecnologia de informática do TRE-SE, atendendo solicitação conjunta da Diretoria Geral e Secretaria Judiciária do Regional, que identificaram a necessidade de informatização das Sessões Plenárias, visando maior celeridade e publicidade das decisões. Diversos outros Tribunais têm consultando a equipe de informática do TRE-SE visando a adoção do sistema.

O iPleno permite o gerenciamento eficiente das atividades das Sessões, integra os juízes membros através das informações disponibilizadas on-line, proporciona agilidade nas consultas aos votos de sessões anteriores e promove a divulgação imediata dos resultados dos julgamentos. O público presente às sessões acompanha o cumprimento da pauta e as decisões dos julgamentos a partir de um telão integrado ao sistema. Desta forma o iPleno contribui adequadamente no cumprimento de metas estabelecidas pelo CNJ, visando conferir maior celeridade, transparência e publicidade aos atos do Poder Judiciário.

Projetado para ser um sistema de fácil utilização, o iPleno usa interface web intuitiva, sendo desenvolvido a partir de Software Livre em Java, possuindo a característica de ser multiplataforma. Tem sido reconhecido como um primeiro passo  para a implantação de sistema online dos processos judiciais.

O iPleno tem desenvolvimento constante, passando por diversas melhorias desde o lançamento de sua versão estável em novembro de 2009. A versão 1.5 foi lançada no dia 4 de março, trazendo diversas melhorias e correções. Está agendada uma nova versão para abril, que dentre outras novas funcionalidades, permitirá o acompanhamento das informações da Sessão Plenária em tempo real, pela Internet.

Além das melhorias relacionadas a tramitação e julgamento de processos, o Ipleno permite a economia de recursos naturais, evitando o uso de papel para impressão da pauta e de peças dos processos, antes distribuídos para subsidiar as decisões nas sessões de julgamento.(Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/03
13:06

Caravana 'Unidos pela Vida' arrecadará assinaturas na Barra dos Coqueiros

A Caravana "Unidos pela Vida" continua com o mutirão arrecadando assinaturas para a implantação do Hospital do Câncer em Sergipe. O grupo estará nesta quinta,24, na Barra dos Coqueiros. A concentração será no terminal de integração da cidade, das 08h às 14h . Estarão presentes integrantes da sociedade médica sergipana. O objetivo é visitar os 75 municípios sergipanos, onde as assinaturas serão recolhidas e, posteriormente, enviadas para o Governo Federal. (Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/03
10:59

Elizabeth Taylor morre aos 79 anos

Elizabeth Taylor morre aos 79 anos --- Atriz estava internada em hospital de Los Angeles por problemas cardíacos ---

Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/03
10:54

Alexandre Porto reafirma importância de ampliar teto do Simples estadual

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE), Alexandre Porto, mais uma vez reafirmou a importância do Governo do Estado em ampliar o Teto do Simples Estadual em R$ 1,2 milhão ao ano para R$ 1,8 milhão ao ano, durante reunião-almoço do Fórum Empresarial de Sergipe ocorrida nesta terça-feira, 24, quando o empresário pediu a deputada estadual Conceição Vieira que ajudasse a sensibilizar o governado Marcelo Déda, mostrando a importância do fortalecimento e do crescimento das micros e pequenas empresas.(Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/03
07:39

Segurança, trânsito e saúde na campanha do PT em 2012

O PT prepara-se para adotar como discurso nacional da campanha eleitoral de 2012, quando estarãoi em disputa as mais de 5 mil prefeiturfas do Brasil, a defesa de mais segurança e melhorias no trânsito e do sistema de saúde pública. A proposta é da tendênbcia  Construindo um Novo Brasil, à qual está ligado o governadfor Marcelo Déda (SE). Para viabilizar o tripé de campanha, o PT está encomendando uma pesquisa em todo o país.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/03
20:53

Machado: o PSD, de Kassab, não esvaziará o DEM em Sergipe

O dirigente do DEM e ex-deputado federal José Carlos Machado não acredita que a criação do PSD, anunciada ontem pelo prefeito de São Paujo, Gilberto Kassab, não esvaziará o Democratas. "Nós sofremos um processo de esvaziamento quando perdemos o governo. Hoje não existe mais risco. Converso diariamente com as nossas lideranças e não há informações de abandono partidário. EStamos pensando até em fazer uma campanha de filiação em todo o Estado, tendo vista as eleições municipais de 2012 e a perspectiva que temos de eleger o prefeito de Aracaju", comentou Machado.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/03
19:00

Valadares: Sistema proporcional com lista fechada é maioria na Comissão de Reforma Política

A permanência do atual sistema eleitoral com voto proporcional, porém com lista fechada, e o fim das coligações partidárias, foi a proposta mais votada hoje na reunião da Comissão Especial de Reforma Política do Senado. O senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado e um dos titulares da Comissão, defendeu essa proposta, já adiantando que a lista seria preordenada pelos partidos, por considerar que isto reduz o custo das campanhas, cabendo principalmente aos partidos financiá-las, evitando a corrupção e a influência do poder econômico, que prejudica os candidatos menos aquinhoados.

Os temas da reunião de hoje eram sistema eleitoral e coligações. Por maioria absoluta, as coligações foram extintas, pelas distorções ideológicas que elas provocam, agrupando partidos com posições ideológicas antagônicas, apenas como o objetivo de vencer eleições. Ficou sem definição, porém, o sistema eleitoral que irá vigorar, devido à diversidade de opiniões, sem prevalência forte de uma delas.

 A escolha pelo voto proporcional, com lista fechada, obteve cinco votos (a maioria), o distrital misto, quatro e o chamado “distritão” (voto majoritário para todos os representantes) também quatro votos. Com esse resultado, o presidente da Comissão, senador Francisco Dornelles, entendeu que não houve uma maioria absoluta e marcou nova reunião para quinta-feira próxima, para decisão final do que prevalecerá.

 Nessa próxima reunião também deverão ser definidas como serão as listas de apresentação dos candidatos. Valadares apresentou um requerimento para que sejam não simplesmente fechadas, mas sim, preordenadas (o que facilita a escolha do eleitor), ao lado da criação de federações de partidos, uma forma mais democrática. “Ambas garantem o pluripartidarismo assegurado por nossa Constituição Federal no seu capítulo dos direitos e garantias fundamentais”, explica o senador.

O senador líder do PSB no Senado também teceu críticas ao chamado “distritão”, adotado à época do Império, e que no seu entender é um retrocesso que pode alijar os partidos menores, acirrar a influência do poder econômico nas eleições e incentivas o personalismo e o populismo. (Da assessoria)  



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1648 1649 1650 1651 1652 1653 1654 1655 1656 1657 1658 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos