30/07
21:04

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS esclarece

Professores de Arquitetura e Urbanismo na UFS se manifestam

Em resposta aos comentários surgidos recentemente na imprensa sergipana alegando a existência de problemas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS, seus professores vêm a público esclarecer os fatos.

Dificuldades são normais e inerentes a todo estágio inicial de implantação de um curso superior. Atualmente aguardamos um novo posicionamento do MEC/INEP quanto às alterações já promovidas na estrutura curricular e na estrutura física, exigidas na última visita da comissão de avaliação. O curso tem a duração de cinco anos e foi implantado em 2007, portanto, no final deste ano estarão ingressando no mercado de trabalho os primeiros arquitetos e urbanistas formados em uma instituição pública em Sergipe.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS tem características diferenciadas, a começar por sua localização em um novo Campus abrigado no antigo Quarteirão dos Trapiches de Laranjeiras (cidade patrimônio arquitetônico e paisagístico nacional), e requalificado com recursos do Programa Monumenta. Estamos em um processo permanente de construção de um Campus aberto à comunidade, sem muros e barreiras, onde a interação com os moradores, espaços, edificações e referências culturais da cidade contribui para a formação complementar destes novos arquitetos e urbanistas. Além disso, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo formam uma comunidade acadêmica integrada com os cursos de Teatro, Dança, Arqueologia e Museologia, cuja convivência e troca de experiências e conhecimentos, proporcionam elementos e condições importantes para a construção de um curso de excelência.

Contamos com um corpo docente qualificado e comprometido não apenas com o ensino, mas também com projetos de pesquisa e extensão, atividades muitas vezes negligenciadas por grande parte dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Dentre as atividades de pesquisa e extensão está sendo elaborada a documentação do patrimônio imaterial laranjeirense, além de projetos nas áreas de tecnologia, restauração, meio ambiente, informática aplicada, mobilidade urbana, entre outros. Já estão implantados o Laboratório de Conforto Ambiental, o Laboratório da Cidade e o Centro de Tecnologia da Preservação e do Restauro. Esta diversidade de projetos de pesquisa demonstra que buscamos construir uma formação sólida de arquitetos críticos e reflexivos em relação à sociedade em que vivem.

Anualmente são organizadas viagens de estudo coordenadas pelo corpo docente e com ampla participação dos alunos que visitam, conhecem e estudam in loco cidades e arquiteturas referenciais brasileiras. No próximo mês de agosto estaremos visitando Brasília, Belo Horizonte e cidades históricas mineiras. Anualmente é realizada a Semana de Arquitetura e Urbanismo, com palestras, debates e oficinas sobre os mais variados temas, como urbanismo, patrimônio cultural, tecnologia e sustentabilidade. Em anos passados, recebemos professores da UFBA, UFAL, UFPE e UFRN, além de renomados arquitetos e especialistas, brasileiros e estrangeiros, que atuam em diferentes seguimentos do mercado de trabalho.

Tudo isso faz da Arquitetura e Urbanismo da UFS um curso único e diferenciado, que atravessa um processo contínuo de construção e aperfeiçoamento em constante diálogo com a Reitoria da Universidade na busca de soluções que o torne uma referência de qualidade de ensino em nosso país, assim como o são os demais cursos ofertados por universidades públicas.

Laranjeiras, julho de 2011

Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS



Variedades
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
30/07
13:59

Coluna Primeira Mão

 

Coluna Primeira Mão

Petrobras vai ampliar oferta de gás em Sergipe 

O governador Marcelo Déda consultou ontem (sexta-feira)  a Petrobras  sobre as perspectivas de oferta de gás natural para Sergipe, considerando que o insumo é fundamental para o aproveitamento futuro do potencial de potássio existente no solo e que será explorado pela Vale na ampliação da atuação no Complexo Mina-Usina. A diretora da BR, Graça Foster, tranqüilizou o governador assegurando que o gás não será restrição a nenhum investimento, garantindo a oferta para toda a ampliação de consumo prevista.

 

Assembleia retoma as atividades no dia 1º

A Assembleia Legislativa de Sergipe retoma as suas atividades nesta segunda-feira, à tarde. Sem sua presidente, deputada Angélica Guimarães, que está respondendo pelo governo do Estado, a Casa contará até a próxima sexta-feira com apenas 23 deputados e estará sob a presidência do deputado Garibalde Mendonça, titular da 1ª vice-presidência. A Câmara de Aracaju também retorna às suas sessões e com o compromisso de agilizar as discussões do Plano Diretor da capital

 

PC do B promove encontro em Aracaju

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) promove em Aracaju nesta, 1º de agosto, o seu Encontro Estadual de Militantes, a partir das 18h, no Sindicato dos Bancários de Sergipe. O evento pretende reunir a militância, lideranças políticas e dirigentes partidários de vários municípios sergipanos. A intenção é preparar as conferências municipais e a conferência estadual, que terão como tema de debate a construção partidária e as eleições de 2012. Participam do encontro o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a presidenta do PCdoB, Tânia Soares, a vereadora de Aracaju, Karla Trindade, o prefeito de Cristinápolis, Raimundo Leal, além da vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, que é deputada federal por Pernambuco.

 

Vadinho assume superintendência de Pesca

Também nesta segunda-feira será o ato de posse de Genivaldo Alves Santos (Vadinho) na Superintendência  Regional da Pesca em Sergipe. A solenidade vai acontecer às 9h  no auditorio do INCRA.

 

Professora da UFS é premiada pela L’Oreal

A professora Josimari Melo de Santana, da Universidade Federal de Sergipe, conquistou prêmio no processo de seleção 2011 do Programa "Para Mulheres na Ciência", promovido pela L'Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da UNESCO (IBECC). O programa seleciona anualmente sete trabalhos e tem o objetivo de incentivar a participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país, envolvendo parceria de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Dinamarca. A Professora Josimari apresentou o trabalho "Efeito e mecanismo de ação da eletroestimulação analgésica na fibromialgia: estudo
pré-clínico em ratos", com o qual obteve destaque e foi premiada.

Paulo Britto deixa Prefeitura de Propriá

O prefeito de Propriá, Paulo Britto, renuncia a Prefeutra de Propriá nesta segunda-feira e passa o comando para o seu vice, José Américo. Eles tinham acordado isso quando da campanha eleitoral de 2008. Britto, a partir desta segunda-feira à tarde, será apenas secretário Municipal de Planejamento. O ex-prefeito Renato Brandão, aliado da Britto, anunciou o rompimento com ele. José Américo disputará a Prefeitura com o apoio do prefeito renunciante.


A UFS já está presente no FNDCT e na Capes

O professor Mário Ernesto Giroldo Valerio, da Universidade Federal de Sergipe (UFS),  foi designado hoje pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)  para compor o  Comitê Gestor do Fundo Setorial de Recursos Minerais do FNDCT. A portaria foi divulgada na edição da última sexta-feira do Diário Oficial da União. Já o professor Roque Pacheco foi nomeado Coordenador Adjunto do Comitê de Biológicas III da CAPES. Esta é uma posição muito importante no sistema de pós-graduação brasileiro e estamos muito contentes e honrados com sua indicação.

 

 

Começa 2ª análise das presidiárias de SE

Para analisar os processos de todas as internas do Presídio Feminino (Prefem), a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através dos Núcleos de Execuções Penais e Acompanhamento de Inquéritos,  realiza nesta segunda e terça-feira 01 a 02 de Agosto, das 8 às 13 horas, o Mutirão de Atendimentos Jurídicos e Psicossociais. A situação processual de 184 internas será analisada pelos defensores públicos que irão adotar providências em favor daquelas que não constituíram advogados.

 

População pobre de SE produzirá alimentos

Mais seis estados poderão produzir alimentos de forma comunitária, com o objetivo de atender famílias de baixa renda e melhorar a segurança alimentar. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou nesta quinta-feira o resultado do edital nº 4/2011, que destina R$ 3,2 milhões para projetos de agricultura urbana e periurbana. Os selecionados foram Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os projetos selecionados poderão usar os recursos para a aquisição de material de consumo, contratação de serviços de terceiros e aquisição de equipamentos. No dia 4 de agosto, o MDS promove a primeira reunião (mesa técnica) com os estados para explicar o funcionamento do programa e como será a execução. O Programa de Agricultura Urbana e Periurbana promove a produção de alimentos de forma comunitária. São produtos agrícolas (hortaliças, frutas, plantas medicinais e ornamentais, cultivados ou advindos do agroextrativismo) e pecuários (animais de pequeno e médio porte) voltados para autoconsumo, trocas e doações ou comercialização, reaproveitando, de forma eficiente e sustentável, os recursos e insumos locais (solo, água, resíduos, mão de obra, saberes).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
21:49

Sergipe: Defensoria Pública do Estado realizará Mutirão no Presídio Feminino

Processos de 184 internas serão analisados pelos defensores públicos que irão adotar providências em favor daquelas que não constituíram advogados

  

 

Com o objetivo de analisar os processos de todas as internas do Presídio Feminino (Prefem), a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através dos Núcleos de Execuções Penais e Acompanhamento de Inquéritos, estarão realizando no período de 01 a 02 de Agosto, no horário das 8 às 13 horas, o Mutirão de Atendimentos Jurídicos e Psicossociais.

 

 

A situação processual de 184 internas será analisada pelos defensores públicos que irão adotar providências em favor daquelas que não constituíram advogados. "Iremos identificar e requerer as medidas processuais nos casos que se enquadram nas hipóteses previstas na nova Lei nº 12.403/2011, que alterou dispositivos do Código de Processo Penal, relativos à prisão processual, fiança, liberdade provisória e demais medidas cautelares, bem como propor habeas corpus em favor das internas em cujos processos estejam configurados excesso de prazo na instrução", afirmou o Coordenador do Núcleo de Execuções Penais, Antonio da Cunha.

 

 

Ainda, segundo Antonio da Cunha, as presas que constituíram advogados também terão orientação jurídica. "Os defensores públicos informarão a situação de cada uma para que tenham conhecimento de todo o processo", completou.

 

 

Além disso, serão realizados atendimentos psicossociais por uma equipe composta de uma assistente social, três psicólogos e estagiários dos cursos de serviço social e psicologia, como também serão promovidas palestras e dinâmicas de grupo relacionadas ao tema "Saúde da Mulher".

 

Os atendimentos jurídicos serão promovidos pelos defensores públicos Antonio da Cunha, Daniel Menezes, Valter Calazans e Janine dos Reis, integrantes do Núcleo de Execuções Penais, e pelos defensores públicos Almiro Modesto e Áurea Costa, membros do Núcleo de Acompanhamento de Inquéritos Policiais e Flagrantes.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
16:07

Em enquete, maioria prefere a saída de Déda para disputar o Senado

Em 2014, o governador Marcelo Déda deve sair do cargo para disputar o Senado. Pelo menos, está foi a resposta vencedora da enquete no Blog Primeira Mão.
 
Com 72,42%, 1775 votantes selecionaram a opção para o governador sair do cargo para disputar o Senado. 
 
Por sua vez, 676 votantes, ou seja, 27,58% dos participantes, escolheram a opção relacionada ao governador ficar até o último dia do mandato. 
 
 
A enquete do Blog Primeira Mão foi votada por 2451 internautas.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/07
15:00

Desembarques: melhor junho da série histórica

O acumulado do ano foi de 37.938.594 desembarques. O número é 20,76% superior ao registrado nos primeiros seis meses de 2010



Os desembarques domésticos somaram 6.109.260 em junho de 2011, superando em 17,99% os 5.177.580 registrados no mesmo período de 2010. O resultado constitui-se o melhor junho da série histórica, iniciada na década de 90.

O acumulado do ano foi de 37.938.594 desembarques. O número é 20,76% superior ao registrado nos primeiros seis meses de 2010 (31.416.485). A previsão é fechar o ano com 75 milhões desembarques em voos domésticos.

Desembarques internacionais – No mês de junho, os 652.789 desembarques em voos internacionais – melhor resultado da séria histórica para o mês – superaram em 10,69% os 589.725, registrados em junho de 2010.

De janeiro a junho, foram 4.357.870 desembarques internacionais. O número é 18,96% superior aos 3.663.376 verificados no ano anterior. Com os totais registrados até junho, é possível projetar um ritmo de desembarques internacionais de aproximadamente 8,9 milhões para o ano de 2011. (Da assessoria dso Ministério)

 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
14:56

SERGIPE ESTÁ ENTRE ELES - Seis estados receberão recursos do MDS para implantar agricultura urbana

Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Distrito Federal foram selecionados por edital, cujo resultado foi publicado nesta quinta-feira

Mais seis estados poderão produzir alimentos de forma comunitária, com o objetivo de atender famílias de baixa renda e melhorar a segurança alimentar. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou nesta quinta-feira o resultado do edital nº 4/2011, que destina R$ 3,2 milhões para projetos de agricultura urbana e periurbana. Os selecionados foram Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Os projetos selecionados poderão usar os recursos para a aquisição de material de consumo, contratação de serviços de terceiros e aquisição de equipamentos. No dia 4 de agosto, o MDS promove a primeira reunião (mesa técnica) com os estados para explicar o funcionamento do programa e como será a execução.

O Programa de Agricultura Urbana e Periurbana promove a produção de alimentos de forma comunitária. São produtos agrícolas (hortaliças, frutas, plantas medicinais e ornamentais, cultivados ou advindos do agroextrativismo) e pecuários (animais de pequeno e médio porte) voltados para autoconsumo, trocas e doações ou comercialização, reaproveitando, de forma eficiente e sustentável, os recursos e insumos locais (solo, água, resíduos, mão de obra, saberes).

Para prestar serviços de assistência técnica e fornecer insumos às famílias beneficiadas pelo programa, o MDS promove a implantação de Centros de Agricultura Urbana e Perirurbana. Atualmente são 12 centros implantados e dez em implantação. Desde 2003, cerca de 120 mil famílias foram beneficiadas com o programa.

Estados com projetos selecionados:

- Distrito Federal
- Pará
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Sergipe
(Da assessoria do Ministério)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
12:26

Projeto interessante - Produtores rurais de Porto da Folha assistidos pelos Frutos da Floresta

Empreendedores rurais do povoado Lagoa do Rancho participam de capacitação e plantio de mudas nativas.

 

Mais uma ação está sendo desenvolvida nesse sábado (30 de julho) pelos Frutos da Floresta, projeto executado pela ONG ICODERUS - Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável. O público alvo é a comunidade do povoado Lagoa do Rancho, em Porto da Folha. As atividades serão desenvolvidas na propriedade do produtor Manoel Cardoso.

“Estaremos realizando a parte prática do curso de fenação e ensilagem, desde o corte da vegetação até a abertura do silo pronto, abrangendo todo o processo. Também vamos realizar um plantio de duas mil arvores nativas da caatinga”, explica Ronaldo Fernandes, coordenador técnico do projeto.

Faz parte das metas dos Frutos da Floresta atender e capacitar 600 famílias de dez municípios sergipanos, além de promover o plantio de 100 mil mudas nativas da mata atlântica e da caatinga. O projeto tem o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental e total apoio dos parceiros, como o Sebrae e a Codevasf. “É uma soma de forças e conhecimentos com foco na capacitação do homem do campo”, destaca Ronaldo.

São capacitações e plantios com foco em desenvolver ações e práticas de conservação, proteção e manejo nos principais ecossistemas de Sergipe, buscando formar uma cultura de conservação e uso sustentável que possam ser multiplicadas respeitando a realidade regional do meio rural. 

Ações realizadas

Na primeira semana de julho já foram plantadas cinco mil mudas nativas de espécies da mata atlântica no assentamento Caio Prado, em Estância. A ação contou com a participação ativa de integrantes da comunidade, personagens como os produtores rurais José Pereira Santos Filho e José Lourenço, que comemoraram o plantio. Também em julho aconteceu o plantio de mudas nativas na comunidade Flor do Brejo, em Neópolis, além da realização do curso de coleta e beneficiamento de sementes.

Em junho houve o plantio de duas mil mudas de espécies da caatinga nos povoados Lagoa do Rancho e Lagoa da Entrada, ambos em Porto da Folha. Vale destacar que essas atividades são desenvolvidas com total apoio das comunidades, que além de participar do plantio são orientadas sobre quais são as espécies que estão sendo plantadas e seus benefícios.

Vale destacar que além do plantio tem todo um trabalho de capacitação com as comunidades. Já foram desenvolvidos alguns treinamentos no interior do estado, como o curso de fenação e ensilagem, agroecologia, além do curso de apicultura básica. As atividades foram desenvolvidas nos povoados Lagoa Redonda, Pirambu, Flor do Brejo, Neópolis, Ladeirinhas, Japoatã, assentamento Campo Alegre, em Umbaúba, e Rosely Nunes, em Estância.

Parceiros

Além do ICODERUS e do Programa Petrobras Ambiental, são parceiros do projeto a Codevasf, SEBRAE, MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fapise, Fetase, além das prefeituras. (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/07
09:56

Presidente do TCE avalia a possibilidade de adotar o processo eletrônico de controle externo

  Apresidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d´Ávila, visitou o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Sergipe, Adriano de Souza César. O encontro de cortesia que aconteceu na sede da Corte de Contas da União no Estado, contou também com a participação dos assessores Pedro José Suffredini e Marilene Souza Alves.

Durante a visita, os gestores procuraram alinhar pensamentos e buscaram alternativas para a realização de possíveis parcerias. “É bastante importante para nós do TCU receber a visita da presidente da Corte sergipana. Fazer este estreitamento de laços é essencial para melhorarmos os nossos atributos”, coloca o secretário do TCU em Sergipe, Adriano de Souza.

O encontrou ainda serviu para que a presidente Isabel Nabuco buscasse maiores informações sobre o processo eletrônico de controle externo. A ferramenta utilizada pelo TCU em todo o território nacional elimina as folhas de papel dos processos e também proporciona uma grande celeridade, segurança e transparência aos atributos desenvolvidos pelo órgão.

“Os ganhos que foram obtidos pelo TCU a partir do uso desta ferramenta são entusiasmantes. Este sistema encaixa-se muito bem com o que estamos buscando no TCE/SE. Primeiramente, porque proporciona uma agilidade muito grande em relação as consultas e acompanhamento dos processos, tudo isso é feito digitalmente. E segundo, porque deixa de usar folha de ofício, resultando num grande ganho ambiental”, explica a presidente que conclui: “o TCU desenvolve este trabalho já há algum tempo. Sem dúvida, a Corte de Contas de Sergipe se espelhará neste exemplo de sucesso para desenvolver uma ferramenta similar”. (Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1674 1675 1676 1677 1678 1679 1680 1681 1682 1683 1684 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos