09/03
10:03

CPD da UFS faz alerta sobre falso e-mail

O Centro de Processamento de Dados (CPD) comunica aos usuários do serviço de e-mail da UFS a existência de alguns e-mails falsos em circulação em que é solicitada do usuário a senha do seu e-mail institucional.

O e-mail trata-se de uma fraude eletrônica caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas, números de cartão de crédito e outros dados pessoais ou empresariais para se fazer passar por uma pessoa confiável ou uma empresa com o objetivo de enviar uma comunicação eletrônica oficial.

É importante ressaltar que o CPD nunca solicita a senha de e-mail institucional ou qualquer dado sigiloso por e-mail. Logo, e-mails desta natureza devem ser desconsiderados.

Se você já respondeu a algum destes e-mails e informou a sua senha ao invasor, favor entrar em contato com o CPD. Telefone: 2105-6602.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/03
11:46

Sobrinho do pugilista e deputado Popó morre em assalto em SE

O sobrinho do pugilista e deputado federal Acelino Popó Freitas foi assassinado na noite desta segunda-feira. Paulo Roberto Coelho Júnior, 20 anos, foi morto em uma tentativa de assalto em Itabaianinha, em Sergipe.
 
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Aracaju, onde a família aguarda a liberação para providenciar o translado do corpo para Salvador, onde será realizado o sepultamento. Ainda abalado com a perda do filho, o pai Paulo Roberto Coelho, que é irmão do pugilista baiano, garantiu que o filho era uma pessoa calma e veio para Sergipe para se divertir com a família da namorada.
 
"Meu filho era uma pessoa tranquila, não se envolveu em briga, em nenhuma confusão. Foi assalto. Tentaram levar a corrente dele. Como ele não entregou, atiraram tirando-lhe a vida", disse o pai da vítima.

Fonte: Terra
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
08/03
11:05

UFS instala dia 14 de março o Campus de Lagarto

O governador Marcelo Déda e o reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, instalam no próximo dia 14, às 9h, o Campus de Ciências da Saúde de Lagarto da UFS. Através do vestibular 2011, que ocorreu em dezembro, foram ofertadas 300 vagas, distribuídas entre os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O curso de Medicina,já aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), deve entrar no vestibular 2012, que acontece em dezembro deste ano. Déda fará palestra na aula inaugural.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/03
10:53

Cientistas discutirão produção de medicamentos em SE

No período de 23 a 25 deste mês de março acontece em Aracaju o Workshop Brasileiro de Tecnologia Farmacêutica e Inovação. Todos os principais laboratórios do país se farão presentes. O evento terá também a presença da diretoria da Anvisa. Os pesquisadores vão discutir e aprovar o novo "memento farmacêutico". O workshop é uma promoção da Universidade Federal de Seergipe. As inscrições devem ser feita através do www.wfi2011.com . A pçrogramação será desenvolvida no Mercure Hotel.
 
 
 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/03
08:26

SE tem 2 mil Cirurgias em atraso

Segundo profissionais da área de saúde, cerca de 2 mil cirurgias estão em atraso na rede hospitalar pública de Sergipe. As operações tornaram-se mais rápidas de dezembro de 2010 para cá. Ainda assim, muitos trabalhadores doentes e carentes de procedimentos cirúrgicos correram ou correm risco de perda de emprego, pois entram em licença para tratamento de saúde e no período lhe concedido não conseguem ser operados e ficam sem condições de exercício da atividade profissional.




Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/03
08:22

NOVO CAMPUS DA UFS -- “Há disputa silenciosa em Sergipe”

A maioria dos membros das bancadas federal e estadual atua abertamente na defesa da instalação de mais um novo campus da Universidade Federal de Sergipe no interior do Estado. Há uma clara preferência deles pelo município de Nossa Senhora da Glória e esse seria o Campus do Sertão.

Para conseguir isso em Brasília, a briga deve ser duradoura e permanente, principalmente agora que foi anunciado um corte no Orçamento Geral da União da ordem de R$ 50 bilhões. Se os políticos esmorecerem, Sergipe pode não atingir o seu objetivo. Mas é  bom lembrar que estão na disputa também os municípios de Propriá e Estância.

A proposta inicial da UFS, encaminhada pelo reitor Josué Modesto, contemplava cinco municípios e dois deles – Itabaiana e Lagarto já foram beneficiados.
 


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/03
08:55

Exame de Ordem- Sergipe se destaca com aprovação superior à taxa média nacional

Com taxa de aprovação de 30,6%, o Estado de Sergipe se destaca no cenário nacional entre os maiores índices de aprovação verificados na primeira fase do último Exame de Ordem, aplicado em nível nacional de forma unificada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dados da Fundação Getúlio Vargas revelam que a média nacional se configura em 22% em aprovação no Exame de Ordem.

Para o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, o desempenho dos candidatos sinaliza para a boa qualidade do ensino jurídico no Estado assegurado pelas sete instituições de ensino superior que ofertam o Curso de Direito em Sergipe. Carlos Augusto reconhece que o Exame de Ordem é o único instrumento de aferição do ensino jurídico, que se traduz como mecanismo para colocar os mais eficientes advogados no mercado jurídico brasileiro.

Pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) detecta que o Brasil, com a oferta de 1.128 Cursos de Direito, é o país que apresenta o maior número de cursos jurídicos do mundo. Excetuando o Brasil, em todo o planeta são 1.100 cursos de Direito. Os Estados Unidos, por exemplo, ofertam 180 cursos de Direito, número restrito, no Brasil, ao Estado de São Paulo. A Bahia oferta cerca de 56 cursos e Sergipe sete. No Brasil constam 720 mil advogados, mas se não fosse o Exame de Ordem para qualificar o exercício profissional, seriam nada menos que 3 milhões de advogados atuando no mercado brasileiro.

Conforme pesquisa realizada na primeira fase do Exame de Ordem pela Fundação Getúlio Vargas, a aplicação do Exame de Ordem como critério para habilitar o advogado é aprovado por 83% dos bacharéis consultados. A pesquisa indica que os bacharéis consideram o Exame de Ordem importante fase para manter o bom nível da advocacia no Brasil. A aplicação da prova de forma unificada em data e conteúdo nos Estados brasileiros foi aprovada por 86% dos consultados.

Na pesquisa, a Fundação Getúlio Vargas ouviu 1.500 bacharéis em todo o país, distribuídos proporcionalmente, levando-se em consideração o número de inscritos em cada Estado. Entre os pesquisados, 80% revelam que já tinham realizado o Exame por mais de uma vez. Na pesquisa, a Fundação Getúlio Vargas constatou que 57% dos consultados creditam à baixa qualidade do ensino jurídico oferecido pelas instituições de ensino superior no país e à falta de preparo dos próprios bacharéis, que se submetem à prova, o elevado índice de reprovação no Exame de Ordem. De cada três entrevistados, um acredita que o motivo do pequeno nível de aprovação é o baixo nível de ensino nas faculdades. A Fundação Getúlio Vargas revela que um número significativo de faculdades não consegue ultrapassar o percentual de 5% de aprovação.

Matéria veiculada pela TV Sergipe na quarta-feira também revela satisfação de bacharéis e alunos do Curso de Direito com a aplicação do Exame de Ordem. Quando entrevistados pela equipe de reportagem da emissora de TV, os bacharéis e estudantes não esconderam os esforços que fazem dedicando-se aos estudos em busca da aprovação. Exemplo de Gustavo Costa, que, embora reprovado, acredita que o Exame de Ordem é um mecanismo eficaz para qualificar a advocacia no país. Ele defende que o Exame de Ordem se torne modelo para ser instituído nos demais cursos de nível superior como prova aplicada antes de habilitar o profissional para o mercado de trabalho. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/03
10:22

OS IRMÃOS AMORIM - "De grandes aliados a maleditos”

No momento em que mais precisaram, as estrelas do  PT correram atrás dos irmãos Amorim (Edvan e Eduardo), militantes “joãozistas” na política, e lhes propôs aliança. O bem sucedido acordo político levou petistas e sociais-cristãos à disputa das eleições 2010 unidos. Eduardo, numa campanha avaliada como muito cara pela oposição e situação, disputou o Senado e foi mais votado que o governador Marcelo Déda (PT), que disputou a reeleição.

Eleitoralmente, bem na frente das demais estrelas da coligação, inclusive o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), os dois irmãos passaram a ter pensamentos bem mais na frente que as suas capacidades de visão e a atuarem de forma a antecipar a corrida de 2014, quando haverá a sucessão do governador Déda. Passaram, então, de amigos do peito, queridões, a principais opositores do grupo a que estão ligados.


As ações dos irmãos Amorim, já de olho em 2014, e as reações dos petistas fizeram dos “bons companheiros”  principais inimigos eleitorais, já que ninguém das esquerdas, os tradicionais aliados do PT, aposta ou acredita que a oposição, liderada pelo ex-governador João Alves Filho (DEM) vai ressurgir das cinzas agora. Os Amorim viraram a maior ameaça aos sonhos dos governistas, que os fizeram fortes e hoje temem até mesmo que Eduardo anuncie que está lutando para construir o Hospital do Câncer.

Na verdade, a relação de desconfiança sempre existiu entre Valadares, Jackson e Déda em relação aos Amorim, apontados como os mais novos ricos mais bem sucedidos  do Estado na política. Eles reúnem em torno de si dezenas de empresários, uma federação de partidos e o sonho de muita gente que adora ver o “empreendedorismo” funcionar na política. Muita gente os avalia como “endinheirados” e donos de um projeto político moderno, capaz de unir direita, esquerda e outros bichos mais. Mas há quem entenda que “os Amorim só pensam nos Amorim”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1687 1688 1689 1690 1691 1692 1693 1694 1695 1696 1697 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos