15/06
08:14

Emmanuel Nascimento: "Rogério mobiliza e conquistará a vitória"

"O PT tem seu pré-candidato à Prefeitura de Aracaju, deputado federal Rogério Carvalho, e eu estou com ele. Acho que reúne grandes qualidades para entrar em campanha, unir todos,puxar a campanha para as ruas e conquistamos a vitória em outubro próximo". O comentário é do presidente da Câmara de Aracaju, verfeador Emmanuel Nascimento. Ele avalia que "Rogério mobiliza e pode garantir o sucesso da campanha. Mas vamos esperar a manifestação final do governador Marcelo Déda".


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/06
08:03

Valadares Filho : "Eleição para a PMA terá 2º turno e nós venceremos"

"O ex-governador João Alves Filho (DEM) realmente está bem nas pesquisas. Mas também, até agora, é o único nome definido, Quando o nosso segmento definir o seu candidato para a Prefeitura de Aracaju, ele cai e a eleição terá segundo turno. Nós vamos marchar unidos e conquistar a vitória nas urnas. Estou convencido de que venceremos".  O comentário é do deputado federal Valadares Filho, pré-candidato do PSB à PMA.

Ele reafirmou o compromisso de ir para a campanha e trabalhar pelo nome que será anunciado pelo governador Marcelo Déda (PT). "Nós (eu, Rogério Carvalho e Jeferson Passos) temos compromisso com a unidade do projeto político que é liderado pelo governador Marcelo Déda. Recentemente, eu e Rogério conversamos em Brasília e destacmos esse compromisso já assumido. O nosso segmento vai unido para a campanha", declarou.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/06
07:58

Danilo faz comparativo entre atual e antigas gestões da PMA

  Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 14/6, o vereador Danilo Segundo (PSB) comparou as ações da atual administração da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com gestões anteriores. Na percepção do parlamentar, o governo em exercício, juntamente com a bancada que o sustenta, promoveu a melhoria do cenário social aracajuano. 

“Os vereadores que dão sustentação a base governista do prefeito entrarão na historia e a população há de reconhecer que, diferente de outros governos nós isentamos 50 mil famílias para não pagar IPTU em Aracaju. Diferente do João engenheiro, nós defendemos as famílias e não repetimos práticas daquele governo que na madrugada tirava pessoas de baixo dos viadutos, de invasões e colocava no pau de arara mandando para o interiro dos estados de Pernambuco e Alagoas”, declarou. De acordo com Danilo, a melhoria das condições sociais em bairros humildes foram promovidas  pelo bloco governista que o parlamentar dá sustentação. 
 
“Na época do João engenheiro, as ruas do bairro Veneza eram esburacadas, a localidade carecia de saneamento e equipamentos públicos. Com a saída dele, as ruas foram asfaltadas, avenidas criadas e uma praça da Juventude será construída. No Jardim Centenário, ele nunca fez um espaço de lazer e a única praça que existe na comunidade quem fez fomos nós. O bairro América era conhecido somente pela páginas policias, pois, havia muita violência e o engenheiro nada fez para melhorar o quadro social. A creche que existe no América, as praças, as ruas asfaltadas e toda infraestrutura do encostamento para conter as chuvas foi feito pelo bloco que hoje governa”, retratou. 
 
Em aparte, Jailton Santana (PSC) avaliou que o bloco governista que Danilo defende, critica o João engenheiro porque teme os resultados das pesquisas sobre a preferência dos pré-candidatos a PMA. “Estão a base de Lexotan. É só abrir as páginas dos jornais vê que o engenheiro está na frente dos demais concorrentes que começam a tremer, temer e tomar Lexotan. Calma, a campanha nem começou para vossa excelência estar suando, se aperrear. Não gostaria de vê-lo tomar Lexotan, pois é tão jovem e tem um futuro pela frente ”, ironizou. 
 
Jailton ainda informou que na próxima Sessão Plenária da CMA irá trazer imagens que retratam o cenário social dos moradores do Santa Maria e as más condições das praças públicas. “O povo da comunidade está na lama e as praças estão depredadas. Quanto as obras citadas por vossa Excelência no Jardim Centenário foi ação de Almeida Lima, que por sinal, é um dos possíveis pré-candidatos da oposição”, reforçou.  
 
O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) provocou Danilo Segundo. “Vamos supor que vossa excelência tivesse o poder de tirar as obras do João engenheiro e assim o fizesse. Sabe o que sobraria em Aracaju? Nada e ainda ficaria condenado a morar no deserto. A melhor orla do nordeste quem fez foi esse João e quem não o permitiu a fazer a reforma da orlinha da Coroa do Meio foi seu bloco. Lembro-me também que em meados de 1982 e 83 na gestão dele, foi criado o Projeto Capital, ao qual visava acabar com os alagamentos e dar condições dignas de saneamento. Além disso, é válido recordar que as principais vias abertas de Aracaju foram obras do João engenheiro”, rebateu. 
 
Em resposta a oposição, Danilo disse que “cuidado quanto a utilização do termo ‘menino ou jovem’, pois esse João, quando disputou com Déd,a disse que ele era um menino e perdeu logo no primeiro turno. Falam tanto em pesquisa e esquecem que a grande parte dos eleitores é formada por meninos e meninas. Não subestimem a juventude”.  (Da assessoria)
 
Foto: Alberto Dutra


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/06
07:53

“Se a prefeitura cobra IPTU tem que oferecer benefícios”, afirma Jailton Santana

Vereador faz críticas à administração municipal


Foto: Alberto Dutra

“O prefeito se preocupa em cuidar da Orla, da 13 de Julho e se esquece de comunidades da zona Norte. Se a Prefeitura cobra IPTU tem que garantir melhorias e benefícios aos moradores”. Essas foram palavras pronunciadas pelo vereador Jailton Santana (PSC) ao dar início ao seu discurso na Sessão Plenária desta quinta-feira, 14/6.

O parlamentar levou a tribuna documentos que serviram como base para uma série de questionamentos ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). De acordo com Jailton, a prefeitura tem cobrado IPTU de loteamentos que a mesma classifica como irregulares. “Em entrevista à rádio, Edvaldo afirmou que o loteamento Moema Meire não é de sua responsabilidade, já que o mesmo é irregular. No entanto, tenho documentos que provam que os moradores da localidade pagam IPTU. Se pagam IPTU têm direito a melhorias”, destacou o vereador.

Ainda segundo Jailton, tempos atrás o prefeito afirmou que obras seriam feitas para melhorar as condições do local, mas até agora nada foi feito. “O loteamento deixou de fazer parte de Aracaju? A população cobra e cobra com direito de cobrar. O que não se pode é cobrar um imposto sem dar o respaldo de dever”, frisou.

O vereador também ressaltou que o loteamento está em estado de abandono e com período chuvoso a situação é ainda pior. “Não é justo que as pessoas não possam transitar pelas ruas por conta do nível de lama. Os moradores do Moema também reclamam da falta de segurança, da ausência de uma iluminação satisfatória. O prefeito não pode fugir da responsabilidade”, disse.

A parte

Moritos Matos (PDT) concordou com a afirmação de que o loteamento está passando por grandes necessidades. “Acompanhei o problema do loteamento e sei da necessidade. Se a prefeitura cobra IPTU, os serviços devem chegar aos moradores”.

Valdir Santos (PTdoB) afirmou ao pedir a parte que apóia a posição de Jailton. “Por diversas vezes foi solicitado que a Prefeitura tomasse cuidado ao liberar loteamentos. Os loteadores, por vezes, agem de má fé e comercializam os lotes e depois vêm as dificuldades para garantir os direitos do povo”, salientou.

Já Danilo Segundo (PSB), líder da bancada do prefeito na CMA, disse que regularizar os loteamentos é um desejos de todos os vereadores. “É obrigatório cobrar IPTU. Se não cobrar a prefeitura cai na responsabilidade. Não podemos trabalhar em loteamentos irregulares. O grande vilão são os que fazem loteamentos sem ser regular e usa o povo para isso”, destacou. (Da assessoria)

Foto: Alberto Dutra



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/06
14:10

Frei Paulo - Porfírio diz que não abre mão de concorrer a prefeito


O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Frei Paulo, Antônio Porfírio, confirma que não vai abrir mão de concorrer ao cargo de prefeito nas eleições de outubro. O candidato afirma que tem recebido diversos convites para participar da eleição como vice, mas que seu projeto político já está decidido e só concorre ao pleito se for para a posição de gestor municipal.

Bastante conhecido na comunidade por causa de suas ações ligadas a cultura da região, o nome de Porfírio surge em boa hora, já que desde a década de 70 que o Município, localizado no agreste sergipano, vem sendo orquestrado politicamente pela rivalidade de duas tradicionais famílias da região. A do atual prefeito, José Arinaldo de Oliveira (DEM), e a dos Soares, encabeçada pela viúva do antigo líder político Manoel Soares.

Bacharel em direito, escritor por vocação e atualmente gerente administrativo da Codevasf, Porfírio já desenvolveu diversas ações que destacaram o município no cenário cultural de Sergipe, dentre elas a criação do Museu do Cangaço no povoado Alagadiço. O local atualmente recebe visitas constantes de caravanas de turistas curiosos em conhecer o povoado que residiu o cangaceiro mais bravo de Lampião, o temido Zé Baiano.

A posição de Porfírio só confirma os planos do partido para o pleito de outubro, que é de encabeçar a chapa em diversos municípios sergipano, inclusive a capital, com o nome do deputado federal Valadares Filho. Ambos os candidatos esperam contar com o apoio do governador Marcelo Déda (PT), que ainda está analisando a situação do seu partido em meio a pré-campanha eleitoral. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/06
11:59

Quo vadis? - Perguntas sobre as eleições em Aracaju que precisam de respostas

Perguntas, sobre as eleições 2012 em Aracaju, que precisam de respostas: João e Amorim caminham para um acordo? Como ficaria Mendonça Prado (DEM)? E as desavenças familiares? O PT terá futuro depois das eleições de 2012 e 2014? Rogério ou Valadares Filho? Nas ruas, Rogério tem vantagem, mas entre as lideranças, Valadares Filho é o preferido. Déda escolherá seu candidato ouvindo quem? Edvaldo Nogueira diz abertamente que não apoiará Rogério Carvalho. O que Déda vai fazer? (Do Periscópio do Jornal da Cidade)


Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
14/06
11:55

Utilização de cartões em compras cresceu 17,8% em Aracaju

 

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nas estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), apontou que a quantidade de transações com cartões de crédito, de débito, de rede e cartões de loja, em Aracaju, aumentou no mês de maio deste ano. Os dados estimados da Abecs apontam para mais de 1,8 milhão de transações com cartões, em maio, sendo 17,8% superior à quantidade de transações do mês de maio do ano passado. Em relação a abril deste ano, as transações foram 6,4% maiores.

A quantidade de transações movimentou, aproximadamente, R$ 180 milhões em compras, no mês passado, uma expansão de 21,5%, em relação a maio de 2011. Já em relação a abril do corrente ano, houve alta de 9,8%. O valor médio das compras efetuadas (quociente entre o valor das transações e a quantidade transacionada), em maio, ficou em, aproximadamente, R$ 100, considerando os dados gerais descritos acima.

De janeiro a maio deste ano, a quantidade de transações com cartões, na capital sergipana, totalizou 8,9 milhões, com movimentação financeira de R$ 885 milhões.

Por modalidade

A utilização dos cartões na modalidade de compra a crédito foi de pouco mais de 1 milhão, totalizando R$ 120 milhões em compras. O uso de cartões de crédito em compras de produtos e serviços evoluiu 19,9%, sobre o mês de maio do ano passado. Quanto ao valor dessas transações, houve avanço de 23,7% na comparação anual. Essa modalidade teve valor médio de compra de R$ 115.

As compras efetuadas na modalidade de débito foram menos expressivas que as transações a crédito, totalizando 786 mil transações, que chegaram a R$ 60 milhões em compras. Apesar dos valores menores, houve crescimento na quantidade de transações (15,2%) e no valor transacionado (17,4%), ambos em relação ao mesmo mês do ano anterior (maio/2011). Essa modalidade teve valor médio de compra de R$ 77. (Da assessoria)




Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/06
11:36

Lentidão vai ser agora - Correios mostram veículo elétrico para entrega de correspondência

Um veículo elétrico a ser utilizado em calçadões para a entrega e coleta de encomendas é um dos exemplos de práticas sustentáveis que os Correios estão apresentando na Arena Socioambiental, um dos locais de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Em fase de testes em calçadões de duas cidades – Curitiba e Porto Alegre –, o veículo será levado pela estatal a outros centros urbanos do país.

“A nossa política, enquanto empresa, é a de fazer com que nossos trabalhadores, os carteiros, reduzam cada vez mais o uso de combustíveis fósseis, utilizando em suas atividades de entrega de correspondência veículos leves, o que inclui a adoção, no futuro, desses carros elétricos”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, que, no próximo domingo (17), participará, na Arena, de um debate sobre conservação ambiental e inclusão social.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1826 1827 1828 1829 1830 1831 1832 1833 1834 1835 1836 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos