08/10
10:48

Produção sergipana de gás natural cresceu 135% e ntre o período de 2007-2011

Análises realizadas na Superintendência de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado dp Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag), por meio do Observatório de Sergipe, constataram que houve um crescimento de 135% na produção de gás natural em Sergipe no acumulado de janeiro a agosto, entre o período de 2007-2011.  A produção de gás natural segue caminho contrário da extração de petróleo, apresentando uma franca evolução com aumentos significativos em relação aos anos anteriores. “Ao compararmos os oito primeiros meses dos anos de 2010 e 2011, percebemos uma alta de 7,6% na produção do gás natural, registro que chega a 21,8% se a mesma comparação for feita entre 2009-2011”, revelou Walter Uchôa, superintendente de Estudos e Pesquisas e coordenador do Observatório de Sergipe.

Já em uma análise evolutiva mensal, no último mês de agosto a produção de gás natural chegou a 98.80 mil m³, apresentando uma expansão de 7,10% em relação a julho. Ao contrário do petróleo, a extração de gás na plataforma continental, geralmente, é 10 vezes maior do que a produção em terra. Em agosto foi produzida 89.70 mil m³ em mar, ou seja, 89,8% da produção total, tendo a extração em terra alcançado 9.10 mil m³, equivalente a 10,2% da produção.  

Petróleo

A produção de petróleo em agosto foi de 1,36 milhões de barris. Em relação ao volume produzido no mês anterior (1,37 milhões de barris) registrou uma leve retração de 0,7 %. Ao comparar a produção em agosto deste ano com o mesmo período do ano anterior que obteve produção de 1,25 milhões barris verifica-se um aumento de 9% na produção.

A produção em terra alcançou a marca de 983 mil barris correspondendo a 72,27% da produção total, já o produzido na plataforma continental chegou a melhor marca para o mês nos últimos quatro anos, com produção de 377 mil barris, o que corresponde a 27,73% do total.

Já a produção total acumulada no ano (janeiro/agosto) chegou a 10,206 milhões de barris, comparando com os anos anteriores verifica-se que houve uma leve recuperação na produção em relação a 2010, quando a produção foi de 10,184 milhões de barris. Porém quando comparada com os anos de 2009 e 2008 a atividade ainda não conseguiu recuperar o mesmo patamar desses anos, como se vê no gráfico.

Segundo o Diretor Geral de Pesquisas, Estudos e Análises, “a exploração do petróleo na plataforma FPSO Sevan Piranema iniciada em 2007, foi considera a pioneira no Nordeste na exploração em águas profundas, sendo capaz de produzir, armazenar e transferir o Petróleo. Porém, desde 2009 o campo de Piranema vem apresentando problemas operacionais, o que vem impactando diretamente na exploração, sendo um dos motivos pelos quais a produção em plataforma continental tem se mantido constante durante os últimos anos”.

Sediado na Superintendência Estudos e Pesquisas, o Observatório de Sergipe tem por objetivo organizar e sistematizar dados estatísticos, econômicos, geográficos e cartográficos, bem como elaborar estudos econômicos e sociais sobre Sergipe, subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas pelo governo estadual. (Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/10
07:52

LAGARTO - Zezé Rocha está filiado ao PMDB e poderá disputar a Prefeitura

O ex-prefeito de Lagarto, Zezé Rocha, foi convidado e aceitou se filiar ao PMDB. Resistiu o quanto pode, pois já não tem pretensão de disputar cargo eletivo, mas aceitou contribuir para fazer o partido crescer. Agora, os peemedebistas que o levaram à filiação vão trabalhar no sentido de construir a sua candidatura para 2012. "Ele não manifestou esse desejo, no entanto nós vamos conversar com Zezé sobre a necessidade dele continuar trabalhando para contribuir para a construção de uma Lagarto maior e melhor. Acho que até lá tudo vai dar certo", comentou o ex-deputado federal Sérgio Reis..


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/10
14:29

Vereador Robson Viana já está filiado ao PMDB

O vereador por Aracaju Robson Viana deixou o Partido dos Trabalhadores e se filiou  às 16h30 ao PMDB. Nos últimos 15 dias, ele conversou com diversos segmentos políticos, inclusive com os irmãos Amorim, que comandam o PSC em Sergipe, mas foi orioentado pelo seu grupo no sentido de uma reaproximação ao vice-governador Jackson Barreto, seu padrinho político. Pensou em ir para o PDT. Mas repensou. O ato de filiação aconteceu na sede do seu novo partido.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/10
11:32

Sergipe adota medidas protecionistas ao comércio local com cobrança de ICMS sobre compras pela internet

A partir do próximo dia 13, as operações de aquisição não presenciais – por meio da internet, telemarketing e showroom (e-commerce) – de mercadorias destinadas ao consumidor final provenientes de outras unidades da Federação passam a ser submetidas ao regime de tributação pela alíquota de ICMS de Sergipe, estabelecendo desta forma a equidade na concorrência de mercado como as empresas sediadas no Estado.

 

O Decreto Estadual 28.064/2011, publicado no Diário Oficial desta quarta, dia 5, estabelece a cobrança da diferença de alíquota da mercadoria como forma de retenção do imposto devido ao Estado, que antes não era recolhido por falta de consenso na discussão da partilha do ICMS entre os Estados.

 

A medida protecionista tem como um dos propósitos preservar a justa concorrência de mercado através da cobrança igualitária do imposto. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), numa segunda vertente da iniciativa busca-se combater a evasão de receita de ICMS gerada pelo e-commerce. Atualmente, em qualquer operação de venda interestadual pela internet ou por meio de telemarketing e showroom o ICMS recolhido é integralmente repassado ao Estado onde está situado o centro distribuidor, não sendo compartilhado com o Estado onde foi originada a compra – ou seja, o destino final da mercadoria.  

 

Estimativas da Secretaria da Fazenda apontam que no ano passado tenha ocorrido uma perda de receita para Sergipe da ordem de R$ 2 milhões. Segundo o secretário João Andrade Vieira da Silva, esta forma de comércio tem crescido exponencialmente em todo o mundo. “No Brasil, a estimativa é que cresça 30% em 2011 em relação ao ano passado e faturar R$ 20 bilhões. Outro dado importante é que um levantamento nacional aponta a existência de mais de 27 milhões de consumidores cadastrados e usuários deste tipo de forma de comércio. São números que alertam que os Estados devem agir para evitar a perda da receita devida e Sergipe está integrado na discussão nacional sobre o tema e tem agido neste sentido”.

 

Neste aspecto da discussão nacional sobre a partilha do ICMS decorrente das vendas pela internet, o secretário explicou que o principal objetivo dos Estados consumidores é negociar entre si e principalmente com São Paulo o compartilhamento do imposto, hoje inteiramente destinado aos Estados onde as empresas de e-commerce estão instaladas. O ponto principal de argumentação é que apesar de ser uma venda direta ao consumidor, há inequívocas características de comércio interestadual e, portanto, sujeita ao partilhamento do ICMS entre os Estados envolvidos.

 

“A principal proposta é dividir 55% com o Estado de origem e 45% com o de destino, de forma semelhante com o protocolo firmado com a indústria automobilística para venda diretamente ao consumidor final. Outra alternativa em andamento no Congresso é a mudança na legislação para permitir por força de lei o partilhamento do ICMS entre os Estados envolvidos”, informou o secretário.

 

Para João Andrade, no contexto atual o comércio local também perde, considerando o direcionamento das vendas para os sites na internet, pois o custo da mercadoria fica menor, prejudicando o comércio local. “É óbvio que não podemos mais fugir desta realidade e uma estratégia importante para as empresas locais é desenvolver este canal de vendas em site próprios na internet”.

 

Além de Sergipe, outros Estados também publicaram decretos idênticos, como Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia e o Distrito Federal. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/10
10:50

Governo de Sergipe e PMA promoverão o ‘Dia de todas as crianças’


Na próxima quarta-feira, 12 de outubro, a Orla de Atalaia será o palco de uma divertida confraternização em torno do universo infantil. Oriundo de um trabalho interligado entre órgãos e secretarias estaduais e municipais, o ‘Dia de todas as crianças’ é o reflexo de uma parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o intuito de promover um dia de entretenimento e recreação às crianças e adolescentes de todo o Estado. O evento ocorrerá das 9h às 17h e contará com uma série de atividades distribuídas entre os diversos setores responsáveis.

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o tráfego de veículos  na Av. Santos Dumont (sentido Aruana/Centro) ficará interditado entre o período das 5h às 19h, a partir do Posto do Corpo de Bombeiros até as imediações do Hotel Parque dos Coqueiros, localizado na Rua Dep. Clovis Rollemberg. Ao longo do evento, a SMTT - em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) - ficará a cargo de atividades educativas no trânsito com carrinhos para crianças.

A partir das 9h, no palco principal montado no estacionamento da Passarela do Caranguejo, ocorrerão apresentações artísticas e espetáculos infantis sob a coordenação da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Fundação Renascer, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao final tarde, às 17h, as atividades no palco serão encerradas com a apresentação do grupo musical A Casa do Zé.

Em outro ponto da orla, ao lado dos arcos, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) irá distribuir panfletos contra exploração sexual infantil, ao passo que a Delegacia de Apoio a Grupos Vulneráveis (DAGV) realizará apresentações teatrais abordando temas como a violência sexual, bullying e prevenção ao uso de drogas. Quem também se apresentará nos arcos da orla é a banda de músicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), enquanto o efetivo do CBMSE estará realizando - em frente ao posto dos bombeiros localizado na rótula - uma exposição dos equipamentos da corporação, a exemplo do Carro Escada Magirus.

Cultura, esporte e educação

Sob a tutela da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estarão, dentre outras funções, o desfile de Grupos Folclóricos mirins sergipanos, ações de leitura e contação de histórias, distribuição de material informativo sobre patrimônio cultural e a Praça São Francisco, além de uma divulgação interativa a fim de incentivar a comunidade naquilo que concerne à preservação do patrimônio histórico do estado de Sergipe. Já no espaço que abriga as estátuas de diversos pensadores, a Secult irá promover uma visita guiada com exposição de objetos relacionados aos sergipanos ilustres.

Em relação às práticas esportivas, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) - cujo ponto de apoio estará localizado entre as duas quadras de esporte - estará promovendo jogos de futsal, voleibol, hokey, entre outras modalidades. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizará disputas de dama, dominó, xadrez, argola, bambolê, entre outros.

O ‘Dia de todas as crianças’ contará ainda com apresentações artísticas (música, corais, dança, ginástica, entre outras) dos alunos das escolas das redes estadual e municipal de Sergipe. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá coordenar, ainda, a corrida mirim de velocípede e bicicleta com crianças de 3 a 10 anos, com saída dos arcos da orla até o Hotel Parque dos Coqueiros.

Saúde e segurança

Para que a celebração do dia 12 de outubro ocorra de maneira saudável e segura, as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) irão trabalhar de maneira plena para que os visitantes da Orla de Atalaia recebam os devidos suportes necessários. Em alusão à data, a SES irá disponibilizar uma unidade de suporte básico do ‘Samuzinho’; escovódromo; mini-Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública); oficinas de cordel e contadores de história (tematizando a violência geral); e oficinas com brinquedos (com o tema DST/Aids).

Dispondo de um efetivo de 150 policiais militares para cada turno do evento (300 no total), a SSP montará seu ponto de apoio entre a rótula do Corpo de Bombeiros e os coqueiros próximos ao local. Em frente ao posto da Polícia Militar (PM), a Polícia Ambiental fará exposição de animais empalhados, enquanto a PM ficará responsável pela exposição de cães e da cavalaria da Polícia do Estado.

Brinquedoteca e oficinas culturais

Simbolizando o principal instrumento de diversão relacionado ao universo infantil, os brinquedos também farão a festa da criançada. A instalação de brinquedos infláveis, camas elásticas, touro mecânico e pula-pula - assim como a disponibilização de carrinhos, mini motos e bugres elétricos - ficará a cargo da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). O dia de recreação contará também com cinema 6D, futebol de sabão, piscina de bolinhas e tobogã, além de um espaço reservado para os brinquedos e jogos da Estrela (Banco Imobiliário, bonecas, jogos educativos, autorama, jogo da memória, entre outros).

Ao longo do dia, no estacionamento da Passarela do Caranguejo, diversos órgãos (estaduais e municipais) irão realizar oficinas de variados tipos, como artesanato em E.V.A e biscuit (Fundação Municipal do Trabalho); argilas (Secretaria de Estado do Trabalho); papel (Empresa Municipal de Serviços Urbanos); pipas, trabalhos manuais, gravuras e mosaicos (Semed); jogos educativos, tabuleiro gigante, jogos de memória (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos); desenho e redação (Secretaria Extraordinária de Participação Popular); violão, percussão, pintura, artesanato, acordeom e flauta doce (Funcaju).

Confira abaixo a programação completa do ‘Dia de todas as crianças’ 2011:

Arcos da Orla

09h às 17h
Distribuição de materiais contra o Bullying, abuso e exploração sexual infantil, pedofilia e o uso de drogas
Apresentações teatrais do grupo “Teatro Alternativo”

Mundo Mágico Cultural

09h às 17h
Biblioteca infantil: Ações de incentivo à leitura e contadores de histórias
Visita guiada com exposição de objetos relacionados aos Sergipanos ilustres
Mostras informativas sobre o patrimônio cultural sergipano

Cortejo cultural

Saída: 16h, do Posto do Corpo de Bombeiros
Desfile de Grupos Folclóricos mirins sergipanos

Circo Show de Talentos

09h às 17h
Apresentações artísticas dos alunos das escolas das redes estadual e municipal de Sergipe

Jogos e brincadeiras

09h às 17h
Dama, dominó, xadrez, jogo de argola, bambolê
Competições de Queimado, voleibol e futsal
15h
Corrida Mirim de velocípedes e bicicletas – Saída da Base do Corpo de Bombeiros

Exposições

09h às 17h
Atividades da Cavalaria e Cães da Polícia do Estado.
Pelotão Ambiental da Polícia do Estado
Atividades e equipamentos do Corpo de Bombeiros - Carro Escada Magirus

Escolinha de trânsito

09h às 17h
Atividades educativas no trânsito com carrinhos

Brinquedoteca da Estrela

09h às 17h
Jogos educativos, Autorama, Jogo da Memória

Brinquedos infláveis e elétricos

09h às 17h
Camas elásticas, touro mecânico, pula-pula, cinema 6D, futebol de sabão, piscina de bolinhas, tobogã, carrinhos, mini bugres e motos elétricas

Oficinas Culturais: 09h às 17h


E.V.A e biscuit
Samuzinho
Papel e Pipas
Mosaicos
Escovódromo
Desenho e redação
Jogos educativos e de memória
Tabuleiro gigante
Cordel
Argila e Reciclagem
Cartões Postais

Palco Principal

09h às 11h – Apresentações dos alunos do PETI
12h – Apresentação artística Bois de Barro Fragmentos
14h – Apresentação Espetáculo Infantil “Uma viagem ao fantástico Mundo do Saber” - Grupo de Teatro Kassan
15h – Apresentação circence - Palhaços Mágicos - Cia. O Mínimo - Grupo de Teatro Colores
16h – Apresentação da coreografia “Os Saltimbancos”
17h – Apresentação ‘A Casa do Zé’ (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/10
10:05

POÇO REDONDO - Frei Enoque abrirá mão de mandato para continuar na igreja

O prefeito de Poço Redondo, Frei Enoque Salvador, anunciou agopra há pouco que entregará o cargo até o final deste mês ao seu vice, Roberto Araújo. Ele disse que o bispo da diocese de Própria, Dom Mário Rino Savieri, lhe informou que não poderia mais  conciliar a carreira política com os afazeres  da igreja. A igreja católica em Sergipe aprovou resolução neste sentido há aproximadamentre dois meses e isso foi alvo dematéria publicada aqui no blog. A diocese de Propriá adotou o mesmo "Preceito Pena1" que a de Aracaju. Esse preceito estabele  que os padres, cônegos, bispos...  que estão na ativiudade política-partidária devem se afastar dela ou da igreja.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/10
08:04

Robson Viana deve anunciar hoje que rumo tomará

Todos os comentários, ontem, davam conta de que o vereador Robson Viana já tinha deixado  o PT e estaria se filiando a um dos partidos ligados aos irmãos Amorim ou ao PDT.  Familiares negaram e disseram que ele teria resolvido continuar no PT depois das  conversas com o governador Marcelo Déda. Lideranças petistas informram que quem deixa o PT perde o mandato. (Está no Periscópio de hoje, do JCidade)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/10
23:56

Jackson Barreto e Michel Temer discutem repasse de recursos para o sistema penitenciário estadual

O repasse de recursos para o sistema penitenciário estadual foi tema de conversa entre o governador em exercício, Jackson Barreto, e o presidente em exercício, Michel Temer, na tarde desta quinta-feira, 6.  Acompanhado do secretário de Estado de Justiça, Benedito Figueiredo, Jackson entregou um documento solicitando a manutenção de convênios federais, formalizados através do Ministério da Justiça, na área de segurança. Temer veio a Sergipe participar, na condição de palestrante, da conferência Estadual da OAB e prestigiou coquetel promovido pelo ex-deputado federal Albano Franco e almoçou com Jackson Barreto.

Jackson Barreto explicou que os recursos federais serão aplicados na construção e reforma de unidades prisionais. “Nós aproveitamos a visita do presidente em exercício e entregamos um documento do Governo do Estado a respeito de recursos para o sistema prisional. Essas verbas já haviam sido liberadas pelo Ministério da Justiça, houve um reordenamento e estamos enfrentando problemas na liberação. O governador Marcelo Déda já tinha conversado com a ministra chefe da Casa Civil e achamos importante reiterar esse pedido junto ao presidente Michel Temer, no sentido de que ele faça alguma intervenção para que esses recursos sejam mantidos e liberados para Sergipe, para não atrapalhar  o cronograma de obras já traçado pelo governador e pelo secretário de Justiça”, disse.

O secretário de  Estado de Justiça, Benedito Figueiredo, pontuou que a construção de novas unidades prisionais integra a reformulação do sistema prisional do Estado. “Queremos evitar o acúmulo de presos em delegacias. Ao longo de nossa gestão, conseguimos diminuir esse problema e, atualmente, recebemos 50 presos por semana, uma média de 200 presos por mês. Por isso, existe essa necessidade de novas unidades prisionais. Há vários contratos de repasses para Sergipe, feito pelo Ministério da Justiça durante o governo Marcelo Déda. Nosso pleito é pela manutenção desses convênios e assinatura de novos”, disse, acrescentando que Sergipe possui uma população carcerária de 2.700 detentos. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1827 1828 1829 1830 1831 1832 1833 1834 1835 1836 1837 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos