14/11
20:20

UFS é contemplada com o Prêmio Camélia da Liberdade 2011

A Universidade Federal de Sergipe foi contemplada com o Prêmio Camélia da Liberdade 2011 no segmento instituições de ensino. A solenidade de entrega do Prêmio Camélia da Liberdade será realizada no dia 16 de novembro, quarta-feira, às 19h30h. na casa de espetáculos VIVO RIO, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

A premiação, que se realiza uma vez por ano, é destinada para 4 (quatro) categorias: personalidades, instituições de ensino, veículos de comunicação e empresas. A abrangência da premiação é em todo o território nacional e o Conselho do Prêmio, responsável pela pesquisa e premiação das iniciativas de ações afirmativas, é composto por sete (7) membros com reconhecido mérito nos seus campos de atividades.
A UFS foi premiada pela amplitude de sua polítioca de cotas.


A seguir o comunicado oficial encaminhado ao reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho

Universidade Federal de Sergipe

Magnífico Reitor

Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho

CT-104/CEAP/SEXEC-11

Assunto: Prêmio Camélia da Liberdade 2011

Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2011.

Exmo. Sr. Reitor

O Prêmio Camélia da Liberdade, que está na sexta edição, é uma manifestação institucional e pública do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP de reconhecimento as iniciativas que promovam as ações afirmativas como forma de contribuição para a superação das desigualdades raciais e sociais, de tal forma que fortaleçam os princípios democráticos que regem a nação brasileira.

A premiação, que se realiza uma vez por ano, é destinada para 4 (quatro) categorias: personalidades, instituições de ensino, veículos de comunicação e empresas. A abrangência da premiação é em todo o território nacional e o Conselho do Prêmio, responsável pela pesquisa e premiação das iniciativas de ações afirmativas, é composto por sete (7) membros com reconhecido mérito nos seus campos de atividades.

Nesta ocasião temos a satisfação de informar a V.Sa. que a Universidade Federal de Sergipe foi contemplada na categoria instituições de ensino, com o Prêmio Camélia da Liberdade 2011.

Desta forma venho convidá-lo para a solenidade de entrega do Prêmio Camélia da Liberdade, que se realizará no dia 16 de novembro, quarta-feira, às 19:30h. na casa de espetáculos VIVO RIO, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Informo, ainda, que a nossa equipe de produção entrará em contato com V.Sa. para fornecer-lhe quaisquer informações que se façam necessárias.

Atenciosamente

Luiz Carlos Semog

Secretário Executivo do CEAP

 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/11
20:07

CAMPANHA DE NATAL - ONG arrecada bicicletas para doação a crianças pobres


O Natal está chegando e, com ele, a chama da esperança renasce nos corações de adultos, por dias melhores, e de crianças, por um brinquedo bem legal, como uma bicicleta. E o desejo de ganhar um brinquedo surge em todas as crianças, independente da faixa de renda. A diferença é que as famílias de algumas destas crianças não conseguirão atendê-las.

Pensando nisso, a organização não-governamental Associação Ciclo Urbano resolveu ajudar a realizar o sonho da garotada de ganhar uma bicicleta no Natal. É a campanha Recicle Uma Bike. A ONG receberá bicicletas de qualquer tamanho e em qualquer estado: novas, seminovas, usadas, quebradas. Todas passarão por revisão, manutenção, ajustes e reparos e serão doadas a crianças carentes de Aracaju.

Todas as terças e quintas, das 17h às 20h30, haverá um estande no Calçadão da 13 de Julho para receber as bicicletas. Quem quiser, pode agendar a doação pelo telefone 79-8155-0060 e combinar a entrega.

A campanha Recicle uma Bike já conta com a parceria da Ecociiclo Bicicletaria, da Magazine Bike Show e grupos de pedal de Aracaju. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/11
19:45

Rota do Sertão de SE - Glória quer crescer turisticamente

Secretário de Turismo de Sergipe,  Elber Batalha, visita o município



O artesão Veio expõe sua produção e conta histórias do sertão durante visita a museu


O secretário de Turismo do Estado de Sergipe, Elber Batalha, esteve na cidade de Nossa Senhora da Glória, distante 126 km de Aracaju, para realizar uma visita técnica a fim de incentivar e incrementar o turismo rural naquela região, que faz parte da Rota do Sertão, complexo de municípios sergipanos que dão acesso a Canindé de São Francisco, roteiro turístico já consagrado no estado, onde se localiza um dos maiores atrativos turísticos do estado, o Cânion de Xingó.

Durante a visita, o secretário, que foi recepcionado pela prefeita Luana Oliveira, e teve a oportunidade de conhecer alguns projetos da prefeitura para estimular o desenvolvimento turístico da região. Segundo Elber Batalha, ao gerar atrativos para o município, a população é quem ganham com a geração de riquezas e divisas para a comunidade. "A nossa ideia é que o turista que vá conhecer Xingó tenha um atrativo a mais no caminho. E o que pudemos constatar é que Glória é uma cidade em ascensão e tem potenciais turísticos de qualidade para receber os nossos visitantes. Queremos que os turistas não façam mais o que chamamos de 'bate-volta' para Canindé. Temos que criar meios para eles fiquem e pernoitem nestas cidades", explicou o secretário.

As manifestações culturais e artísticas de Nossa Senhora da Glória foram um capítulo a parte durante a visita. A prefeitura municipal tem um projeto de fazer do atual mercado de carnes, uma espécie de Museu do Sertão, onde os artistas locais poderão expor seus materiais e atrair cada vez mais turistas e moradores da região a conhecerem os produtos locais. "A nossa cidade estava necessitada de um local só para este tipo de arte. Temos certeza que agora, com esta parceria da Setur, vamos colocar este projeto para frente e transformar Glória no mais novo ponto turístico de Sergipe", disse a prefeita Luana Oliveira, falando também da Arena Cultural, um projeto que vai para sua segunda edição, onde os artistas locais, durante o mês de fevereiro expõe seus produtos numa grande tenda montada na Rota do Sertão. "Este projeto é um entre tantos outros que iremos realizar, vamos dar aos visitantes opções de turismo e diversão".

Desenvolvimento x História

Nossa Senhora da Glória é uma cidade que vem se desenvolvendo comercialmente ao longo dos anos. Hoje, o município já abriga diversas fábricas de laticínios, o que a transformou na Cidade do Leite. A partir disso, foi inevitável o crescimento do comércio local, com uma das feiras mais movimentadas do interior sergipano. Outro detalhe é que Glória também conta com uma boa estrutura para receber visitantes, já que a cidade possui cinco meios de hospedagem, um número expressivo para uma cidade com apenas 32 mil habitantes.

Quem percorre a SE - 206, que liga os municípios sergipanos de Nossa Senhora da Glória e Feira Nova, se depara com uma das maiores riquezas da história de Glória e, principalmente, com a história do sertanejo nordestino. Neste local, existe um sítio, o Soarte, um verdadeiro museu a céu aberto, que é o ateliê do artesão Cícero Alves dos Santos, conhecido como Véio, um senhor de 55 anos que dedica a vida no resgate da cultura e sabedoria do povo nordestino. No local, o visitante é recepcionado pelo próprio artesão, que faz questão de contar e explicar a trajetória do sertanejo. São mais de 17 mil peças em seu acervo, onde Véio retrata e valoriza a cultura e as tradições do semi-árido sertanejo. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/11
19:34

Maria reforça campanha de conscientização em diabetes

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) registrou nesta segunda-feira (14),  a passagem do Dia Mundial do Diabetes, comemorado hoje. Ela aproveitou para alertar que o desconhecimento sobre a doença e o controle inadequado têm sido responsáveis pela morte de uma pessoa a cada oito segundos em todo o mundo.

Para a parlamentar sergipana, “é preciso sensibilizar a população considerada de risco, além dos já diabéticos para a importância do controle da doença”. De acordo com Maria, faz-se necessário que a população seja informada sobre os cuidados fundamentais para prevenir complicações agudas e crônicas, como problemas cardiovasculares, perda gradativa da visão, ferimentos nos pés, problemas renais, dentre outras condições debilitantes. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/11
18:15

ARACAJU - Postos da biometria terão horário especial

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Desa. Suzana Carvalho, comunica aos eleitores que ainda não realizaram sua revisão eleitoral que, na próxima terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, os postos de recadastramento biométrico da capital funcionarão em horário ampliado.

A mudança de horário ocorrerá, pois próximo domingo (20) não haverá atendimento biométrico, devido a migração do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está mudando de sede.

O eleitor deve aproveitar o tempo livre para quitar sua situação com a Justiça Eleitoral. Para evitar filas, é possível fazer o agendamento biométrico pela internet, através do site do TRE/SE. Todavia, vale ressaltar que o agendamento via internet só poderá ser feito até dia 30 de novembro.
 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS POSTOS NA CAPITAL NO FERIADO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA:

 

POSTO DE ATENDIMENTO

HORÁRIO