20/11
13:30

Em Sergipe, as vendas de veículos novos aumentaram 16,6%

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.524 unidades, em outubro deste ano.

O número de veículos novos aqui referido, diz respeito à soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, verificou-se um aumento de 0,3%, em relação às vendas de outubro do ano passado. No comparativo com o mês imediatamente anterior, setembro último, registrou uma expansão de 16,6%.

No acumulado do ano (janeiro a outubro), as vendas totalizaram 13.475 unidades, registrando queda de 1,1% sobre o mesmo período do ano passado.

 

Vendas por segmento em Outubro/2018

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.466 unidades, apresentando um decréscimo de 0,5%, em relação a outubro de 2017. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, setembro último, notou-se uma expansão de 19,7%. Nos dez primeiros meses do ano corrente, as vendas nesse segmento recuaram 2,3%, em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 51 unidades, no mês analisado. De janeiro a outubro deste ano, o segmento teve um aumento de 50,6% nas vendas quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, o segmento de ônibus comercializou sete unidades no mês de outubro último, apresentando queda nas vendas de 70,8% quando comparado ao mês anterior (setembro/2018). No ano (de janeiro a outubro), as vendas de ônibus totalizaram 79 unidades.

Outros segmentos em Outubro/2018

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.330 unidades, no mês em análise, assinalando um aumento de 27,2% na comparação com o mês de outubro do ano passado. Já em relação ao último mês de setembro, houve acréscimo de 19,9%. No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, foram vendidas 11.596 unidades. (Da assessoria)

 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
11:49

Vias de Nossa Senhora da Glória serão pavimentadas com recursos de emendas do deputado João Daniel

Cinco vias no município de Nossa Senhora da Glória, localizado no Alto Sertão sergipano, serão pavimentadas com recursos de emendas parlamentares individuais destinadas pelo deputado federal João Daniel (PT). As obras terão início já nos próximos dias. O calçamento dessas ruas foi uma solicitação do vereador Flávio do PT e do prefeito Chico do Correio, prontamente atendida pelo parlamentar, por entender os benefícios que trará à população gloriense.

 

Serão pavimentadas as Travessas Luiz Macedo da Silva e José Messias dos Santos, as Ruas Gileno Pereira Santos e José Lacerda de Oliveira e trecho da Rua São Gonçalo. Na obra serão investidos R$ 250 mil em emendas. A pavimentação dessas vias alcançará uma área de 3.432 metros quadrados e terá início nos próximos dias.

 

O vereador Flávio do PT falou da gratidão a João Daniel por ter atendido esta solicitação. “Agradeço ao deputado João Daniel por colocar essa emenda e por atender nosso pedido, onde irá beneficiar várias famílias levando saneamento básico. Com esse investimento serão calçadas essas ruas, onde há muito tempo os moradores vêm sofrendo. Como representante do povo, pedi, juntamente com o prefeito Chico, ao deputado que colocasse essa emenda para que pudesse atender aos anseios dos moradores”, relatou.

 

O deputado federal João Daniel ressaltou seu compromisso com a população de Nossa Senhora da Glória e reconheceu a importância que é para a população obras de pavimentação, pois estas trazem dignidade e qualidade de vida. “Para nós é uma satisfação poder contribuir, através do nosso mandato, para que essas pessoas possam morar em áreas dignas”, disse. 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
18:44

Sorteio define confrontos das semifinais do Campeonato Sergipano Feminino

 
O sorteio contou com a presença dos representantes dos clubes e funcionários da FSF, além de ser transmitido ao vivo, na redes sociais da federação

O departamento de competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF) realizou na tarde desta segunda-feira (19), o sorteio dos confortos das semifinais do Campeonato Sergipano Feminino.
 
No sorteio ficou definido que a equipe do Boca Júnior enfrentará no estádio Geraldo Oliveira, em Cristinápolis, a equipe do Real Sergipe, às 15h30. No outro confronto a equipe do Barra vai enfrentar o Canindé, no estádio Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro, às 15 horas. As duas partidas acontecem no próximo domingo (25).

As semifinais serão disputadas em jogo único e quem ganhar garante a vaga na grande final. Em caso de empate, conheceremos o clube classificado nas cobranças dos pênaltis.

No sorteio também ficou definido as datas das duas partidas da final. A primeira partida acontece no dia 01 e a segunda partida no dia 08 de dezembro. O clube campeão será o representante sergipano nas competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano de 2019.

Fonte: Assessoria/FSF
Foto: Assessoria/FSF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
19/11
17:51

Petrobras arrendará fábricas de fertilizantes de SE e BA

A Petrobras vai adotar uma política de arrendamento para evitar se desfazer das suas Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE) e Bahia (Fafen/BA). A informação foi passada hoje ao ex-governador de Sergipe, Albano Franco, pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, que participou de reunião com dirigentes da estatal.

Recentemente, a Petrobras postergou para 31 de janeiro de 2019 a hibernação de suas fábricas de fertilizantes localizadas em Sergipe (Fafen-SE) e na Bahia (Fafen-BA).

Conforme informações divulgadas pela estatal, a decisão de hibernação faz parte da estratégia da companhia de deixar o setor de fertilizantes. Mas alternativas para as unidades, que incluem arrendamento, estavam sendo avaliadas.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
17:41

Após reunião com o Sintasa, estrutura física de Hospital de N. Sra. do Socorro será melhorada

Ficou acertada uma agenda de assuntos para serem discutidos nas próximas reuniões a fim de que haja melhores condições de trabalho

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) reuniu-se com Oldegar Alves Júnior, superintendente do Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado em Nossa Senhora do Socorro, na última quarta-feira, 14, no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, em Aracaju. O motivo foi tentar encontrar soluções para as irregularidades vistas no hospital e apresentadas pelos servidores durante as visitas da diretoria do sindicato.

Sobre os problemas na estrutura física, o superintendente reconheceu essa questão e se comprometeu em enviar uma equipe para consertar os condicionadores de ar para fazer os reparos necessários. Na reunião, debateu sobre o remanejamento dos profissionais da enfermagem. Segundo o diretor, esta mudança só ocorrerá para aqueles que solicitarem o remanejo a fim de melhorar o andamento do serviço. “Com isso, os profissionais conhecerão um pouco como é que funciona os outros trabalhos em outras unidades produtivas”, disse Oldegar.

No final, ficou acertada uma agenda de assuntos para serem discutidos nas próximas reuniões a fim de que haja melhores condições de trabalho e, por tabela, melhor assistência aos pacientes.

Pelo Sintasa, participaram da reunião o presidente Augusto Couto, os diretores Adailton dos Santos, Cleverton Braz e Maria Edite, além do gerente Janderson Alves.

Fonte: Assessoria/Sintasa
Foto: Assessoria/Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
17:04

Secretaria de Estado da Educação divulga edital para eleição de pais e alunos para o Conselho Estadual do Fundeb

A eleição se dará em duas etapas, quando serão escolhidos, através do voto direto, dois pares dos representantes dos pais de alunos e um par de representantes dos estudantes e seus respectivos suplentes

A Secretaria de Estado da Educação tornou público o Edital nº 8.864/2018, que normatiza a realização do processo eleitoral para escolha dos representantes de pais de alunos e dos estudantes da educação básica pública estadual que irão compor o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação em Sergipe (CEACS / UNDEB-SE), para a gestão do biênio 2019 a 2021.

A eleição se dará em duas etapas, quando serão escolhidos, através do voto direto, dois pares dos representantes dos pais de alunos e um par de representantes dos estudantes e seus respectivos suplentes. Poderão participar do processo eletivo os pais de alunos regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino e os estudantes matriculados com frequência a partir de 50% nas unidades de ensino da rede pública estadual. No caso dos alunos, é necessário ter a idade mínima de 16 anos.
 
Mais informações podem ser obtidas no edital, através do portal da Seed, clicando aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Divulgação/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:58

Maria Mendonça sugere parceria entre Estado e Prefeitura de Ribeirópolis para limpar barragem do Povoado João Ferreira

Cerca de 150 famílias são beneficiadas diretamente pela barragem

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apresentou Moção de Apelo endereçada ao Governo do Estado e à Cohidro para que adotem medidas necessárias visando uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Ribeirópolis com o intuito de limpar a barragem do Povoado João Ferreira, situada no município. “Essa barragem é extremamente relevante para a agricultura e a pecuária, não apenas do povoado João Ferreira, mas da região, a 
exemplo dos povoados Serrinha e Lagoa D’água, situados em seu entorno”, explicou Maria, ao defender a aprovação da sua propositura.

Cerca de 150 famílias são beneficiadas diretamente pela barragem que, segundo a deputada, nos períodos de chuva, é utilizada como reservatório, atendendo as necessidades dos moradores, tanto na produção de hortaliças, quanto do lazer. Maria ressaltou que esteve no município, no último final de semana, e verificou de perto a situação da barragem João Ferreira. “Está seca e em situação deplorável. É preciso remover toda aquela sujeira para que quando as chuvas chegarem, esteja pronta para atender a população”, disse, observando ser importante que o governador Belivaldo Chagas priorize a demanda.

Maria Mendonça destacou que a Prefeitura de Ribeirópolis não dispõe de recursos para adquirir o equipamento para efetuar a limpeza, que é necessária e urgente. “Daí a necessidade da parceira. Como a barragem está seca, esse é o momento propício. No período chuvoso, ela deve estar limpa e pronta para guardar a água para servir à comunidade”, afirmou.

Fonte: Assessoria
Foto: Jadilson Simões
 


Política
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:57

Prefeitura de Tobias Barreto desativará matadouro após interdição

Prédio estava em reformas e já havia recebido melhorias, mas ainda não tinha licença ambiental nem equipamentos básicos para o abate

A prefeitura de Tobias Barreto assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete a desativar o matadouro do município, interditado em operação coordenada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe, no dia 06 de novembro.

Ficou acordado que, após 30 dias da interdição, o município deverá apresentar nova destinação do espaço ao MP; em até 120 dias após apresentação, comprovar que protocolou junto à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) o Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD); e depois executar o cronograma aprovado pelo órgão ambiental.

Assinaram o TAC, o promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Carlos Henrique Siqueira Ribeiro; os promotores de Justiça Laelson Alcântara de Pontes Filho e Paulo José Francisco Alves Filho; a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco; o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida; e o procurador do município, Vinícius Rodrigues Silva.

Para mais detalhes,
clique aqui.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação/MP-SE
Foto: Reprodução/MPF-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos