22/11
00:38

Feijoada do Fluminense




Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/11
16:57

Colunão de Eugênio Nascimento

Eleições SEBRAE
Em alguns setores, a retirada do nome de Ana Nunes como candidata à diretoria técnica do SEBRAE foi um retrocesso. É que se esperava um dinamismo maior do órgão nessa área, aproveitando os quadros da própria instituição, que tem em seus quadros pessoas de reconhecida competência. Era tradição no SEBRAE ter técnicos na diretoria, e Ana Nunes tem liderança e experiência mais que suficientes para o posto.

Secretariado
Por outro lado, o secretário Oliveira Júnior saiu derrotado. Têm muita gente apostando que ele não está com essa bola toda para a formação do novo governo...

Aniversário de gestão
Para comemorar o segundo ano de seu segundo mandatoà frente da UFS, o reitor Josué Modesto, realiza uma série de atos na próxima semana. Na segunda-feira, ele instala a VI Mostra Experimental de Artes Visuais na Galeria Jordão de Oliveira (Biblioteca Central-Rosa Elze), às 17h. No dia 23 acontece o lançamento do Repositório Institucional (Sala dos Conselhos), às 11h, e visita aos novos laboratórios,às 15h.No dia 24, quarta-feira serão inauguradas as reformas do biotério e
do Horto,às 9h, no Campus do Rosa Elze.À tarde,em Laranjeiras, será inaugurado novo laboratório.Já à noite acontece jantar por adesão. A programação termina no dia 26 com aapresentação do coral e camerata da UFS e lançamento de livros no Palácio-Museu Olímpio Campos, às 18h30.

Alerta aos desavisados
Tem uma autoridade da esfera estadual que costuma dizer àqueles que são alvo do seu trabalho,isso quando os recebe em visita, que "o mal feito tem que ser bem feito". E completa: se eu pegar armações, entro pesado. Não perdôo".

As emendas de SE
O vice-governador Belivaldo, que responde interinamente pelo governo do Estado, vai a Brasília na próxima terça-feira. Ele se reunirá com a bancada federal no gabinete do senador Antônio Carlos Valadares(PSB). Lá, ele e a secretária de Estado do
Planejamento, Lúcia Falcón, apresentarão as emendas do governo ao Orçamento Geral da União de 2011.

A mesa da AL
A disputa pelo comando da Assembléia Legislativa no próximo biênio não vai ser complicada, como pode-se pensar hoje. O grupo governista tem maioria e essa maioria vai precisar se entender, se desejar dirigir a Casa. Todos os indícios apontam para o PSC ter a presidência da AL,embora haja o desejo de gente de outros partidos aliados do governo de chegar lá. E do partido dos peixinhos estão com nomes disponíveis as deputadas estaduais Angélica Guimarães e Susana Azevedo.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
11:06

Plano Diretor: é hora de pensar no futuro de Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B) entregou aos vereadores de Aracaju o projeto revisado do Plano Diretor da cidade.

A iniciativa, embora demasiadamente atrasada  (por mais de dois anos se espera por isso), é louvável. Merece destaque por existir uma preocupação  em viabilizar a existência de uma  lei que ordene o crescimento da cidade .

Mas é preciso que os vereadores exibam  todo o conteúdo do PD para que a sociedade possa  discutir  e possibilitar a aprovação de uma legislação capaz  de conter os abusos de empreiteiros que constroem  prédios nas calçadas e destroem  manguezais para  formar verdadeiros “barraventos” em Aracaju. 

É preciso que a Câmara tenha compromisso com a cidades e os seus cidadãos e não se deixe   levar pelos interesses dos construtores, que não pensam em meio ambiente e no bem estar de todos, mas apenas em usar cimento e cal para ganhar dinheiro. 

A Câmara de Aracaju não pode dar as costas ao povo da cidade, que deseja ter realmente boa qualidade de vida.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
10:58

Déda começa a definir o novo secretariado

O governador Marcelo Déda (PT) começou a movimentar as pedras do xadrez da formatação do seu segundo governo, que começaem1ºde janeiro de 2011.

Licenciado, por causa de uma 
cirurgia corretiva a que se submeteu, Déda mexe pedra por pedra longe do Palácio de Despachos e, por enquanto,ainda umpouco afastado dos aliados.

Nesta fase inicial das 
definições,ele avalia perfis e a necessidade de necessidade de manter ou não a atual estrutura de governo, com 27 secretarias.

O governador tem perfis que se enquadraram bem 
nas pastas que hoje se encontram e é possível a preservação deles em suas pastas, a exemplo de Jorge Santana (Secretaria de Desenvolvimento), João Andrade (Fazenda), José de Oliveira Júnior (Casa Civil) e Valmor Barbosa (Infraestrutura).

Dá-se também como certa a 
preservação do governador interino (vice) Belivaldo Chagas, que há cinco meses atua também na Secretaria de Educação.

Os demais casos vão ser conversados no decorrer dos 
próximos dias. Até o anúncio oficial, o governador pretende preservar o sigilo. Mas essas coisas sempre vazam e geram brigas e situações constrangedoras.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
10:56

Bancada federal discute as emendas de SE ao OGU de 2011

Na próxima terça-feira, dia 23, às 11h, em Brasília, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), coordenador da bancada federal de Sergipe, reúne os 8 deputados federais e 3 senadores para discutir o encaminhamento das emendas coletivas de interesse do Estado para o Orçamento Geral da União (OGU)de 2011.

A simples abertura das discussões suscita a necessidade de empenho de todos os parlamentares e do chefe do Executivo Estadual na luta pela liberação de verbaspara Sergipe, um Estado pequeno e muito carente de obras estruturantes. O governo do Estado já definiu a sua pauta de emendas.

A UFS também pretende apresentar uma e os prefeitos do interior desejam investir junto aos deputados e senadores em busca de verbas de emendas individuais, isso embora andem meio descontentes com o recebimento desse tipo de recurso, pois "aonde a verba vai,a CGU e o TCU vão atrás".


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
10:54

Emprego em Sergipe registra alta

O levantamento do DIEESE em Outubro de 2010 mostra que foram admitidos 12.387 trabalhadores e desligados 7.610 gerando um saldo positivo no emprego formal em Sergipe de 4.777 postos de trabalho. Nos últimos doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de (+8,98% em termos relativos), e 21.113 novos vínculos (em termos absolutos).

SETORES QUE MAIS CONTRATARAM

Os setores que tiveram os maiores saldos no mês de Outubro de 2010 em Sergipe foram: Agropecuaria (2.072 empregos ou +17,67%), Indústria de Transformação (1.548 empregos ou +3,79%), C. Civil (618 empregos ou +1,91%), e o Comércio (538 empregos ou +1,06%).

EMPREGO EM ARACAJU

O saldo do emprego em Aracaju foi positivo, com um aumento de +0,33%, percentual que representou a geração de 482 novos postos de trabalho formais. Em doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de (+6.44% em termos relativos), e 9.115 novos vínculos (em termos absolutos).


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
21:10

Edvaldo entrega Plano Diretor à Câmara

A proposta revisada do Plano Diretor de Aracaju foi entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira na manhã desta sexta-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O Plano é um instrumento básico da política de desenvolvimento municipal, cuja principal função é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na ocupação e construção do espaço urbano.

O prefeito fez questão de lembrar que Aracaju possui um Plano Diretor desde 2000, e que hoje ele entregou apenas uma revisão do documento, proposta e aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Condurb), que congrega representantes da Prefeitura de Aracaju, órgãos ambientais, universidades, CREA, entre outras entidades.

"O plano foi aperfeiçoado e agora traz elementos novos, como o Código de Meio Ambiente. Esse é um momento muito importante, pois o novo documento permite que Aracaju possa se desenvolver mantendo a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental", explicou Edvaldo.

Foto: André Moreira


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
21:08

Novoex entrou em funcionamento dia 17 de novembro

Foi publicada, na edição desta quinta-feira (11/11) do Diário Oficial da União, a Portaria n°24 da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que informa sobre a implantação do novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), denominado Siscomex Exportação Web (Novoex), ocorrida no dia 17 de novembro. O Novoex substituiu o módulo atual do Siscomex Exportação, lançado em 1993, e que representou um marco na utilização das tecnologias da informação nas operações de comércio exterior.

A modernização do sistema se fez necessária diante do expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos e do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação, além da defasagem tecnológica do sistema atual. Com a mudança, o Novoex pode ser acessado diretamente na Internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores dos usuários. Além disto, o novo sistema  migrou da plataforma do Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen) para a plataforma do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Pelo Novoex, os usuários podem gravar os Registros de Exportação (REs) e os Registros de Crédito (RCs), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos. Os operadores, que já tenham feito o Registro de Crédito no sistema antigo, devem atualizar as informações no novo sistema para a utilização do saldo restante. É Importante também informar que não é possível vincular os REs e os RCs criados em sistemas diferentes.

Cabe lembrar ainda que, no novo sistema, são efetuadas apenas as operações comerciais (RE e RC), sendo que todas as operações aduaneiras continuam a ser realizadas da mesma forma os sistemas da Receita Federal.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 2036 2037 2038 2039 2040 2041 2042 2043 2044 2045 2046 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos