05/12
13:46

Mudanças no 1º escalão: “Especulações irritam o governo”

O governador Marcelo Déda (PT) tem prazo suficiente para decidir se muda ou não sua equipe e quem sai e fica nos cargos. Mas, como o processo de definição tem sido aparentemente lento (ninguém sabe na verdade o que está acontecendo), as especulações desenham cenários propícios para que os que fora dos acordos políticos tambem possam emitir opiniões.

O secretário José Oliveira Júnior (Casa Civil) se manifestou anteontem informando que o governo não tem pressa. Mas, enquanto não há uma definição, vamos expor comentários que circulam sobre a reforma.

+ O atual vice e secretário da Educação, Belivaldo Chagas, diz não saber de nada, mas com certeza ficará no governo Déda. E na mesma pasta.

+ Oliveira Júnior – Fica no governo, na Casa Civil ou Planejamento. Mas fala-se muito na possibilidade de ocupar a pasta da saúde.

+ Lúcia Falcón – Deixa o governo (Seplan) nesta segunda-feira. Volta a dar aula no
Departamento de Economia da UFS. Mas há quem diga que poderá ir trabalhar no governo
federal, em Brasília.

+ Jorge Santana – Os comentários dão conta de que deixará a pasta do Desenvolvimento para reassumir a sua empresa. Ele diz que não há qualquer definição neste sentido.
+ João Andrade – Continuará na Secretaria da Fazenda. Ele também diz que não sabe de nada.

+ Saumínio Nascimento – Segundo a bolsa da especulação, deixaria o Banese para assumir a Secretaria de Desenvolvimento. “Isso não é invenção não?”, perguntou.

+ Eloísa Galdino – Dizem que gostaria de deixar a Cultura por uma pasta mais agitada.
Deve ficar na Cultura mesmo.

+ Jorge Alberto – É cotado para permanecer no cargo. Mas tem dito que o governador
Marcelo Déda nada lhe disse.

O governador Marcelo Déda procura perfis entre os aliados bem sucedidos nas urnas para colocar em seu governo. Já está conversando com um ou outro.Paralelamente estuda a possibilidade de extinguir uma ou duas secretarias.


Belivaldo Chagas
“É preciso reordenar a Educação”

A Secretaria de Estado da Educação iniciou estudos para promover o chamado reordenamento nas escolas da sua rede.

A preocupação inicial é que as escolas do centro de Aracaju – D.Luciano, Valnir Chagas, Tobias Barreto, entre outras- estão passando por um processo de esvaziamento no turno da noite, principalmente.

Os moradores da área, têm optado pelo ensino privado e, por conta disso, há salas de aulas com apenas 10 ou 12 alunos.

Por determinação do secretário Belivaldo Chagas, também vice-governador do Estado, a SEED quer otimizar a mão-de-obra do magistério e poderá direcionar os poucos alunos e turmas para concentrar em um só estabelecimento.

Paralelamente, A Secretaria faz levantamento também de quantos professores estão fora das salas de aula e por quais motivos. Quer reconduzi-los às suas atividades regulares.

“No momento,apenas estamos realizando estudos. Vamos ver no que vai dar isso”, comenta Chagas.

Edvaldo Nogueira

“Licitação do transporte vai atrasar”

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), avalia que, por conta do entendimento de que será necessária a formação de consórcios envolvendo as prefeituras da capital, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, a licitação para o problemático sistema de transporte coletivo integrado vai demorar a sair e talvez só seja possível viabilizá-la no final de 2012, justamente quando se encerra o seu mandato.

O sistema de transporte de Aracaju é alvo frequente das críticas da população, que deseja cumprimento dos horários, mais ônibus, em suma serviços de qualidade. Mas esse é um problema que, em Aracaju, não tem se dado a devida atenção.

A capital carece de ônibus mais confortáveis (Com ar condicionado), ligando o aeroporto e os bairros da zona Sul, inclusive a área de expansão) aos hotéis, praias e ao centro comercial, como existem em todas as capitais brasileiras.

O prefeito Edvaldo Nogueira lembra que colocou 200 ônibus novos, de 2006 prá cá, no
sistema, mas, ainda assim, há insatisfações. E muitas. Principalmente porque muitos dos ônibus que circulam na cidade quebram nas ruas e avenidas e o povo fica sob sol ou chuva a aguardar a chegada de outros. É uma situação degradante e que precisa ser corrigida.

Desde o final década de 80 que se fala em promover uma grande licitação. Mas nenhum
prefeito teve coragem para isso até hoje. As empresas dizem também desejar que a
licitação aconteça. Mas ainda assim não se move uma só marcha para a coisa aconteça.

É preciso modernizar e qualificar os serviços. Todo mundo concorda com isso. Mas a
preferência das autoridades é por não mexer nisso. Até quando?

Heleno Silva
“A seca começa a se propagar pelo sertão”

Há cerca de 90 dias sem chuvas, os moradores dos municípios do sertão sergipano começam a viver momentos preocupantes.

Por conta do longo período de estiagem, os prefeitos de cinco municípios decretaram situação de emergência e já estão recebendo água captada por caminhões-pipa.

Os municípios atingidos, segundo o deputado federal eleito, Heleno Silva , são: Poço Redondo; Monte Alegre; Nossa Senhora da Glória; Porto da Folha e Gararu. Os produtores rurais já estão perdendo a safra agrícola e temem pelo destino dos gados bovino e caprino. Cisternas e poços artesianos estão com pouca água e em algumas localidades as aulas das escolas foram suspensas por causa dos efeitos da seca nas comunidades.

Rapidinhas


Ministério - O PSB, partido cujo maior expoente em Sergipe é o senador Antônio Carlos
Valadares, quer indicar os ministros da Integração Nacional e o do Turismo. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pretende colocar Fernando Bezerra na Integração. A vaga de Turismo seria de Valadares?


Guru - Amaldiçoado pela esquerda quando ministro da Fazenda do regime militar, Delfim Neto é agora o mais novo guru da esquerda brasileira. Os seus comentários são lido e relidos e tomados como lição. Muitos sergipanos, justo aqueles que chamam Delfim de “agente do FMI” e “vendilhão da pátria” agora louvam a sua inteligência e capacidade argumentativa. O tempo passa.

Mais arrrocho - O governo do Estado promove contenção de gastos e já há iniciativas de secretários propondo mais arrocho ainda. O governador Marcelo Déda ainda não está
convencido da necessidade de apertar um pouco mais o cinto.

Indefinido – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), não sabe e nem quer
pensar agora em quem na sua sucessão. “Todos os partidos que me apóiam tem condições de apresentar bons nomes. O PT, o PSB, o PSC, o PDT e o PSDB podem entrar na disputa. Quanto a mim, acho que é muito cedo para fazer a opção”, diz Nogueira, que não sabe o que fará nos dois anos em que ficará sem mandato. Ele acrescenta: “Sei apenas que em 2014 disputarei a eleição. Também não sei para que cargo”.


Mosqueiro – São Cristóvão tem condições de manter sob seu domínio aquela região do
Mosqueiro e Areia Branca? Acho que não. Mas deseja. Os gestores públicos da quarta cidade mais antiga do país avaliam que com o que captarem de IPTU poderão dar atenção aos dois povoados e ainda ampliar os investimentos em outras áreas. Pura ilusão. É melhor que Aracaju assuma o comando da área.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
03/12
15:42

Moita Bonita empata com a Krona e evita o rebaixamento

Jaraguá do Sul (SC) - Jogando suas últimas esperanças na 37ª Taça Brasil de Clubes, o Moita Bonita (SE) empatou com a Krona/Joinville/DalPonte (SC) em 3 a 3, na tarde desta sexta-feira (3/12), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

O jogo foi válido pelo grupo A da competição, que já tinha os catarinenses confirmados na liderança. O ponto garantiu a permanência dos sergipanos na divisão de elite da Taça Brasil. O Moita Bonita chegou aos quatro pontos e escapou da possibilidade de ser rebaixado. Já a Krona chegou aos dez pontos, fechando a fase de classificação em primeiro lugar.

A segunda vaga da chave para as semifinais será definida no duelo entre V&M Minas (MG) e Tigre/Garanhuns (PE). Quem vencer fica com a vaga. O empate garante os mineiros na sequência da competição.

O adversário da Krona na semifinal será o segundo colocado do grupo B, que será definido no confronto entre São Caetano/Corinthians/Unip (SP) e Carlos Barbosa (RS), que ocorre na sequência da rodada, às 16 horas. O perdedor encara o time de Joinville. Em caso de empate, o adversário dos sulistas será o time de São Paulo.

Pressionado pela possibilidade do rebaixamento à Primeira Divisão, os moitenses conseguiram aproveitar bem os primeiros instantes da partida e abriram uma vantagem por 3 a 0, com menos de nove minutos de partida. Ronald, aos 6min31, Netinho, aos 6min49, e Ademar, aos 8min24.

Thales descontou para os catarinenses, aos 9min40. No segundo tempo, a Krona pressionou utilizando o goleiro Quinzinho como apoio ao ataque. O empate veio com dois gols em um intervalo de 39 segundos, primeiro anotado por Thiago Bolinha, aos 29min09, depois com Ferrão, aos 29min48.

Os minutos finais foram de muito toque de bola, sobretudo do time sergipano. “Depois de dois jogos que tropeçamos, a motivação caiu, mas conseguimos buscar quatro pontos e com o empate de hoje conseguimos manter o estado na Divisão Especial. No próximo ano esperamos estar mais preparados para tentar chegar à uma decisão, quem sabe”, disse o goleiro Erik, do Moita Bonita.



Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/12
01:34

Sergipanos conquistam o vice-campeonato Sul-Americano Escolar para o Brasil

Foi uma vitória para lavar a alma. Não veio o título, mas o time de futebol masculino do Brasil que disputou os XVI Jogos Sul-Americanos Escolares, representado pelo colégio Graccho Cardoso, de Aracaju (SE), conseguiu um grande feito. Terminou como o único invicto e, na última rodada, estragou a festa do Chile, que havia sido campeão antecipado, garantindo a medalha de prata.

No jogo contra o Chile, o Brasil venceu por 3 a 0, com dois gols de Lucas e um de Dawhan, nesta quinta-feira. Nas rodadas anteriores, a equipe havia empatado contra a Argentina, em 0 a 0, e o Peru, em 1 a 1. "Fiquei muito satisfeito com a atuação desses garotos, já que eles passaram a jogar juntos há apenas um mês", avaliou o técnico Elenilson Santos.

Se não conquistaram o título, os meninos do Brasil foram certamente os mais celebrados. Na competição, foram eles o centro das atenções, mais até que os peruanos. Num dia de folga na tabela, a cena que mais impressionou a equipe de Aracaju. Num passeio por Lima, a delegação foi até o colégio Alfonso Ugarte, onde ocorreram as disputas do futebol. Simplesmente as aulas acabaram interrompidas pelos alunos quando notaram a presença dos brasileiros no pátio.

"Os meninos foram cercados pelos estudantes, que pediam autógrafos. Foi incrível", conta Elenilson Santos. Para os garotos, ficou o gostinho do que é ser jogador famoso. "Imagina como é para o Ronaldinho", comenta Igor Fortes.


Fonte: Da Assessoria da CBDE
Foto: Pedro Aglailton


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/12
01:29

Veja o clipe do filme "A Rede Social" que será lançado nesta sexta




Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
02/12
21:08

CAIXA prorroga prazo de oferta de lance em leilão

Interessados poderão cadastrar as suas propostas até sexta-feira (3) nas salas de 
autoatendimento das agências da CAIXA


Devido a problemas técnicos ocorridos no sistema de Penhor fica prorrogado para sexta-feira (3), durante o horário de funcionamento das salas de autoatendimento das agências da Caixa Econômica Federal, o prazo para oferta de lance por partes das pessoas interessadas nos lotes de jóias do leilão iniciado nesta quinta-feira (2). Esse prazo vale também para os clientes que têm interesse em renovar as suas operações de Penhor junto à CAIXA referentes às jóias que integram essa licitação.

A divulgação do resultado passou para segunda-feira (6), às 9h, data em que começa a retirada das jóias pelos titulares dos lances vencedores. O cliente arrematador que não dispuser do valor integral do lote na segunda-feira terá que dar um sinal de, no mínimo, 25% do valor ofertado, podendo pagar o restante até às 15h de quarta-feira (8). Neste caso, a retirada das jóias só será feita após o pagamento integral do valor oferecido pelo lote.

Fonte: Da assessoria da CEF


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/12
21:07

Codevasf promove feira do Baixo São Francisco em Aracaju

 Acontecerá na próxima sexta-feira, dia 3, às 8h, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, situada à Avenida Beira-Mar, 2.150, em Aracaju/SE, a abertura do décimo Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco, e se estenderá até o dia 05, domingo.

Apenas no dia da abertura deste evento, ocorrerá também a 1.ª Feira de Produtos Agroecológicos do Programa PAIS-Produção Agroecológica Integrada Sustentável, sendo expostos para venda produtos agroecológicos, sem agrotóxico, como tomate, pimentão, alface, cenoura, dentre outras hortaliças. A exposição dos artesãos ribeirinhos funcionará sexta-feira e sábado das 8 às 18h e, no domingo, das 8 até às 17h do domingo
.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/12
21:04

Procuradoria diz que IPTU do Mosqueiro continua em Aju

 A Prefeitura de Aracaju, através do procurador geral do município, Luiz Carlos de Oliveira, esclarece o impasse com relação à jurisdição da região do Mosqueiro.

Segundo ele, a decisão da juíza Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), datada do dia 2 de agosto deste ano, dá conta tão somente de que o dispositivo da constituição de Sergipe que estabelece que a referida área pertence a Aracaju é inconstitucional, por não ter sido realizado, à época, um plebiscito para definir tal questão.

O procurador lembra, ainda, que no dia 24 de novembro o pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) decidiu, por 12 votos a 1, que a PMA pode continuar a executar a cobrança do IPTU no Mosqueiro, assim como a gerir os recursos recolhidos. "Se, de fato, o STF tivesse decidido que as áreas pertencem a São Cristóvão, o TJ-SE não teria, posteriormente, ido de encontro a essa decisão", esclarece Luiz Carlos.

Fonte: Da Secom-PMA


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/12
17:52

Veja os videos oficiais das candidaturas de Russia e Catar




Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 2258 2259 2260 2261 2262 2263 2264 2265 2266 2267 2268 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos