23/05
17:00

Pontos para doação de frascos de vidro para banco de leite humano são divulgados pela Secretária da Saúde

Três pontos de coleta estão aptos a receber as doações. São eles: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Banco de Leite Humano Marly Sarney e Ambulatório Follow UP

As pessoas interessadas em doar frascos de vidro para armazenar o leite humano doados ao Banco de Leite Humano Marly Sarney poderão fazê-lo na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), o Banco de Leite Marly Sarney (BLH) e no Ambulatório de Recém Nascidos de Alto Risco (Follow UP), segundo informou a Secretária da Saúde.

A Coordenadora do banco de Leite Marly Sarney, Thereza Azevedo  explica a importância do frasco de vidro. “O ideal é aquele que vem de algum rótulo alimentício que compramos no supermercado e que vem em um vidro com tampa de plástico, são esses frascos os apropriados para o armazenamento do leite humano doado porque não acumulam cheiro nem resíduos. É um material perfeito para guardar o leite materno no freezer  antes e depois da pasteurização feita pelo banco de leite”, explica Thereza .

Ela informou que assim que chegam as doações, esse frasco é lavado com detergente neutro, colocado no hipoclorito de sódio, em seguida é lavado novamente e passa por processo de lavagem várias vezes porque não pode ter nenhuma impureza ou mancha. Depois vai para o processo de secagem, é embalado e passa para a de esterilização que vai tirar toda possibilidade de impurezas e resíduos desse frasco.
 
Fonte: ASN
Foto: Ascom/SES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
23/05
16:58

Monitoramento de aulas práticas de direção é implantado pelo Detran

A medida atende à Portaria Denatran nº 238/14

Os candidatos à Carteira Nacional Habilitação (CNH) de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro que iniciaram a partir de maio qualquer processo que exija aulas práticas de direção para veículos de quatro rodas ou mais deverão passar pelo sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação, conhecido como monitoramento eletrônico. A partir de agora, o interessado deverá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC - autoescola) que já esteja oferecendo este serviço. A medida atende à Portaria Denatran nº 238/14.

Outra mudança é que as pessoas que já tiverem aberto o processo e decidirem alterar a autoescola em que realizará as aulas deverão agendar um atendimento presencial em uma das unidades do Detran/SE. Com essa nova modalidade não será mais possível fazer essa alteração de CFC pelo sistema de acompanhamento de serviço. O diretor de Operações da autarquia, Cleber Fonseca, explicou que quem tiver aberto o processo antes de maio fará aulas sem a necessidade do monitoramento.

A implantação do sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação das aulas práticas nas demais regionais do Detran/SE seguirá um cronograma: dia 3 de junho – Propriá, Carmópolis e Nossa Senhora da Glória; 17 de junho – Itabaiana; 1º de julho – Estância, Lagarto e Tobias Barreto.

Fonte: ASN
Foto: Detran


Variedades
Com.: 0
Por Redação
23/05
16:47

Lei que permite fracionamento de férias de servidores do TJSE é sancionada pelo Governador do Estado

As férias podem ser fracionadas em até três periódos de, no mínimo, 10 dias cada

Nesta quinta-feira, 23/05, foi publicada no no Diário Oficial a Lei Complementar nº 322/2019, que permite o fracionamento das férias dos servidores do Judiciário em até três períodos de, no mínimo, 10 dias cada. Segundo a lei, de iniciativa do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e sancionada pelo Governador Belivaldo Chagas, o deferimento do requerimento feito pelo servidor estará condicionado à aceitação do gestor da respectiva unidade e avaliação do interesse da administração pública.

O Presidente do TJSE, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, entregou o projeto de lei ao Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, no dia 8 de maio. Na ocasião, o Presidente do TJSE lembrou que a lei “permite aos servidores um melhor controle de seu período de descanso durante todo o ano, bem como possibilita ao Tribunal de Justiça o gerenciamento da prestação do serviço público, evitando ou diminuindo quaisquer prejuízos que venham a ser causados pelo grande lapso temporal de afastamento do servidor em uma única ocasião”.

A Lei Complementar nº 322/2019 altera a redação do caput do artigo 79 da Lei Complementar nº 88, de 30 de outubro de 2003. A redação originária determinava que os servidores do Poder Judiciário fariam jus ao gozo de 30 dias de férias anuais, que deveriam ser usufruídas de uma única vez. A nova lei determina que caso opte pelo fracionamento das férias, o servidor receberá o valor adicional previsto quando do gozo do primeiro período indicado no requerimento.

Fonte e foto: TJSE


Política
Com.: 0
Por Redação
23/05
16:41

UFS: Moção de Apelo a ministro para rever cortes de verbas da Universidade é aprovada

Moção foi proposta pela deputada estadual Maria Mendonça

Foi aprovado ontem, quarta-feira, 22, pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Moção de Apelo proposta pela deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reveja a decisão de cortar recursos das instituições superiores, especialmente, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Já aprovada, a Moção será encaminhada ao senhor ministro para que ele repense essa atitude que já traz prejuízos à instituição e à comunidade acadêmica do nosso Estado”, frisou.

Para Maria, esse corte verba compromete o processo de formação e de capacitação de milhares de jovens que têm a universidade pública como única alternativa para ter acesso a um curso superior. “Quando eu fui prefeita de Itabaiana, encampei a luta para a construção do Campus da UFS que lá existe. E tenho clareza de que ele foi um divisor de águas. Os jovens, não só de Itabaiana, mas de toda a região circunvizinha teve acesso a uma faculdade pública, com quadro técnico, cursos e corpo docente destacados”, argumentou.

Na avaliação da deputada, cortar verbas da instituição representa um retrocesso para Sergipe e para o país. “Assegurar a educação gratuita, é garantir o pleno desenvolvimento. Ela lembrou que UFS oferece 113 cursos de graduação, além dos programas de extensão, mestrado e doutorado, bem como dos dois hospitais universitários que são referências para o país. Ela observou que o Hospital Universitário é referência na pesquisa sobre a microcefalia. “Pouco tempo atrás, uma equipe da Universidade de São Paulo veio até o nosso Hospital Universitário para conhecer o trabalho que é realizado sobre a microcefalia”, atestou.

Fonte: Assessoria da Parlamentar/Rede Alese
Foto: Reprodução/Rede Alese


Política
Com.: 0
Por Redação
23/05
16:27

Por descumprir norma de segurança e causar morte de trabalhadores, Construtora Norcon é condenada a pagar R$ 2,7 milhões

Eles morreram após do desabamento de uma grua em um canteiro de obras da Construtora 

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) obteve sentença favorável na ação civil pública que pede a condenação da Norcon Sociedade Nordestina de Construções S/A, por descumprir as normas de segurança que resultou na morte de dois trabalhadores e feriu outros quatro. O juiz do Trabalho Luiz Manoel Andrade Menezes condenou a empresa ao pagamento de R$ 2,7 milhões por dano moral coletivo. A Norcon está obrigada a fornecer equipamentos de proteção individual a todos os empregados, adequar os dispositivos de proteção às normas de segurança e supervisionar as atividades de montagem e desmontagem de gruas.

No dia 23 de julho de 2015, dois trabalhadores não puderam voltar para casa, isso porque eles morreram durante a jornada de trabalho, após do desabamento de uma grua, em um canteiro de obras da Construtora Norcon onde estava sendo construído o condomínio Encantos do Bosque. O relatório de inspeção apontou alguns fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente, tais como: falha operacional, modo operatório inadequado à segurança, ausência de sistemas de proteção coletiva e individual necessários, não utilização de proteção contra queda, dentre outros. Foi observado ainda que no canteiro de obras da Norcon, onde houve o acidente, não havia engenheiro legalmente habilitado supervisionando o serviço de desmontagem da grua, o que, ainda de acordo com o documento enviado ao MPT-SE, seria fundamental para minimizar a possibilidade de falha operacional e de segurança do trabalho.

De acordo com o procurador do Trabalho Alexandre Magno Alvarenga, a implantação, instalação, manutenção e retirada de gruas somente poderão ser realizadas sob supervisão de engenheiro legalmente habilitado. Para Alexandre Alvarenga a condenação fará com que a empresa não repita os mesmos erros e outras vidas sejam protegidas. O valor da indenização será destinado a entidade sem fins lucrativos a ser indicada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe.

Fonte: MPT-SE
Foto: Reprodução/Internet


Variedades
Com.: 0
Por Redação
23/05
16:24

Projeto de Lei que autoriza convênio entre a Prefeitura de Aracaju e o Ipesaúde é aprovado pela Câmara

Projeto é de autoria do Poder Executivo

Na manhã desta quinta-feira, 23, 
Durante a 37º Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram o Projeto de Lei nº 146/2019 que autoriza o município de Aracaju a celebrar convênio e/ou contrato com o Instituto de Promoção e de Assistências à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), de autoria do Poder Executivo.
 
Após a aprovação do Projeto de Lei nº 146/2019 em 1º votação, durante a 37º Sessão Ordinária, foram abertas mais três Sessões Extraordinárias para a aprovação do PL em 2º, 3º votação e Redação Final. Após estas aprovações o projeto segue para a sanção do prefeito.

Fonte: CMA
Foto: China Tom


Política
Com.: 0
Por Redação
23/05
14:55

Associação criminosa é desarticulada em Lagarto pela Polícia Civil

As investigações tiveram início a partir da análise dos boletins de ocorrência de roubos registrados na região

A Delegacia Regional de Lagarto, durante ações realizadas na terça-feira, 21, e quarta, 22, em cumprimento a mandados de prisão preventiva, deflagrou uma operação que culminou nas prisões de Reniele de Oliveira Santos, Everson dos Reis Cavalcante, conhecido como “Beto”, e Antônio Rafael Alves Fernandes.

Segundo a delegada regional de Lagarto, Michele Araújo, as investigações sobre a associação criminosa iniciaram-se a partir da análise dos boletins de ocorrência de roubo registrados na região, tendo sido identificado um padrão em pelo menos quatro ocasiões. “Nós verificamos que havia um modus operandi semelhante nas ações e, ao analisarmos imagens de câmera de segurança, constatamos que os autores se revezavam entre eles”, explicou a delegada.

A partir da identificação do padrão, diversas diligências foram feitas, as quais resultaram na identificação da autoria dos roubos, praticados por Everson, Antônio Rafael e outro indivíduo que se encontra foragido. Já o investigado Reniele, emprestava sua motocicleta para a realização dos assaltos. Foi apreendido com Everson, durante a operação, um dos celulares roubados em um dos casos. Segundo a delegada Michele, novas diligências serão realizadas com vistas à captura do foragido.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
23/05
14:47

Vendedora que foi morta a marretadas pelo marido, em Aracaju, tem caso esclarecido pela PC e Instituto de Criminalística

A delegada-geral, Katarina Feitoza, esclarece que a hipótese de latrocínio está descartada

Nesta quinta-feira, 23, durante coletiva, a Polícia Civil esclareceu alguns pontos sobre a investigação da morte da vendedora Ana Paula Jesus dos Santos, morta a golpes de marreta em Aracaju. O suspeito Vitor Aragão, que era marido da vítima, está preso por ordem judicial.

A elucidação do crime, ocorrido no dia 11 deste mês, ainda está em andamento, porém, o desenvolvimento da investigação, por ser em parte sigilosa, estava causando algumas refutações por parte da defesa do suspeito Vitor Aragão. “Algumas peças do inquérito se mantém sigilosas, para que não comprometam as investigações. Além disso, há o cuidado e o respeito com os familiares dos envolvidos neste feminicídio, principalmente o filho do casal, uma criança de oito anos”, esclarece a delegada-geral, Katarina Feitoza. A delegada-geral também ratifica que Vitor Aragão não foi preso em flagrante, porém, foi emitido um mandado de prisão pela justiça, após constatar que se tratava de crime de feminicídio e não de latrocínio, como havia alegado o suspeito. “Todo questionamento da defesa do suspeito deve ser feito nos autos do processo”, destaca Katarina.

A Coordenadoria Geral de Perícias (Corgep) teve um trabalho fundamental para comprovar tecnicamente a conclusão da polícia de que se trata de um crime de feminicídio. “Já li várias vezes o laudo pericial, procurando algum ponto divergente, tendo em vista que está havendo essa contestação da mídia, mas não vi nada que desabonasse o laudo pericial. Nós não temos dúvida nenhuma da qualidade da perícia”, conta o coordenador-geral de Perícias, Nestor Barros. Já delegada responsável pelo caso, Luciana Pereira, ainda ressalta que o trabalho da polícia é transparente e técnico, sendo fiscalizado pelo Ministério Público. “A nossa produção de provas não é televisiva, ela está nos autos processuais", evidencia a delegada Luciana Pereira.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos