19/11
17:04

Secretaria de Estado da Educação divulga edital para eleição de pais e alunos para o Conselho Estadual do Fundeb

A eleição se dará em duas etapas, quando serão escolhidos, através do voto direto, dois pares dos representantes dos pais de alunos e um par de representantes dos estudantes e seus respectivos suplentes

A Secretaria de Estado da Educação tornou público o Edital nº 8.864/2018, que normatiza a realização do processo eleitoral para escolha dos representantes de pais de alunos e dos estudantes da educação básica pública estadual que irão compor o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação em Sergipe (CEACS / UNDEB-SE), para a gestão do biênio 2019 a 2021.

A eleição se dará em duas etapas, quando serão escolhidos, através do voto direto, dois pares dos representantes dos pais de alunos e um par de representantes dos estudantes e seus respectivos suplentes. Poderão participar do processo eletivo os pais de alunos regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino e os estudantes matriculados com frequência a partir de 50% nas unidades de ensino da rede pública estadual. No caso dos alunos, é necessário ter a idade mínima de 16 anos.
 
Mais informações podem ser obtidas no edital, através do portal da Seed, clicando aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Divulgação/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:58

Maria Mendonça sugere parceria entre Estado e Prefeitura de Ribeirópolis para limpar barragem do Povoado João Ferreira

Cerca de 150 famílias são beneficiadas diretamente pela barragem

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apresentou Moção de Apelo endereçada ao Governo do Estado e à Cohidro para que adotem medidas necessárias visando uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Ribeirópolis com o intuito de limpar a barragem do Povoado João Ferreira, situada no município. “Essa barragem é extremamente relevante para a agricultura e a pecuária, não apenas do povoado João Ferreira, mas da região, a 
exemplo dos povoados Serrinha e Lagoa D’água, situados em seu entorno”, explicou Maria, ao defender a aprovação da sua propositura.

Cerca de 150 famílias são beneficiadas diretamente pela barragem que, segundo a deputada, nos períodos de chuva, é utilizada como reservatório, atendendo as necessidades dos moradores, tanto na produção de hortaliças, quanto do lazer. Maria ressaltou que esteve no município, no último final de semana, e verificou de perto a situação da barragem João Ferreira. “Está seca e em situação deplorável. É preciso remover toda aquela sujeira para que quando as chuvas chegarem, esteja pronta para atender a população”, disse, observando ser importante que o governador Belivaldo Chagas priorize a demanda.

Maria Mendonça destacou que a Prefeitura de Ribeirópolis não dispõe de recursos para adquirir o equipamento para efetuar a limpeza, que é necessária e urgente. “Daí a necessidade da parceira. Como a barragem está seca, esse é o momento propício. No período chuvoso, ela deve estar limpa e pronta para guardar a água para servir à comunidade”, afirmou.

Fonte: Assessoria
Foto: Jadilson Simões
 


Política
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:57

Prefeitura de Tobias Barreto desativará matadouro após interdição

Prédio estava em reformas e já havia recebido melhorias, mas ainda não tinha licença ambiental nem equipamentos básicos para o abate

A prefeitura de Tobias Barreto assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete a desativar o matadouro do município, interditado em operação coordenada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe, no dia 06 de novembro.

Ficou acordado que, após 30 dias da interdição, o município deverá apresentar nova destinação do espaço ao MP; em até 120 dias após apresentação, comprovar que protocolou junto à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) o Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD); e depois executar o cronograma aprovado pelo órgão ambiental.

Assinaram o TAC, o promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Carlos Henrique Siqueira Ribeiro; os promotores de Justiça Laelson Alcântara de Pontes Filho e Paulo José Francisco Alves Filho; a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco; o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida; e o procurador do município, Vinícius Rodrigues Silva.

Para mais detalhes,
clique aqui.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação/MP-SE
Foto: Reprodução/MPF-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:47

Estudante de São Cristóvão tem projeto selecionado no Parlamento Juvenil do Mercosul

O estudante redigiu o projeto intitulado “Ativismo Estudantil: Tornando-se Protagonistas na Infância!”, sob a orientação da professora Gláucia Catarine Campos Gomes

O jovem Vitor Cardoso Alves, 16 anos, aluno da 1ª série do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), foi um dos três selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul. O estudante redigiu o projeto intitulado “Ativismo Estudantil: Tornando-se Protagonistas na Infância!”, sob a orientação da professora Gláucia Catarine Campos Gomes.

Filho de empregada doméstica, o jovem recorda que desde pequeno sua família enfrentou muitos obstáculos, mas sua mãe sempre se preocupou em oferecer a ele e a seus dois irmãos o acesso a uma educação de qualidade. “A dificuldade gera descoberta, e a descoberta proporciona coisas novas e positivas”, diz. Segundo o estudante, o ativista que ele é e que está em construção é resultado das inúmeras desigualdades com que conviveu ao longo dos anos.

“Eu viso lutar pelos direitos de crianças que não venham a passar pelas mesmas dificuldades que me deparei. Eu pretendo a longo e curto prazos contribuir para uma sociedade justa e igualitária que admita as diferenças”, salientou.

Para mais detalhes,
clique aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:28

Sintasa faz esclarecimentos sobre o retroativo dos agentes de São Cristóvão

As informações foram repassadas na última quarta-feira, 14

A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) explicou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de São Cristóvão que quando a Lei do Orçamento do município for aprovada e o sindicato contar com a garantia do pagamento em, no máximo, três parcelas, será marcada uma nova reunião para decidir sobre a retirada do processo, caso contrário, a execução do processo irá continuar.

As informações foram repassadas na última quarta-feira, 14, na Unidade Básica de Saúde, Maria José Soares Figueroa, no conjunto Eduardo Gomes, onde houve uma reunião para explicar sobre o acordo judicial em relação ao retroativo que não foi pago corretamente aos servidores.

“Fizemos os esclarecimentos devidos aos servidores e explicamos que entregamos em tempo regulamentar todos os pedidos da Procuradoria Geral do município de São Cristóvão, a exemplo de ata de assembleia, lista com todos os que receberam as parcelas e recibo, que posteriormente foi pedido”, explicou Adaílton dos Santos, diretor do Sintasa, que participou da reunião, juntamente com os diretores Cleverton Braz e Maria Edite.

Fonte: Assessoria/Sintasa
Foto: Assessoria/Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:10

SSP registra 88 prisões durante o final de semana

As ocorrências foram registradas na capital e interior do estado

A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) registrou 88 prisões em flagrante entre a quinta-feira, 15, e a segunda, 19. Durante o período, foram contabilizadas 52 prisões na capital e 36 no interior.

Dentre as ocorrências, estão crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, furto, furto qualificado, lesão corporal, violência doméstica e embriaguez ao volante.

Nos quatro dias, também houve o registro de prisões por tráfico de drogas, roubo majorado, receptação, dano, corrupção de menores, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse irregular de arma de fogo, uso de documento falso, dano qualificado, entre outros.

Fonte: SSP-SE
Foto: SSP-SE




Variedades
Com.: 0
Por Redação
18/11
18:39

Coluna Primeira Mão

 

Mesa indefinida

 

 

O encaminhamento das discussões sobre a futura mesa diretora da Assembleia Legislativa vem evoluindo, mas, essa decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o atual presidente, deputado Luciano Bispo (MDB), pode retardar um pouco o processo, que somente será definido no início de fevereiro de 2019. O TSE determinou o impedimento de Bispo para assumir o novo mandato parlamentar. A decisão cabe recurso.

 

 

Saúde!!!!

 

 

A senadora Maria do Carmo Nascimento Alves (DEM) não pensa em disputar outro mandato em 2022. Ela quer deixar a vida pública para cuidar de si e do marido, o ex-governador João Alves.

 

 

Apenas curiosidade

 

 

Ainda que isso contrarie os eleitos, principalmente da esfera do Executivo, em Sergipe, termina uma eleição e todo mundo começa a pensar a próxima. Ainda que seja cedo demais, como dizem os candidatos, todos querem saber e comentam: Quais serão os prováveis candidatos? Quais grupos estarão juntos (coligados)? Quais têm mais chances de vitória? É esse o assunto na ordem do dia, embora exista a curiosidade em torno dos nomes que comporão as equipes de governo.

 

 

Quer poder

 

O PSL de Sergipe pretende disputar as prefeituras de Lagarto, Estância, Propriá, Tobias Barreto, Carmópolis, Aracaju, Socorro, Canindé, Aquidabã, Itabaiana e Carira. Os animados militantes dizem que vencerão as disputas em todos esses municípios.

 

 

Aumento de gastos

 

 

O aumento salarial de 16 % para os membros do STF e da PGR tem causado muita dor de cabeça ao governador Belivaldo Chagas e a sua equipe econômica. De onde extrair dinheiro para pagar essa nova conta a partir de janeiro de 2019, considerando que já tinham problemas para ter em dia os salários dos servidores públicos do Executivo? O repique do reajuste do Supremo chegará ao Estado e sem aumento de receita, tudo fica muito mais difícil.

 

 

Desocupação

 

 

Os efeitos da crise econômica brasileira são muito sentidos em Sergipe. A taxa de desocupação no Estado foi de 17,5% no terceiro trimestre de 2018. Apenas o Amapá (18,3%) teve desempenho pior entre as 27 unidades da federação. As menores taxas foram observadas em Santa Catarina (6,2%), Mato Grosso (6,7%) e Mato Grosso do Sul (7,2%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e foram divulgados hoje pelo IBGE.

 

 

Boa visibilidade

 

 

Está em curso o processo eleitoral para a definição da direção da OAB de Sergipe. Concorrem três chapas. A primeira é a da situação. Ela tem como cabeça o atual presidente (José Inácio Kraus). As outras duas são de oposição. Pleiteiam a direção da instituição dos advogados sergipanos o ex-presidente da OAB Carlos Augusto Monteiro e o novato conselheiro federal Arnaldo Machado. O clima é de muita mobilização, de muitas visitas e muitos telefonemas. A presidência da OAB dá muita visibilidade (muitas entrevistas e aparição nos meios de comunicação) e prestígio profissional.

 

 

É bom aguardar

 

 

O suicídio do presidente do sindicato dos agentes penitenciários tem chamado a atenção. Para certos membros dessa categoria, as causas poderiam ser buscadas nos problemas de relacionamento amoroso que teria tido. Para outros, o triste acontecimento teria a ver com as denúncias que vinha fazendo há algum tempo. Em casos como esse, a prudência recomenda aguardar a conclusão das investigações.


Férias coletivas


As férias coletivas docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) terão a duração máxima de 15 (quinze) dias. O período de férias será estabelecido através de portaria do reitor, com início na primeira semana do mês de janeiro. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário, que é presidido pelo reitor da instituição de ensino, Angelo Roberto Antoniolli.

 

 

Preocupações

 

 

Os balões de ensaios sobre as propostas de reformas do presidente eleito Bolsonaro têm deixado muita gente preocupada e as secções de Recursos Humanos das repartições nunca foram tão procuradas quanto atualmente.

 

 

Bem melhor

 

Aracaju não é uma cidade suja. Mas poderia ser bem mais limpa, isso se a população não jogasse lixo nas ruas e terrenos baldios e se a coleta nesse tipo de situação fosse mais rápida.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/11
18:47

Eleições da OAB/SE acontecem nesta segunda-feira, 19, em seis municípios do Estado

O voto é obrigatório para os regularmente inscritos na OAB

Nesta segunda-feira, 19, acontece em seis municípios de Sergipe (Aracaju, Lagarto, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Propriá) a votação para eleger os representantes, durante o triênio 2019/2021, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado. O pleito ocorrerá das 10 às 18 horas.
 
Segundo o art. 63, §1º, da Lei nº 8.906/94 (EAOAB) e art. 134, do seu Regulamento Geral, o voto é obrigatório para os regularmente inscritos na OAB e sujeita os ausentes ao pagamento de uma multa correspondente a 20% do valor da anuidade, exceto quando justificada a falta por escrito, em até 30 dias após a realização do certame.

Para o sufrágio, os advogados e advogadas deverão votar apresentando o cartão ou a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte.

Os advogados e advogadas que não poderão comparecer ao pleito terão até 30 dias após a data das eleições para justificar a sua ausência junto a OAB/SE. 

Para conferir as chapas que disputam o pleito, clique aqui.

Para mais detalhes sobre as eleições da OAB, clique aqui.

Fonte: OAB-SE
Foto: Divulgação/OAB-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos