16/07
15:07

Para regulamentar transporte náutico na Orla Pôr do Sol, Prefeitura realiza cadastro de barqueiros

Mutirão de cadastramento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, na Zona de Expansão

A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 16, o cadastramento inicial dos barqueiros que atuam na Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi. A medida atende ao decreto 5.882/19, sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira em março deste ano, que regulamenta o embarque e desembarque de passageiros na localidade. O mutirão de cadastramento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, na Zona de Expansão, por meio de uma parceria entre a Empresa Municipal de Serviço Urbanos (Emsurb), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e as secretarias da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e da Fazenda (Semfaz).

A legislação torna os barqueiros (pessoas físicas e jurídicas) permissionários da Prefeitura de Aracaju, a partir da concessão de alvará para circulação das embarcações que exercem a atividade de transporte náutico no estuário do rio Vaza-Barris. Essa inciativa da govrno municipal objetiva organizar e fortalecer a cadeia turística na região e ofertar a aracajuanos e turistas um serviço qualificado. Assim que o píer da Orla for entregue, o embarque e desembarque de turistas será feito de forma organizada, com toda a fiscalização em terra feita pela Emsurb e no mar pela Marinha. A Emsurb será responsável por expedir o Alvará de Licenciamento de Atividade de Turismo Náutico (Alatin), emitido em nome do proprietário da embarcação para um período máximo de um ano. Todas as embarcações deverão possuir, obrigatoriamente, cartão de identificação padronizado, também expedido pela Emsurb. 

Antes de passar pelo cadastro da Emsurb, os barqueiros participaram de uma explanação sobre Micro Empreendedor Individual (MEI), quais direitos e benefícios passarão a ter e também as obrigatoriedades. A explicação foi parte da ação da Fundat no mutirão que, logo depois da aula, realizou o cadastro dos barqueiros como MEI. Os barqueiros serão, ainda, cadastrados, por equipe da Semict, no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), além de terem acesso à emissão de Certidão Negativa junto à Semfaz.

Fonte: AAN
Foto: Marcelle Cristinne


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/07
14:22

Nesta quarta, na General Valadão, Ocupe a Praça celebra 15 anos da The Baggios

Banda “The Baggios”, de importância única para a história da música sergipana, tem colecionado em sua trajetória shows viscerais e inúmeros prêmios, como a indicação ao  Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa no ano 2017

Instrumento de valorização da cena cultural-artística de Sergipe, o Ocupe a Praça é um projeto prioritário da Prefeitura de Aracaju, realizado pelo Núcleo de Produção Digital (NPD), unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que busca evidenciar o que há de mais original na cultura local. Na edição de julho, que será realizada nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 19h, na Praça General Valadão, o projeto celebra os 15 anos de trajetória da The Baggios. Os integrantes da banda homenageada, três jovens músicos oriundos da quarta cidade mais antiga do país, São Cristovão, apresentam sua arte de forma singular, do blues primitivo ao rock, junto ao sumo da influência regional e o sotaque forte do nordeste. A banda “The Baggios”, de importância única para a história da música sergipana, tem colecionado em sua trajetória shows viscerais e inúmeros prêmios, como a indicação ao  Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa no ano 2017. 

Na quarta, integrando a programação do ‘Ocupe a Praça - Baggios 15 anos’, o Centro Cultural de Aracaju abre as suas portas para receber a exposição dos cartazes produzidos pela própria banda. Além disso, será realizado o ‘Liquidifica Diálogos’, que, para além de um bate-papo, traz, especialmente nesta edição, um espaço de reflexão e a troca imersiva do campo artístico brasileiro. Estarão presentes o produtor da The Baggios, Carlo Bruno Montalvão, e Julinho Andrade, um dos integrantes da banda.
 
Em seguida, o Ocupe a Praça enaltecerá o seu eixo principal exibindo o documentário independente produzido pela The Baggios, intitulado “Brutown”,  que conta, justamente,  o processo de criação do álbum dentro de estúdio, nome dado ao filme, até repercussão na mídia e destaques nas indicações. A banda, criada em 2004, teve o nome inspirado em um músico andarilho que vivia na cidade de São Cristóvão. Formada por Julio Andrade (guitarra e voz), Rafael Ramos (tecladista), e Gabriel Carvalho (baterista), atualmente, a banda consolidou sua posição no mercado Europeu com turnê “The Baggios Vulcão Europe tour”. Com um repertório transcendental, a banda prepara um show nostálgico e com canções novas em comemoração aos 15 anos de estrada. Estarão no palco do Ocupe grandes artistas que compõem o cenário musical de Sergipe, como Leo Airplane, Joesia Ramos, Alex Sant’Anna, Arthur Matos, Trio de Metais e, por fim,  um convidado mais que especial, o artista pernambucano Siba, considerado um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros. Em suas apresentações, o músico costuma trazer a presença forte da guitarra e o ímpeto rock'n'roll.

Fonte: AAN
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/07
09:57

Rogério Carvalho: “O senado deve promover debates com governadores dos Estados”

O senador Rogério Carvalho (PT) não acredita que essa reforma da Previdência que está sendo encaminhada no Congresso resolva a crise que atinge os Estados e Municípios.  Ainda assim, “o PT espera a negociação com os governadores”.

Segundo o parlamentar petista, o problema dos estados é que essa reforma não resolve o déficit dos regimes próprios de previdência. “O Senado deve promover vários debates com os governadores para encontrar uma saída. Vamos aguardar a chegada da reforma no Senado”, comentou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/07
09:43

Alessandro Vieira: “O Senado não pode fechar os olhos para o caos fiscal de Estados e Municípios”

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) deseja que o Senado dê atenção para os Estados e Municípios no processo de apreciação da reforma da Previdência quando a propositura chegar à Casa. “O Senado não pode fechar os olhos para o caos fiscal dos Estados e Municípios. É hora de deixar a política paroquial de lado e cuidar do interesse público. Mas sempre teremos populistas dizendo o contrário, vendendo discursos simplistas e falsos para enganar o eleitor.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/07
19:16

Proibição de telemarketing de telefônicas começa amanhã

Lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa, no ar a partir desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações. Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Internet


Variedades
Com.: 0
Por Redação
15/07
19:12

Reforma da Previdência será votada em 2º turno na Câmara a partir de 6 de agosto

Somente após a votação em segundo turno pelos deputados é que a reforma será enviada ao Senado

O início da votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados será no dia 6 de agosto, assim que recomeçar o semestre legislativo, afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia. A previsão, segundo ele, é concluir essa etapa no dia 8. Somente após a votação em segundo turno pelos deputados é que a reforma será enviada ao Senado.

Os deputados concluíram na madrugada de sábado (13) a votação em primeiro turno da proposta. O texto terminou de ser analisado em Plenário na noite de sexta-feira (12) e, em seguida, passou pela comissão especial que preparou a redação a ser votada no segundo turno. A comissão aprovou o texto por 35 votos contra 12.

Maia afirmou que o adiamento da votação para o segundo semestre não representa uma derrota. Para ele, o mais importante foi terminar o primeiro turno da proposta neste semestre legislativo, e isso foi cumprido. "Ninguém é sozinho o dono da pauta da Câmara. É uma construção suprapartidária, e foi o que se construiu: se eu tivesse anunciado a votação do segundo turno na próxima semana [nesta semana], a oposição teria feito uma obstrução e a gente não teria votado os destaques", explicou, na sexta-feira.

Fonte: Agência Senado
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados


Política
Com.: 0
Por Redação
15/07
19:12

Brasil conquista recorde de ouros na Universíade de Nápoles

Resultado aproximou o Brasil do objetivo de ficar entre as 10 delegações mais bem colocadas

A delegação brasileira que participou da Universíade de Nápoles, de 3 a 14 de julho, conquistou a marca de cinco medalhas de ouro, superando o recorde de quatro, estabelecido em 2013. O país também levou três pratas e nove bronzes e somou 17 pódios ao todo.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, comemorou o resultado, chamando atenção para o fato de que a delegação brasileira deste ano foi a menor das últimas cinco universíades. "A participação foi extraordinária. Fomos em sete modalidades esportivas e conquistamos medalhas em seis. Quebramos o recorde de medalhas e ficamos em 13º. Isso aponta para um êxito total da participação", disse, acrescentando que ainda está concluindo o relatório técnico sobre a competição. Ele adiantou, no entanto, que, além das medalhas, o país cresceu em número de finais e disputas por medalhas de bronze. "O atletismo foi grande destaque dessa edição. Nos deu quatro das cinco medalhas de ouro, com uma equipe muito forte e atletas que já são uma realidade no esporte brasileiro".

O resultado aproximou o Brasil do objetivo de ficar entre as 10 delegações mais bem colocadas. "Batemos na trave", disse Cabral, já que a décima colocada, a África do Sul, teve um ouro a mais. Japão, Rússia, China, Estados Unidos e Coreia do Sul lideraram o quadro geral de medalhas, que teve ainda Itália, Taipei Chinesa, México e Irã no top 10.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Saulo Cruz/CBDU/Direitos reservados
 


Esportes
Com.: 0
Por Redação
15/07
18:59

Reforma da Previdência: Valadares Filho defende respeito à decisão partidária

O presidente do Diretório  Estadual de Sergipe e  membro da direção nacional do PSB, ex-deputado federal Valadares Filho se nega a pré julgar seus colegas de partido que decidiram votar favoráveis à reforma da Previdência. “Irei aguardar a defesa deles (os acusados). O processo ainda está no início no conselho de ética. Quando chegar na direção nacional analisarei. Mas defendo que decisão partidária tem que ser respeitada,  como também defendo o direito à ampla defesa. Vamos aguardar a manifestação dos deputados”, concluiu



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos