11/11
13:15

Aracaju - PT abre discussão sobre eleições e candidatura própria à PMA nesta semana

O Partido dos Trabalhadores realiza reunião no decorrer desta semana para abrir as discussões em torno da possibilidade de ter candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. Nesse encontro será definida uma agenda para a ampliação dos debates. O PT tem hoje como opção única para a PMA o vice-presidente nacional a agremiação, Márcio Macedo. Ele colocou o nome à disposição e tem conversado com as lideranças de todas as tendências em Aracaju.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/11
10:41

Prefeito de São Cristóvão quer trazer ex-presidente Lula para o FASC

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, está tentando trazer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o município, que é o quarto mais antigo do Brasil, durante a realização do Festival de Arte (FASC). O evento terá programação cultural sendo desenvolvida de 14 a 17 deste mês. O FASC é ainda o maior evento do segmento cultura realizado em Sergipe.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/11
12:55

Professor da UFS é destacado pela Folha por explorar o tema negros livres na República

Petrônio José Domingues, professor do Departamento e História da Universidade de Sergipe, é destacado em matéria publicada pelo jornal Folha de São, entre os bons novos pesquisadores sobre a República. A matéria trata dos novos livros que discutem o sonho da República que acabou em “rascunho” e afirma que o principal lançamento nos 130 anos do regime é o “Dicionário da República”

O professor da UFS possui bacharelado e licenciatura (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006, é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Mestrado em História, da mesma universidade.

Petrônio é coorganizador de duas coletâneas, autor de três livros, de dez capítulos de coletâneas e de dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas, no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia Brasileira, Teoria da História, Metodologia de Pesquisa Histórica, atuando principalmente com os seguintes temas: populações da diáspora africana, no Brasil e nas Américas, pós-abolição, estudos pós-coloniais, movimentos sociais, identidades, biografias, multiculturalismo e educação voltada para a diversidade étnicorracial. Atualmente é Visiting Scholar na Rutgers - The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies.

Em sua matéria, a Folha diz: “Despontam no livro, por outro lado, historiadores mais jovens e menos conhecidos, como Petrônio Domingues, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS)”.

Cita ainda a Folha que “Domingues trata de um assunto muito pouco explorado pela historiografia, as associações de homens negros livres que aderiram às doutrinas republicanas nas últimas décadas do século 19”.

Em parceria com a antropóloga e também historiadora Lilia Moritz Schwarcz, a professora Heloísa Murgel Starling organizou “Dicionário da República”, o principal título entre os bons lançamentos editoriais em torno dos 130 anos da República.

O livro lança reflexões sobre a questão republicana a partir de diversos ângulos, expostos em 51 textos críticos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/11
07:15

Coluna Primeira Mão

Municípios serão preservados

 

Os moradores das cidades de Itabi, Canhoba, Cumbe, São Francisco, São Miguel do Aleixo, Santa Rosa de Lima, Malhada dos Bois, General Maynard, Pedra Mole, Telha e Amparo de São Francisco podem dormir tranquilos que seus municípios não se tornarão partes de municípios maiores. 2020 é ano de eleições municipais e nenhum político de nenhum partido político deseja perder eleitores, aliados e cabos nesse Brasil grande. O que os políticos gostariam de fazer, nos estados e em Brasília, é criar novos municípios, mesmo que eles venham a funcionar com as transferências do Fundo de Participação dos Municípios.

 

Frente parlamentar

 

Será realizada na próxima segunda feira, 11 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), a audiência pública em que vereador Camilo Lula (PT) fará o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente. No mesmo ato será discutido os efeitos do maior crime ambiental do país: o derramamento de óleo nas praias de todo o Nordeste Brasileiro. O evento contará com a presença do coordenador da comissão externa de investigação do derramamento de óleo no litoral brasileiro da Câmara dos Deputados, João Daniel (PT/SE).

 

Aumento de vazão em Xingó

 

Para evitar o avanço das manchas de óleo no rio São Francisco, a Chesf vai ampliar de 800m³s para até 1.700m³s a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó., no período de 11 (segunda-feira próxima) a 14 (quinta-feira). Promoverá uma espécie de lavagem, com muita força, para tirar o óleo da área da foz do “Velho Chico”. A água desse rio é usada para consumo humano na região e em Aracaju e municípios vizinhos.

 

Na carne seca

 

Os municípios sergipanos, em sua quase totalidade, estão falidos e os prefeitos gastam a arrecadação para pagar salários dos seus familiares, secretários, servidores, assessores, vereadores... O que possibilita uma obrinha aqui e outra acolá são as emendas parlamentares da esfera federal (OGU) e uma ou outra iniciativa do Governo do Estado. Ainda assim, quem legalmente pode vai disputar a reeleição ou indicar um parente ou amigo.

 

Aracaju vai bem

 

Aracaju parece ser o município em melhores condições financeiras de Sergipe. O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) pegou a PMA das mãos de João Alves Filho em precárias condições, totalmente desarranjada, pagou dívidas e rearrumou a máquina. Como compensação, poderá ser reeleito em 2020.

 

Zé Leite

 

O economista Dilson Barreto acaba de lançar um bom livro biográfico sobre o ex-governador José Rollemberg Leite, de quem foi secretário de Estado, além de ter vasta experiência na alta administração pública estadual e municipal. O trabalho é produto de uma pesquisa meticulosa em vários arquivos privados e públicos, além de muitas entrevistas. José Rollemberg Leite foi, entre outros cargos exercidos, governador de Sergipe por duas vezes. As apresentações ficaram por conta de José Rollemberg Leite Neto e Ibarê Dantas.

 

É só trabalho

 

O ex-deputado federal André Moura (PSC) não tem pretenbsões políticas no Rio de Janeiro e o seu domicílio eleitoral continua em Sergipe, mais especificamente na cidade de Japaratuba. Portanto, os insistentes boatos não têm qualquer fundamento. Atualmente ele atua como secretário novo governo do RJ.

 

Novos alunos

 

As escolas particulares estão com campanha nas ruas para manter os atuais e conquistar novos alunos. Depois da divulgação dos resultados do ENEM, os outdoors das escolas e as faixas de aprovados no "vestibular nacional" vão receber um reforço e a competição será ainda maior.

 

10 anos para despoluir

 

A despoluição das praias, rios, mangues sergipanos é um problema que levará mais de uma década para ser resolvido. Não se trata apenas de retirar as manchas de piche das praias. O mar na costa de Sergipe está contaminado e as autoridades federais não têm dado a devida atenção aos estados nordestinos. É importante que os parlamentares sergipanos não deixem o assunto "morrer" por causa de novos desastres ambientais criminosos ou não.

 

Momentos de paz

 

Pessoas contrárias e a favor da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dizem aliviadas com a sua soltura depois da decisão correta do STF na quinta-feira contra a prisão depois de condenação em segunda instância. Estavam todas cansadas das guerrilhas nas redes sociais. Espera-se que doravante parte do lixão de insultos, xingamentos e agressões seja reduzido.

 

Direitistas demais

 

A nova onda na UFS é a busca de professores de extrema direita para ser candidato à Reitoria nas eleições do próximo ano. Dizem que quanto mais de extrema direita, melhor. Tem até gente que não faz muito tempo era extrema esquerda atualmente faz pose de direitona de carteirinha.  Tudo isso porque acham que, para terem chance de ser escolhidas pelo presidente Jair Bolsonaro, esse é o caminho mais curto. Oportunismo puro.

 

Despolitização?

 

Não passa de patacoada o anúncio feito pelo governo federal de que funcionários serão proibidos de filiar-se a partidos políticos. Seria uma forma de despolitizar as categorias que compõem o funcionalismo público? Isso não existe em nenhuma parte do mundo. A não ser para militares. Mesmo assim, isso impede a politização de grupos dentro das forças armadas? O governo federal parece querer desviar nossa atenção da grave crise econômica que sacode o país.

 

Equipe econômica

 

Quem não concorda que o futebol brasileiro está mais violento?  Qualquer disputa de bola no alto vem sempre acompanhada de uma cotovelada. Se o juiz marca uma falta, às vezes nem sendo polêmica, jogadores dos dois times correm pra cima do juiz. As mães dos bandeirinhas são as que mais sofrem.

 

Preocupação

 

E como é que anda essa onda de infecção hospitalar que é sempre motivo de denúncias em todo o Brasil? As casas de saúde de Sergipe têm sido desinfectadas? 

Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
18:00

Lula deixa carceragem da PF em Curitiba

Ex-presidente foi preso no dia 07 de abril de 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou há pouco a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba após a decisão da Justiça Federal que autorizou sua soltura. Lula estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato. 

Lula deixou a sede da PF pela porta da frente, acompanhado por parlamentares do PT e seus advogados. Ele caminhou em direção aos apoiadores que o esperavam em um palco, onde deve fazer um pronunciamento aos militantes. 

A liberdade do ex-presidente foi proferida pelo juiz Danilo Pereira Júnior, após a defesa de Lula pedir a libertação do ex-presidente com base na decisão proferida ontem (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Folha


Política
Com.: 0
Por Redação
08/11
17:58

Inep proíbe o uso de celular a aplicadores do Enem

Até então os aplicadores deviam guardar os celulares em envelopes porta-objetos, assim como os participantes do exame; agora, aparelhos não poderão ficar nas salas, nem mesmo dentro do envelope lacrado

Os aplicadores de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão mais entrar com celular nas salas onde são aplicados os exames. A medida foi tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após a prova de redação ter sido fotografada e divulgada nas redes sociais no último domingo (3). Até então, segundo o Inep, os aplicadores deviam guardar os celulares em envelopes porta-objetos, assim como os participantes do exame. Agora, no segundo dia de aplicação do Enem, neste domingo (10), os aparelhos não poderão ficar nas salas, nem mesmo dentro do envelope lacrado. Para os participantes do exame, os celulares e outros aparelhos eletrônicos são proibidos. Eles devem ser colocados dentro de envelope porta-objetos entregue antes do início do exame. Os aparelhos devem estar desligados e, se possível, deve-se remover a bateria, pois caso emitam algum som, mesmo dentro do envelope lacrado, levarão à eliminação do estudante.

A regra vale para os 147,6 mil fiscais de sala; 29,5 mil fiscais volantes; 147,6 mil chefes de sala, e os 5,5 mil aplicadores especializados, que são os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ledores, transcritores, entre outros. Todos eles têm acesso à sala de prova. Poderão usar o celular no Enem os coordenadores estaduais, municipais, de aplicação e os 12 mil certificadores, que são servidores públicos federais e professores das redes públicas de ensino estaduais e municipais. Segundo o Inep, eles não têm acesso às salas. Os certificadores usam o celular para verificar os procedimentos de aplicação do Enem, como a chegada e a abertura dos malotes com provas e a distribuição do exame para os candidatos. Todo o trabalho é feito por meio de um aplicativo. Pela ferramenta, são enviados, por exemplo, relatórios e alertas. Os relatos são feitos aos coordenadores.

Vazamento

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que as investigações, a cargo da Polícia Federal, indicam que a foto da prova de redação que circulou nas redes sociais foi tirada por um aplicador de prova. Durante a tarde de domingo (3), o Inep confirmou que a imagem era real, mas disse que foi divulgada após a realização dos procedimentos de segurança, quando os estudantes já estavam todos nas salas de aplicação. Portanto, não haveria prejuízo aos participantes.

Fonte e foto: Agência Brasil


Variedades
Com.: 0
Por Redação
08/11
17:01

Procon fiscaliza prática abusiva em cinema da capital sergipana

Empresa estava praticando a "venda casada", infrigindo o Código de Defesa do Consumidor

Para garantir o respeito ao direito do consumidor na capital, a Prefeitura de Aracaju fiscalizou, nesta sexta-feira, 8,  uma rede de cinemas instalada na cidade. Essa iniciativa é desenvolvida pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania. A ação foi motivada pela denúncia de um consumidor, que, ao tentar comprar o ingresso para a sessão de um filme, foi informado que o título escolhido seria exibido apenas em uma sala especial, cujo valor é superior ao das salas convencionais. 

“Por essa razão, ele teria que pagar um valor mais caro para ter acesso à exibição do filme. Não foi oportunizada a exibição desse filme em uma sala convencional”, indica o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes.
 
Após a confirmação da situação, o estabelecimento foi autuado. De acordo com Igor Lopes, essa prática se configura como “venda casada”, considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. “Tal fato infringe o comando do Artigo 39, Inciso I, do CDC, que proíbe o fornecedor de condicionar a execução de um serviço à contratação de um outro. Essa é uma espécie de prática abusiva, rechaçada pelo CDC, razão pela qual o estabelecimento foi autuado”, explica o coordenador do Procon.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Semdec


Variedades
Com.: 0
Por Redação
08/11
16:57

Vias em obras continuam em meia pista neste sábado, 9

SMTT recomenda o uso de rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos

As obras de recuperação dos corredores Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, executadas pela Prefeitura de Aracaju, terão continuidade neste sábado, dia 9. Assim, trecho de ruas e avenidas onde as frentes de trabalho atuarão ficam em meia pista, entre as 6h e às 17h. Para organizar o trânsito e orientar os condutores, os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão diariamente nos locais em obras. A SMTT recomenda o uso de rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos.

Corredor Centro/Jardins e Corredor Beira Mar

Haverá frentes de trabalho na avenida Pedro Valadares, do cruzamento com a avenida Francisco Porto até a rua Manoel Dias da Costa e nas ruas Capela e Arauá, entre a rua Itaporanga e a Barão de Maruim. Na segunda, dia 11, o serviço neste corredor continua sendo executado na Pedro Valadares, do cruzamento com a Francisco Porto até a rua Manoel Dias da Costa, e na rua Arauá, entre o trecho da rua Itaporanga e a Barão de Maruim. Na avenida Beira Mar os trabalhos estarão concentrados, neste sábado, no sentido Sul da via, no trecho entre a avenida Murilo Dantas e o antigo Palácio de Veraneio. E, na segunda-feira, dia 11, as frentes de trabalho estarão entre o cruzamento da Beira Mar com a rua Rosalina e o antigo Palácio.

Corredor Augusto Franco e Avenida Otoniel Dórea

Neste sábado, 11, não haverá execução de serviço no corredor Augusto Franco. O trabalho será retomado na segunda (11), no trecho entre o Colégio Estadual João Costa e o cruzamento com a avenida Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento). O trabalho continua concentrado no canteiro central, sem grandes impactos no trânsito da cidade. Não haverá trabalho no sábado e o recapeamento será retomado na próxima segunda (11), no trecho que segue até a ponte da avenida João Rodrigues, sentido Bairro Industrial.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos