13/09
12:22

Seu Marcos cobra transparência de informações de Sindicatos

Após negociar com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) os descontos realizados nos contracheques dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, o vereador Seu Marcos (PHS) alertou os sindicatos, que estão a frente dos movimentos, sobre a importância da transparência nas informações passadas durante o período de greve.

O desabafo foi feito na manhã desta quarta-feira, 12, durante fala na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Segundo ele, muitos trabalhadores não sabiam que a greve dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias era considerava ilegal pela SMS. "É preciso que os dirigentes que estão a frente da greve informe as categorias quando o movimento está sendo considerado ilegal. Tem que ter cuidado. Muito foi defendido nesta tribuna sobre a reposição dos descontos realizados no contracheques dos agentes, mas muitos deles não sabiam que a greve estava com parecer ilegal. Peço seriedade e transparência durante o processo", apelou o vereador.

"Faço parte da categoria e há muitos anos milito na causa, porque sou agente de saúde pública, mas em conversa com a coordenadora Taise Cavalcante, fiquei sabendo de fato o que aconteceu. Os descontos foram realizados por causa dos atendimentos às famílias que não foram realizados. Fizemos um acordo para a regularização das visitas, mas é preciso transparência por parte de quem esta a frente do movimento grevista. Precisamos saber o momento de recuar e avançar, mas acima de tudo informar os riscos e as consequências de uma greve", alertou.

Foto: Gilton Rosas
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
12:12

Mudança de circulação no cruzamento da avenida Augusto Franco

Na manhã desta quarta feira, 12, A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou o novo esquema de trânsito no cruzamento da avenida Augusto Franco com Padre Nestor Sampaio. Com a retemporização dos semáforos do cruzamento, o condutor não poderá mais convergir à esquerda em nenhum dos sentidos, proporcionando melhor fluxo de veículos, evitando congestionamentos, menos acidentes, além de oferecer uma travessia segura aos pedestres e ciclistas na região.

O condutor que segue pela avenida Augusto Franco, no sentido zona Sul da cidade, não poderá mais entrar à esquerda para acessar a avenida Padre Nestor Sampaio, no bairro Ponto Novo. Quem segue pela avenida Augusto Franco e deseja acessar a avenida Nestor Sampaio terá duas opções: poderá retornar no viaduto do Detran, seguindo pela avenida Augusto Franco e fazendo a manobra embaixo do viaduto; e poderá entrar à direita após o cruzamento, na rua Francisco de Assis Delmondes (ao lado da EMURB) e seguir pela rua João Soares Nascimento (atrás do GBarbosa) até chegar à avenida Nestor Sampaio.

Os demais acessos permanecem os mesmos e toda a sinalização vertical e horizontal foi refeita para a nova regra de circulação. Durante o período de adaptação à mudança, agentes de trânsito estarão no cruzamento orientando a população.

Foto: Ascom/ SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
12:11

Aracaju é a segunda capital do Nordeste a alcançar meta de vacinação contra pólio e sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conseguiu cumprir as metas das duas campanhas nacionais de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde (MS) neste ano. Na atual campanha, contra a pólio e o sarampo, por exemplo, Aracaju foi a segunda capital do Nordeste e a oitava do país a atingir a meta, que é de 95%.

Faltando ainda dois dias para finalizar a campanha, que se encerra na próxima sexta-feira, 14, a capital já imunizou 98,52%, ficando atrás somente da capital pernambucana, Recife, que vacinou 108,13% do público-alvo (crianças de um ano a menores de cinco).

De acordo com a última atualização do MS, a capital nordestina que estava em terceiro lugar era João Pessoa (PB), com 89,83%, seguida por Fortaleza (PE), 89,6%; Maceió (AL), 84,68%; São Luís (MA), 83,97%; Teresina (PI), 78,48; Salvador (BA) 78,33; e Natal (RN), 75,15%.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
12:09

Passeio Ciclístico da Primavera irá acontecer dia 23 de setembro

A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará mais uma edição do Passeio Ciclístico da Primavera no dia 23 de setembro, com concentração às 7 horas e saída às 8h, na Colina do Santo Antônio.

Além do incentivo ao uso do modal como meio de transporte, o tradicional Passeio Ciclístico da Primavera faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito 2018, que tem como tema "Nós Somos o Trânsito". Todos os anos, o passeio dá boas-vindas à estação mais colorida do ano, proporciona um momento de lazer aos participantes e promove o uso da bicicleta. 

Para o superintendente interino da SMTT, Renato Telles, a expectativa de público é bastante positiva. "É um evento alegre e divertido, além de saudável. Convido a todos que tragam suas bicicletas e suas famílias para pedalar com a gente no domingo, 23. É uma boa forma de começar a semana", disse.

Sorteio
No ato da inscrição, realizada na concentração do passeio, o cidadão receberá um número da sorte que permitirá a participação no sorteio de bicicletas realizado ao final do evento.

Foto: Ana Lícia Menezes


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
10:48

Arroto choco

Geraldo Duarte*

Zeca Vaqueiro vinha, nos últimos tempos, amofinado e tristonho pelos cantos da morada. Nem aboiar, sua paixão, dava ânimo.

Bastava alimentar-se, em pequena ou grande quantidade, e sofrer o que jamais sentira em seu viver. Aos vizinhos e amigos contava os sintomas. Chás e mezinhas de todos os tipos usou. Rogou milagres, com promessas a realizar, aos santos e santas. Mas alívio, que era bom, nada. A queixa continuava a mesma.

“Premêro u’a gastura danada na boca. Adispois, u’a dor da molesta bem no entre peito. E aí, u’a água quente e fedorenta subindo da boca do estombo inté a guéla, queimando tudo lá dentro. É o diacho atanazando este fiel cristão!”.

Até que, não mais resistindo, desceu a serra e foi consultar-se no posto saúde da cidade.

Ao médico, relatou aquele padecer, inclusive, usando mímica no complementar de cada detalhe.

Depois de meticuloso exame e perguntas, o doutor diagnosticou a enfermidade como refluxo. Medicou comprimidos a serem ingeridos durante quinze dias. Recomendou tomar com “constância” e, quando o medicamento terminasse, voltasse, trazendo a receita e informando o resultado.

Zeca apanhou o medicamento e retornou para casa.

Passada uma semana, procurou novamente o clínico, dizendo que remédio havia acabado.

“Impossível! Você recebeu trinta unidades e recomendação de ingerir duas diariamente, portanto, não findariam em sete dias.”.

O respostar veio imediato: “O dotô num diche qui eu tumasse cum Constança? A muié, mermo sendo muito teimosa, tomô a força bruta, mais tomô! Cuma si vê, prus dois só deu pra u’a sumana! Vim buscá mais!”.

Coitada de dona Constância...
 
 *Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
10:47

Dia do cliente é oportunidade para pequeno negócio rever estratégia

Empreendedores usam ferramentas digitais para se relacionar e atrair público consumidor

No próximo dia 15, será comemorado nacionalmente o Dia do Cliente. Nessa data, os empreendedores terão a oportunidade de refletir sobre como estão cuidando dos canais de relacionamento com seus clientes, em especial, no ambiente digital. Uma pesquisa recente, feita pelo Sebrae, mostrou que para ir ao encontro do novo perfil do cliente (que cada vez mais usa a internet para pesquisar, comprar produtos e serviços), os pequenos negócios estão investindo nas estratégias online, buscando desenvolver ferramentas de e-commerce e ampliar sua presença nas mídias sociais. 

A pesquisa do Sebrae mostrou que 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possuem perfil no Facebook. Essas são as duas ferramentas mais usadas atualmente pelas micro e pequenas empresas (MPE) na divulgação de produtos e serviços. O levantamento também revelou que o número de empresas que contam com páginas na internet mais que dobrou entre 2015 e 2018, passando de 11% para 27% das MPE. 

“O cliente é a razão de existir da empresa, independente do seu porte ou setor de atividade. Por isso, a centralidade do cliente deve ser valorizada em todos os processos do negócio, desde a construção de uma marca que crie identificação com o público, à oferta de um ambiente acolhedor e um atendimento confiável e eficiente. O novo cliente, totalmente conectado, influencia as mudanças no comportamento das empresas, que passam a ser cada vez mais digitais para atendê-lo”, analisa a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. 


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
07:49

Leó Neto é eleito Defensor Público-Geral do Estado com 93,5% dos votos

O defensor público Leó Neto, atualmente ocupando o cargo de subdefensor geral, é eleito Defensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe para o Biênio 2018/2020 com 93,5% dos votos, através de votação eletrônica realizada na terça-feira, 11. Os membros receberam no e-mail funcional um link e senha de acesso ao sistema.

É a primeira vez na história da instituição, após o advento da Lei Complementar 183/2010, que a votação para escolha do Defensor Público-Geral acontece via sistema online. Com isso, os defensores públicos não precisaram se deslocar do interior ou das unidades de atendimento da Defensoria Pública para exercer o direito ao voto.

Para o Defensor Público-Geral, Jesus Jairo Lacerda, o resultado da votação eletrônica foi positivo. “A implantação do sistema de voto via internet proporcionou comodidade e autonomia aos membros. Além disso, a votação online é segura, rápida e eficaz. Foi um resultado muito positivo, afinal, todos puderam votar e a abstenção foi zero”, disse.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/09
07:47

A pedido do Ministério Público Eleitoral, TRE indefere registro de candidatura de Goretti Reis e mais três

Contas rejeitadas e condenações criminais estão entre os motivos dos impedimentos dos candidatos

Acompanhando o pedido de impugnação de candidatura do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) indeferiu o registro da candidatura a deputada estadual de Goretti Reis. De acordo com o MP Eleitoral, a candidata tem contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que a enquadra como inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O placar foi de 4 a 3 pela impugnação.

Entenda o caso
Em 1999, Goretti Reis geriu recursos de um convênio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), quando era secretária de Saúde do município de Lagarto, durante a gestão do seu irmão, Jerônimo Reis. Neste convênio, em uma tomada de contas especial, foram constatadas irregularidades na aplicação do recurso, inclusive com superfaturamento na obra de construção de um Centro de Controle de Zoonoses para o município.

Após deixar a Secretaria de Saúde de Lagarto, Goretti assumiu a gestão da Funasa em Sergipe e não instaurou a tomada de contas especial sobre o convênio com a prefeitura, que seria obrigação legal do gestor da Funasa. Pela omissão na gestão da Funasa, ao não instaurar a tomada de contas para apurar os desvios de recursos do convênio, do qual ela conhecia as irregularidades, a Goretti Reis teve as contas rejeitadas pelo TCU.

Outras impugnações – Ainda no julgamento desta quarta-feira, o TRE acolheu por unanimidade as ações de impugnação de registro de candidatura do MP Eleitoral contra outros dois candidatos a deputado estadual e um candidato a deputado federal.

Luiz Santana de Carvalho foi considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa, por ter condenação criminal transitada em julgado em caso de ausência de repasse de contribuição de funcionários à Previdência Social. Já Antonio Claudio Santos das Neves também foi impedido com base na Lei da Ficha Limpa, por Condenação criminal transitada em julgado e em segundo grau.

No caso de José Luiz da Mota Cruz, o Luizão Donatrump, candidato a deputado federal, a ação de impugnação do registro de candidatura foi ajuizada porque Cruz não tem as condições de elegibilidade exigidas pela Constituição Federal. O candidato está com os direitos políticos suspensos por ter condenação criminal transitada em julgado por homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, o que, de acordo com a lei, o impede de participar da eleição.

Das decisões, cabem recursos. 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos