15/11
12:44

Dr. Gonzaga incentiva doação de leite materno

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) usou a tribuna na manhã desta quarta-feira para prestar o seu apoio e divulgar a campanha do Banco de Leite Humano Marly Sarney, que funciona na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que encontra com baixo estoque de leite materno e busca sensibilizar novas doadoras, para atender a demanda. Hoje, o banco tem apenas 25 doadoras, quando o ideal, segundo os responsáveis, seriam 100 pessoas.

“O leite materno é essencial para consumo de recém-nascidos e prematuros nas UTIs neonatais, sendo o grande aliado no controle da mortalidade infantil. Infelizmente, muitas mães não conseguem amamentar seus filhos por algum motivo e necessitam dessas doações”, explicou o vereador.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
14/11
18:58

Após recurso do MPF, TSE nega registro de candidatura de Luciano Bispo

Por maioria de votos, a Corte entendeu que ele está inelegível por prática de ato doloso de improbidade administrativa, com dano ao erário público e enriquecimento ilícito de terceiros

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu, nesta terça-feira (13), o registro de candidatura de Luciano Bispo de Lima (MDB), eleito deputado estadual em Sergipe nas eleições deste ano com 33.705 votos. A Corte considerou o candidato inelegível por prática de ato doloso de improbidade administrativa, que causou dano ao erário público e enriquecimento ilícito de terceiros.

Os ministros decidiram, por maioria de votos (6 a 1), prover o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Luciano Bispo. O MPE informou que o político foi condenado por ter, na condição de prefeito de Itabaiana (SE), dispensado licitação e adquirido medicamentos superfaturados de fornecedores. Bispo foi condenado em primeira e segunda instâncias pela Justiça Federal.

O Plenário entendeu que ficou caracterizado, no caso, a inelegibilidade prevista na alínea ‘l’ do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar 64/1990 (Lei de Inelegibilidades), nela incluída pela Lei 135/2010 (Lei da Ficha Limpa). Pelo dispositivo, são inelegíveis – desde a condenação ou do trânsito em julgado da decisão até oito anos após o cumprimento da pena – os condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que cause lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: TSE
Foto: Reprodução/TSE


Política
Com.: 0
Por Redação
14/11
18:40

MRV é condenada por recrutar trabalhadores ilegalmente

A relação entre terceirização, aliciamento e falta de segurança do trabalho foi constatada na investigação

Após ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), as empresas MRV Engenharia e Participações S/A e MRV Construções Ltda. estão proibidas de recrutar trabalhadores para prestação de serviços em locais diversos da origem deles sem a obtenção da Certidão Liberatória emitida pelo Ministério do Trabalho. A sentença foi proferida pela 5ª Vara do Trabalho de Aracaju.

Também foi determinado que as empresas forneçam equipamentos de proteção individual a todos os empregados, próprios ou terceirizados, bem como que fiscalizem o uso, orientem e treinem os trabalhadores sobre a utilização adequada de tais equipamentos. Houve também condenação das empresas ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 326.500,00, tomando por base o lucro líquido da MRV Engenharia no ano de 2017 (0,05% incidente sobre o lucro líquido). Em caso de descumprimento, grupo pagará multa diária de R$ 10 mil por empregado recrutado

A ação foi proposta pelo MPT-SE após investigação de denúncias sobre contratação irregular de trabalhadores, aliciados em outros estados para trabalhar em Sergipe, sem observância da Instrução Normativa 90/2011 do Ministério do Trabalho, além do não fornecimento de equipamentos de proteção individual a trabalhadores terceirizados.

Segundo o procurador do Trabalho, Raymundo Ribeiro, nas investigações que originaram a ação civil pública, a relação entre terceirização, aliciamento e falta de segurança do trabalho restou demonstrada. A terceirização, além de ter precarizado as relações de trabalho, foi o mecanismo encontrado pela MRV para recrutar ilegalmente os trabalhadores.

Fonte: MPT-SE



Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/11
18:14

Confira os detalhes da última rodada da primeira fase do Campeonato Sergipano Feminino

Após muitas emoções, o Campeonato Sergipano Feminino chega na reta final da primeira fase

Na próxima quinta-feira (15) acontece a última rodada do Campeonato Sergipano Feminino, com jogos na capital e interior do estado. 
O estadual começou no início do mês de novembro e segue até o mês de dezembro. No total, 12 clubes participaram da competição, divididos em quatro grupos. Detalhe que, de cada grupo, apenas o primeiro colocado garante passaporte para próxima fase do estadual.

Os confrontos das semifinais serão conhecidos na sexta-feira, após sorteio que será realizado pelo departamento de competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF)
O sorteio será transmitido ao vivo, nas redes sociais da FSF, às 14 horas. Nas semifinais, quem avançar de fase garante vaga na grande final. O clube campeão representará Sergipe nas competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano de 2019

Confira a última rodada da primeira fase do Campeonato Sergipano Feminino, que acontece na próxima quinta-feira (15/11), às 15h:

Real Sergipe x Santos Dumont, Escola de Esportes José Garcia, em Aracaju;

Barra x Força Jovem, estádio Arnaldão, em São Domingos;

Olímpico x Canindé, estádio João Nascimento, em Arauá;


Boca Júnior x Força Jovem, estádio Geraldão, em Carmópolis.

Fonte: FSF
Foto: Divulgação/FSF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
14/11
18:07

Sergipe tem a 2ª maior taxa de desocupação do país

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e foram divulgados hoje pelo IBGE

A taxa de desocupação em Sergipe foi de 17,5% no terceiro trimestre de 2018, apenas o Amapá (18,3%) teve desempenho pior entre as 27 unidades da federação. As menores taxas foram observadas em
Santa Catarina (6,2%), Mato Grosso (6,7%) e Mato Grosso do Sul (7,2%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e foram divulgados hoje pelo IBGE.

Os números apontam um cenário de estabilidade na taxa de desocupação entre o segundo e o terceiro trimestres de 2018. Numericamente, houve uma mudança de 0,7 ponto percentual (de 16,8% no segundo trimestre para 17,5% no terceiro trimestre), mas, estatisticamente, a variação não é significativa. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, porém, o desemprego cresceu. 

A diferença entre a taxa do terceiro trimestre de 2017 (13,6%) e a taxa atual (17,5%) é de 3,9 pontos percentuais. Em números absolutos, isso se traduz em 44 mil desempregados a mais em um período de um ano. Sergipe hoje conta com 182 mil pessoas desocupadas. Há um ano eram 139 mil pessoas nessa condição. O contingente de pessoas sem emprego subiu 31,5% em doze meses.
 
Fonte: IBGE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/11
17:11

Fábrica de embalagens em Estância retomará atividades e gerará 200 empregos diretos

Segundo empresário, Sergipe vai se tornar mais atraente para os empresários que querem investir em segmento semelhante

No curto espaço de uma semana, o governador Belivaldo Chagas recebeu a notícia de novos investimentos industriais em Sergipe, por parte de dois fortes grupos empresariais brasileiros. Os grupos estimam gerar 420 novos empregos diretos quando entrarem em operação. O diretor presidente do grupo paulista Vidroporto Embalagens, Edson Luís Rossi, confirmou ao governador Belivaldo Chagas, na tarde desta terça-feira, 13, que em janeiro de 2019 colocará em operação a Indústria de Vidros Nordeste (IVN). O encontro do governador com o empresário foi na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Instalada em Estância, distante 70 km de Aracaju, a Indústria de Vidros Nordeste, após a sua inauguração, praticamente não entrou em funcionamento. Com a retomada do empreendimento por um novo grupo empresarial que adquiriu suas instalações e maquinários, a indústria vai gerar 200 empregos diretos já a partir de janeiro. A mão de obra será toda sergipana. A produção estimada da fábrica é de 55 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. 

Na semana passada, foi a vez do Grupo Duratex, fabricante das duchas e torneiras elétricas Hydra, anunciar a ampliação da sua produção em Sergipe. Serão disponibilizadas mais 220 novas vagas de emprego. A indústria já emprega em Sergipe mil trabalhadores. O grupo encerrou uma base que tinha na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, e está transferindo toda essa capacidade para Sergipe.  
 
O diretor presidente da Vidroporto Embalagens, Edson Rossi reconhece que em termos de custo, Sergipe vai se tornar mais atraente para os empresários que querem investir em segmento semelhante. Segundo ele, o Brasil tem nove plantas industriais dessa natureza e Estância é a décima planta.

Fonte: Secom
Foto: Divulgação/Secom


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/11
16:58

Em outubro, custo médio da construção civil sergipana cresceu 0,5%

Análise foi feita em comparação ao último mês de setembro 

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com a Caixa Econômica Federal, revelou que o custo da construção, medido por metro quadrado (m²), em Sergipe, no mês de outubro do ano corrente, apresentou variação positiva de 0,5%, quando comparado com o mês imediatamente anterior, setembro último.

Em termos absolutos, o valor do custo médio por metro quadrado, no mês analisado, ficou em R$ 965,81. Na comparação com o mês de outubro do ano passado, o custo registrado assinalou elevação de 4,3%.

Nos dez primeiros meses do ano (janeiro a outubro), o custo médio acumulou alta de 3,3%, em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Analisando os custos da construção separadamente, verificou-se que do valor total, a fatia de 55%, ou R$ 527,66, correspondeu ao custo com material, enquanto que os 45% restantes, ou R$ 438,15, referiu-se ao valor da mão de obra empregada.

Em termos relativos, o custo com material, no mês analisado, aumentou 1% na comparação com o mês imediatamente anterior (setembro/2018). Por sua vez, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, a alta foi maior, de 5,9%.

Quanto ao custo com a mão de obra, verificou-se diminuição de 0,1% em relação ao último mês de setembro. Quando comparado com outubro do ano passado, observou-se elevação de 2,6%.

Fonte: NIE/FIES
Fonte do Gráfico: Sinapi/IBGE
Elaboração do Gráfico: NIE/FIES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/11
16:37

Polícia Militar ministra palestra sobre Lei Seca no 28° Batalhão de Caçadores

Durante a apresentação, foram apresentadas estatísticas atualizadas sobre o tema 

A
Polícia Militar de Sergipe, por meio do comando da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), ministrou, na manhã da última segunda-feira, 12, uma palestra sobre a legislação de trânsito pertinente a Lei Seca para os militares do Exército Brasileiro. O evento foi realizado no 28° Batalhão de Caçadores, localizado no Bairro 18 do Forte, Zona Norte da capital.

Na oportunidade, o comandante da CPTran, capitão Silveira, além de palestrar sobre legislação de trânsito, explanou sobre todas as condutas das operações da CPTran na capital e demonstrou estatísticas atualizadas sobre o tema. Ao final, os militares que participaram do evento tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas referentes ao trânsito.

Após o encerramento da palestra, o capitão Silveira foi agraciado pelo comandante do 28º BC, o tenente-coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, com o certificado de agradecimento pela apresentação.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos