19/09
08:13

Produtores da região sul investem no cultivo de cacau

A Emdagro vem desenvolvendo assistência técnica e estimulando a produção de cacau, açaí e cupuaçu no Estado. As culturas apresentaram condições favoráveis de solo e clima

Sergipe não é um estado genuinamente produtor das culturas do cacau, açaí e cupuaçu. Contudo, essa realidade vem mudando graças ao trabalho da assistência técnica e extensão rural realizado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a dedicação e profissionalismo de agricultores familiares da região sul do estado, que abraçaram a ideia de trabalhar com as culturas, verificando na prática sua viabilidade, produtividade e ganhos financeiros.

Para discutir meios de cultivo de cacau, açaí e cupuaçu, foi realizada, em Arauá, uma reunião com produtores, técnicos e  representantes da Embrapa, IFS, UFS, MDA e agentes financeiros. 

A visita contou com 55 participantes, dentre eles o superintende do Ministério da Agricultura, secretários municipais de agricultura de Estância e Santa Luzia e vereadores de Umbaúba. 

Foto: Ascom/Emdagro
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:12

Edvaldo se reúne com empresários e esclarece revogação do aumento de 30% do IPTU

Aberto ao diálogo e reafirmando o seu compromisso com o princípio da gestão transparente, o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta segunda-feira, 18, em seu gabinete, representantes do empresariado sergipano, para prestar esclarecimentos sobre o projeto de lei, enviado por ele à Câmara de Vereadores de Aracaju, que revoga o aumento anual de 30% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de conceder um desconto de 15% no valor venal de todos os imóveis da cidade e estabelecer uma legislação que normatiza a correção do valor do tributo.

"Mostrei aos empresários que o projeto que enviamos à Câmara cumpre aquilo que eu me comprometi com todos os aracajuanos, que é a revogação do aumento anual de 30% do IPTU, que ocorreria até 2022. E que, além disso, o projeto ainda estabelece um desconto de 15%, que é uma diminuição extraordinária, justamente para reduzir a exorbitância dos aumentos anteriores aplicados pela gestão passada. O nosso projeto faz justiça fiscal, com equidade, com a revogação da lei anterior e com a diminuição do valor venal dos imóveis. Os aracajuanos podem confiar naquilo que estamos fazendo. Ao receber o seu boleto do IPTU, no início do próximo ano, eles verão o cumprimento da minha promessa", afirmou o prefeito.

Foto: Marco Vieira


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:12

Saúde inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

A Secretária Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta segunda-feira, 18, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. A campanha foi dividida em quatro etapas e até o final desta semana está acontecendo através de postos volantes, na Zona de Expansão, Jabotiana e Soledade. São quatro equipes, cada uma composta por 15 profissionais, que estão percorrendo casas, sítios, chácaras e fazendas dessas regiões  com a meta de vacinar aproximadamente 4.500 cães e gatos.

Devem ser imunizados os animais a partir dos quatro meses de idade, exceto os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades). O supervisor de endemias Wilson Oliveira dos Santos, que está coordenando a campanha na Zona de Expansão, explica a estratégia da SMS em começar pelos locais mais afastados. “São regiões onde existem muitas propriedades que ficam longe, com acesso difícil, e fica muito complicado para o dono de um animal ir levá-lo até um posto fixo. Por isso, até a próxima sexta-feira, nossas equipes vão realizar a vacinação de forma itinerante, passando de casa em casa, para que nenhum animal deixe de ser imunizado”.

Morador do Robalo, na Zona de Expansão, Erick Saldanha aprovou a vacinação itinerante. Na casa dele foram imunizados hoje cinco animais, sendo dois cães e três gatos. “Eu mesmo não teria condições de sair daqui de casa com cinco bichos para vacinar, então acho muito importante que a Secretaria da Saúde realize essa vacinação na casa da gente. É uma forma de proteger nossos bichos de uma doença que não tem cura”.

Foto: Ascom/SMS


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:09

Procon Aracaju intensifica fiscalizações nos supermercados

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Procon Aracaju, intensifica as fiscalizações em supermercados localizados na capital sergipana. A ação, que é desenvolvida em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, identificou nesta segunda-feira, 18, estabelecimentos que mantinham expostos produtos fora do prazo de validade. A duplicidade de preços também foi um dos problemas detectados durante a vistoria.  

De acordo com o coordenador de fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa, entre os produtos que apresentaram problemas relacionados com a precificação estavam leite, charque, dentre outros itens. Além disso, um dos supermercados visitados, no bairro Orlando Dantas, possuía produtos fora do prazo de validade, entre eles mortadela, pipoca de micro-ondas e outros. "Os itens encontrados fora do prazo de validade foram recolhidos pela Vigilância Sanitária e nós multamos o estabelecimento", afirmou o coordenador.

A principal orientação do Procon Aracaju aos consumidores é que a validade dos produtos seja  observada no momento da compra, para evitar transtornos. No entanto, caso a data de validade esteja extrapolada e o cidadão note após a compra, é possível reivindicar os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Nessa situação, o consumidor deve estar com a nota fiscal em mãos, ou comprovante que mostre a data que o produto foi comprado. Também é preciso estar com o próprio produto ou embalagem para comprovar que o item estava fora do prazo para consumo", explicou a coordenadora de atendimento do Procon Aracaju, Jamile Abud.

A coordenadora informa que, nesse caso, o consumidor pode solicitar reembolso ao estabelecimento ou abrir um procedimento junto ao Procon Aracaju. Para realizar denúncias o órgão disponibiliza o número telefônico 151, através do qual é possível relatar o problema e receber orientações. Diante da avaliação do caso, a equipe de fiscalização poderá ser deslocada para  vistoriar o local e adotar as medidas cabíveis.  

Foto: Ascom/Semdec


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:06

Pastor Antônio solicita agilidade na reabertura do Hospital da Polícia Militar

O deputado pastor Antônio dos Santos (PSC), pediu durante pronunciamento na tarde desta segunda-feira, 18 na sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que o governador Jackson Barreto (PMDB) e o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, possam agilizar a reabertura do Hospital da Polícia Militar (HPM), para que o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), seja desafogado.

“Solicito a reabertura do HPM para que possam colocar a disposição da população e aliviar a situação do Huse, cujos corredores estão superlotados. Eu tenho andado no hospital e percebido que o hospital está se transformando numa fábrica de mutilação, por conta de tantos acidentes de motos. As pessoas que transitam de moto e de bicicleta precisam ter mais cuidado”, lamenta.

Pastor Antônio disse que na manhã desta segunda-feira esteve no Hospital de Urgência de Sergipe. “Sempre vou no Huse, e hoje vi ali um amontoado de gente. Eu não quero cobrar da gestão, pois tenho visto esforço do secretário e do diretor, mas a quantidade de gente vítima de acidentes e atentado contra a vida é muito grande. Um corredor de catástrofe cheio de macas e pessoas precisando de atendimento. É impossível dar atendimento digno num estado de lotação daquele, sem ter acomodação digna e faltando medicamentos e insumos. Enquanto isso, o HPM está fechado, com várias enfermarias, seis UTIs e espaço, mas a população continua sendo maltratada

Por Agência de Notícias Alese
Foto: César de Oliveira


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:00

ARACAJU - Parque produz sementes e é usado para o lazer e caminhadas

Além de ser um bom espaço para as caminhadas matinais e de finais de tarde, o Parque da Sementeira tem sido muito utilizado como espaço de lazer das famílias nos feriados e fins de semana.  O parque cumpre a sua função de produzir sementes e tem pelo menos 30 espécies de árvores frutíferas, entre as quais pés  de Abacate, Açaí, Araçá, Acerola, Amora, Cajá, Cajarana, Cajú, Cambuí, Castanha do Maranhão, Castanha do  Pará, Coqueiro, Fruta Pão, Gabiroba Goiaba,   Jabuticaba, Jaca, Jambo, Jenipapo, Limão, Manga, Mangaba (Árvore Símbolo de Sergipe), Manjelão, Mamão, Nêspera, Pinha, Pitanga, Pitomba, Sapoti, Seriguela, Tangerina, Tamarindo e Umbu. Novas opções chegarão em breve àquele espaço.



Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/09
07:33

Feira da agricultura familiar será no Parque da Sementeira

Contando com o apoio dos Governos Federal e do Estado, Prefeitura de Aracaju e Sebrae, será realizada no Parque da Sementeira nesta quinta-feira, das 16h às 19h, a Feira da Agricultura Familiar. Nela estarão à venda produtos comprovadamente orgânicos plantados e colhidos por 20 famílias de Riachuelo, Areia Branca, Lagarto, Estância e Nossa Senhora do Socorro. A feira é aberta à todos os interessados.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/09
22:26

Justiça volta a condenar André Moura e a torna-lo inelegível

O líder do governo do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE), foi judicialmente condenado nesta segunda-feira a devolver R$ 30,4 mil aos cofres públicos em razão de desvios da prefeitura de Pirambu (SE), no período em que o grupo político do parlamentar comandou o Executivo local.

Essa é a segunda condenação em menos de dois meses. Nesta nova sentença assinada na noite desta segunda-feira, o juiz Rinaldo Salvino do Nascimento condenou Moura e mais quatro pessoas — entre elas a mulher e uma irmã —por usar o dinheiro da prefeitura para fazer "feiras de mercadinho" em benefício próprio.

O juiz titular da Comarca de Japaratuba suspendeu por oito anos os direitos políticos dos cinco envolvidos. Eles podem recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

O advogado do parlamentar, Márcio Conrado, negou qualquer irregularidade por parte de seu cliente e garantiu que “ainda não tenho conhecimento do inteiro teor da decisão, mas refuto qualquer ilação nesse sentido. A instrução do processo mostrou que não existe envolvimento do deputado nessas compras. Não há recibo, nada firmado com a chancela do deputado”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos