08/07
09:28

Maia assumindo a Presidência, André Moura cai da liderança?

E se o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia assumir a Presidência da República, numa possível queda de Michel Temer, como ficará o deputado André Moura (PSC/SE), atual líder do Governo no Congresso Nacional e político apoiado pelo presidiário Eduardo Cunha? Essa é a pergunta que muitos se fazem hoje em Sergipe e em Brasília. Maia é desafeto de André. Em assumindo a Presidência, vai-se o longo reinado do sergipano André. Uma outra pergunta nos vem. Quem será o sergipano que terá força, forte influência, junto a Rodrigo Maia, que já estaria, segundo segmentos da imprensa, formando o seu ministério?



Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
07/07
09:09

FOMENTA 2017: Conhecimentos e oportunidades nas compras governamentais

Uso do poder de compra dos Governos pode estimular o desenvolvimento local

Microempreendedores individuais, microempresas, proprietários de empresas de pequeno porte, produtores rurais, representantes de Instituições públicas e privadas, terão oportunidade de participar da Semana Fomenta 2017. O evento será realizado de 10 a 14 de julho, no Auditório da UNIT de Estância.

“A proposta do Fomenta é diagnosticar oportunidades para os pequenos negócios, disseminar informações, além de realizar uma rodada de negócios. O foco do evento é aproximar os pequenos negócios dos grandes compradores da administração pública e capacitar os empresários e gestores públicos presentes”, destaca Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae.

Durante o evento serão abordados temas como Compra Pública – Um bom negócio para a economia local, Uso do poder de compra pública como fator de desenvolvimento local, Mercados Institucionais – Entraves e Desafios. Também acontecerão oficinas sobre SEI Inovar, Técnicas da Negociação – Aprimorando suas vendas, SEI Ser Sustentável, SEI Vender, SEI Comprar. 

Já no último dia do Fomenta, 14 de julho, acontecerão palestras sobre temas como Interpretação dos Tribunais de Contas sobre as novas diretrizes contidas na LC nº147/2014 da Lei Geral, Portal da transparência MPF e Rodada de Negócios.

Novidade
Pela primeira vez em Sergipe o Fomenta irá promover uma Rodada de Negócios entre os participantes. Será no último dia da programação, sexta feira, a partir das 14h. “Vamos colocar nas mesas de negociações gestores dos setores de compras de 11 Prefeituras da Região Centro Sul do Estado com 50 micro e pequenas empresas, empreendedores individuas e produtores rurais, que terão oportunidade de ofertar produtos e serviços para as empresas Ancoras”, explica o gerente do Sebrae, Paulo Afonso. 

Além das duas Rodadas, uma entre Ancoras x Ofertantes e outra entre Ofertantes x Ofertantes, o evento também estará disponibilizando uma Sala de Cadastramento, onde os representantes das Prefeituras poderão estar cadastrando possíveis fornecedores de bens e serviços. 

Semana Fomenta 2017, realização Sebrae, Apoio UNIT. Inscrições até 7 de julho pelo e-mail mercado@se.sebrae.com.br ou no Escritório Regional do Sebrae em Estância, Rua General Pedra, 370, Centro, telefones (79) 3522-2055 e 3522-2187 com a coordenadora Heloisia Fontes.


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/07
09:08

Brinquedão da Turma da Mônica, skate elétrico e mini carros agitam as férias no RioMar Aracaju

Programação deste final de semana conta ainda com encontro de tênis de rodinhas e meeting fotográfico com Mônica e Cebolinha
 
O mês mais divertido do ano chegou com uma programação toda especial no centro de compras localizado no bairro Coroa do Meio. Para celebrar as férias dos pequenos, o RioMar Shopping acolhe duas atrações incríveis que têm feito sucesso com a garotada, o Hoverplay e o SuperAR – Turma da Mônica, e acaba de inaugurar o primeiro Mini Cars For Rent de Sergipe.

Das histórias em quadrinhos diretamente para Aracaju (SE), Jotalhão, Astronauta e Anjinho mexem com a imaginação de baixinhos e altinhos num circuito de obstáculos infláveis composto por três estações diferentes, ARvorismo, MARte e No AR. Os ingressos para brincar no circuito custam R$15 e dão direito a 15 minutos de muita diversão.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/07
09:06

Festival Danças Árabas de Sergipe comemora 10 anos

Evento terá show com o cantor Tony Mouzayek

Em comemoração aos 10 anos do Festival de Danças Árabes de Sergipe - FEDARSE - haverá um show super especial do cantor Tony Mouzayek, que estará pela primeira vez em nosso Estado. Esse sírio de nascimento e de coração adotou o Brasil como pátria e influenciou o crescimento da dança do ventre por todo o país. Em virtude de seu sucesso, ficou conhecido internacionalmente, fazendo shows também em vários outros países.

Promovido pela Cia Carpe Diem, o FEDARSE é dirigido pela bailarina, professora e coreógrafa Flavia Kahyna e tem como objetivo divulgar e desenvolver a cultura oriental no Estado de Sergipe. A última edição contou com a participação de um super elenco de aproximadamente 150 bailarinos vindos de todo o Estado e de diferentes cidades do Brasil, sendo um sucesso de público e crítica. Institui um espaço de convivência, formação e projeção de artistas e ideias, sendo uma verdadeira celebração a arte.

O evento ocorrerá na cidade de Aracaju/SE, em 15 de julho de 2017, no Teatro Tobias Barreto, às 19h.

O ingresso já está à venda na bilheteria do teatro ou com os integrantes da Cia Carpe Diem. Mais informações: (79)99146-5862. Vale agendar para conferir!

ASCOM Cia Carpe Diem


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/07
09:05

O consumo de gás natural caiu no mês de abril, em Sergipe

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), apontou que foram consumidos, no mês de abril desse ano, uma média de 235,6 mil metros cúbicos (m³) de gás diário em Sergipe. O consumo de gás foi 10,5% inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior (abril/2016), já em comparação com o mês imediatamente anterior, março/2017, a retração ficou em 8,1%.

O consumo médio das indústrias sergipanas foi de 140,3 mil m³/dia, menor 9,1%, na comparação mensal (março/2017), entretanto na comparação com o mesmo mês do ano anterior (abril/2016) a queda chegou aos 14,6%. Entretanto, de acordo com o presidente da Abegás, o setor vê possibilidades promissoras para o aumento da competitividade do gás natural no País, a partir da permanência de Fernando Coelho como ministro de Minas e Energia.

Consumo de gás por segmento
Analisando por segmento, o consumo nas indústrias continua tendo a maior participação (59,6%), seguido pelo consumo automotivo (postos), com 36,6%. Em conjunto, estes segmentos responderam por mais de 96,2% do total de gás consumido em Sergipe.

O consumo do segmento veicular somou 86,3 mil m³/dia, apresentando queda de 4,9%, em relação ao mês anterior. E retração de 3,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já o consumo de gás natural para cogeração ficou em 1,4 mil m³/dia, o que representou recuo, na comparação mensal, de 33,6%. Na comparação anual (abril/2016) a redução ficou em 33,9%.

Nas residências e no comércio, o volume consumido foi de 4,5 e 3,1 mil m³/dia, respectivamente. Para as residências, o consumo de gás apresentou redução de 17,4%, já no comércio, o consumo foi 18,7% inferior, ambos em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (abril/2016), o consumo residencial ficou 3% acima, enquanto o consumo comercial cresceu 1%.

Unicom/FIES


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/07
08:44

Carrapato histórico

Geraldo Duarte*
Advogado

Ninguém imaginaria que simples e indesejável carrapato, parasita transmissor de inúmeras moléstias, fosse grandemente benéfico ao País. E tornar-se causante de desenvolvimento urbano, saúde e lazer públicos.

Até o século XIX, a serventia das praias nacionais destinava-se a lixões, onde as mais variadas espécies de dejetos e carcaças de animais tinham descarte. Consideradas imundas, não recebiam visitas da população.

Decorria 1808. D. João VI, monarca português, em fuga imposta por Napoleão, deu-se ao Brasil, trazendo a corte lusitana e instalando, aqui, o Império.

Dois anos mais tarde, o imperador sofreu grave e renitente infecção numa das pernas, motivada por picada de carrapato.

Com diagnóstico de febre maculosa, o médico receitou-lhe banhos de mar diários. Praia do Caju fez-se local de cura e castigo a aquele que se lavava uma vez por ano. Costume europeu desde antes da Idade Média.

Casas de banhos terapêuticos, com águas marinhas, surgiram. Remédio, até, para mulheres engravidarem.

Vieram as obras do túnel Velho e de novo bairro, onde, em 1923, edificou-se o Copacabana Pálace.

Nos anos 1930, a praia e o mar transformaram-se em locais prazenteiros.

Proibições de trajes sumários findaram-se. Maiô de peça única e pernas desnudadas era moda. Sequenciados pelos de duas peças, biquíni, monoquíni, fio dental e topless.

A desenvoltura de exposição das belas curvas femininas chegou a desnortear o presidente Jânio Quadros que, em 1960, proibiu o uso do biquíni à beira-mar.

“Bendito e histórico carrapato!” - proclamou o pós-doutor e imortal luso-brasileiro Dante Abrantes D’Almeida e Souza.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/07
08:44

Edvaldo efetiva Waneska Barboza na Secretaria da Saúde de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, nesta quinta-feira (6), que Waneska Barboza será efetivada na titularidade da Secretaria da Saúde de Aracaju. Ela, que respondia interinamente pelo cargo desde o dia 16 de junho, será empossada na função na próxima terça-feira, 11, em solenidade, às 10h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

“Waneska tem competência, inclusive ela era o segundo nome que eu tinha em mente para assumir a secretaria no início da administração. Tem uma experiência grande, trabalhou na nossa gestão anterior. Foi do Samu, do Nucar, uma médica competente, cardiologista, conhece muito bem o serviço público, tem capacidade de liderança muito grande”, afirmou o prefeito.

Foto: Janaína Santos/PMA
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/07
08:43

Georgeo quer saber da FHS sobre dispensa de licitação para locação de imóvel

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (PTC), quer se inteirar sobre a dispensa de licitação para a locação de um imóvel para as instalações dos serviços administrativos e logísticos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nos próximos dias, o parlamentar irá encaminhar um ofício ao Secretário de Estado da Saúde e diretor interino da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe, José Almeida Lima, solicitando uma cópia do processo administrativo referente à dispensa da licitação para a locação do imóvel no valor mensal de R$ 150.000,00.

O prédio fica localizado na Avenida Augusto Franco, nº 3150, Bairro Ponto Novo, em Aracaju. Para o deputado, a transparência acerca deste procedimento é fundamental para que haja um entendimento sobre o processo.

“Sabemos que existem alguns critérios para que uma dispensa de licitação seja considerada legal e o que nós queremos é saber se esses critérios foram respeitados pela Fundação Hospitalar de Saúde”, explica Georgeo Passos.

A publicação da justificativa da dispensa no Diário Oficial foi feita no último dia 28 de junho, mesma data em que a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei número 98/2017, que concede a Secretaria, o direito de decidir e realizar as próprias licitações. Já o parecer contido no extrato da dispensa é datado de 22 de junho, seis dias antes do PL ser votado na Alese.

“Esperamos agora que o secretário possa responder por essa questão, uma vez que é dever do Parlamento fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Executivo. Queremos essas informações para ter a certeza de que o processo está ocorrendo da maneira correta”, finaliza Georgeo.

Por Assessoria Parlamentar


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos