03/01
23:24

Aracaju - Marinete do Forró circulará todas as sexta-feiras de 2018

A partir do próximo dia 5 de janeiro, a tradicional Marinete do Forró estará nas ruas da cidade. Ela que antes circulava apenas no período junino, passa a fazer passeios as sextas-feiras, durante todo o ano. A decisão da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Viação Progresso, com o apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/Se), é tornar esse importante ícone cultural junino conhecido por quem visita Aracaju a qualquer tempo.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
03/01
13:21

Belivaldo não descarta PSD, mas o assunto não está em discussão

“Não descarto a possibilidade de ir para o PSD, mas, neste exato momento, o assunto não está na pauta, na ordem do dia. Não há essa discussão”. O comentário é do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), pré-candidato do bloco governista ao Governo de Sergipe para as eleições de outubro próximo.

Segundo ele, esse assunto voltou a ser comentado por que algum saudosista buscou lembrar de uma afirmação minha dando conta de que “se André Moura vir para o PMDB ou saio do PMDB. Mitidieri, então, me convidou para ir para o PSD”. Foi só isso, conforme declarou para o blog.

 

Caso faça a opção por ir para o PSD, Belivaldo facilitaria as negociações no bloco governista. O PSD deseja uma vaga na chapa majoritária. Seria talvez o Senado. Rogério Carvalho (PT) e Jackson Barreto (PMDB) e também querem vagas para disputar o Senado. E aí, essa situação ficaria resolvida. Todos estariam contemplados com presença na chapa majoritária.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
03/01
12:38

Usuários do Detran já podem emitir Licenciamento 2018

Seguindo o calendário divulgado pelo Governo do Estado, até o final de fevereiro é possível pagar as taxas em cota única com o desconto, desde que não se tenham débitos anteriores referentes ao imposto

Os proprietários de veículos, com qualquer final de placa e que quiserem obter o desconto de 10% (dez por cento) no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já podem imprimir o boleto do Licenciamento Anual nos canais de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). Seguindo o calendário divulgado pelo Governo do Estado, até o final de fevereiro é possível pagar as taxas em cota única com o desconto, desde que não se tenham débitos anteriores referentes ao imposto. Para quem optar pelo parcelamento, é necessário se atentar para a tabela Licenciamento/IPVA 2018 disponível no site da autarquia.
 
Para maior comodidade aos donos de veículo, o Detran/SE enviará para a casa dos proprietários o documento único de arrecadação (DUA) com desconto até o final de janeiro. Caso essa correspondência não chegue ao endereço neste prazo, basta buscar os canais de comunicação da autarquia – totens, portal de autoatendimento, aplicativo ‘Detran-SE Digital’ ou os dispositivos do Banese – para imprimir um novo boleto.
 
Quem optar por pagar a cota única sem desconto no IPVA apenas no mês correspondente ao final de placa ou em parcelas também deverá imprimir o documento de arrecadação via internet.
 
Atualização de endereço
 
Ao escolher o recebimento do documento em casa, o usuário deve estar sempre atento à atualização do endereço cadastrado no Detran/SE. Já nas unidades de atendimento da autarquia, apenas o proprietário do veículo (nome que consta no documento) ou seu procurador legal tem acesso à retirada do Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV).


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/01
12:37

Simpósio do XLIII Encontro Cultural de Laranjeiras começará nesta semana

Além dos debates, mesas redondas e grupos de trabalho, a programação deste ano irá incluir os espetáculos artísticos

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abrirá nesta quinta-feira, 04 de janeiro, a 43ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras. Reunindo pesquisadores, gestores e intelectuais de vários estados do país, esta edição trará a temática “Nosso Palco é a Rua”, voltada tanto para a cultura popular, como ao teatro e outras manifestações artísticas.

Além dos debates, mesas redondas e grupos de trabalho, a programação deste ano irá incluir os espetáculos artísticos “Os cavaleiros da triste figura” do Grupo Teatral Boca de Cena; “Mar de Fitas: Nau de Ilusão” do Grupo Imbuaça; e “Dando Nó em pingo D’água”, do Eitcha Companhia de Teatro. Os espetáculos foram definidos através de edital de seleção de projetos.

O Simpósio é realizado através de recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, e conta com o apoio da  Universidade Federal de Sergipe (UFS), Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Instituto Banese, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase).

A programação inicia no dia 04, às 8h30, com cortejo de grupos da cultura popular e as falas de boas vindas do secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, e do prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck. O simpósio segue nos dias 05 e 06 de janeiro com acesso gratuito para todos os interessados, concedendo certificado aos participantes.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/01
12:36

Força Nacional tem período de atuação prolongado em Sergipe a partir de 2018

Decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública ampliou por seis meses a presença da Força Nacional no estado

Em portaria publicada na última quinta-feira, 29, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, determinou a prorrogação da presença da Força Nacional (FN) em Sergipe por mais seis meses, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de janeiro. A decisão também abrange o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
 
A atuação da Força Nacional conta com o apoio estrutural das policiais civil e militar em todo estado. Além da ajuda logística que é disponibilizada pela Secretaria de Segurança Pública, o acesso aos sistemas de informações e ocorrências em Sergipe estão disponíveis para a FN, visando levar mais segurança para a sociedade sergipana.
 
Os profissionais da FN que atuam em Sergipe são disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e, de acordo com a nova portaria, se for preciso, o prazo de seis messes poderá ser estendido novamente.

Foto: Ascom / SSP



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/01
12:35

Interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto: acesso à nova alça do viaduto está sendo construído

A obra foi iniciada há dois dias e consiste no estreitamento da pista de rolamento, próximo a passarela de pedestres

A cada semana, uma das mais importantes obras de mobilidade urbana já executada na capital avança no cronograma e ganha novas dimensões. O governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (DER/SE), está construindo o acesso à nova alça do viaduto do Detran, na Avenida Tancredo Neves.

Iniciada no último dia 26, a obra consiste no estreitamento da pista de rolamento, próximo à passarela de pedestres, cujo objetivo é ampliar o acesso para interligar a Avenida Tancredo Neves até a nova alça do viaduto, que por sua vez fará junção com o prolongamento da Avenida Rio de Janeiro, onde será o ponto inicial da interligação com a Avenida Gasoduto.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços não estão comprometendo o tráfego. “O estreitamento afetará apenas aos condutores que saem do Conjunto Sol Nascente pela Avenida farmacêutica Cezartina Régis em direção à Avenida Tancredo Neves nas proximidades da passarela de pedestres, e, por ser um trecho curto, colocamos as telas de isolamento após o ponto de ônibus a fim de não prejudicar os usuários do transporte público. Além disso, para orientar os condutores, a SMTT de Aracaju está contribuindo com o suporte logístico e instalou placas de sinalização eletrônica e disponibilizou dois agentes de trânsito no local diariamente”, declara.

Foto: Ascom / Seinfra


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/01
12:33

Edvaldo é 1º lugar entre prefeitos do Nordeste, diz levantamento

Edvaldo Nogueira ficou em primeiro lugar entre os prefeitos de capitais do Nordeste em cumprimento de promessas em seu primeiro ano de governo. A informação foi divulgada pelo G1, portal de notícias da Rede Globo, que realizou um levantamento sobre a atuação dos Executivos Municipais das 26 capitais do país. No ranking nacional, Edvaldo ficou em oitavo lugar, a frente de prefeitos de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

De acordo com os dados divulgados pelo G1, o prefeito de Aracaju cumpriu, ao longo do ano, 11 promessas das 51 principais propostas de seu plano de governo registrado na Justiça Eleitoral. Deste modo, Edvaldo já honrou com 21,6% dos compromissos que firmou com os aracajuanos. Há ainda, segundo o portal de notícias, outros 11,8% de promessas que já foram cumpridas em parte. Entre as propostas ainda não efetivadas, a administração explicou à reportagem que a quase totalidade delas se encontra no Planejamento Estratégico e será realizada entre 2018 e 2020.

Na listagem do portal de notícias da Globo estão, entre as promessas cumpridas por Edvaldo, a revogação do aumento anual de 30% do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a regularização do pagamento dos salários dos servidores em dia, além do programa de recapeamento das avenidas da cidade e o Planejamento Estratégico das ações de governo.

Também compõem o conjunto de compromissos já concretizados a criação do Gabinete de Resolução de Crises, a implantação da Política de Promoção da Igualdade Racial, a criação da diretoria de Direitos Humanos, a presença de universitários nas escolas, a ampliação da cobertura de crianças em idade pré-escolar na rede municipal de ensino, a realização de cursos de mediação de conflitos para a Guarda Municipal e a ampliação da capacidade do centro de especialidades odontológicas.

O ranking

De acordo com o levantamento, Edvaldo já cumpriu 21,6% das promessas de campanha, o que o coloca em 1º lugar entre os prefeitos de capitais do Nordeste. Em segundo lugar aparece a gestão de Salvador, com 20,5% de promessas realizadas. Em seguida estão os prefeitos de Natal (20%), João Pessoa (18%), São Luís (16,2%), Maceió (14,2%), Terezina (12,7%), Fortaleza (11%) e Recife (com nenhuma promessa cumprida).

Entre as capitais de todo o país, Aracaju surge em 8º lugar. Antes estão Porto Alegre, cujo prefeito cumpriu 37% das promessas em seu primeiro ano de governo; Rio Branco (31,4%), Florianópolis (29%), Palmas (26,3%), Campo Grande (24%), Porto Velho (24%) e Cuiabá (22,2%). Grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro obtiveram índices menores do que Aracaju: na capital paulista, o índice de promessas cumpridas, segundo o G1, foi de 15%. No Rio, a porcentagem foi de 13%.
 
Os dados da pesquisa estão disponíveis em http://especiais.g1.globo.com/politica/2015/as-promessas-dos-politicos/

Foto: Marco Vieira/PMA


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/01
11:18

Governo de SE inicia renomeação para CCs

O Governo do Estado iniciou o processo de renomeação dos ocupantes de cargos comissionados (CCs) que foram exonerados no meio do mês passado. Somente serão convocados aqueles que realmente são necessários para o bom funcionamento da máquina administrativa. O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, disse que  todas as convocações serão feitas até o próximo dia 15.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos