29/01
20:48

Dilma e Marcelo Déda inauguram ponte Gilberto Amado

A presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda, inauguraram na manhã desta terça-feira, 29, a ponte Gilberto Amado. Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba - por meio dos povoados Porto do Cavalo e Terra Caída. Antes da solenidade, Déda e Dilma descerraram uma placa agradecendo a todos os operários que trabalharam na construção.

"A ponte Gilberto Amado não é apenas grande no que ela tem de concreto e extensão. Não é apenas bela. Ela cumpre hoje uma das metas do meu governo que é a integração. Além da beleza, da melhoria na comunicação, eu quero que essa ponte tenha como carga principal a geração de emprego, progresso e paz para o povo de Sergipe", discursou o governador Marcelo Déda.

Dilma, em seu discurso, demonstrou toda a sua admiração pelo governador Marcelo Déda. “Ele fala com a alma de forma clara e mostrando sentimento e paixão. Quem fala dessa forma, são pessoas que são vistas na história da humanidade como especiais, e Déda é especial, pois consegue dizer e fazer”.

Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

 
A presidenta ressaltou ainda que a ponte Gilberto Amado é a maior ponte fluvial do Nordeste e ainda assegurou que é uma das maiores do Brasil. “Essa é uma visão de presente e de futuro”.

Como chegou a Indiaroba de helicóptero, Dilma teve a oportunidade de conhecer a ponte do alto e observou cada detalhe. “A ponte tem uma paisagem fantástica, o vão central, o estaiamento, dá uma visão de uma coroa. Ela coroa essa paisagem!”.

A ponte Gilberto Amado, segundo Dilma, é resultado do olhar visionário do governador Déda. “Ele está ligando esse país que tem um dos mais belos litorais do mundo. A ponte dá uma grande oportunidade para o turismo”.

Fruto de um investimento superior a R$ 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e BNDES, e contrapartidas do Governo do Estado, a obra, que cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial em todo o Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. E faz parte do projeto do Governo do Estado de promover a integração de todo o litoral sergipano e, num futuro próximo, do litoral nordestino, por via costeira, de Recife a Salvador. A construção da ponte permite a ligação integral Aracaju/Salvador por via costeira, reduzindo a distância entre as capitais, criando um importante eixo rodoviário entre Sergipe e a Bahia e retirando da BR-101 um expressivo número de veículos.

Proinveste e Perspectivas
Segundo Dilma, não há nenhum estado que não tenha aprovado seu Proinveste. "É financiamento para investimento importante que vai mobilidade urbana e infraestrutura social. É crucial. Eu tenho conversado aqui, porque é de todo interesse do governo federal que o quanto antes isso seja aprovado. Nós fizemos um grande esforço o ano passado para liberar os recursos. Então, eu peço encarecidamente para todas as lideranças, que se resolva essa questão e que se permita ao governo do estado participar com todos os outros governos de todos os outros estados desse imenso esforço de financiamento", colocou a mandatária.

Segundo o prefeito de Indiaroba, José Leal Bitencourt, esta não é somente uma ponte para outro município, e sim uma ponte para o desenvolvimento. “Este é um dia histórico para toda a população de Indiaroba. É um grande orgulho contar com a presença da presidenta Dilma em nossa terra para entregar uma obra desse porte. Não há empreendimento melhor para viabilizar o fluxo turístico que transita pela Linha Verde, e isto nos dará um grande impulso para o desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Além de agradecer pelo conjunto de obras executado no município graças ao empenho do governador Marcelo Déda, a exemplo das obras de drenagem e pavimentação que interligam povoados fundamentais para a região, o prefeito quebrou o protocolo e aproveitou a ocasião para fazer um apelo em prol da aprovação do Proinveste. “Pelo amor de Deus, pensem no povo. Este é um momento ímpar da política sergipana e para consolidarmos diversos projetos de desenvolvimento que já estão em andamento”, disse José Leal, dirigindo-se aos parlamentares estaduais.

O prefeito também evidenciou a importância de se homenagear um sergipano como Gilberto Amado. “Ele foi um dos grandes brasileiros que se empenhou pela inserção do voto direto. Este foi um cidadão estanciano que fez o seu papel e contribuiu decisivamente para a nossa democracia”, relembrou o prefeito.

Agradecimento
Já o prefeito do município de Estância, Carlos Magno Garcia, também agradeceu o empenho do governador em buscar desenvolver ações planejadas para proporcionar o desenvolvimento do turismo, bem como o espírito colaborativo da presidenta Dilma Rousseff em promover ações estruturantes. “Hoje estamos celebrando conquistas históricas para a população e comemorando a entrega de uma verdadeira ‘catedral’ para o desenvolvimento”, mencionou Carlos Magno, referindo-se à dimensão e importância estratégica da ponte.

O ministro de Estado do Turismo, Gastão Vieira, enfatizou a importância da obra evidenciando a sua dimensão. “Quero aqui fazer um agradecimento pela oportunidade de viabilizar a maior obra de infraestrutura turística do Ministério do Turismo existente hoje no Nordeste. Sempre pensei no turismo como uma saída válida e economicamente importante para o Nordeste, desde quando começamos a criar o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur)”, contextualizou o ministro, ao relembrar a sua atuação ainda como parlamentar federal, quando foi colega do então deputado federal, Marcelo Déda.

“É contagiante constatar o entusiasmo do governador Marcelo Déda ao encarar o desafio de fazer o turismo ter cada vez mais impacto no PIB nordestino”, completou Gastão Vieira.

Participação
O ato, realizado numa estrutura montada na cabeceira da ponte do lado de Indiaroba, contou com a presença do vice-governador, Jackson Barreto; da primeira dama e secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, dos ministros das Minas e Energia, Edison Lobão; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general-de-Exército sergipano José Elito Siqueira Vasconcelos; além do senador Antônio Carlos Valadres; dos deputados federais Valadares Filho, Fábio Reis e Laércio Oliveira, do prefeito de Aracaju, João Alves Filho; do ex-governador e empresário Albano Franco, além de diversos prefeitos, parlamentares estaduais e municipais, secretários de Estado, membros da administração estadual e a população de diversos municípios da região.

Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Souza Amado de Faria nasceu em Estância (SE), em 1887.
Jornalista, diplomata e advogado, formou-se em 1909, pela Faculdade de Direito do Recife. Transferiu-se para o Rio de Janeiro no ano seguinte, iniciando-se no jornalismo. Sua atividade política começou em 1915, quando elegeu-se pela primeira vez deputado federal por Sergipe, permanecendo na Câmara dos Deputados até 1917. Novamente eleito deputado federal em 1921, foi reeleito em 1924, cumprindo mandato até o final de 1926. Diretor da Caixa Econômica Federal no ano seguinte, ainda em 1927 elegeu-se senador, sempre por seu estado natal. Sua carreira política terminou com a Revolução de 1930.

Serviu como embaixador no Chile, Finlândia, Itália e Suíça . A partir de 1948 foi membro, e muitas vezes presidente, da Comissão de Direito Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ingressou na Academia Brasileira de Letras em 1963. Publicou um grande número de obras, entre memórias, romances, crônicas, estudos filosóficos e político-sociológicos, destacando-se, entre estes últimos, As instituições políticas e o meio social no Brasil (1924), Eleições e representação(1931) e Presença na política (1958). Faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.

Fonte: ASN
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/01
10:54

A presidente Dilma e Sergipe

Ricardo Lacerda*

No próximo dia 29 a presidente Dilma Rousseff fará a terceira visita a Sergipe investida na presidência da república, uma em cada ano do seu mandato, até agora.

É conhecida por todos a reduzida importância que a presidente confere ao rame-rame diário da política. Concentra seus interesses no encaminhamento de questões de vulto, que julga essenciais para colocar o Brasil em um patamar mais elevado de desenvolvimento econômico com justiça social.

Além de demonstração de carinho e respeito, as visitas da presidente denotam o compromisso com o desenvolvimento de Sergipe e a atenção com as questões mais estruturantes para o desenvolvimento social e econômico do país.

Forum dos governadores

Em sua primeira visita, no dia 21 de fevereiro de 2011, menos de dois meses após ser empossada, a presidente veio se apresentar ao conjunto de governadores da região Nordeste. O objetivo da reunião foi confirmar seus compromissos de campanha para a região, muito especialmente o de erradicação da pobreza extrema, que em mais de 50% se concentra no Nordeste.

Na ocasião, os governadores elaboraram a Carta da Barra dos Coqueiros, em que
registraram a demonstração do compromisso da presidente com a erradicação da
pobreza na região e com a continuidade do seu desenvolvimento econômico e social,
especialmente no semi-árido. Apresentaram na ocasião uma série de propostas visando
estreitar o amplo fosso da disparidade que separa as regiões do país.

Na essência, os governadores reconheceram os avanços substantivos no combate à
pobreza e o fortalecimento na base produtiva e de infraestrutura alcançados no governo
anterior. Reinvidicam, todavia, a ampliação desses investimentos para reduzir o
hiato de desenvolvimento da região, que persiste em todas as áreas, em especial em
infraestrutura, educação e ciência & tecnologia.

Carnalita e seca

Na segunda visita a Sergipe, no dia 24 de abril do ano passado, a pauta se concentrou
em dois pontos. A assinatura da renovação do contrato de arrendamento entre a
Petrobras e a Vale para a exploração da carnalita, um projeto fundamental para Sergipe
e para o Brasil. As disputas entre as companhias ameaçavam inviabilizar o projeto
que vai duplicar a produção de potássio, nutriente fundamental na composição de
fertilizantes, e que o país importa cerca de 90% de suas necessidades. A atuação da
presidente foi decisiva no equacionamento da disputa.

A presidente veio também tratar da seca, a mesma que assola a região nesse momento,
apresentando um conjunto muito amplo de ações emergenciais para atenuar a carência
de água para as pessoas e para dessedentação animal, suporte financeiro para as
famílias, concessão de garantia-safra. Também anunciou alguns projetos estruturantes
de construção de adutoras e de canais.

Investimentos e integração regional

No próximo dia 29, a presidente vem tratar de uma agenda essencialmente sergipana,
mas que se articula com as políticas de desenvolvimento para o Nordeste. A principal
motivação é a inauguração da Ponte Gilberto Amado, investimento de R$ 124 milhões,
resultado de parceria entre governo federal e o estado de Sergipe. Com extensão de
1.712 metros é considerada a maior ponte fluvial da região e promoverá a integração do
eixo turístico litorâneo entre a Bahia e Sergipe, etapa para futura integração do litoral
nordestino, desde Salvador até Recife. É uma obra estruturante para o desenvolvimento
do turismo regional.

A presidente prestigiará, também, o anúncio de importantes investimentos na indústria
de minerais não metálicos, incluindo a ampliação na produção de duas fábricas de
cimento instaladas em Sergipe, dos grupos Votorantim e Nassau, e a instalação de uma
nova unidade do grupo Brennand, originário de Pernambuco.

Com esses investimentos, Sergipe consolida sua liderança na produção regional de
cimento, atividade que vem sendo amplamente demandada pela expansão intensa da
construção civil em todo o país. Também será confirmado o investimento da indústria
Saint-Gobain, no município de Estância, para fabricação de vidros que atenderá a
crescente demanda da indústria regional de alimentos.

Em geral, as regiões mais pobres, como o Norte e Nordeste, têm se beneficiado da
distribuição espacial das políticas sociais e mesmo da distribuição espacial das novas
escolas técnicas e universidades federais, com importantes efeitos no potencial de
desenvolvimento regional.

O Nordeste também recebeu investimentos estruturantes, que estiveram ausentes
durantes algumas décadas de reduzido crescimento econômico. Mas ainda é muito
pouco. Muito insuficiente frente aos desafios de promover o desenvolvimento do
semiárido e reduzir as imensas disparidades regionais. A agenda de desenvolvimento
do Nordeste é complexa e o país carece de uma política nacional de desenvolvimento
regional robusta.

*Professor do Departamento de Economia da UFS e Assessor Econômico do Governo de Sergipe.

Artigos anteriores estão postados em http://cenariosdesenvolvimento.blogspot.com/


Coluna Ricardo Lacerda
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/01
07:18

Projeto prevê a revitalização do Rio Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com o Banco Mundial (BIRD), lançou o processo de execução referente ao “Projeto Águas de Sergipe” (PAS), que garantirá para milhares de pessoas que vivem em áreas urbanas e rurais do Estado acesso a melhores serviços de água, possibilitando por sua vez o aumento à água potável e saneamento na Bacia do Rio Sergipe com investimentos de U$ 117 milhões. A solenidade aconteceu no auditório da Codise com a participação do secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes.

A partir do lançamento do projeto, o coordenador de UAPAS do PAS, Wirlan Fábio Bernardo, disse que a partir de agora o foco está em executar cada uma das ações das atividades que foram previstas no planejamento feito nos últimos anos pela Semarh e demais secretarias, fazendo assim um trabalho de priorizações das ações. “Iremos ver quais são as ações que deverão ser implementadas no primeiro e segundo ano, fazendo assim um trabalho de preparação de todo processo licitatório para então iniciamos a execução dessas ações”, afirmou.

Sobre os desafios do projeto, o coordenador falou ainda que deverão ser feitas alguns ajustes em orçamentos, no material técnico bem como em toda documentação técnica. “Iremos fazer também o controle gerencial e financeiro, controle de monitoramento, o controle de efetividade do programa em função de suas ações, tudo isso em conformidade com os padrões do Banco Mundial que são elevados”, comentou, afirmando que seu maior objetivo é cumprir rigorosamente todo o planejamento previsto do ponto de vista físico e financeiro.


(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/01
06:56

Déda cria comissão de segurança para fiscalizar espaços de grandes públicos

Medida foi adotada por causa de incêndio em boate em Santa Maria (RS)

Fotos: Wellington Barreto/ASN

Sensibilizado com a tragédia que ocorreu em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, onde 233 pessoas morreram por causa de um incêndio que ocorreu em uma boate, o governador Marcelo Déda reuniu nesta segunda-feira, 28, o comandante do Corpo de Bombeiros (CB), coronel Nailson Santos, o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente coronel José Erivaldo Mendes e o secretário chefe da Casa Civil, Silvio Santos, no Palácio dos Despachos, para comunicar a criação de uma comissão que fiscalizará espaços que recebem grandes aglomerações. Ele solicitou que o comandante do CB e o coordenador da Defesa Civil devem procurar as prefeituras do interior sergipano, porque é fundamental a parceria dos órgãos de segurança do Estado com os órgãos municipais. Pois são as prefeituras que detêm conhecimento detalhado da sua cidade. “A comissão terá 60 dias para apresentar o diagnóstico da real situação dos municípios”, avisou o governador.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/01
06:42

Dilma em Sergipe - Planalto confirma agenda presidencial


O site do planalto divulgou agenda confirmando a visita da presidente Dilma Rousseff a Sergipe. Ela sai da Base Aérea de Brasília nesta terça-feira às 8h (horário local) e chega ao Aeroporto de Aracaju às 8h40 (também horário local). A presidente vem a Sergipe inaugurar a ponte Gilberto Amado, que ligará Estância a Indiaroba pelo litoral Sul, e o Parque Eólico, no município de Barra dos Coqueiros.

Veja a programação na íntegra:

08h - Partida para Aracaju/SE
. Base Aérea de Brasília/DF

08h40 - Chegada a Aracaju
. Aeroporto Internacional de Santa Maria

09h30 - Cerimônia de inauguração da Ponte Gilberto Amado
. Rodovia SE-100 - Estância / Indiaroba

11h30 - Cerimônia de inauguração do Parque Eólico Barra dos
. Coqueiros, entrega de máquinas retroescavadeiras e
. anúncio de investimentos no estado de Sergipe
. Rodovia SE-100 - Barra dos Coqueiros

13h20 - Chegada a Aracaju/SE
. Aeroporto Internacional de Santa Maria

14h - Almoço oferecido pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda
. Palácio de Veraneio

15h30 - Partida para Brasília
. Aeroporto Internacional de Santa Maria



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/01
06:27

ARACAJU - Prefeito determina rigor em vistorias

Para evitar tragédias como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde 231 pessoas morreram, o prefeito João Alves Filho determinou à Secretaria Municipal de Defesa Social para iniciar imediatamente uma série de vistorias a diversas casas noturnas da cidade.

 


 

De acordo com a futura secretária de Defesa Social, Georlize Teles, as vistorias às casas de shows, que tiveram início nesta segunda-feira, 28, já era pauta prevista da instituição, mas foram antecipadas devido ao que aconteceu no sul do país. "Estamos fazendo vistorias preliminares para que depois seja elaborado um relatório, onde constem possíveis irregularidades, mas também as soluções para garantir a segurança da população", disse. Ainda segundo Georlize, a ideia não é fiscalizar para simplesmente punir; a ideia é trazer para a regularidade todas as situações que não estão dentro da legalidade.

 


 

A secretária de Defesa Social vai contar com outros órgãos da Prefeitura, como a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para fazer o levantamento de todas as casas de shows da capital. Hoje foram vistoriados dez estabelecimentos, mas apenas três estavam abertos - Espaço Emes, Labareda Grill, e Ibiza, que está em reforma. Todos os locais estavam em plenas condições de funcionamento.

 


 

"Hoje iniciamos o dia fazendo vistorias nessas casas, principalmente nos locais onde há uma grande concentração de público. Muitos locais estavam fechados, já que geralmente só abrem à noite. Vamos realizar periodicamente essas vistorias, verificando toda a estrutura, as saídas de emergência, extintores de incêndio e decoração que possa obstruir as passagens de acesso ao público", relatou o capitão Reginaldo Moura.

 


A vistoria vai continuar acontecendo durante toda a semana. "Há suspeitas de que várias casas de shows funcionam de maneira irregular na cidade, e por isso é importante que a Defesa Civil Municipal se antecipe para alertar os donos e orientar e prevenir trágicos e acidentes que possam acontecer eventualmente", explica Georlize.

(Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
23:23

Nota de esclarecimento sobre o voo da Avianca

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vem a público esclarecer as razões de ter se recusado a seguir viagem rumo a Brasília/DF no voo 6223, da empresa Avianca, marcado para esta segunda-feira, 28, às 14:25h.

Mesmo tendo comparecido ao aeroporto no horário exato e, consequentemente, tendo embarcado normalmente, junto com os demais passageiros, o prefeito itabaianense, após quase uma hora de espera dentro da aeronave, não sentiu-se bem diante do fato do ar-condicionado da mesma não estar em seu funcionamento normal.

Diante dessa situação, Valmir de Francisquinho pediu para que a porta fosse aberta e procedeu seu desembarque. Dessa mesma forma, outras pessoas embarcadas, a exemplo do prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, do conselheiro do TCE, Carlos Pina, do empresário Gilson dos Reis, além de outros passageiros, decidiram seguir a atitude de Valmir e também optaram pelo desembarque.

Como continuou sentindo um mal-estar, o prefeito de Itabaiana seguiu para o Hospital São Lucas, aonde foi atendido, medicado e recebeu alta em seguida. No momento, Valmir de Francisquinho encontra-se em sua residência, em repouso, com vistas a retomar suas atividades normais à frente da Prefeitura de Itabaiana já nesta terça-feira, 29.

Em virtude desses problemas, o prefeito Valmir de Francisquinho espera que a empresa Avianca, em respeito aos seus clientes e ao povo sergipano, esclareça as razões que levaram à demora na decolagem e ao mau funcionamento da refrigeração da sua aeronave. E tranquiliza a todos, já que, mesmo não tendo embarcado, acompanhou detalhadamente os resultados da reunião da qual participaria no Distrito Federal, em que a presidente Dilma Roussef explanou uma série de projetos e ações que o Governo Federal planeja colocar em execução em parceria com os municípios brasileiros.

Da assessoria do prefeito


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/01
20:48

Governo inicia negociações com a oposição sobre o Proinveste

O Governo do Estado de Sergipe e os partidos de oposição darão início às negociações voltadas a debater os investimentos previstos pelo Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).

A novidade foi anunciada pelo governador Marcelo Déda na manhã desta segunda, 28, poucos dias após ter se reunido, em oportunidades distintas, com a
presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o senador Eduardo Amorim e o líder da oposição, deputado Venâncio Fonsêca, e com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, na ocasião acompanhado do vice-prefeito, José Carlos Machado.

"O compromisso desse primeiro contato foi de que os parlamentares do DEM, do PSC e dos demais partidos da oposição iriam se reunir, o que fizeram na manhã de hoje, quando aprovaram a abertura do diálogo e vão se debruçar sobre o Proinveste para apresentar sugestões para contribuir no debate sobre os investimentos que farão parte do Programa", observou o governador.



Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos