22/01
07:44

Professores de Canindé vão receber o novo piso já a partir de janeiro

O magistério de Canindé de São Francisco é o primeiro em Sergipe a ter a garantia de que a partir de janeiro receberá o valor de R$ 1.567,00 referente ao novo piso nacional dos professores, anunciado no início deste ano pelo Ministério da Educação. Por determinação do prefeito Heleno Silva (PRB), o projeto de lei, que atualiza os valores, foi encaminhado para a Câmara Municipal e aprovado durante o recesso.

“Estamos fechando a folha de janeiro e os professores terão direito ao piso, com os salários reajustados já no início das aulas, previsto agora para fevereiro. Mesmo com R$ 4 milhões a menos na arrecadação, uma vez que o governo do Estado antecipou a primeira cota do ICMS para o dia 28 de dezembro do ano passado, nós entendemos que é justo que o magistério tenha esse valor reajustado agora em janeiro. Conseguimos essa conquista sem pressão, sem briga e sem greve, o que é bom para toda a comunidade escolar”, frisou o prefeito, durante entrevista hoje (21), ao programa “A Hora da Verdade”, na Megga FM. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/01
07:18

TRE-SE reconhece como legal a candidatura de Rivanda Batalha em São Cristóvão

 O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) inocentou  a prefeita recém-empossada de São Cristóvão,  Rivanda Batalha,   de ação movida por opositores contra a candidatura dela. Rivanda venceu a disputa jurídica por 4 a 2. O processo questionava a legitimidade da candidatura de Rivanda Farias como alternativa ao companheiro dela, Armando Batalha, que renunciou à disputa eleitoral às vésperas das eleições municipais de 7 de outubro. A relatora do processo, juíza Elvira Almeida Paixão, manifestou parecer favorável a Coligação "União pela Reconstrução de São Cristóvão" e votou pela ilegitimidade da candidatura de Rivanda Farias. O outro voto  pela cassação do registro da candidatura foi manifestado pelo juiz Mário Vasconcelos. No dia 13 de dezembro do ano passado, durante sessão do pleno, o desembargador Ricardo Múcio pediu vistas para melhor apreciar o processo, com a promessa de remetê-lo à votação novamente nesta segunda-feira às 16h. Votaram a favor de Rivanda Batalha os magistrados Ricardo Múcio, Cléa Alves, Lidiane Bomfim e Alcides Vasconcelos. O processo agora será apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final por ser a última instância, casdo haja recurso.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/01
07:09

Dilma virá inaugurar obras em Sergipe no próximo dia 29

governador Marcelo Déda recebeu um telefonema do chefe de Gabinete da Presidência da República, Giles Azevedo, anunciando  para o próximo dia 29, a visita da  presidenta Dilma Rousseff a Sergipe, quando participará  da inauguração da ponte Gilberto Amado, da Usina de Energia Eólica, na Barra dos Coqueiros, além de participar de atividades como a assinatura de convênios com o Governo do Estado e testemunhar a assinatura de contratos de investimentos privados na economia sergipana. O convite para a visita foi feito pessoalmente pelo governador quando da sua última audiência realizada com a presidenta, dia 16 de janeiro, em Brasília (DF).  "Mais uma vez, a presidenta da República, Dilma Rousseff, virá a Sergipe para participar de atos oficiais de importância histórica para todos os sergipanos", afirmou o governador.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/01
16:21

Mais de 10 mil candidatos se inscrevem para cursar o Pré-universitário/Seed

 
Estão inscritos para participar do processo seletivo do Pré-Universitário oferecido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), 10.142 candidatos. Eles vão disputar uma das 5.921 vagas ofertadas. As provas serão realizadas no dia três de fevereiro, das 9h às 12h30. As inscrições ocorreram de 10 de dezembro de 2012 a 11 de janeiro de 2013.
 
Os exames acontecerão em escolas distribuídas pelos 34 polos do Pré-Universitário. Serão ao todo 21 locais de prova, sendo cinco em Aracaju e 16 no interior do estado. Os locais de prova poderão ser consultados a partir desta terça-feira, 22, no portal do Pré-Universitário/Seed (http://www.seed.se.gov.br/portais/preuni/).
 
Os candidatos inscritos nos polos dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros (Polo da Escola Estadual José Franklin), Nossa Senhora do Socorro (Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck, Colégio Estadual Gilberto Freire e Escola Estadual Prof. Agda Fontes) e São Cristóvão (Colégio Estadual Prof. Glorita Portugal) terão suas provas realizadas na cidade de Aracaju. Já os candidatos inscritos para concorrer a vagas nos demais polos terão provas realizadas em seus respectivos municípios.
 
As provas para o Processo Seletivo 2013 do Pré-Universitário/SEED compreenderão as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Língua Estrangeira Moderna: Espanhol ou Inglês); Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia e História); e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), de acordo com as Matrizes de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos devem chegar ao local de realização das provas com uma hora de antecedência e se dirigir às salas de aula.
 
Sucesso
 
O Pré-Universitário da Seed tem garantido o sucesso dos alunos da rede pública de ensino nos concursos vestibulares. Neste ano, a rede pública estadual de ensino aprovou 2.285 alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esta foi a primeira vez que a UFS utilizou o resultado do ENEM  para a classificação dos candidatos.
 
Em 2012, 3.733 estudantes foram aprovados nos vestibulares, sendo 2.703 deles na Universidade Federal de Sergipe.  (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/01
15:18

Base do Confiança realiza “peneira” em Neópolis

Atenção garotada de Neópolis e região. Quem gosta de jogar futebol e quer uma chance de aprimorar e se destacar no esporte, esta é a oportunidade. O departamento de Base da Associação Desportiva Confiança vai realizar o processo de avaliação técnica de futuros jogadores do Baixo São Francisco. O trabalho é popularmente conhecido como “peneira”.
A avaliação será realizada no dia 24 de janeiro, a partir das 14 horas, no campo do Povoado Brejão dos Negros em Neópolis. A peneira será coordenada pelo técnico da base proletária Paulo Silva e terá o acompanhamento de demais participantes da comissão técnica. 
 
A intenção é prover as categorias de Base da equipe do Bairro Industrial, que vão disputar o Campeonato Sergipano de Futebol deste ano. Com este evento, a Diretoria de Base do clube, dirigida por Fernando de Andrade, inicia o processo de avaliações em vários municípios de Sergipe, buscando assim ampliar as chances de garimpo de atletas de bom potencial. 
 
Projeto
 
A Diretoria de Base abre as oportunidades para a realização de “peneiras” em outras cidades do interior sergipano. Para isto, o clube do Bairro Industrial sinaliza para os dirigentes de Escolinhas, Clubes de Base ou mesmo os Secretários Municipais de Esporte para desenvolver as avaliações e discutirmos possibilidades de parcerias, considerando os vários projetos e alternativas que clube disponibiliza, a exemplo de:
 
- Projeto Observador Técnico - Com possibilidade de remuneração percentual sobre os direitos econômicos, sobre os atletas revelados/negociados; 
 
- Projeto Franquia Escolinha Dragão 10 - Formação de Núcleo do Confiança no Interior,com possibilidade de remuneração percentual sobre os direitos econômicos, sobre os atletas revelados/negociados;
 
- Projeto Sócio Investidor - Investimento atrelado a retorno de percentual financeiro, sobre os atletas revelados/negociados. 
 
Outras informações sobre realização/agendamento “peneiras” e demais atividades da Base Proletária, é só entrar em contato através do 8845-0880 (Fernando Andrade) e 8801-4212 (Dema), ou então através do e-mail fernandoandra88@yahoo.com.br. 
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
21/01
15:00

Confiança começa com tudo o Nordestão

 
Em uma partida que poderíamos considerar perfeita, por parte dos azulinos, o Confiança venceu nesse domingo (20/01/2013) o Fortaleza por 3x0, começando de forma sensacional a Copa do Nordeste 2013. Para melhorar a situação do Timão Proletário, o Sport empatou com o Sousa lá na Paraíba, deixando o Confiança como líder do grupo nessa primeira rodada.
 
A partida começou com o Confiança sempre impondo o jogo e buscando o ataque. Pela imposição, percebia-se que logo, logo o Dragão abriria o “score” logo aos 19 minutos com Da Silva acertando um chute incrível. Aos 37 minutos, o Confiança ampliou com Diego Neves, depois de falha grotesca do goleiro do Fortaleza que soltou a bola nos pés de René que passou para o artilheiro empurrar para o fundo do barbante.
 
No segundo tempo, o Fortaleza tentou uma reação, mas o esquema do técnico Rocha conseguiu neutralizar tal façanha cearense, pois o Confiança era o dono do jogo naquela tarde e seguia perdendo oportunidades, até que Ângelo deu números finais à partida, marcando o terceiro gol e matando de vez o Fortaleza.
 
Se for procurar um destaque na partida, diria que foi a uniformidade como o time do Confiança se apresentou. Todo mundo cumprindo sua função tática e jogando com vontade.
 
Cabe aqui parabenizar o técnico Rocha pela armação da equipe. Mesmo jogando com três zagueiros, dois volantes e dois laterais que não têm muito a característica de alas, o time buscou o ataque a todo tempo. O técnico liberou bem o lateral Ângelo para atacar todo o jogo, o que fez que ele tenha feito uma partida maravilhosa, sendo premiado com um belo gol no segundo tempo.
 
Da forma que o Confiança jogou ontem, a expectativa da torcida azulina cresce para que o ano seja de muito sucesso, porque ontem 3x0 foi pouco pelo futebol apresentado.
 
Goleiro Fábio recebe homenagem
 
A torcida do Confiança, através do Movimento Azulino, arrecadou recursos financeiros e arrumou uma forma de homenagear o ídolo do clube. A maneira escolhida foi através da confecção de uma bandeira com a imagem do goleiro do Confiança.
 
Antes do início da partida neste domingo contra o Fortaleza, o gentil Fábio se dirigiu à bandeira onde já haviam alguns membros da torcida e fez questão de tirar fotos e agradecer tal homenagem.
 
O goleiro Fábio retribuiu em grande estilo e da forma que todo torcedor gosta. Terminou o jogo sem receber gol.
 
Parabéns ao Movimento Azulino que promete ainda mais homenagens durante o ano de 2013 e parabéns ao goleiro Fábio que voltou a ser titular ontem da melhor forma possível: no Nordestão, vencendo o Fortaleza e sem levar gol.

Da Assessoria
 
 
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
21/01
14:02

Avião deixa o aeroporto de Aracaju e retorna com passageiros e problema

A aeronave MK-28, da Avianca, que fazia o voo 6225, ligando Aracaju (SE) ao Distrito Federal teve que retornar a capital sergipana quando já estava chegando em Salvador (BA). Conforme passageiros, o sistema de ar condicionado parou de funcionar e um imenso calor tomou conta do avião e gerou tensão entre os passageiros.
 
Conforme apurou o blog junto a passageiros, a aeronave, que é de fabricação da holandesa Fokker, deixou o aeroporto de Aracaju às 6h retornou pouco antes das 7h e todos os passageiros voltaram para a área coberta do aeroporto. Somente às 9h30, já consertado, voltou a receber os passageiros e seguiu para Brasília.
 
 
O blog consultou a Infraero, que encaminhou a questão para a Avianca no aeroporto de Aracaju e daí repassou o pedido de informações para a empresa, em São Paulo. Até fecharmos a matéria não tínhamos recebido por e-mail, conforme combinado, o posicionamento da empresa


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/01
13:22

SERGIPE - MPF aciona judicialmente Ibama e Prefeitura de Aracaju

Ação tem por objetivo a preservação dos manguezais em Aracaju
 
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando o município de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por terem permitido a ocupação irregular de área de manguezal no bairro Bugio, em Aracaju. 
 
A ação civil pública requer que os moradores que ocupam a área próxima ao manguezal no Loteamento Estrela do Oriente sejam cadastrados pelo município e incluídos em programas habitacionais. Para o MPF, é necessário garantir a preservação da natureza, o que só acontecerá com a retirada das ocupações irregulares no manguezal e a recuperação do local, e é indispensável proporcionar o direito à moradia da população através de programas habitacionais.
 
O procurador da República que assina a ação, Rômulo Almeida, explica que o MPF realizou diversas reuniões com os órgãos, a fim de cobrar-lhes medidas que solucionasse os problemas ambientais e sociais. Chegou-se a montar uma força-tarefa, formada por representantes destes órgãos, entretanto, ela nunca chegou a agir no local.
 
“Os órgãos permitiram a ocupação de área de preservação permanente e, mesmo constatando a situação irregular, não adotaram as providências exigidas para remoção das ocupações ilegais, para a realocação das famílias carentes e para a recuperação do meio ambiente”, afirma, no processo, o procurador.

(Da assessoria)
 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos