28/01
18:53

Bloco Arara estreará no carnaval de Aracaju em 2014

Os carnavais da capital sergipana ganham nova forma em 2014. Com uma colorida, enfeitada e grande réplica do pássaro símbolo de Aracaju, e bonecos gigantes de algumas personalidades sergipanas, o Bloco Arara é a grande novidade do ano. É nele que os bailinhos e clubes carnavalescos serão resgatados e revividos, priorizando a diversão em família, onde crianças, jovens e jovens senhores possam pular um carnaval sadio, com paz e animação pra dar e vender. 

A festa do 'Arara' está prevista para acontecer na praia de Atalaia, e de horário inicial diurno, para que o público infantil possa curtir a festa com um tempo mais livre e a luz do dia. É assim que o bloco pretende oferecer a Aracaju toda a energia contagiante do frevo, marchinhas e ainda enaltecer a identidade cultural de Sergipe, evidenciando a delícia dos tradicionais carnavais de rua, como acontece nas cidades de Olinda, Recife e Rio de Janeiro, cada qual com suas características. 

Idealizador do evento, o pernambucano Michael Helry, que mora há 20 anos nesta capital , acredita que o Bloco Arara promoverá a valorização necessária de uma identidade visual e cultural da cidade. Para ele, que já produziu também o Porto Fantasy, em Porto Seguro e o Bloco Arraiá Elétrico, do Pré-caju,  Aracaju precisa e merece um carnaval com uma temática diferenciada, que envolva um símbolo da capital, que é a arara. 

'A expectativa é disponibilizar um carnaval multicolorido e diferenciada para todas as idades. Resgatar o verdadeiro significado do carnaval de rua em um ambiente amplo e diurno, onde o único critério para participar é a alegria. Já contamos com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju, empresas e do empresário Antonio Leite, do bloco Ecológico Caranguejo Elétrico, que por 20 anos leva a alegria do frevo para a avenida do Pré-caju', afirma Michael Helry.

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/01
07:06

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Vale quer desistir de vez da exploração da carnalita em SE - 1

"Esta não é uma luta exclusiva do governador, não é da responsabilidade do governador a definição da localização da mina de potássio. Eu assumi o governo em maio de 2013, com a decisão já tomada. O que estou fazendo é dar andamento ao Projeto Carnalita, defendendo o interesse do povo sergipano, para que tenham acesso a 4 mil novos empregos e a US$ 2 bilhões em investimentos". Assim se posicionou o governador Jackson Barreto na tarde desta terça-feira, 28, no Palácio dos Despachos, onde reuniu lideranças do setor empresarial, secretários de Estado e a imprensa sergipana para tratar do imbróglio ocasionado pelo prefeito do município de Capela, Ezequiel Leite, que tem se recusado a autorizar a Vale a explorar o subsolo da sua cidade, inviabilizando o Projeto Carnalita.  Na reunião, Jackson revelou ter recebido uma ligação do diretor Industrial de Potássio da Vale, Francisco Cisne, comunicando que, devido ao impasse, a empresa começará a desmobilizar o Projeto. 

Vale quer desistir de vez da exploração da carnalita em SE - 2


"A Vale deixou bem claro: 'só vamos trabalhar nos lugares em que seremos bem recebidos. Se for para implantar o projeto e ficar com contenda na justiça, embaixo de liminares, nós não tomaremos a iniciativa de iniciar'", colocou o governador, dizendo ainda que na mesma ligação pediu um prazo até a próxima segunda-feira, 3, para buscar uma solução. 
Durante a reunião, a classe empresarial, com representantes de entidades como a Federação das Indústrias, o Fórum Empresarial, a Federação do Comércio, a Federação da Agricultura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial de Sergipe (Acese), demonstrou total apoio ao pleito defendido pelo chefe do executivo estadual. Ainda no encontro, agendaram uma reunião com o prefeito Ezequiel para a manhã desta quarta-feira, 29. 


Ex-primeira dama está inelegível por erro, má fé ou negligência – 1



Erro, má-fé ou negligência. Foi um desses fatores que inviabilizou o nome da ex-primeira dama de Sergipe e atual secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino, para a disputa do Senado pelo bloco governista. A secretária tem razão quando diz que era filiada ao PT. O seu nome aparece como filiada em 6 de setembro de 2002. Mas, de lá para cá, não houve mais confirmação, e ela tornou-se inelegível. Assim que o governador Marcelo Déda morreu, em 2 de dezembro de 2013, o nome dela passou a ser cotado para o Senado e começaram as manifestações públicas sobre o assunto. Petistas e políticos ligados ao bloco governista, inclusive o próprio governador Jackson Barreto (PMDB), elogiam com certa frequência o seu bom exemplo de conduta, seu bom trato com a população e a leveza de seu nome.


Ex-primeira dama está inelegível por erro, má fé ou negligência – 2


Essa boa aceitação, talvez, teria induzido o presidente do Diretório Regional do PT, deputado federal Rogério Carvalho, a encaminhar, às pressas, ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) um ofício, no dia 9 de dezembro de 2013, pedindo a inclusão do nome dela como filiada. “A situação dela hoje está assim: para o PT é filiada, mas para a Justiça Eleitoral, não. Diante desse quadro, a ex-primeira dama está inelegível”, explicou um advogado com larga experiência no trato com a legislação eleitoral. O advogado, que preferiu o anonimato, lembrou que os partidos têm até o dia 15 de abril e 15 de outubro para o encaminhamento das inscrições de seus filiados, e durante muito tempo isso não foi feito em relação à ex-primeira dama, que teve o seu nome também cotado para compor a chapa do peemedebista Jackson Barreto na condição de vice. Alguns petistas acham estranho que ela tenha ficado fora do listão dos filiados justamente no período em que o PT era comandado pelo seu marido e pessoas a ele ligadas.


PSB insiste em se fazer presente na chapa majoritária com JB


O senador Antônio Carlos Valadares, presidente de honra do PSB de Sergipe, deseja preservar a sua agremiação participando da chapa majoritária nas eleições deste ano. Ele postou agora há pouco no twitter que “Um partido que em coligação com outros indica candidato a governador, ou a vice governador, ou a senador, participa da chapa majoritária”. Esse é o principal ponto de conflito hoje entre ele e Jackson Barreto (PMDB), que ainda não definiu a composição e optou por esperar o sim ou não do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM).


Venâncio Fonseca defende preservação de aliança de 2012

“Nós iremos lutar até o último instante para que aconteça a mesma coligação que foi feita para prefeito de Aracaju, em 2012. Isso por entender que foi o melhor para a nossa capital e que será melhor para o Estado de Sergipe. Principalmente nessa hora difícil que o Estado atravessa fruto da incompetência administrativa. Conseguiram o que nenhum governante até hoje conseguiu: quebrar o Estado. Por isso, mais do que nunca, neste momento nós necessitamos desta união para salvar Sergipe”. O comentário é do deputado estadual e líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP). “E entendo que João Alves Filho, eleito prefeito de Aracaju, terá muito que fazer ainda por nossa capital, por ainda não poder implementar tudo o que realizou. Um ano é pouco”.


Líder da oposição diz que agora é hora de renovação


Sobre o senador Eduardo Amorim, Venâncio Fonseca disse que fez uma análise política do quadro de Sergipe onde todas as grandes lideranças já tiveram a oportunidade de administrar o Estado por uma, duas vezes ou mais, inclusive Jackson Barreto. “Acho que este é o momento da nova geração, a qual Eduardo Amorim representa, e que essa geração tenha oportunidade de mostrar a sua capacidade administrativa em nome da renovação política”.


MPF/SE ajuiza ação para garantir reparação ambiental por obras da Orla Pôr do Sol – 1

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) para que os órgãos adotem medidas mitigadoras e compensatórias não exigidas durante o processo de licenciamento das obras da Orla Pôr do Sol. A orla fica localizada na margem do Rio Vaza Barris em Área de Proteção Permanente (APP) e, de acordo com a ação, a Licença de Instalação foi expedida após o início das obras e a Prefeitura não apresentou declaração de utilidade pública ou interesse social da área onde o empreendimento foi implantado, como exige a legislação. Além disso, o município não estabeleceu as medidas ambientais compensatórias e mitigadoras a serem adoradas em razão dos impactos ambientais produzidos pelo empreendimento.


MPF/SE ajuiza ação para garantir reparação ambiental por obras da Orla Pôr do Sol - 2


Para o procurador da República responsável pela ação, Rômulo Almeida, “ficou constatada a ilegalidade da conduta da Adema, uma vez que esta não observou, durante o processo de licenciamento, o cumprimento das normas que regulam a ocupação de área de preservação permanente, abrindo mão, inclusive, de exigir a adoção de qualquer medida compensatória e ou mitigadora da Prefeitura de Aracaju”. Ainda segundo o procurador, “a conduta dos réus produziu efeitos danosos ao meio ambiente, revelando a marcante cultura de descompromisso ecológico que prevalece em nosso país”. O MPF/SE requer na ação que a Adema seja condenada a determinar, no prazo de 90 dias, as medidas de caráter mitigador e compensatório a serem realizadas por causa da intervenção na APP do rio Vaza Barris, considerando os impactos produzidos e a dimensão da área afetada pela construção da Orla Pôr do Sol.


Movimento Não Pago retoma manifestações nesta quarta-feira


O Movimento Não Pago realiza ato público (Catracaço) às 16h30 desta quarta-feira em Aracaju. A concentração será na Praça General Valadão, no Centro. Os manifestantes lutam em defesa de um transporte verdadeiramente público, gratuito e de qualidade. Outras manifestações estão sendo programadas para fevereiro e março próximos, conforme os organizadores.


Arqueozoologia - Professor da UFS é eleito para comitê internacional – 1


O professor Albérico Nogueira de Queiroz, da Universidade Federal de Sergipe, foi eleito para o Comitê Internacional (IC) do Conselho Internacional de Arqueozoologia (ICAZ) com 101 votos recebidos na recente eleição da entidade ao final de 2013 para o quadriênio 2014-2018. Os novos membros eleitos para o Comitê Internacional do ICAZ, 34 ao todo, serão oficialmente apresentados durante a 12ª Conferência Internacional do ICAZ no período de 22 a 27 de setembro deste ano, na cidade de San Rafael, Argentina. O Docente da UFS é o primeiro brasileiro a compor um dos Comitês do ICAZ. O ICAZ é uma organização internacional, sem fins lucrativos, dedicada à promoção da investigação em Arqueozoologia (Zooarqueologia) nos mais altos padrões científicos, além de promover a comunicação entre a comunidade internacional de Arqueozoólogos.


Arqueozoologia - Professor da UFS é eleito para comitê internacional – 2


Os membros do Comitê de Honra são eleitos por maioria de votos do Comitê Internacional. Os membros do ICAZ somam mais de 550 pessoas de 57 países ao redor do mundo, todos com o interesse comum na compreensão das relações entre humanos e animais desde os tempos pretéritos. Segundo a última lista de membros da entidade divulgada em Outubro de 2013, atualmente o Brasil possui três representantes no ICAZ: Prof. Dr. Albérico Nogueira de Queiroz (Departamento de Arqueologia/Campus de Laranjeiras/UFS), Prof.ª Dr.ª Daniela Magalhaes Klökler (Departamento de Arqueologia/Campus de Laranjeiras/UFS) e Prof. Dr. Adauto José Gonçalves Araújo (Departamento de Endemias Samuel Pessoa/Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ-RJ).


Assaltos em ônibus preocupam usuários, motoristas, cobradores e empresários - 1


O número de assaltos realizados nos ônibus na Grande Aracaju tem preocupado não só o cidadão comum, como também a categoria dos rodoviários e as empresas do transporte coletivo. Um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro (Setransp) aponta que em 2013, só de assaltos diretos aos cobradores e motoristas, foram contabilizados 674 casos, e esse número subiu para mais de 800 contando com os assaltos aos usuários de ônibus. Mesmo as empresas disponibilizando câmeras filmadoras 85% da frota, vigilantes nos terminais, e cobrando, frequentemente, do Poder Público providências para garantir a segurança, os assaltos continuam. Mas de acordo com o Setransp e o Sinttra, o uso estratégico do Cartão Mais Aracaju pode inibir a atuação de meliantes.


Assaltos em ônibus preocupam usuários, motoristas, cobradores e empresários - 2



“Antes da implantação do Mais Aracaju os assaltos eram ainda mais frequentes do que a média atual de dois por dia, porque com o dinheiro na mão, ou, à época, vale transporte, o cidadão ficava a mercê dos meliantes ao abrir a carteira para pagar a tarifa ou receber o troco. Agora, com o Cartão Mais basta a pessoa apresentar, utilizar a digital, e logo é computada a passagem. Então, acreditamos que evitar a movimentação de dinheiro no interior do ônibus pode ajudar a inibir a ação dos assaltantes”, comentou o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio.


As linhas com mais assaltos estão na periferia


Geralmente, os maiores alvos de assaltos são as linhas Piabeta, Conjunto Jardim, Parque dos Faróis, Santa Maria, e as que passam pelo terminal Maracaju. E na maioria dos casos o roubo parte de menores. Somente nos primeiros dias de 2014 foram registrados 10 assaltos, sendo um com agressão física no conjunto Fernando Collor. Temendo a situação, motoristas e cobradores chegaram a ameaçar cruzar os braços, principalmente os que trabalham no turno da noite. “Já temos um esvaziamento do número de profissionais neste turno, e muitos usuários estão optando por outras formas de transporte temendo aos assaltos", disse à imprensa Miguel Belarmino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttra).


Carlos Alberto volta a dirigir a Escola de Contas do TCE


O conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, do TCE-SE, volta a dirigir a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), no biênio 2014/15, sucedendo o conselheiro Ulices Andrade, que passa a exercer a função de corregedor-geral do TCE. Escolhido para dirigir a instituição de ensino do TCE a partir da indicação do conselheiro-presidente Carlos Pinna de Assis – prontamente aprovada pelo colegiado -, o conselheiro Carlos Alberto tem como meta o reforço das ações em andamento.


Prefeituras devem fechar as portas em abril - 1


A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), representada pelo presidente Antônio Rodrigues, o Tonhão, participou hoje (27) da 1º reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento foi realizado na cidade de Maceió, em Alagoas, e contou com a presença de dirigentes estaduais das entidades municipalistas, além da diretoria da CNM. A primeira importante decisão foi tomada logo no início do encontro: haverá Mobilização Permanente no próximo dia 11 de abril. Nesta data, as prefeituras de todo o País devem fechar as portas e os prefeitos vão levar os servidores e a comunidade em geral para as capitais de cada Estado.


Prefeituras devem fechar as portas em abril – 2


“Mais uma vez, queremos chamar a atenção para o caos que os Municípios enfrentam. A sociedade precisa saber e o Governo Federal tem a obrigação de fazer algo”, ressalta o presidente da Fames. Segundo Tonhão, que também é prefeito de Monte Alegre, caberá às entidades estaduais organizarem o movimento. “Sei que em Sergipe teremos todo o apoio, pois os prefeitos enfrentam a mesma situação”, declara. A meta é levar ao menos um ônibus de cada região para a Capital. Além desta definição, os gestores discutiram sobre a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a demanda política, como os projetos de lei favoráveis e desfavoráveis aos Municípios.


Deso intensifica combate às perdas de água


Desde 2013, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) assumiu como prioridade a consolidação do programa de controle de perdas em Aracaju. Para alcançar resultados potenciais, na primeira fase dos trabalhos de combate ao desperdício, a empresa dividiu estrategicamente a capital sergipana em 47 Distritos de Medição Controlada (DMCs), onde é possível identificar com mais precisão o volume de água consumida pelos clientes. Mais de 23 bairros já integram a área que começou a receber a implantação de macromedidores. O diretor de Operações da Deso, Silvio Múcio Farias, explica que os distritos são tratados como “condomínios”, onde é possível identificar a quantidade de água que é distribuída e que é faturada, por localidades específicas. Para isso, cada distrito recebe um macromedidor, equipamento capaz de registrar a quantidade de água fornecida na área isolada.


UFS e TJSE se unem para combater violência contra a mulher

 


O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Cláudio Dinart Déda Chagas, assinaram o termo de cooperação técnica na manhã de hoje, 28, na Sala dos Conselhos Superiores. O termo prevê uma parceria voltada para o desenvolvimento de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com o documento, o Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade coletará informações, as avaliará e construirá um banco de dados, aplicando técnicas de estatística refinadas, para que se tenha um perfil não só da vítima da violência contra a mulher, mas também do autor das agressões.

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/01
20:51

Jackson Barreto faz visita ao ex-presidente Lula em São Paulo

Lula destaca bom relacionamento do com o governador de Sergipe

O governador Jackson Barreto (PMDB) aproveitou a ida a São Paulo para conhecer projetos e obras da área de saúde para uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro, que contou ainda com ainda com a presença do secretário-Chefe da Casa Civil de Sergipe, Zezinho Sobral, aconteceu no Instituto Lula. JB e Lula falaram muito sobre o ex-governador Marcelo Déda, falecido em 2 de dezembro de 2013.

Lula teria destacado o bom relacionamento que sempre manteve com Jackson e, logo depois, teve início um bate-papo reservador. E aí, o que foi conversado não foi divulgado.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/01
01:46

Balanço do Sergipão: Coritiba vence e Itabaiana fica no empate

Na principal partida desse domingo (27), do Campeonato Sergipano, o Itabaiana ficou no empate em 0 a 0, com o Socorrense, no Estádio Presidente Médici, pela quinta rodada. 

Em Lagarto, o time que leva o nome da cidade também empatou com o Amadense, em 1 a 1, no Estádio Paulo Barreto. O gol do Lagarto foi marcado por Anderson, e dos visitantes por Breno. 

Em Canindé, o time da cidade perdeu para o Coritiba, por 3 a 2, no Estádio Andrezão. Marcaram os vencedores Curel, Wesley e Josimar, enquanto que Noah e Gil diminuíram.  

A última rodada desta primeira fase vai acontecer quarta-feira (29), às 20h30min, com três jogos. O Amadense encara o Estanciano, no Brejeirão, em Tobias Barreto. O Coritiba pega o Itabaiana, no Médici. E o Socorrense desafia o Canindé, no Welligton Elias.

Resultados desse domingo
Itabaiana 0X0 Socorrense
Lagarto 1x1 Amadense
Canindé 2X3 Coritiba 

CLASSIFICAÇÃO


 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/01
01:24

Governador brinca noite do Pré-Caju 2014

Alegria e disposição não faltaram ao governador Jackson Barreto, que acompanhou, na noite desse sábado, 25, ao lado de foliões e autoridades, todo o percurso por onde passou o bloco da banda Chiclete com Banana, que este ano se despede do cantor Bell Marques que seguirá em carreira solo a partir do Carnaval. Na segunda noite do Pré-Caju 2014, Jackson se juntou a multidão que pulava ao som de músicas como ‘Não vou Chorar’, ‘100% Você’ e ‘Chicleteiro Eu, Chicleteira Ela’, da banda que já tem mais de 30 anos de estrada e faz parte da história da prévia carnavalesca sergipana .

Animado, o governador confessou ser um legítimo “chicleteiro”. “Me considero um chicleteiro. Quando começou o Pré-Caju com o Chiclete com Banana eu estava presente, era prefeito, e agora estou aqui para prestigiar a despedida do Bell Marques da banda neste Pré-Caju, uma festa que é a cara do povo de Aracaju e que dialoga Sergipe com o turismo nacional”, expôs Jackson Barreto.

Homenagens
A noite também foi de homenagens. Jackson Barreto lembrou do governador Marcelo Déda, outro fiel “chicleteiro” que sempre acompanhava a banda no Pré-Caju e foi aplaudido pela multidão ao pedir que Bell dedica-se a música ‘Diga que Valeu’ ao companheiro e líder político falecido recentemente. “Lá do céu, Marcelo Déda, chicleteiro nº 1, está feliz por vocês”, disse o governador.

Da assessoria


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/01
01:19

Prefeito prestigia Pré-Caju

Cercado pelo carinho do povo que prestigiou a segunda noite do Pré-Caju 2014, o prefeito João Alves Filho esteve na noite de sábado, 25, no camarote da Prefeitura de Aracaju no circuito da maior prévia carnavalesca do Brasil. Grande incentivador da festa em sua primeira edição, que ocorreu enquanto ocupara o cargo de governador do Estado, João Alves acreditou na ideia de empreendedores do setor privado investissem em um evento que envolve hoje cerca de 70 áreas para a realização do Pré-Caju.João Alves esteve acompanhado da primeira-dama municipal, a senadora Maria do Carmo, e do vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado. 

Durante o período em que esteve no camarote, o prefeito de Aracaju foi ovacionado por artistas e pelo público presente. O prefeito também visitou outros camarotes, inclusive o camarote da Ilha, onde foi cumprimentar o senador Eduardo Amorim, o deputado federal André Moura, e a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Angélica Guimarães, os três líderes do PSC em Sergipe. 

Da assessoria
Foto: Marcos Borges


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/01
00:55

Confira quem foram os brasileiros que brilharam lá fora


Desde o golaço de Oscar na Copa da Inglaterra até a cabeçada salvadora de Alex na França, o que faltou foi brasileiro em posição de destaque pelo mapa da bola. 

Inglaterra
O nome brasileiro do fim de semana foi Oscar, que cobrou uma falta indefensável e garantiu a classificação do Chelsea na Copa da Inglaterra. Na mesma competição, Philippe Coutinho esteve em campo no triunfo do Liverpool sobre o Bounemouth, e Fernandinho não saiu do banco enquanto o City goleava o Watford por 4 a 2.

França
No sábado, Alex evitou a derrota do Paris-Saint Germain diante do Guingamp ao marcar de cabeça aos 42 minutos do segundo tempo. O gol, que saiu de um cruzamento de Lucas, decretou o empate em 1 a 1 e evitou que o Monaco reduzisse ainda mais a vantagem do clube da capital na liderança. Pelo Bordeaux, o zagueiro Henrique, ex-Flamengo, marcou no triunfo por 2 a 0 contra o Saint Étienne. O Bordeaux deu um salto na tabela, passando Lorient, Olympique de Marselha, Reims, e Nantes, e assumindo a sexta posição, com a mesma pontuação do Lyon, quinto colocado.

Alemanha
O Wolfsburg, de Naldo, Luiz Gustavo e Diego foi derrotado em casa, pelo Hannover, por 3 a 1. O resultado deixou a equipe na sexta posição, três pontos atrás do Borussia Moenchengladbach, último time na zona de classificação para a UEFA Champions League. A quinta posição é do Schalke 04, de Felipe Santana, que deu uma assistência na vitória por 3 a 0 em cima do Hamburgo. 

Espanha
O sábado foi de Cristiano Ronaldo, que desfilou com a Bola de Ouro da FIFA no Santiago Bernabéu e ganhou uma mosaico da torcida, mas houve participação brasileira na vitória por 2 a 0 do Real Madrid sobre o Granada. Foi de Marcelo a assistência para o segundo tento, anotado por Karim Benzema. O resultado deixou os merengue provisoriamente na liderança da Liga BBVA, mas Barcelona e Atlético de Madri retomaram as duas primeiras posições no dia seguinte.

Em Madri, o Atlético aplicou 4 a 2 em cima do Rayo Vallecano, com direito a uma assistência de Diego Costa. Em Barcelona, sem o lesionado Neymar, mas com Dani Alves no gramado, Lionel Messi e cia. fizeram 3 a 0 em cima do Málaga. O Barça lidera com 54 pontos e saldo melhor que o do Atlético de Madri. O Real, em terceiro, tem um ponto a menos. Outro destaque brasileiro no fim de semana espanhol foi Jonas, que fez seu 100º jogo pelo Valencia e balançou as redes, mas seu time ficou no empate com o Espanyol (2 a 2).

Itália
A Lazio de Hernanes e André Dias empatou com a Juventus em 1 a 1, mas o resultado não teve o melhor dos sabores, já que o time da capital teve um jogador a mais desde os 24 minutos do primeiro tempo, quando Gianluigi Buffon foi expulso. Melhor para a Roma, de Leandro Castán e Maicon, que bateu o Verona por 3 a 1 e cortou para seis pontos a vatagem da Juve, líder da Serie A após 21 rodadas. Por fim, em Cagliari, Kaka e Robinho estavam entre os titulares na virada do Milan sobre o time da casa: 2 a 1. O rubro-negro de Milão ganhou importantes três posições na tabela e subiu para nono, com 28 pontos.  

A rodada também marcou a estreia de Anderson, contratado junto ao Manchester United, na Fiorentina. o atacante brasileiro ficou em campo por pouco mais de 15 minutos e viu o Genova arrancar um empate em 3 a 3 em Firenze. 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/01
00:51

Confira como foi a rodada dos Estaduais


A rodada do fim de semana pelos estaduais brasileiros foi recheada de estreias importantes, de Valdivia fazendo a diferença pelo Palmeiras a Alecsandro evitando a derrota do Flamengo. Confira o que rolou de melhor no resumo do fim de semana.

Campeonato Paulista
O Palmeiras teve a estreia de Jorge Valdivia em 2014 - e que estreia! O meia chileno marcou seu gol e liderou a equipe na vitória de virada por 4 a 1 sobre o Atlético Sorocaba. Com 100% de aproveitamento no campeonato, o Verdão lidera o Grupo D, com nove pontos.

O Corinthians não teve a mesma sorte e acabou vítima da sensação da competição até agora. Com um gol de Erick Flores aos dois minutos de jogo, o São Bernardo bateu o Timão, manteve seus 100% e assegurou a sequência como líder do C, com nove pontos. Pelo clube da capital, Alexandre Pato e Ibson saíram de campo sob vaias. O Corinthians agora é o segundo colocado do Grupo B, com seis pontos. O Botafogo, que fez 4 a 2 em cima do Paulista, lidera, com a mesma pontuação do Timão, mas saldo de gols superior.

No Morumbi, Antônio Carlos fez de cabeça duas vezes e assegurou a vitória do São Paulo em cima do Oeste: 2 a 1, resultado que mantém o Tricolor na dianteira do Grupo A. O Santos, à caça do São Bernardo, levou pressão do Ituano, mas contou com uma ótima atuação do goleiro Aranha e viu Cícero, aos 46 minutos da segunda etapa, cobrar falta e assegurar a vitória pelo placar mínimo.

Campeonato Carioca
No sábado, o Flamengo estreou seu time titular em 2014, com os reforços Elano e Alecsandro, mas não teve sucesso. Longe disso. O Rubro-Negro viu o Duque de Caxias abrir 2 a 0, com gols de Rodrigues e Alex Terra. Alecsandro, que entrou no segundo tempo, reduziu a vantagem, e Gabriel conseguiu o empate pouco depois. O 2 a 2 fez o Fla perder a liderança da Taça Guanabara.

O novo primeiro colocado é a Cabofriense, que foi superior ao time reserva do Botafogo e triunfou por 2 a 1 neste domingo.  O clube de Cabo Frio agora soma sete pontos, mesmo número do Flamengo, só que leva vantagem por ter anotado mais gols. Com dois pontos a menos, a terceira posição é do Vasco, que teve o estreante Montoya entre seus destaques na goleada por 6 a 0 em cima do Friburguense. 

A rodada no Rio de Janeiro também viu o Fluminense desencantar e conquistar sua primeira vitória da temporada. A vítima foi o Nova Iguaçu, que tombou por 3 a 1, com gols de Jean, Conca e Wagner - Zambi marcou o único do time da casa.

Campeonato Mineiro
O domingo marcou o início do Campeonato Mineiro, com quatro jogos, e o Cruzeiro, campeão brasileiro, estreou com vitória. Ricardo Goulart marcou o único gol da partida no 1 a 0 sobre a URT. Nos outros três jogos do dia, o Boa Esporte bateu o Villa Nova por 2 a 1, o Guarani ficou no 0 a 0 com a Caldense, e o América Mineiro, que viu Obina perder um pênalti e fazer um gol, empatou em 1 a 1 com o Tupi.

Campeonato Gaúcho
A terceira rodada foi de afirmação para Grêmio e Internacional, que terminaram o fim de semana na liderança de seus respectivos grupos. O Tricolor, que estreou sua equipe titular, venceu fácil o Aimoré: 4 a 0. Hernan Barcos, Bressan e Edinho marcaram ainda no primeiro tempo, e Kleber completou a goleada aos 33 da segunda etapa. O Colorado, ainda escalado com sua equipe sub-23, teve mais trabalho, mas também triunfou: 2 a 1 diante do Passo Fundo. Murilo, aos 12 do segundo tempo, fez o gol da vitória. 

Na tabela, o Internacional lidera o Grupo A, com nove pontos em três jogos, à frente de Brasil de Pelotas, Juventude e Esportivo. No Grupo B, o Grêmio soma seis pontos em três partidas e também ocupa a primeira colocação. Caxias, São Paulo e Novo Hamburgo vêm logo atrás.
 
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos