29/01
14:13

CDI: Primeira reunião do ano aprova quatro novas indústrias para SE

Quatro novas indústrias aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), em breve deverão ser instaladas em Sergipe. Esse foi o saldo da primeira reunião do ano, realizada pelo conselho na tarde desta quarta-feira, 28, e presidida pelo vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas. Mais de R$ 26,4 milhões serão investidos em Sergipe para a vinda dos empreendimentos que estarão situados na capital e no município de Nossa Senhora do Socorro e juntas vão gerar 146 novos postos de trabalho. Também participou da reunião o novo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Francisco Dantas, que assume o cargo a partir do dia 1º de fevereiro.

Uma entre as novas indústrias a serem instaladas em Nossa Senhora do Socorro irá produzir blocos, calhas, estacas, cruzetas e telhas. Outras duas empresas vão se dedicar à fabricação de containers e de papel higiênico, papel toalha e lençóis hospitalares, além de um empreendimento hoteleiro que será implantado em Aracaju. Também durante a reunião foi aprovada a mudança de endereço de uma empresa já instalada no município de Laranjeiras, que trabalha com aluguel de máquinas e equipamentos para construção e obras de infraestrutura e está se transferindo para o Distrito Industrial de Socorro.

Na ocasião, o secretário Saumíneo Nascimento, que ficará no cargo até esta sexta-feira, 30, agradeceu a confiança dada pelo governador Marcelo Déda, que o convidou oficialmente para o cargo e ao governador Jackson Barreto, pelo tempo que trabalharam juntos e disse que poderá contar com ele no Banco do Nordeste do Brasil. A reunião contou também com a participação do novo secretário estadual de agricultura, Esmeraldo Leal. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/01
13:30

Problemas de todos os dias - Sobre as faixas de pedestres e engarrafamentos no trânsito de Aracaju

Se a Prefeitura de Aracaju ousar puxar uma forte campanha em defesa da vida e do respeito à faixa do pedestre, com certeza, conquistará grande respaldo popular.  As base para isso foram criadas pelo ex-superintedente da SMTT, Henrique Luduvice, em 2002, no primeiro mandato do prefeito Marcelo Déda, quando do lançamento da Campanha Trânsito Cidadão. Para dar continuidade à campanha, basta apenas pinntar todas as faixas e promover o respeito à cidade e às leis do trânsito na mídia. Em vários pontos da cidade dá para observar motoristas parando os veículos para que as pessoas possam atravessar as ruas e avenidas. Cabe à SMTT retomar a iniciativa. Outra coisa: a SMTT bem que poderia identificar os pontos de trânsito e engarrafamentos intensos e colocar os seus guardas em serviço  para comandar o esvaziamento dessas áreas. Logo no início da manhã (das 7h às 8h40), ao meio dia (13h30)  e no final da tarde (das 18h às 19hh40), há grandes engarrafamentos nas vias que dão acesso aos mercados centrais, avenida Beira Mar, próximo à rótula que dá acesso ao shopping Riomar, avenida Contorno, no retorno próximo ao conjunto Inácio Barbosa, na avenida Hermes Fontes, na rótula próxima a agência da Caixa econômica Federal (se consdeguir fazer o trânsito fluir, esvazia também os problemas da rua Nestor Sampaio), na avenida Contorno, no trecho compreendido entre o Huse e a entrada do conjunto Sol Nascente, entre outros. Se houver guarda capacitado (acho até que eles são bem treinados para o trabalho) e disposição para resolver os problemas, o trânsito flui de forma bem melhor na capital sergipana, que hoje está com as suas vias superlotadas de veículos circulando por causa da precariedade no funcionamento do sistema de transporte público.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
23:11

Senadores do PSB manifestam apoio à candidatura de Valadares

Senadores do PSB divulgaram nota hoje  manifestando o desejo  de um Senado transparente, democrático e sintonizado com a sociedade e defendendo a candidatura do senador sergipano Antônio Carlos Valadares para presidir a Casa. "?Para nós do PSB, a candidatura de Valadares é um instrumento e um canal para abrir o debate em torno de uma plataforma mínima que queremos discutir com os eventuais candidatos à Presidência do Senado e com a sociedade", explica a nota que você lerá em sua íntegra a seguir:


POR UM SENADO TRANSPARENTE, DEMOCRÁTICO 
E SINTONIZADO COM A SOCIEDADE


?A bancada do PSB no Senado Federal, fiel ao seu compromisso de contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas e do Poder Legislativo, manifesta sua preocupação com o rumo do processo para a eleição da nova Mesa Diretora do Senado Federal.

?Até ontem, o PMDB, na condição de maior partido da Casa, a quem cabe pela proporcionalidade indicar o candidato à Presidência, não havia apresentado, de forma oficial e transparente, o nome do seu candidato, muito menos as propostas que esse candidato tem para dirigir o Senado Federal e o Congresso Nacional.

?Coerentes com a posição de independência aprovada pela Direção Nacional ao Partido, a bancada socialista não pode aceitar esse processo e defende que os candidatos e suas propostas sejam apresentados com a antecedência necessária para o saudável e democrático debate político, não só entre os senadores e os partidos políticos, mas, principalmente, com a sociedade brasileira.

?Inconformados com essa situação e com o propósito de abrir esse debate, a bancada do PSB lançou o nome do senador Antonio Carlos Valadares (SE) como seu candidato à Presidência do Senado. A partir desse movimento, setores do PMDB lançaram, ontem, a candidatura do senador Luiz Henrique.

?Para nós do PSB, a candidatura de Valadares é um instrumento e um canal para abrir o debate em torno de uma plataforma mínima que queremos discutir com os eventuais candidatos à Presidência do Senado e com a sociedade:

1. Compromisso com a discussão e votação de uma reforma política, concreta e objetiva, que contemple, principalmente, o financiamento de campanhas e o estabelecimento de cláusulas de desempenho;
2. Compromisso com a discussão e votação de uma reforma tributária e um novo pacto federativo que fortaleça Estados e municípios;
3. Compromisso com a democratização do Senado Federal, com mudanças no Regimento Interno, que ampliem a participação de todos os senadores nas relatorias e presidências de Comissões Permanentes, Temporárias, Mistas, Especiais e de Inquérito, rompendo com a atual centralização e concentração de poderes nas mãos de um seleto e reduzido grupo, que por cerca de duas décadas se revezam no Poder;
O PSB quer discutir essas propostas e, de acordo com as tradições e normas de composição política da Mesa do Senado, está aberto a apoiar uma candidatura que se comprometa com esse programa mínimo, e entende ser seu direito legítimo, até que isso se concretize, manter a candidatura do nosso companheiro Antonio Carlos Valadares, que hoje personifica esse programa e esse compromisso com as instituições democráticas e os princípios republicanos.

Brasília, 28 de janeiro de 2014


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
22:58

ENEM 2015 - Jovem de 14 anos ganha na justiça e vai à UFS

O itabaianense José Vitor Menezes Teles, de apenas 14 anos, do Colégio Estadual Murilo Braga, acaba de ganhar, na justiça, o direito de ter validada sua conclusão do 2º grau, embora ainda não o tenha feito por completo. Seus pais entraram na justiça contra a SEED, que foi obrigada legalmente a indeferir o pedido, mas uma liminar expedida pelo juiz Alberto Gouveia Leite, está garantindo o acesso do jovem à Universidade Federal de Sergipe. Ele obteve média geral 751,16 no ENEM e 960 pontos na Redação e vai cursar Medicina. (Da assessoria da Seed)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
18:51

Amorim reúne bancada de oposição na Alese e define lideranças

O senador Eduardo Amorim, presidente do Diretório Estadual do PSC,  reuniu os parlamentares aliados, ontem, e fez uma breve eleição em que foram confirmados os nomes dos deputados estaduais Capitão Samuel e Valmir Monteiro como líder e vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, respectivamente. Ele negou que a reunião tenha definido a liberação dos deputados de oposição para votar na chapa de consenso governista, encabeçada pelo deputado Luciano Bispo (PMDB). Amorim afirmou que a posição oposicionista deverá ser definida até o próximo domingo, quando acontece a posse e a eleição da mesa diretora da Assembleia.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
18:49

Contenção de gastos - João Alves encaminha projetos à Câmara

A Câmara de Vereadores de Aracaju realiza sessão extraordinária na próxima sexta-feira para votar quatro projetos de autoria do Executivo Municipal que tratam de políticas de contenção de gastos públicos. Conforme o presidente da Casa, Vinicius Porto, a convocação foi feita pelo prefeito João Alves Filho (DEM), que revelou que entre os projetos destaca-se o que extingue os cargos de secretário-adjunto e o de vice-presidente das empresas públicas municipais. Será apresentado projeto de fusão das empresas Emsurb e Emurb e um outro que estabelece que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente passará a ter responsabilidade sobre a gestão do lixo na capital.



Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
28/01
11:10

Mais de 10 mil pessoas ficam sem água em Rosário do Catete

A Companhia de Saneamento de Sergipe  (Deso)  revelou ontem  que o abastecimento de água no município de Rosário do Catete está temporariamente interrompido, em virtude do furto dos equipamentos elétricos e mecânicos do sistema, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 27 de janeiro. O problema atinge os  10.191 habitantes.

As equipes da Deso foram acionadas, e a previsão de recuperação do sistema é de 36 horas. Excepcionalmente poderá haver atraso no horário previsto, caso surjam dificuldades operacionais para a conclusão dos serviços. Se os trabalhos forem concluídos antes do horário previsto, a energia poderá ser restabelecida independente de qualquer aviso.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000 79 0195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/01
07:38

Campeonato Sergipano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, contarão com a PM dentro e fora dos estádios

Governo definiu logística durante reunião para tratar da inauguração do Batistão


Os torcedores sergipanos podem preparar camisas e bandeiras para o Campeonato Sergipano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Na manhã desta terça-feira, 27, durante reunião preparativa para inauguração do Batistão, que ocorre dia 04 de fevereiro, também foi definida toda a estratégia de segurança para as partidas das três competições esportivas . A reunião ocorreu entre o vice-governador, Belivaldo Chagas, secretário de Estado de Comunicação, Sales Neto, e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Maurício Iunes e coronel Reginaldo Dória respectivamente.

“Reunimos-nos para tratar das questões relacionadas à inauguração do Batistão e isso envolve toda a logística para o jogo, na parte interna e externa do campo, e a segurança. A inauguração está confirmada parta o dia 4 de fevereiro e a população pode ficar tranquila em relação à segurança”, declarou Belivaldo.

Durante o encontro, foi esclarecido que o Estatuto do Torcedor define a segurança como responsabilidade da entidade esportiva realizadora do evento, como versa o artigo 14 do Estatuto: “Sem prejuízo do disposto nos artigos 12 a 14 da Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes (...)”. Mesmo entendendo  que a segurança é dever da entidade desportiva que organiza as competições, o Governo do Estado irá garantir a segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios.

O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes explicou que a Corporação fará a segurança externa, no entorno dos estádios, e atuará como parceira na parte interna dos espaços esportivos. “A responsabilidade da segurança na área interna é dos organizadores. A polícia Militar irá apoiar e estará presente, como sempre esteve presente nos jogos.

A Federação e nenhuma outra entidade esportiva pode determinar o local da PM. A polícia estará presente dentro das áreas definidas, se somando à atividade de segurança dentro do estádio. Policial militar não controla fila, não faz revista ao local do evento, não controla acesso. Isso é responsabilidade do detentor do mando de campo ou da Federação de Futebol. Estaremos presentes no campo cumprindo as atividades inerentes à polícia. Estão criando uma polêmica na sociedade que não existe. Os realizadores de eventos são responsáveis pela segurança da população. A polícia é parceira na realização de eventos. Somos responsáveis diretos e 100% dos arredores do evento”.


Iunes informou ainda que os policiais militares recebem gratificação a cada jogo de futebol. Somente em 2014, foram investidos R$1,5 milhão com gratificação do efetivo utilizado nas competições. “Antes da reforma, disponibilizávamos 120 policiais para o Batistão, o que custa R$ 32 mil. Com a reforma, ainda estamos fazendo o estudo para aferir o quantitativo de policiais necessários na segurança”.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dória, disse que serão utilizados 30 bombeiros na inauguração do estádio. “Estaremos finalizando a vistoria no Batistão nos próximos dias. No dia da inauguração, atuaremos com 20 ou 30 bombeiros e quatro viaturas”.

Também participaram da reunião, o secretário de Infraestutura, Valmor Barbosa; o diretor de esporte, Gilson Dória e o superintendente executivo da Casa Civil, Maurício Pimentel.  (Da assessoria)



Esportes
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos