21/02
06:41

Frente em Defesa da Mobilidade e Transporte Público realizará manifestação na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira

A Frente em Defesa da Mobilidade e Transporte Público, composta por movimentos e organizações da Grande Aracaju, fará uma manifestação em frente à Câmara de Vereadores com o intuito de pressionar o legislativo municipal a exigir que a prefeitura não decrete o aumento da tarifa, sem que antes a proposta seja votada pelos vereadores, como obriga a Lei Orgânica do Município em seu artigo 241.

 

Segundo Flávio Marcel Menezes Valério, desempregado e integrante da frente, "Nas últimas décadas o reajuste da tarifa vem se dando a portas fechadas, num acordo obscuro entre gestores municipais e empresários do transporte, contrariando a Lei Orgânica. O pior de tudo é que os próprios vereadores, que criam as leis municipais, não fazem o mínimo esforço para que a prefeitura cumpra. Por isso estamos aqui, para fazer valer a lei. Se nós cidadãos somos obrigados a cumprir, os empresários também devem obedecer".

 

Outro ponto levado pelos integrantes da Frente é a discussão sobre o cálculo do reajuste da tarifa. "É preciso que haja uma auditoria nos custos e lucros do sistema de transporte, porque nos últimos anos a passagem aumentou 150%, mas a qualidade do serviço só piorou. O que não pode é as próprias empresas continuarem realizando o cálculo. É necessário que um órgão autônomo com participação da sociedade civil o faça", destaca Demétrio Varjão, economista e integrante da frente. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
20:48

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 


Proinveste: Déda acata propostas da oposição

O secretário de Estado da Casa Civil, Sílvio Santos, informou ontem à presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC), e o líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), que o governador Marcelo Déda (PT) aceitou incluir entre as propostas de investimentos de recursos do Proinveste as sugestões encaminhadas pelos opositores. Essa foi uma condição colocada na mesa de negociação pelos partidos que atuam na Casa. O governo pretende encaminhar o projeto final nos próximos dias e deseja obter a aprovação, conforme acordo feito no parlamento estadual. Entre as propostas estão a construção de rodovias e mercados.

Venâncio opõem-se ao uso de ex-prefeitos no governo

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) avalia que o uso derex-prefeitos na equipe do governo Déda em nada contribuirá para Sergipe, mas apenas que esses políticos atuem no sentido de viabilizarem seus nomes para a disputa eleitoral de 2014. Há uma série de boatos – ao menos por enquanto – dando conta de que pelo menos quatro ex-prefeitos podem ser aproveitados na equipe do governo de Sergipe. O governador Déda disse no início desta semana que não tem qualquer definição neste sentido e que a reforma administrativa só voltará a ser discutida depois da votação do Proinveste.

Mendonça se solidariza à causa da blogueira cubana Yoani Sánchez

O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) participou da recepção à blogueira cubana Yoani Sánchez, que veio ao Brasil expor sobre a realidade vivida pelos cubanos em seu país. A reunião aconteceu no Plenário 1 do Anexo II da Câmara dos Deputados. Yoani fez alusão à falta de liberdade de expressão e até mesmo de pensamento, criticando o regime castrista (de Raul Castro). Além disso, a blogueira enalteceu o avanço tecnológico e o papel da internet como instrumento de manifestação dos povos no mundo moderno. Mendonça Prado se solidarizou à causa da cubana e repudiou todas as formas de repressão, autoritarismo e ditadura. "Não cabe mais, nos dias de hoje, sustentarmos governos despóticos em qualquer lugar do planeta", afirmou o parlamentar. É, parece que a moça não se deu bem nesta primeira visita ao Brasil. Muitas vaias e protestos. Há casos de aplaudos. Mas parece que até agora foram mínimos. Yoani desagrada aos segmentos políticos mais radicais.

Petrobrás é condenada a pagar royalties a donos de fazendas em Sergipe 1

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), que havia condenado a Petrobrás a pagar royalties a proprietários de cinco fazendas do estado nas quais a empresa tem extraído petróleo há cerca de 20 anos. A empresa havia recorrido da decisão no STJ alegando que a decisão do TJSE feria os artigos 43, 51 e 52 da Lei 9.478/97, a chamada Lei do Petróleo. Segundo a Petrobrás, a ausência de um contrato de concessão entre a empresa e os proprietários excluiria a possibilidade de um acerto sobre royalties .


Petrobrás é condenada a pagar royalties a donos de fazendas em Sergipe 2

Em sua decisão, o TJSE argumentou que se a ausência de contrato fosse razão suficiente para a estatal deixar de pagar a retribuição financeira aos particulares, também deveria ser justificativa mais que razoável para que ela nem mesmo chegasse a explorar a área. Tal argumento foi reiterado pelo ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ. Apesar de a Petrobrás explorar as áreas há cerca de 20 anos, o pagamento dos royalties deverá ser retroativo a 1998, ano no qual a Lei do Petróleo passou a ter vigência. A Petrobrás terá 15 dias, a partir da publicação da decisão do STJ, para recorrer. Os valores devidos pela empresa em royalties deverão ser apurados nos termos do Artigo 52 da Lei Lei do Petróleo, combinado com o Artigo 28 do Decreto 2.705/98, que regulamentou a norma.

Lucas Aribé na Comissão de Direitos Humanos


Em votação realizada na sessão desta quarta-feira, 20, no Plenário da CMA, o vereador do PSB Lucas Aribé foi escolhido como membro da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Direito do Consumidor. Ele se colocou para participar dessa comissão, pois representa a plataforma de campanha do parlamentar. Defensor notório da acessibilidade, Lucas Aribé deve fortalecer essa luta dentro da comissão. Apesar de fazer parte da comissão, Aribé votou contrário à formação após a retirada do nome de Dr. Emerson. O médico tinha sido escolhido, mas foi substituído por Adelson Barreto Filho (PSL) o que gerou reclamação da bancada de oposição.

Vigilância Sanitária inutiliza 200 kg de carne clandestina

A Vigilância Sanitária Municipal e Ambiental de Aracaju autorizou a inutilização de cerca
200 kg de carne clandestina na tarde desta quarta-feira, dia 20. O produto foi aprendido durante a manhã por policias da 9º Delegacia de Policia situada no bairro Santa Maria. A gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, informou que policiais flagraram um homem transitando com o material suspeito na Rua 'A -11', do bairro Santa Maria. "A carne era transportada em uma carroça protegida apenas por uma lona e exposta a moscas sem nenhum tipo de respeito as normas da vigilância e legislação sanitária", completa Nazaré.

Prefeitura já iniciou ações para evitar interdição dos mercados

A antiga gestão da Prefeitura da capital olhou os mercados de Aracaju como meros compositores da arquitetura nos últimos três anos. Tomando um grande espaço no Centro da
capital, pontos turísticos, geradores de renda e abastecedores de diversos lares e comércios, não só da capital, como também do interior, os mercados Thales Ferraz, Albano Franco e Antônio Franco, agora, são alvo de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual. Especula-se a interdição dos locais, no entanto, não é o que a atual administração de Aracaju pretende deixar que aconteça. Ciente da importância que os mercados têm para a população, as primeiras medidas já começaram a ser tomadas para evitar o dano ao qual a antiga gestão foi indiferente. Exercendo o seu papel de fiscalizador, o promotor Daniel Carneiro Duarte, responsável pela ação, explicou que durante três anos a antiga gestão da capital foi notificada para que medidas fossem tomadas a fim de resolver os problemas pelos quais os mercados vinham passando. "A Ação Civil Pública é o último recurso que se convém. Antes de chegar até ele foram feitas diversas fiscalizações, audiências públicas e já houve a entrega de um Termo de Ajustamento de Conduta. O que se percebeu foi que todos os recursos que apresentamos não foram o bastante para resolver a situação e por isso foi necessário tomar uma atitude mais enérgica", ressaltou Daniel.

Tanques públicos recebem atenção da prefeitura de Itabaiana


Com o intuito de garantir aos moradores da zona rural de Itabaiana mais qualidade de vida, e por determinação do prefeito Valmir de Francisquinho, a prefeitura iniciou, através da Secretaria Municipal de Agricultura, uma ação que visa a melhoria de vários tanques públicos espalhados pelo município."Nós temos consciência da importância que os trabalhadores rurais têm para o desenvolvimento econômico de Itabaiana. E por isso estamos priorizando, nesse primeiro momento, a limpeza dos tanques públicos e a garantia de funcionamento dos poços artesianos. Além disso, estamos buscando recursos para que as estradas vicinais de Itabaiana possam ser recuperadas, garantindo assim um melhor escoamento da produção agrícola", avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho. Diante das determinações do prefeito, o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus, vem aproveitando o atual período de estiagem para realizar os trabalhos de melhorias dos tanques, de forma especial nos povoados Várzea do Gama, Terra Vermelha, Pé do Veado, Caraíbas e Lagoa do Líbano.

Venda de veículos em SE foi recorde em Janeiro

Dados divulgados pela FENABRAVE revelam que as vendas de veículos automotores no estado, no primeiro mês do ano, chegaram a 4.437 unidades, sendo a maior venda já realizada para meses de janeiro em oito anos, de acordo com a série histórica que teve inicio em 2004. As vendas de automóveis e comerciais leves foram de 2.259 unidades, com crescimento de 22,0% sobre o mesmo mês de 2011. Em relação a dezembro último houve retração de 5,5%. Os números de caminhões e ônibus vendidos ficaram em 78 e 25 unidades, respectivamente, com retração de 60,4% na venda de caminhões e incremento de 150,0% na comercialização de ônibus, ambas as variações sobre janeiro de 2011. Na comparação com dezembro do ano passado, também ouve retração nos caminhões comercializados 41,8% e alta na compra de ônibus 56,3%. A comercialização de motocicletas caiu em ambas às comparações descritas acima. As variações negativas foram de 1,1% e 14,7%, respectivamente. O número de unidades vendidas ficou em 2.075.

Secretário reafirma dívida e desafia o ex-prefeito para um debate

O secretário de Comunicação de Aracaju, Carlos Batalha, rebateu nesta quarta-feira a informação divulgada pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira de que deixou dinheiro em caixa e poucas e regulares dívidas. Listando cada um dos setores a que a Prefeitura está devendo. "Se havia dinheiro, por que foram deixadas tantas dívidas, com hospitais, fornecedores, lixo? Por exemplo, o débito da Prefeitura com a Energisa hoje é de R$ 4,2 milhões, com relação a lixo e limpeza é de R$ 25 milhões, com precatórios são R$ 6,3 milhões, com a Deso é de R$ 9 milhões, e com a Justiça é R$ 40 milhões, e com todas as áreas da Saúde é de R$ 50 milhões", lembrou o secretário. Batalha ressaltou que, ao contrário do que foi afirmado pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira em entrevista à mesma emissora, o saldo em caixa de R$ 11 milhões não é verdadeiro. Cerca de R$ 8 milhões seriam de recursos da folha, referentes a empréstimos consignados descontados dos servidores e não repassados às respectivas instituições financeiras. "O que foi encontrado em dinheiro foi o valor de R$ 3,3 milhões”. Na verdade, essa é uma polêmica que surge toda vez que um opositor do ex-prefeito , ex-governador ou ex-presidente chega ao poder. Quando saiu do governo, João deixou dívidas para Valadares, que deixou para João, que deixou para Albano e assim por diante. Não dá para levar a vida chorando pelo leite derramado.

Comandante da PM entrega Projeto de Lei de Fixação de Efetivo ao deputado Capitão Samuel

O deputado estadual Capitão Samuel(PSL), recebeu em seu gabinete o Comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes que entregou ao deputado o tão esperado Projeto de Lei de Fixação de Efetivo. O comandante afirmou que as modificações implantadas na nova legislação trazem benefícios a médio e longo prazo para toda categoria que só tem a ganhar. Estou entregando o projeto em suas mãos para que enquanto representante da categoria o deputado possa analisar e até onde for possível se criar um adendo em alguns pontos que se ache necessário. Esse projeto foi muito bem estudado e elaborado com o intuito de valorizar os nossos militares", afirmou o coronel. O Comandante explicou detalhes do projeto ao deputado que ouviu atentamente a explanação e que ficou satisfeito com que ouviu, agora Samuel Barreto irá se reunir com o Governo fazendo a intermediação necessária para que o mesmo analise e envie de volta o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa para que seja aprovada.

Dirigentes do Fórum Empresarial assumem nesta 5ª

O Fórum Empresaria de Sergipe realiza nesta quinta-feira, às 12h30, Reunião Almoço Extraordinária no Hotel Aquários, para informes e logo em seguida a posse de sua coordenação e conselho fiscal. Serão empossados: COORDENAÇÃO:· Coordenador: Roger Dantas Barros - ASSESPRO · Vice-Coordenador: Susana Souza Santos Nascimento - SESCAP · Tesoureiro: Marco Aurélio Pinheiro - SINDESP · Secretário: Ailton Nunes dos Santos Júnior - SINDETUR CONSELHO FISCAL:· Geraldo Soares Barreto - FAESE · Flávio Henrique Barros Andrade - SINDPESE · Juliano César Faria Souto - ADAS SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:· Manoel Lisboa Barbosa - SHRBS

Ministro dos Transportes dá avala a pleito de Déda para duplicar BR-235

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, garantiu ao governador Marcelo Déda que sua pasta encaminhará parecer favorável à duplicação da BR-235. Em audiência terça-feira, em Brasília, o governador expôs as argumentações técnicas que justificam a obra. Para o ministro, a obra “já está atrasada”. "Surpreendeu-me a acolhida do ministro à duplicação da BR-235. Ele concordou com toda nossa argumentação e agregou novas considerações técnicas", relatou Déda. Para o governador, a nova empreitada do Governo do Estado pode ser classificada como o segundo capítulo das grandes intervenções em logística rodoviária.

Câmara de Aracaju define membros de comissões temáticas

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizaram durante a sessão desta quarta-feira, 20/2, uma eleição para definir os membros das cinco comissões temáticas existentes na Casa Legislativa. Nos encontros de comissões os parlamentares analisam os projetos de lei ou resoluções e emitindo pareceres das comissões de Justiça e Redação; Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento; Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente; Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura e Esportes. Cada vereador integra uma ou mais Comissões Permanentes da Casa, onde serão apreciados nas reuniões os projetos específicos da área a que se dedica essa comissão. As reuniões de comissões na CMA serão realizadas pelas segundas-feiras mediante a convocação dos presidentes de cada comissão.

Veja quem são os componentes:
Comissão de Justiça e Redação: Renilson Félix, Iran Barbosa, pastor Roberto, Anderson de Tuca e Max Prejuízo
Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento: Dr. Manuel Marcos, Lucimara Passos, Jailton Santana, Augusto do Japãozinho e Valdir Santos
Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente: Valdir Santos, Dr. Gonzaga, Agamenon Sobral, Renilson Félix e Adriano Taxista
Educação, Cultura e Esportes: Roberto Morais, Robson Viana, Iran Barbosa, Ivaldo José e Renilson Felix
Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor: Dr. Agnaldo, Dr. Gonzaga, Dr. Manuel Marcos, Lucas Aribé e Adelson Barreto Filho

Ministro da Integração Nacional decreta Estado de Emergência em Pirambu

Em audiência solicitada pelo líder do PSC, André Moura, no Ministério da Integração Nacional em conjunto com a Secretaria Nacional da Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira, 20, foi discutido a solicitação do Estado de Emergência do município de Pirambu em Sergipe.Participaram da audiência o requerente André Moura, o senador Eduardo Amorim e o prefeito de Pirambu, Élio Martins, que fizeram o encaminhamento direto ao ministro Fernando Bezerra e o secretário Nacional interino da Defesa Civil, Rafael Schadeck. Ao ouvir os relatos dos parlamentares sergipanos e do prefeito, os gestores federais avalizaram de imediato o pedido de Estado de Emergência para Pirambu, deixando claro que as ações de cunho natural não esperam e a população não pode sofrer com os trâmites burocráticos do Estado. Desde o ano passado, a sede do município vem sofrendo com o avanço devastador do mar, chegando ao decorrer desse período a derrubar bares e parte da pista que margeia a Orla da cidade. As várias barragens construídas no curso do Rio Japaratuba que desemboca no mar na divisa dos municípios de Pirambu e Barra dos Coqueiros, fez com que fosse perdida a força de suas águas que invadiam o oceano, consequentemente a boca da barra foi assoreada, deixando o estuário do rio raso, impedindo os mais de 80 barcos pesqueiros de poderem utilizar o entreposto de pesca do município, tendo um papel importante na economia pesqueira do local.

Dia 22 encerra o prazo para pagar o licenciamento 2013 de fevereiro com desconto

O calendário de licenciamento anual para veículos com placa final 1 estabelece o dia 28 deste mês como data de vencimento, mas o proprietário de veículo que deseja obter um desconto sobre o valor a pagar deve se apressar, pois embora a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) tenha prorrogado o prazo na última sexta-feira, 15, o dia 22 de fevereiro é a data limite para pagamento antecipado, garantindo um desconto de 10% no documento.

Deso executa limpeza de lagoa de estabilização em Lagarto

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) inicia, esta semana, a operação de limpeza da lagoa de estabilização do município de Lagarto. O serviço prevê o aproveitamento da capacidade de tratamento de esgoto e a diminuição da poluição de riachos e rios. A iniciativa segue as recomendações da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e as orientações do Ministério Público do Estado. A lagoa de estabilização integra a estrutura de esgotamento sanitário operado pela Deso em Lagarto, e tem como finalidade tratar o esgoto domiciliar coletado antes que a água servida seja devolvida à natureza. "Com a recuperação da lagoa, a Deso melhora a capacidade de reduzir significativamente a quantidade de poluentes existentes", afirma o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sérgio Ferrari Vargas. Para concretização do projeto estão sendo investidos mais de R$ 830 mil no processo que inclui análise laboratorial, montagem de equipamentos, bombeamento, floculação e desidratação até a consolidação. Toda a limpeza do terreno já foi executada, assim como a instalação de cercas de proteção e construção de uma célula impermeabilizada, cuja função será conter e direcionar a água gerada na etapa de desidratação do lodo e sedimento acumulados.


Novas indústrias são aprovadas para Sergipe e gerarão novos empregos

O Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) esteve reunido nesta terça-feira, 19, e deu início ao processo de extensão de incentivos às indústrias instaladas em Sergipe, aprovando ainda novos investimentos que somam mais de R$ 97,6 milhões e deverão gerar 1.569 empregos diretos. Através da iniciativa do Governo de Sergipe, para ampliação do prazo de incentivos fiscais - concedidos às indústrias instaladas no Estado - por mais 10 anos, serão mantidos 3.064 empregos diretos e investimentos de mais de R$ 545,27 milhões no Estado.
Nessa segunda reunião do ano, o CDI aprovou benefícios ficais e locacionais para empresas na área de esquadrias, fabricação de semi-jóias, fabricação de móveis, embalagens de papelão, metalurgia, confecção, artefatos de cimento, no setor automotivo, dentre outras, nos municípios de Itabaiana, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. Presidido pelo vice-governador do Estado, Jackson Barreto, e tem como vice-presidente o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, o CDI concede benefícios previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) - que tem atraído para o Estado novos empreendimentos que geram empregos e renda.

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
17:20

Dilma garante ampliação do aeroporto dfe Aracaju

Apresidente Dilma  Rousseff  garantiu ao governador Marcelo Déda, hoje, a realização das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Santa Maria, em Aracaju. Ela foi repassada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Gustavo do Vale, durante visita do governador de Sergipe. "São obras definidas pela presidenta como prioritárias e irreversíveis", comemorou o governador.

A segurança da informação deu impulso ao governador para, na volta à capital sergipana, reunir-se com o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, e assinar as primeiras ordens de serviço para investimentos em torno de R$ 20 milhões. Esta primeira liberação destina-se às obras do contorno do aeroporto, que visam ampliar e adequar o acesso ao terminal aeroportuário.

Copa do Mundo

As garantias dadas pela presidenta da República e pelo presidente da empresa pública têm base em prioridades estaduais e regionais. Além de atender ao aumento da demanda turística e empresarial, o novo terminal se enquadra nas necessidades que advirão com a Copa do Mundo de 2014, o que sustenta a disponibilidade orçamentária e financeira do empreendimento.

Os cerca de R$ 400 milhões que serão desembolsados para as obras (sendo R$ 90 milhões dos cofres estaduais) permitirão que o Aeroporto de Aracaju "cumpra papel estratégico na logística da Copa do Mundo", tornando-se terminal alternativo a Salvador (BA). "Portanto, é preciso que nosso aeroporto tenha condições plenas de operação para servir dentro do evento Copa do Mundo".

Esta condição permitiu que as contratações de obras sejam realizadas pelo sistema de RDC (Regime Diferenciado de Contratação), mais ágil que a lei 8.666, que rege a maior parte das licitações públicas. Aqueles aeroportos que estão num raio de proximidade das sedes da Copa do Mundo (caso de Salvador) podem adotar este sistema mais acelerado de contratações.

Pátio e pista novos

"Estas garantias me tranquilizaram e me autorizaram a deflagrar o processo dos investimentos estaduais complementares", resumiu. Com isto ficou agendada, para março, a visita oficial do presidente da Infraero a Aracaju. Na ocasião, além de assinar documentos legais, Gustavo do Vale estará disponível para conversar com a imprensa sergipana.

O cronograma prevê que as obras nas áreas externas do aeroporto fiquem sob a responsabilidade do Estado. A Infraero, por sua vez, tratará da ampliação da pista de pouso e decolagem e do novo pátio de estacionamento de aeronaves. E, depois, da construção do novo terminal de passageiros. "Este novo pátio vai permitir a expansão do número de aeronaves que podem descer em Aracaju e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de embarque e desembarque".



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
16:32

Depósitos de poupança em Sergipe totalizaram R$ 41,5 bilhões em 2012

 

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Banco Central, indicou que os depósitos na caderneta de poupança no estado, em 2012, alcançaram R$ 41,5 bilhões, registrando o maior valor em depósitos em 10 anos, de acordo com a série histórica que teve inicio em 2002. O total arrecadado cresceu 16,1% (em termos nominais) ante os depósitos da caderneta de 2011 (R$ 35,8 bilhões), até então o maior da série histórica.

Financiamentos Imobiliários - Em 2012, o total de financiamentos imobiliários concedidos no estado também foi o maior em 10 anos. O total concedido foi de R$ 1,1 bilhão, com crescimento de 43,4% sobre o montante realizado em 2011.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
13:45

Para secretário do Tesouro Nacional, SE está habilitado a acessar o Proinveste


O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, mostrou-se satisfeito com o avanço positivo das negociações entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Sergipe que visam aprovar o Proinveste. Em audiência na STN nesta terça, 19, em Brasília, o governador Marcelo Déda participou de reunião de trabalho para acompanhar projetos de financiamento que dependem de parecer da secretaria. Depois de ouvir os relatos sobre as negociações do Proinveste, programa do Governo Federal de apoio a investimentos, Augustin lembrou que Sergipe encontra-se em plena regularidade fiscal no que concerne a capacidade de pagamento e de endividamento. Estes parâmetros, concluiu, habilitam o Estado a acessar o programa do Governo Federal.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
13:31

Sergipe é o 3º estado do NE com melhor índice de médicos por habitantes

Sergipe é o terceiro estado nordestino e 13º no Brasil que apresenta o melhor indicador em relação à quantidade de médicos por habitante, é o que aponta a pesquisa “Demografia Médica no Brasil: cenários e indicadores de distribuição”, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), divulgada ontem e publicada na terça-feira, 19, pelo jornal O Globo. Com o índice de 1,42 médicos por cada mil habitantes, no Nordeste Sergipe só possui, proporcionalmente, profissionais a menos que os estados de Pernambuco, que possui 1,57 para cada mil habitantes e Rio Grande do Norte, com 1,43. Segundo a matéria de O Globo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como ideal a relação de pelo menos um médico para cada mil habitantes, sendo que, Sergipe apresenta uma taxa superior a indicada, com 3.013 médicos em atividade até outubro de 2012 e com 74,1% destes atuando no Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação aponta ainda, que de 1980 a 2012, houve um aumento de 74% na razão de médicos por habitantes, e que um dos fatores que contribuiu para isso foi a abertura de novos cursos de Medicina no país, mas que ainda há uma distribuição desigual dos profissionais por cidade, com a maioria concentrando-se nos grandes centros urbanos, em especial nas capitais. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
12:23

Servidores do Cemar não têm definição sobre homologação e Samu tem mais ambulâncias quebradas


A diretoria do Sintasa visitou o Centro de Especialidade Medicas de Aracaju (Cemar) e a sede do Samu Municipal, ambos localizados no bairro Siqueira Campos, nesta quarta-feira (20) pela manhã, para entregar um formulário aos funcionários a fim deles apresentarem as suas as dificuldades de trabalho. Na ocasião, foi entregue ainda fichas de filiação sindical e o Jornal do Sintasa.

Ficou constatado que os servidores do Cemar, que são contratados pela Multiserv, estão preocupados em relação ao processo de homologação da rescisão de contrato de trabalho, visto que a Prefeitura Municipal de Aracaju cancelou o contrato com a Multserv, logo os servidores contratados serão desligados de suas funções.

De acordo com a diretora do Sintasa, Maria das Graças, a empresa ainda não informou nada ao sindicato. “Os servidores estão de sobreaviso e estão preocupados. A Multiserv não nos informou onde será feita a homologação se no sindicato ou não”, explica a diretora, que foi acompanhada na visita pelos outros diretores João Wadson, Maria Edite e Maria Auxiliadora. “A visita foi tranquila. Mas percebemos que os servidores estão muito ocupados para atender toda a população. Tudo é muito corrido”, adiantou Auxiliadora. Ainda no Cemar, constatou-se que faltam alguns aparelhos no setor de fisioterapia, o que vem prejudicando um atendimento melhor aos usuários.



SAMU
Um dos pontos que vem à tona novamente é situação das ambulâncias do Samu Municipal. De acordo com o diretor do Sintasa, João Wadson, já existe até um espaço no Samu para colocar as ambulâncias quebradas de tão corriqueira a situação. “Elas ficam no cantinho, encostadas. Poderiam muito bem ser consertadas para servir de atendimento à população”, conta Watson, acrescentando que o prédio da perícia do Samu está abandonado e à noite o cenário é mais grave porque corre o risco de servir de abrigo para marginais.


Fonte: www.sintasa.com.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/02
19:04

Sintasa marca assembleia com servidores dia 4 de março

 (Crédito: Mario Agra/PT)

ARTIGO DO SINTASA: FALA SÉRIO, GOVERNADOR!

O Governo do Estado de Sergipe realmente só tem gogó, fala muito e não cumpre acordos firmados com os representantes sindicais e trabalhadores da saúde. Quase no final do mandato é sempre a mesma história para “boi dormir”, com promessas de que em setembro tudo vai ser implementado ou que teremos data retroativa a esse famigerado mês de setembro de 2011.

Tivemos a instauração de uma mesa de negociação e não mais, pois tudo não passou de um engodo para o governo ganhar tempo mentindo ainda mais e enrolar os sindicatos e os trabalhadores da Saúde. Pois tudo que era decidido na mesa não foi cumprido. Não diga que não tentamos, foram várias idas e vindas sem algo de concreto, perguntamos que fim levou o PER (Plano de Emprego e Remuneração) dos servidores celetistas das Fundações e o pagamento do retroativo do Acordo Coletivo desses servidores? Qual vai ser a mentira agora?

Onde está a sua consciência quando disse que iria resolver a situação dos servidores estatutários, que há mais de 20 anos são explorados. Não tem reposição salarial justa e muito menos condições de trabalho. Queremos o tão sonhado PCCV!

Quem são de fato os secretários “da Saúde e da SEPLAG?”, governador-secretário da Saúde, chega de mentiras, sabemos que você não tem interesse em negociar de verdade com os representantes sindicais. Os servidores não aceitam mais suas desculpas, só mesmo um cego não vê que a Saúde esta a beira de um colapso. Iremos gritar aos quatro ventos o que está acontecendo com a Saúde no Estado de Sergipe.

Faltam medicamentos, condições de trabalho, pagamento de dívidas aos fornecedores. Os trabalhadores e os usuários do SUS travam uma luta diária para que o governo cumpra a lei Constitucional 8080 que diz que saúde é um direito de todos e dever do Estado.

Diante do descaso e da falta de compromisso do governador estamos convocando todos os servidores da Saúde que são representados por este sindicato para uma Assembleia Geral no dia 4 de março de 2013, às 15 horas, a primeira chamada, e às 15h30min, a segunda chamada, na sede situada na Rua Lagarto, 755, Centro.

PCCV JÁ!

A direção

Fonte: www.sintasa.com.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos