23/02
09:28

Operação de crédito para salário de dezembro tem procura intensa

A viabilidade da operação de crédito disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju para pagamento integral do salário de dezembro foi comprovada pela intensa procura dos servidores municipais, em todas as agências bancárias do Banese e Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira, 22. Milhares de operações já foram efetivadas assegurando o crédito na conta do servidor. Com o pagamento de dezembro, já são três folhas pagas em 52 dias da atual gestão.

O superintendente de Crédito do Banese, Wesley Cabral, acompanhou pessoalmente o processo de atendimento realizado no Centro Administrativo da Prefeitura. "Estamos realizando a maioria das operações nos próprios caixas eletrônicos, além dos atendimentos presenciais nas agências, já temos mais de mil atendimentos concluídos, e esse número aumentará até o final do expediente. Nos caixas eletrônicos, a operação é realizada em menos de um minuto. Já nas agências, essa operação é realizada num tempo médio de cinco minutos, assim que o servidor acessa o atendimento", destaca o superintendente.

Alguns problemas foram detectados na operação realizada pela Caixa Econômica Federal e já estão sendo alvo de uma intervenção específica da administração municipal. Nesse sentido, ainda na tarde desta quarta-feira, uma reunião deverá ser realizada entre representantes das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como da Secretaria Municipal da Fazenda, com representantes da instituição para realinhar procedimentos e solucionar alguns entraves burocráticos detectados no início da operação.

Mesmo assim, centenas de operações também já foram realizadas pelo agente financeiro, assegurando o compromisso em pagar integralmente o salário de dezembro dos servidores públicos municipais.

Foto: Silvio Rocha


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/02
09:23

Foragido de alta periculosidade é preso em Simão Dias

Na manhã desta terça-feira, 21, policiais civis lotados na delegacia de Simão Dias deram cumprimento ao mandado de prisão definitivo, por crime de roubo, contra José Adilson dos Santos, 31 anos.

Segundo informações dos policiais, Adilson foi preso na sua residência, localizada no conjunto José Neves da Costa, no município de Simão Dias. Com ele foi apreendido um celular LG de cor preta que foi roubado há cerca de 15 dias, na estrada que dá acesso ao povoado Areial.

Além disso, a ficha criminal do suspeito é extensa. Ele está sendo investigado por violência doméstica e ameça contra a sua companheira, Liliane Santos Dias. Ele já foi condenado pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e um homicídio quando estava preso no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan). Por esses crimes era considerado um foragido de alta periculosidade pelo sistema penal sergipano, onde possui cerca de 30 anos de prisão para cumprir.

Com o mandado cumprido e a prisão realizada com sucesso, o suspeito se encontra à disposição da justiça sergipana.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/02
09:19

Propaganda eleitoral gratuita em Carmópolis começa nesta sexta-feira (24)

No último dia 17 de fevereiro, sexta-feira, foi realizada a audiência para distribuição do tempo de propaganda gratuita para as coligações que concorrem à Prefeitura de Carmópolis. A reunião foi conduzida pelo juiz da 11ª Zona Eleitoral, Rinaldo Salvino do Nascimento.

Na ocasião, foi realizada a montagem do plano de mídia do Horário Eleitoral, que será transmitido pela emissora Fan FM. O período da propaganda eleitoral gratuita se inicia nesta sexta-feira, dia 24/02, e será finalizado no dia 30 de março, três dias antes da eleição.

O tempo de exposição de cada coligação é baseado pela respectiva representatividade na Câmara dos Deputados, como prevê a Resolução TSE n23.457/2015, art. 39, §8°. A participação na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV é garantida a todos os candidatos.

O dia 22 de fevereiro marca outra data decisiva para o processo eleitoral em Carmópolis, pois é a data limite para que candidatos, partidos, coligações ou Ministério Público possam apresentar impugnação aos pedidos de registro de candidaturas protocolados no Cartório da 11ª Zona Eleitoral.

Segundo o calendário estabelecido pelo TRE-SE, todos os pedidos de registro de candidatura deverão ser julgados pelo juízo eleitoral até o dia 13 de março (20 dias antes da eleição).


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/02
09:19

Justiça obriga Estado de Sergipe a fazer reforma completa no Centro de Criatividade

A pedido do Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria de Justiça de Relevância Pública, o Poder Judiciário Sergipano condenou o Estado de Sergipe a executar obras de reforma, ampliação e acessibilidade no Centro de Criatividade, localizado no Bairro Getúlio Vargas em Aracaju, conferindo ao bem público, destinação útil e compatível com o interesse coletivo.

De acordo com o acervo probatório anexado pelo MP aos autos da Ação, foi possível constatar que existe uma precariedade física do imóvel que abriga o Centro de Criatividade, bem como a necessidade de adequar a obra pública às normas de acessibilidade exigidas pela lei. “Diante da inércia do Poder Público Estadual em promover a garantia do direito à integridade física, à segurança e à acessibilidade, revela-se necessária a intervenção do Poder Judiciário”, pontuou o Juiz de Direito, Isaac Costa Soares de Lima, na sentença.

Vale ressaltar, de acordo com a sentença judicial, que o Estado, quando da sua manifestação, buscou apenas se esquivar, sem argumentos sólidos, da sua responsabilidade pelos fatos constatados na ACP.

O Juiz determinou que os referidos ajustes no Centro de Criatividade sejam realizados no prazo de 06 (seis) meses, após o trânsito em julgado do processo.




Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/02
09:17

Água de Inglaterra

Geraldo Duarte*
Advogado

Expositor de farmácia leva-nos, através do tempo, há mais de três e meio séculos. Devido a um fitoterápico.

Ano 1650. O jesuíta e cardeal espanhol Juan de Lugo y de Quiroga, membro da Companhia de Jesus e autor de obras teológicas, retorna da América com um achado medicinal. Casca da chinchona colisaya, denominação científica da planta quina, quina-quina ou murta-do-mato.

O vegetal, usado como chá por indígenas amazônicos, objetivava a cura de febres e fez-se conhecido na Espanha e Inglaterra. O religioso distribuía-o aos pobres, como fazia com pão e dinheiro, dizendo-o medicamento eficaz.

Talvez, findo seu estoque da erva, o remédio já então denominado “Água de Inglaterra”, mesmo recepcionado na corte, sumiu.

Lisboa, 1730. Reapareceu, lançado pelo doutor Fernando Mendes, médico judeu inglês.

O escritor Joaquim Fernandes, no livro Portugal Insólito, cita várias datas e aprovações para comercialização do produto, de manipuladores outros e sob proteções de D. Pedro II e de um Conselho de Regência, em nome de D. João VI.

Em folheto referido por Fernandes, o “mágico líquido” debelava “febres renitentes ou subintrantes, tifos, bexigas, escarlatinas, pneumonia, leucorreias, gonorreias, abortos, hemorroidas, tísica catarral, asma, diarreias, hipocondria, escorbuto, alporcas, icterícia etc., enfim, uma verdadeira panaceia universal...”.

No Brasil, decreto imperial de 02/10/1811, mandou que “a Água que José Joaquim Castro vendia fosse considerada a genuína Água de Inglaterra”, se produzida pela “Real Fábrica”, título concedido em 1803.

Ainda hoje, denominado Água Inglesa, é vendida no País.
 
*Administrador e dicionarista.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/02
07:43

Vereadores de Aracaju querem se ver livres da votação da tarifa do ônibus

Não há nenhum projeto de lei em tramitando na Câmara Municipal de Aracaju elevando o valor da tarifa do transporte coletivo, como foi divulgado hoje por segmentos da imprensa. Os vereadores vão votar nos próximos dias uma propositura do vereador e presidente da Casa, Josenito Vitale, "o Nitinho", transferindo para o prefeito o direito de discutir e adotar aumentos ou redução de tarifas, sem precisar da votação no parlamento municipal. Aracaju é a única capital brasileira em que a tarifa é votada na Câmara e os vereadores querem se ver livres dessa exposição “queimativa”. A tarifa atual de Aracaju continua fixada em R$ 3,10.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/02
07:17

SEED discute com prefeitos fortalecimento de gestão pedagógica

 O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, se reunirá nesta quinta-feira, 23, com prefeitos e secretários municipais de Educação. O encontro acontecerá no Radisson Hotel Aracaju, das 8h30 às 17h30, e objetiva apresentar os Programas Educacionais para o fortalecimento da Gestão Pedagógica, visando à melhoria da qualidade da educação. O encontro vai reunir representantes da Seed, Conviva, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Sonho Grande, Instituto Natura, Fundação Lemann e Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/02
07:12

João Daniel participa de mobilizações contra as reformas da Previdência e Trabalhista

Em ato público promovido pelo Fórum Interinstitucional em Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (FIDS), nesta quarta-feira, dia 22, o deputado federal João Daniel (PT/SE) voltou a alertar que, nesse momento em que se discute reformas, o que está em jogo no país não é apenas a Previdência, mas a desconstrução da nação brasileira construída nos governos progressistas e populares dos últimos 13 anos, pelo governo Lula e Dilma Rousseff. O parlamentar ressaltou que é preciso o povo brasileiro ir às ruas e exigir dos congressistas o mínimo de respeito e dignidade ao povo brasileiro.


Ao saudar os participantes do ato, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara, João Daniel parabenizou a presença da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) nesse Fórum e destacou a importância da construção do campo unitário dos trabalhadores e trabalhadoras do campo no Brasil. Para ele, isso poderá fazer a diferença nesse golpe continuado que iniciou com a retirada da presidenta Dilma e depois com a aprovação da PEC 55 – que congela pelos próximos 20 anos os investimentos em setores básicos no país – e agora com as reformas Trabalhista e da Previdência, além do projeto de lei da terceirização.


O ato realizado pelo Fórum Interinstitucional em Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social teve como objetivo mostrar a indignação das instituições com as reformas apresentadas pelo governo federal, sem que haja diálogo com a população e sem transparência, e chamar a atenção da sociedade e dos parlamentares quanto aos graves efeitos caso elas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional. Várias entidades e instituições compõem o Fórum, entre elas o Ministério Público do Trabalho, a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, as centrais sindicais CUT, UGT, CGTB, CSP Conlutas, Central dos Sindicatos Brasileiros, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de São José dos Campos, de São Bernardo do Campo e de Mogi das Cruzes, entre diversas outras entidades e instituições.


Mobilização

Na manhã de terça-feira, o deputado participou da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, quando debateu a Reforma Trabalhista e vários outros projetos que retiram direitos da classe trabalhadora. “Vivemos um momento muito grave no nosso país, onde esse governo golpista, a cada dia, trabalha com o único intuito de prejudicar os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país”, disse.


No próximo dia 15, será realizada uma grande Marcha das Centrais. “Através da Frente vamos realizar um amplo trabalho de conscientização e mobilização, além de apresentação de requerimentos para emendas. Devemos montar comitês regionais nos Estados, propor em conjunto com as centrais, caso exista, se inserir, se não, propor”, acrescentou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos