23/02
06:42

Prefeitura de Itabaiana antecipa pagamento de salários

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), antecipa os salários de todos os servidores públicos municipais referentes ao mês de fevereiro para esta quarta-feira, 22. A Administração Itabaiana Forte como seu povo tem priorizado o funcionalismo, na prática. Ainda esta semana o prefeito mandou e a Câmara aprovou o reajuste dos professores, que recebem o piso nacional desde 2013,  quando Valmir assumiu o comando da prefeitura. Durante os primeiros quatro anos e os dois meses de 2017,  o pagamento do pessoal é feito em dia e muitas vezes, como agora, de forma antecipada. "E temos a satisfação de dizer que além do salário em dia, somente este ano  já inauguramos quatro obras e várias outras estão em andamento, muitas em fase de conclusão", disse Valmir de Francisquinho.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/02
06:38

Campanhas recebem água para doar a sertanejos sergipanos

Duas campanhas  - uma do SESC e outra dos funcionários do Banco do Brasil – estão arrecadando água mineral para enviar para as mais de 400 mil pessoas atingidas pela seca em Sergipe. A captação de recursos teve início na semana passada e desde então já foram doados mais de 20 mil litros. Os organizadores das campanhas vão priorizar as famílias mais carentes e que moram nas periferias dos municípios mais atingidos pela seca,



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/02
06:30

Canindé negocia com INSS dívidas da Prefeitura

A Prefeitura de Canindé vem enfrentando, há alguns anos, graves problemas recorrentes das dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Ciente da necessidade de buscar resolver essas pendências, o prefeito Orlandinho Andrade, na companhia do secretário municipal de Turismo, Kaká Andrade, participou de uma audiência com Tiago Vesely, presidente interino do INSS. A reunião aconteceu ontem, 22, na sede do órgão, em Brasília. Na oportunidade, Orlandinho explanou as dificuldades do município e a necessidade de soluções em caráter de urgência. “Reunião produtiva, pois o presidente prometeu que até amanhã, nos passará um posicionamento sobre possíveis caminhos para resolver ou amenizar o problema”, pontuou o prefeito.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/02
06:22

Dia da Mulher - Movimentos sindical e popular farão protestos no 8 de março

Centrais sindicais, sindicatos e entidades do movimento popular e feminino estão organizando para o dia 08n de março, Dia Internacional da Mulher, uma série de manifestações em Aracaju. Estão sendo propostas uma passeata do bairro Industrial até a praça General Valadão (Centro Comercial), onde acontecerá um ato público. Outros segmentos pretendem fazer passeata no Calçadão da João Pessoa, saindo da praça Fausto Cardoso. Há ainda um grupamento que fará uma concentração em frente a sede do INSS, em Aracaju, onde faria um protesto contra as reformas da previdência e trabalhista. Os manifestantes vão defender mais moradias populares, creches, empregos, salários iguais para trabalhos iguais, entre outras coisas.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/02
21:22

Tomar do Geru abrigará reunião pró-Comitê do Rio Real

Jovens que articulam a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Real promovem no dia 10 de março próximo, às 8h,  reunião no município de Tomar do Geru para ampliar as discussões em torno do projeto. Estão sendo convidados para om encontro prefeitos e vereadores dos municípios banhados pelo rio Real, lideranças comunitárias, representantes de comitês já em funcionamento e da Agência Nacional da Água (ANA).  As primeiras reuniões aconteceram em Indiaroba e Tobias Barreto. A meta é criar o Comitê do Rio Real ainda no decorrer deste ano. 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/02
21:01

Deputado lamenta demora em liberar o milho para alimentar os rebanhos

“O povo está sofrendo, o gado está morrendo e, infelizmente, esse governo que diz que vai cuidar do Nordeste, só vai licitar os caminhões que irão fazer o transporte do milho a partir do início do próximo mês. É lamentável essa situação”. O protesto, em tom de desabafo, é do deputado estadual Jairo de Glória (PRB), ao saber que o governo federal, através da Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ainda não adquiriu o produto para que os agricultores tenham com que alimentar os rebanhos que ainda resistem à dura seca.

Segundo o parlamentar, o milho só chegará no inverno, quando o gado já vai estar totalmente dizimado. Jairo questionou para que serviram os Decretos de emergência dos municípios se as ações não chegam de forma imediata. “Ao meu entender, esses Decretos são justamente para dispensar os prazos exigidos em lei. Se for respeitar esses prazos, quando esse milho chegar, talvez, os agricultores já não tenham mais a quem alimentar”, afirmou, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (22).

A informação sobre o prazo para início do processo licitatório foi passada a Jairo pelo deputado federal Jony Marcos (PRB) que, junto com o secretário do escritório de representação de Sergipe em Brasília, Heleno Silva, foi em busca de solução para os agricultores nordestinos, em particular os sergipanos, que sofrem as duras consequências da longa estiagem. “A partir da nossa fala na tribuna da Assembleia, esta semana, o pastor Jony e Heleno foram buscar soluções e trazem essa triste notícia”, reclamou o deputado, que tem feitos constantes relatos da situação caótica enfrentada pelos trabalhadores e pequenos produtores que ainda resistem no sertão.

“Quero registrar a minha indignação com esse fato”, disse ao reconhecer os esforços que o governador Jackson Barreto (PMDB) tem feito no sentido de minimizar os efeitos dessa seca, que é considerada uma das piores das últimas décadas. “O governador tem feito a parte que lhe cabe, está empenhado em encontrar saídas que minimizem os efeitos da seca, mas o governo federal precisa desburocratizar e contribuir com esse processo sob pena de termos muitos mais animais sendo dizimados e produtores vivendo um verdadeiro colapso”, disse.

(Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/02
20:57

Capitão Samuel discute assistência jurídica gratuita com Defensores Públicos

Com o objetivo de buscar melhorias para a assistência judiciária gratuita, o deputado estadual Capitão Samuel se reuniu, em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 22, com a Defensoria Pública Geral do Estado de Sergipe. Participaram da reunião o defensor público geral, Dr. Jesus Lacerda, o subprocurador, Dr. Léo de Carvalho Neto, o presidente da associação dos defensores púbicos, Dr. Ermelino Costa, e a corregedora, Dra. Andreza Tavares.

Nas últimas semanas o Deputado conversou com o presidente da OAB e com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, a fim de viabilizar o projeto para regulamentar a prestação de assistência judiciária e, agora, com o defensor público geral, onde reconheceu a necessidade de regulamentar a prestação de assistência judiciária gratuita e a importância de chamar os aprovados no último concurso da Defensoria Pública do Estado do Sergipe para melhor atender a sociedade.

Procurando um melhor diálogo entre os órgãos envolvidos, o defensor público geral, Dr. Jesus, propôs que o parlamentar realize uma audiência pública e convide todos para participarem da discussão para buscar uma solução comum. “A reunião foi muito salutar e o capitão Samuel é um conhecedor dar leis, inclusive da constituição federal, onde tratamos sobre a emenda constitucional 80, que reza que é preciso ter um defensor em cada comarca. Saímos daqui certos de que teremos avanços”, afirma.

Capitão Samuel ficou muito satisfeito com a ideia e já providenciou uma data para marcar a audiência pública, cujo tema será Assistência Judiciária Gratuita, “Estamos dando um grande passo e com certeza Sergipe será o estado com a melhor prestação de assistência judiciária gratuita, com defensores públicos em todas as comarcas, conforme demanda a emenda 80 da Constituição Federal de 1988, declara.

(Da Assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/02
10:12

HU faz exame inédito em SE para agilizar transplantes

Pela primeira vez em Sergipe, foi realizado em laboratório um procedimento denominado tipagem HLA, exame que facilita a verificação de compatibilidade entre doador e receptor quando o assunto é transplante. O exame foi feito pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS).


De acordo com a superintendente do Hospital Universitário, Angela Silva, a tipagem HLA possibilita uma agilidade que é fundamental para realização do transplante. “Esse é um exame que nunca foi feito em Sergipe. Para os transplantes em geral, quanto maior for a semelhança entre os genes HLA de quem está doando um órgão ou um tecido, e daquele que recebe, menores são as probabilidades de rejeição e, portanto, maiores são as chances de sucesso”, ressalta a gestora.


Laboratório

No HU-UFS, o responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular é o gerente de Ensino e Pesquisa da instituição, Roque Pacheco. “Temos o equipamento necessário para fazer a tipagem, o pessoal qualificado e trabalhamos com a agilidade que o transplante exige. Anteriormente o exame era feito na Bahia, o que vinha sendo um problema por causa do tempo despendido”, relata.


A realização de um transplante é um procedimento complexo, no qual a avaliação da compatibilidade entre o doador e o receptor é fundamental. “A nossa expectativa é ampliar as doações. Estou muito feliz pelo ineditismo do HU de Sergipe, pela rapidez e pela qualidade dessa tipagem e pela possibilidade de evitar perdas de órgãos e tecidos de possíveis doadores”, pontua Roque.


Conscientização

Para o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, a tipagem HLA, sendo realizada no HU-UFS, contribui para o sucesso de transplantes. “É muito importante essa redução do tempo, pois quanto menor for esse período entre captação e recepção, melhor será a qualidade do órgão ou tecido transplantado”, destaca.


No entanto, Benito faz um alerta. “É importante ressaltar que o processo de doação precisa da participação de toda a sociedade. Eu peço a todos que comuniquem às suas famílias que querem doar seus órgãos. É preciso uma conscientização sobre a importância desse ato, que pode acabar salvando muitas vidas”, declara Benito.


Cihdott

No Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, existe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), que faz um trabalho incansável para organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. A Cihdott do HU-UFS, unidade filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde.

 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos