25/02
18:39

Deputado cria projeto que prioriza emprego para pessoas em situação de rua

Ao realizar um passeio pelas ruas do Centro da Capital, é impossível não notar a presença, cada vez em maior número, de pessoas que ao cair da noite abrem os seus pedaços de pano no chão e fazem deste espaço o seu leito. Para se ter ideia da gravidade da situação, segundo a Secretaria de Assistência Social do município, cerca de 200 pessoas fazem parte dessa condição social em Aracaju. E um dado chama a atenção: 70% desse público sabe ler e teve acesso ao ensino formal.

 

Pensando em minimizar essa problemática, o deputado estadual Robson Viana (PEN) está buscando, através de Projeto de Lei, criar a Política Estadual para a população em situação de rua. De acordo com o texto do projeto, alguns direitos fundamentais do cidadão devem ser garantidos também para aqueles que estão nesta condição, a exemplo do acesso à saúde, à educação – e inclusive ao mercado de trabalho.

 

"Desde 2009 houve uma ressignificação do papel do Estado no enfrentamento desta questão, demonstrando efetivo interesse em estabelecer diálogo e atender às demandas da população de rua, até então excluída do acesso aos direitos sociais mais básicos e desassistida pelos programas sociais", pontua Robson Viana.

 

Um dos pontos do projeto versa sobre a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, como forma de realização de uma verdadeira transformação social, que tem como principal objetivo resgatar a dignidade e devolver a cidadania ao morador de rua.

 

“Garantir apenas as condições essenciais como saúde e educação não resolvem o problema. A ideia é ir além e promover uma mudança na vida dessas pessoas, fazer com que pensem além do presente e resgatem sonhos perdidos no passado", explicou o deputado.  

 

No artigo 5º do projeto de Lei, um dos objetivos da política estadual é incluir a população em situação de rua como público-alvo prioritário na intermediação de emprego, na qualificação profissional e no estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e com o setor público para a criação de postos de trabalho.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/02
18:29

Vale do Rio Real terá nova cooperativa de transporte

Operadores de transporte da região do Vale do Rio Real vão colocar em atividade a Coopervale, uma cooperativa que vai facilitar a movimentação de moradores de Itabaianinha, Tomar do Geru, Cristinápolis, Poço Verde e os distritos de  Montes Coelho, Samambaia e Tanque Novo, além do município baiano de Rio Real em direção a Tobias Barreto. A Coopervale está pronta para receber os novos cooperados e cooperados que quiserem migrar de outras cooperativas.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/02
14:23

Coluna Primeira Mão

 Coisas de pais


O que um pai não faz para ajudar o seu filho a realizar os seus sonhos políticos? Esse é o caso do senador Valadares  e também do ex-deputado Reinaldo Moura, atuantes na mídia e fora dela para colocar seus rebentos nas melhores posições na disputa eleitoral de 2018.

 

Amnésia


Quantos dos deputados da atual legislatura na Assembleia Legislativa conseguirão renovar os mandatos? Mesmo respondendo processos na justiça, muitos voltarão. A amnésia política dos nossos eleitores é muito forte. O que passou, passou. A menos que os novos candidatos aos 24 postos na casa legislativa saibam bem explorar aqueles pouco abonadores acontecimentos.

 

Trabalhar é preciso

É bom um pouco de atividade a mais para os policiais estaduais diante da possibilidade de o governo federal vir colocar mais militares do Exército comandando a segurança pública e o enfrentamento a marginalidade por todo o país. Os policiais precisam demonstrar disposição para o trabalho.

 

PPS quer valorização


O ex-deputado federal Jorge Alberto demonstrou a sua preocupação com as falações do senador Eduardo Amorim (PSDB) e do deputado André Moura (PSC) na reunião da sexta-feira passada na sede do PPS. Por isso, ele propôs que eles tivessem um olhar menos periférico ao partido e  mais protagonista  para a composição da chapa majoritária.
 Jorge o PPS pensam na indicação do vice ou do primeiro suplente de senador.


Renovação

O ex-governador Albano Franco demonstra muito otimismo em relação a uma possível candidatura do deputado federal  André Moura ao governo de Sergipe. Diz para os amigos que ele pode ser a renovação.


Maria, Maria...


A deputada estadual Maria Mendonça mostrou, em entrevista radiofônica, todo o seu descontentamento com Valmir de Francisquinho, prefeito de Itabaiana e criatura de sua família. Ele já criou asas e decidiu sair da gaiola dos Teles de Mendonça. A deputada de Itabaiana pode ficar sem mandato nas próximas eleições, se não se cuidar.

 

Oposição em Laranjeiras


O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (PSC), o Paulão, sofreu uma dura derrota na eleição da Mesa Diretora do Legislativo. A chapa de oposição, encabeçada pelo atual presidente, Luciano da Várzea, venceu a disputa com 6 dos 11 votos. Ou seja, um parlamentar da bancada governista acabou votando contra o prefeito. Nem a oração, feita minutos antes no gabinete de Paulão, foi suficiente para evitar a derrota. O resultado fortaleceu a oposição, liderada pelo ex-prefeito Juca Bala (PMDB).

 

CPI da Previdência


A derrota da proposta de reforma da previdência do presidente Michel confirmou que ela era ruim para a maioria dos brasileiros. Não era um probleminha de convencimento a ser resolvido com seu marketing. Fizeram propaganda no rádio e na TV e continuou a rejeição. Talvez essa seja a hora de pôr em discussão as propostas retiradas da CPI da Previdência, cujo relator foi o senador foi Paulo Paim.

 

Abafaram?


Alguém sabe que fim levou o escândalo da gasolina denunciado por militar, que foi imediatamente punido? Na opinião pública ficou a impressão de que o caso foi "abafado".


Mania de doente

 

Pessoas que trabalham em postos de saúde dizem que os pobres "adoram" frequentar esses locais. "Por qualquer coisa", correm e recorrem aos postos de saúde. Não é nada disso. Grande parte de nossa população sergipana é mesmo doente. Quem é que gosta de ficar esperando horas e horas para ser atendido?

 

Avaliação


Com o aumento do número de formados em  Medicina em Sergipe, talvez esse seja o momento de o nosso CRM por em ação o seu exame de capacitação dos novos profissionais.

 

Universitários


Existem estudantes universitários de extrema-direita vendendo canivetes, spray de pimenta e maquininha que dá choque elétrico. Reitores precisam tomar providências para transformar os campi em lugares mais seguros.


Rádios comunitárias


Os sergipanos ganharam mais 10 rádios comunitárias. Delas pode ser feito uso não eleitoral e uso eleitoral. As instituições encarregadas de sua fiscalização devem ficar atentas ao segundo uso num ano de eleições muito competitivas como será 2018.


Serventia

 

O tempo de vida útil de uma ambulância do SAMU é de 5 anos. Um absurdo! Segundo informação de funcionário do órgão, haveria problemas na condução das viaturas, problemas de manutenção e problemas de subtração de peças. O pior: qual é destino dado a tantas ambulâncias que supostamente não tem mais serventia?

 

Calero em Aracaju 1

Somente praticando a boa política será possível transformar o Brasil no país que todos sonham. Quem pensa assim é o diplomata e ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. Ele veio a Aracaju proferir palestra sobre Ética e integridade para alunos e professores da Faculdade Estácio de Sergipe.  Segundo o palestrante, a sociedade só conquistará as mudanças sociais que tanto cobra quando começar a falar de política.

Calero em Aracaju 2

O diplomata disse que nem todo mundo quer se envolver com política, “porém é preciso debater, se envolver com os movimentos organizados para que as novas e boas práticas terminem dominando a política”, afirmou. Marcelo Calero entende que as mudanças tão cobradas pelos brasileiros passam, principalmente pela educação: Quando as pessoas discutem sobre política estão fazendo educação e também se educando”, afirma.

Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/02
22:12

João Daniel diz que partidos e pré candidatos alimentam fofocas e boatos

Há muita fofoca política neste período pré-eleitoral em Sergipe. Os próprios candidatos e partidos alimentam a indústria de boatos e fofocas. Isso faz parte da guerra, da disputa. Quem pensa assim é o deputado federal petista, João Daniel, que afirma ainda que: há boatos e fofocas atingindo a oposição e a situação. Isso é fruto também da desconfiança reinante neste ambiente de pré-campanha”. Há fogo amigo e inimigo.  O parlamentar avalia que até 7 de abril próximo, quando o governador Jackson Barreto (PMDB) decide se renuncia ou não ao Governo do Estado para disputar cargo eletivo em outubro próximo, esse clima reinará.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/02
21:24

“O PT quer ser tratado com respeito e não vai entrar nessas ondas de fofocas”, diz Rogério Carvalho

“O PT não vai entrar nesse joguinho de fofocas para lá e fofocas para cá. O Partido dos Trabalhadores trata todos os aliados com respeito desde que surgiu, na década de 1980, e deu claras demonstrações disso quando chegou ao poder, em  2001 (a 2006), no comando da Prefeitura de Aracaju, com Marcelo Déda.  Foi assim também com Déda no Governo do Estado (de 2007 a 2013). Por isso, desejamos assim ser tratado por todos”. O comentário, em tom de desabafo,  foi feito pelo presidente do diretório estadual do PT/SE, ex-deputado federal Rogério Carvalho.

Carvalho lembrou que o partido está unido em torno de seu nome para o Senado Federal dentro do grupamento hoje comandado pelo governador Jackson Barreto (PMDB). Ele destacou o fato de seu nome contar com o apoio de 76% dos dirigentes petistas. Deixou claro não ter nenhum interesse em abrir mão da disputa do cargo em outubro próximo.

Ele declarou ainda: se a presença do PT desagrada a algum partido, que ele se manifeste e exponha sua posição publicamente. Se o conjunto do grupamento achar que devemos ficar fora da aliança, não há problema, sairemos e vamos construir um novo projeto. Não vamos entrar nessa onda de fofocas que geram redes de boatos desagradáveis. O PT é maior que tudo isso”.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/02
00:54

Procon Aracaju atua em parceria com a Vigilância Sanitária e constata irregularidades em supermercado

A Prefeitura Municipal de Aracaju está empenhada para assegurar os direitos dos consumidores. Por isso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Aracaju - esteve, nesta quarta-feira, 21, junto a Vigilância Sanitária Municipal, em um estabelecimento comercial da Zona Sul, para averiguar denúncias relacionadas à duplicidade de preços e outras irregularidades.

De acordo com o coordenador de fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa, o órgão deu suporte à vigilância e identificou problemas que já foram alvo de autuações. "Um balcão de carne foi interditado, pois não apresentava a temperatura ideal para conservação dos produtos. Os ítens que lá estavam no momento da ação, foram recolhidos pela Vigilância. Já o Procon Aracaju, encontrou irregularidades constatadas no dia 15 desse mês, quando houve o atendimento à denúncia de um consumidor", destacou.

Apesar das ações recorrentes do setor de fiscalização, estabelecimentos ainda praticam irregularidades. Por isso, as denúncias realizadas pela população se somam aos esforços já empregados, para coibir esse tipo de prática.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/02
00:53

Jackson visita obras de três estradas construídas pelo governo

As estradas que ligam Pirambu a Pacatuba; Japoatã a Propriá e Nossa Senhora de Lourdes ao povoado Escurial somam mais de 75 quilômetros e totalizam um investimento superior a R$ 62,4 milhões

Nesta terça-feira (20), o governador Jackson Barreto seguiu em comitiva para visitar três obras de infraestrutura rodoviária que estão em andamento na região norte de Sergipe. As estradas que ligam Pirambu a Pacatuba; Japoatã a Propriá e Nossa Senhora de Lourdes ao povoado Escurial somam mais de 75 quilômetros e totalizam um investimento superior a R$ 62,4 milhões, os quais que fomentarão o turismo na região, além de auxiliar no escoamento de mercadorias e na mobilidade local.

O primeiro ponto de parada da comitiva foi na rodovia Pirambu-Pacatuba, formada pelas rodovias SE-100 e SE-439. A implantação da estrada, que ligará Pirambu, partindo do Povoado Aguilhadas, a Pacatuba, na altura do povoado Atalho, será significativa para o desenvolvimento local, pois fomentará o turismo e alavancará a economia do Litoral Norte sergipano, contribuindo, ainda, para a geração de emprego e a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Baixo São Francisco, prioridade do governo do Estado. A obra beneficia, ainda, os povoados Piranhas, Lagoa Redonda, Atalho, Santa Isabel e os adjacentes.

Com orçamento de R$ 38.775.570,02 e 47,23 km, a rodovia está com 35% dos serviços concluídos e recebe a primeira camada de pavimentação asfáltica. “É um esforço muito grande fazer uma obra dessas diante das dificuldades financeiras que estamos vivendo. Visitamos hoje as rodovias que ligam Pirambu até o município de Pacatuba; Japoatã a Propriá e a do povoado Escurial. Quase 80 km e cerca de R$ 80 milhões investidos na região. Isso significa desenvolvimento, qualidade de vida, infraestrutura. A rodovia Pirambu-Pacatuba tem um significado especial que é a infraestrutura de todo o litoral norte do estado, fomentando o turismo de Pirambu até o Baixo São Francisco. Teremos novos negócios surgindo, hoteis, pousadas, restaurantes e um desenvolvimento como o que já acontece com o litoral sul, que já tem uma infraestrutura”, declarou o governador.

Foto: Marcelle Cristinne/ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/02
00:52

Emsurb extingue dois contratos emergenciais e economizará R$ 10 milhões ao ano

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vai extinguir os contratos emergenciais referentes aos lotes 2 e 4, da limpeza pública da cidade de Aracaju. A partir desta quarta-feira, 21, começam a valer os permanentes, com prazo de um ano, podendo ser renovado por mais quatro, assinados no gabinete do presidente da empresa, Luiz Roberto Dantas de Santana. 

Conforme a Emsurb, a mudança de metodologia, melhoria do projeto básico e a planilha de referência, que nortearam a realização da licitação por lotes, sem a perda da qualidade do serviço, garantirão ao município economia anual no valor de R$ 10 milhões. 

"A licitação dos serviços de limpeza foi realizada por preço e chegou a ter diferenças consideráveis de um colocado para outro. No lote 1, por exemplo, essa diferença chegou a R$ 1 milhão e 600 mil. Já no lote 4, a economia foi de R$ 2 milhões e 600 mil", informou o presidente. 

Foto: Marcos Rodrigues


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos