30/03
17:13

Abertas inscrições do 25º concurso para procurador da República

Em Sergipe, inscrições podem ser feitas na sede do MPF, em Aracaju

Estão abertas até o dia 26 de abril as inscrições para  o 25º concurso público para provimento de cargos de procurador da República. São 114 vagas para todo o país.

A prova objetiva será aplicada em junho de 2011. O cronograma completo com as datas previstas para a realização das diversas etapas do processo seletivo consta do anexo I do edital de abertura do concurso.. Mais informações sobre o concurso aqui.

Em Sergipe, a inscrições poderão ser feitas na sede do Ministério Público Federal, das 9h às 18h, no endereço Av. Beira Mar, 1064, 13 de julho, Aracaju-SE. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/03
16:05

João Daniel participa de audiência no FNDE

O deputado estadual João Daniel (PT/SE) participou de audiência em Brasília com o diretor-geral do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Daniel Balaban. Entre os assuntos discutidos estão a construção de creches e escolas rurais e a aquisição de merenda escolar da agricultura familiar. 

"Temos um compromisso com a educação, e interesse, por exemplo, na construção de escolas e creches no campo, além da possibilidade de uma alimentação escolar saudável, vinda da pequena agricultura. Assumi o compromisso de articular a implantação dessas propostas com municípios e Estado, já que a Educação é uma obrigação do município, do Estado e da União", defende. Também estiveram na audiência representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do Núcleo Agrário do Congresso Nacional.  

João Daniel participou ainda do ato de posse do novo presidente nacional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso Lacerda. Na oportunidade, ocorre um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-vice-presidente José Alencar. "Para nós foi um grande brasileiro, que defendeu ideias nacionalistas e que soube, juntamente com o presidente Lula, conduzir um importante momento histórico para o Brasil".(Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/03
13:16

ATENÇÃO PREFEITOS - Prazo para prestação de contas termina amanhã

Termina amanhã, 31, o prazo para estados e municípios apresentarem a prestação de contas dos recursos recebidos do governo federal, em 2010, para a alimentação escolar. Quem não enviar a documentação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ou não comprovar a correta destinação do dinheiro, pode ficar sem o apoio financeiro federal para a merenda. O orçamento do programa para 2011 é de R$ 3 bilhões. Os repasses são feitos mensalmente, em dez parcelas, durante o ano letivo. (Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/03
13:11

Programa Territórios da Cidadania destina R$ 1,5 milhão para obras em Poço Redondo (SE)

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra, através do programa Territórios da Cidadania, em parceria com a prefeitura de Poço Redondo (SE), vão investir RS 1,5 milhão na adequação do abatedouro de suínos, caprinos e ovinos do território Alto Sertão Sergipano. Os recursos também serão utilizados na aquisição de um caminhão frigorífico para suporte das atividades do estabelecimento.

O investimento vai dinamizar a economia deste território ao permitir que os produtores comercializem as carnes dentro dos mais elevados padrões sanitário. “Hoje, o abate é feito nos fundos das propriedades, sem as condições sanitárias e ambientais ideais. Isso impede que o produto seja vendido, inclusive no mercado institucional” destacou Evelyne Carvalho, asseguradora do Terra Sol, programa do Incra que apóia o desenvolvimento de ações de fomento para agregação de valor à produção. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/03
11:55

O Consumo de gás natural em Sergipe

Ricardo Lacerda*

A produção nacional de gás natural, combustível de origem fóssil, voltou a crescer em 2010, após ter recuado em 2009 por conta da redução do consumo provocada pela crise econômica. Em uma perspectiva de prazo um pouco mais longo, desde a eclosão dos problemas com o fornecimento pela Bolívia em 2006, o Brasil tem buscado acelerar o crescimento da produção de gás natural, ainda que a oferta de gás importado venha evoluindo em um ritmo um pouco superior. A produção nacional subiu do patamar de 48,9 milhões de m3 diários entre 2005 e 2007, para 59,55 milhões de m3 diários, em 2008, recuou para 57,91 milhões de m3/dia, em 2009, e atingiu 62,84 milhões de m3/dia, em 2010, um incremento de 28% entre a média 2005-2007 e o resultado de 2010, enquanto o volume de gás importado aumentou 30%.

A oferta de gás natural, todavia, representa ainda uma parcela relativamente pequena da oferta de energia no Brasil. De acordo com o Balanço Energético Nacional 2010 (ano base 2009), o gás natural respondeu por apenas 8,7% da produção de energia primária produzida no país, frente a 42% do petróleo, 14% da energia hidráulica, 18% dos derivados da cana de açúcar e 1,7% da energia nuclear. 

Os grandes consumidores de gás natural não são nem os veículos automotivos, nem as residências, e sim alguns segmentos da indústria pesada intensivos em consumo energético (e do uso como matéria prima, em alguns casos), na siderurgia, química, petroquímica e fabricantes de minerais não metálicos. 

Sergipe

Depois de atingir 873,6 milhões de m3, no ano de 2000, a produção de gás natural em Sergipe entrou em uma trajetória de declínio que se estendeu até 2007, quando foram explorados 547,1 milhões de m3. Em 2010, a produção somou 1.101,7 milhões de m3, confirmando a trajetória expansiva iniciada em 2008. (Ver gráfico 1).







Consumo

Em janeiro de 2011, último mês com dados disponíveis, a empresa distribuidora de gás natural em Sergipe possuía 6.249 clientes. O uso industrial se limitou a apenas 34 empresas. O gás para consumo automotivo era fornecido por 34 postos de abastecimentos e o maior número de clientes eram do segmento de unidades domiciliares, 6.130. 
O consumo médio diário de gás natural em Sergipe, no ano de 2010, foi de 268,2 mil m3. O consumo residencial é ainda muito baixo, representando apenas 0,7% do total. As empresas industriais responderam por 59,4% do consumo total, o consumo automotivo, por 35,7%, o comercial por 0,6%, a cogeração, 0,6%, e os demais usos, 3%. (Ver gráfico 2).  





























A evolução do consumo de gás natural depende de alguns fatores: Em primeiro lugar, da capacidade de oferta do produto e a capilaridade da rede de gasodutos; em segundo lugar, da competitividade do produto nos dois mercados principais em que atua, o mercado industrial e o mercado automotivo, nos quais disputa os clientes com outras fontes de energia, desde a fonte hidrelétrica, até os óleos combustíveis, etanol e gasolina. 

O gráfico 3 apresentado a seguir, mostra que o gás natural tem conseguido manter sua competitividade no mercado industrial, mas vem, rapidamente, perdendo vendas no mercado automotivo, apesar do forte incremento da frota de veículos no Estado. No caso do consumo industrial, a média móvel trimestral passou 128,3 mil m3/dia, em janeiro de 2009, no auge da crise, para 146,8 mil m3/dia, em janeiro de 2010, e alcançou 161, 9 mil m3/dia, em janeiro de 2011. Ou seja, na comparação da média móvel de janeiro de 2011 em relação a janeiro de 2010, o consumo industrial de gás natural cresceu 10,3%, um excelente resultado. 

Diferente tem sido a trajetória do consumo automotivo de gás natural. Depois de somar 116,8 mil m3/dia na média móvel trimestral de janeiro de 2009, caiu para mil 109,3 em janeiro de 2010, e em janeiro de 2011, nessa série, caiu novamente para mil 94,3 m3/dia. 






























Em 2010. o mercado de consumo de gás natural em Sergipe teve uma evolução modesta, com crescimento de apenas 3%, por conta da queda do consumo automotivo. O Consumo industrial, por sua vez, teve o expressivo aumento de 11% no período.  As perspectivas do mercado nos próximos anos vai depender, além dos fatores de oferta, da implementação dos grandes projetos industriais no Estado e da maior exploração de mercados que hoje se encontram em segundo plano.  

*Professor do Departamento de Economia da UFS e Assessor Econômico do Governo de Sergipe.

Artigos anteriores estão postados em http://cenariosdesenvolvimento.blogspot.com/

 
 

Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/03
11:42

BOA NOTÍCIA - 2º Mutirão de Conciliação vai contar com atendimento da Defensoria Pública de Sergipe

A 4ª Delegacia Metropolitana, localizada no Conjunto Augusto Franco, estará realizando no dia 31 de Março no horário das 8h00 às 12h30, o 2º Mutirão de Conciliação. A ação conta com o apoio da Defensoria Pública de Sergipe, Instituto de Identificação, Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Unit, Secretaria Municipal da Saúde e Petrobrás.

O objetivo visa solucionar pequenos conflitos evitando que casos mais simples sejam encaminhados à justiça, oferecer orientação jurídica aos presos através de um defensor público e disponibilizar a população serviços de emissão de carteira de identidade e alguns procedimentos básicos de saúde como exames simples, orientações e palestras educativas. "Inovamos esse ano no sentido de ampliar o atendimento, uma vez que o mutirão é um evento que visa também à qualidade de vida da população. É importante frisar que a delegacia não é apenas um local que prende criminosos, e sim um órgão público como qualquer outro que atende aos anseios da comunidade", disse Jefferson Alvarenga.

No primeiro mutirão foram realizados 140 atendimentos, sendo que 90% dos casos foram solucionados. "Batemos recorde na primeira edição com um resultado positivo nas audiências. O mutirão restabelece o diálogo entra as partes e com isso desafoga o judiciário, além de ampliar o conceito de segurança pública através de ações que visam atender as necessidades dos sergipanos", frisou Jefferson Alvarenga.

Quanto à emissão de carteira de identidade, Jefferson Alvarenga ressaltou que serão disponibilizadas a emissão de 100 unidades. "Para tirar a primeira carteira o cidadão tem que levar certidão de nascimento ou cópia autenticada. Com idade até 17 anos duas fotos 3x4 sem data e fundo liso. Para segunda via deverá levar a carteira de identidade antiga ou cópia, certidão de nascimento no caso de solteiro e casado certidão de casamento. Se for viúvo certidão de óbito", lembrou o delegado.

A Defensoria Pública do Estado será parceira mais uma vez desse evento com a presença de defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e estagiários do curso de direito, além de uma equipe de apoio que dará suporte no atendimento à população. "Realizamos no primeiro Mutirão mais de 20 atendimentos com um índice de resolubilidade de 90 a 95%. Esse processo busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da conciliação que é um instrumento importante para o alcance da paz. A solução de pequenos conflitos como briga entre vizinhos, ameaças, lesão corporal leve, injúria, difamação, brigas de trânsito, entre outros, evita um inquérito policial e posteriormente a sobrecarga do judiciário,", enfatizou o defensor público geral, Raimundo Veiga. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/03
11:29

PSOL e PCB organizam debate sobre educação pública em SE

Nesta quinta-feira, 31/03, o auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe será palco da palestra "Os Desafios da Educação em Sergipe", ministrada pela professora Sônia Meire, do Departamento de Educação da UFS.

A atividade é organizada pelo Partido Socialismo e Liberdade- PSOL em parceria com o Partido Comunista Brasileiro-PCB, e pretende levantar os principais problemas, gargalos e perspectivas para a educação pública sergipana, sem perder de vista o protagonismo popular na construção de uma escola pública, gratuita e de qualidade, com financiamento e democracia plena em todas as sua instancias.


O evento terá início às 19h00min, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe, localizada na Avenida Marechal Rondon, no conjunto Rosa Elze, no município de São Cristóvão. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/03
11:01

PT realiza fórum de debates nesta 6ª em Aracaju

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a Fundação Perseu Abramo promovem nesta sexta-feira, 1º, em Aracaju (SE), o fórum de debates "Desenvolvimento Sustentável e Diminuição das Desigualdades" e lançam os livros "2003-2010: o Brasil em Transformação" e "Brasil em debate". O evento ocorrerá no auditório do Hotel Real Classic, na Orla de Atalaia, a partir das 17h.

Já confirmaram participarão no fórum o secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, o secretário geral nacional do PT, Elói Pietá, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, além de dirigentes do Diretório Estadual do partido.

A iniciativa do evento é do presidente estadual do PT, Silvio Santos, e do presidente do diretório de Aracaju, Usiel Rios, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos