01/03
23:06

Rogério indicado para Comissão de Seguridade Social

O deputado federal Rogério Carvalho (PT)Participou hoje da instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Saúde_Saúde Pública e Trabalho,por SERGIPE e pelo BRASIL. Logo depois, o parlamentar sergipano foi indicado pela bancada do PT como Membro Titular da Comissão de Seguridade Social e Família, que trata da saúde pública.
 
"Farei parte também como Membro Suplente da Comissão de Trabalho,Administração e Serviço Público por indicação da Bancada do PT", acrescentou Carvalho.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/03
22:58

Márcio enaltece mulher em pronunciamento

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) fez nesta terça-feira, 1º, um pronunciamento especial na Câmara em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora no próximo dia 8. "Este ano o Dia da Mulher cairá numa terça-feira de Carnaval. Certamente esta feliz coincidência ocorre, em especial este ano, porque no Brasil, homens e mulheres devem comemorar a primeira vez na história da República do Brasil que uma mulher assume a presidência do Governo Federal", afirmou.

Em seu discurso, Márcio falou da importância que foi dada a mulher durante os oito anos Governos Lula. "Enquanto no Governo FHC, entre as 94 nomeações para os ministérios, apenas duas mulheres ocuparam cargo de ministras. Já no Governo Lula, das 100 nomeações ministeriais, 11 foi de mulheres e no Governo Dilma dos 37 ministérios, temos nove ministras", afirmou.

Márcio ressaltou ainda a conquista de espaços no Congresso pelas mulheres. "Na Câmara dos Deputados pela primeira vez foi eleita uma mulher para a vice-presidência da Casa, a deputada Rose de Freitas, e no Senado Federal, pela segunda vez tem a honra de ter uma mulher a ocupar sua vice-presidência, desta vez a senadora Marta Suplicy", citou.

Desafios

Em sua fala, o deputado Márcio Macêdo disse sentir orgulho do PT, "por ter rompido com tabus históricos elegendo para a presidência do país um operário e agora uma mulher". "Certamente ambos representam as presidências do Brasil mais comprometidas com a erradicação da miséria, através de uma política de desenvolvimento sustentável", frisou.

Neste cenário, Márcio ressaltou que "a desigualdade social ainda é uma chaga que assola o país e que encontra intensificação nas questões de gênero, racial e até de origem, como as mulheres nordestinas". "Debelar a violência doméstica, o assédio sexual no trabalho e as dificuldades de acesso da mulher a educação e ao mercado de trabalho são compromissos do governo Dilma e do Partido dos Trabalhadores", afirmou.

Homenagens
Durante o pronunciamento, Márcio fez menção a mulheres importantes da história sergipana, como a professora Etelvina Amália de Siqueira, a médica Ítala de Oliveira, às pesquisadoras Maria Thetis Nunes e Beatriz Góes Dantas, a professora Ofenísia Soares Freire, e a professora Teresinha Oliva.

As companheiras do PT de Sergipe também foram lembradas pelo deputado em seu discurso, como Maria Teles, Neusinha Nunes Malheiros e Isabel Ladeira, além de mulheres dos movimentos sociais, a exemplo de Lourdinha do Lamarão e Isabel Canjirana. As deputadas estaduais do PT Conceição Vieira e Ana Lúcia Menezes também foram citadas por Márcio.
 
Por fim, ele registrou a criação da Secretaria de Políticas para a Mulher, pelo governador Marcelo Déda (PT) e fez referência as secretarias de Estado Eloísa Galdino e Eliane Aquino. Da mesma forma, Márcio homenageou sua mãe Maria Costa Macêdo, sua esposa Karina Marx e suas filhas Ana e Mariana. "São as mulheres essenciais a minha vida, que tanto me inspiram e contribuem em minha trajetória, tanto como ser humano, como acadêmico, militante político, gestor público e agora parlamentar", afirmou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/03
22:54

Sergipe discute política industrial para o estado


Depois de Minas Gerais e Paraná, chegou a vez de Sergipe discutir uma proposta de política industrial para o Estado, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em reunião nesta quarta-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), dirigentes de instituições que integram um grupo de trabalho vão avaliar as sugestões para a construção do documento, nos moldes da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal.

A iniciativa é uma parceria da ABDI com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e a Fies. A proposta começou a ser elaborada em outubro do ano passado em oficinas orientadas pela Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), projeto sob a coordenação da ABDI. A ideia é avaliar as potencialidades regionais, traçar ações de estímulo à competitividade, aumento da produtividade e fortalecimento da economia.

“A Renapi foi criada para divulgar e monitorar a utilização dos instrumentos da PDP nos estados, ajudando-os a identificar medidas da Política que se aplicam aos setores e empresas”, explica o coordenador da RENAPI, Paulo Lacerda. A Rede atua por meio de Núcleos estaduais que promovem articulações entre as esfera público e privada para levantar demandas voltadas ao aumento da competitividade industrial e definição de agenda de ações, além de acompanhar e monitorar a execução das atividades.

Para a elaboração da política industrial de Sergipe, participam das discussões representantes da ABDI, Fies, Sedetec, Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado de Sergipe (Codise), Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE), Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Seplan), Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Renapi

O Núcleo Renapi de apoio à implementação da PDP é uma instância de governança que visa coordenar e articular ações entre Governo Estadual, Federal e iniciativa privada em benefício da indústria. Os núcleos estão presentes em outros 18 Estados do País: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Atualmente dois Estados já elaboraram suas políticas industriais  – Minas Gerais e Paraná. Sergipe, Pernambuco e Maranhão estão em fase avançada de construção de suas PDPs.

PDP

A iniciativa da ABDI faz parte do conjunto de ações que integram a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) lançada em 2008 pelo Governo Federal. As ações da Renapi são contempladas no destaque estratégico "Regionalização", da PDP, que em última instância objetiva conferir maior capilaridade à PDP, respeitando as peculiaridades e necessidades estaduais e locais. A Secretaria Executiva da PDP é coordenada pela ABDI juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os ministérios da Fazenda e de Ciência e Tecnologia. As principais metas da PDP visam ampliar o investimento fixo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento (P&D), ampliar a inserção internacional do Brasil e dinamizar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) exportadoras.

Serviço:
Discussão da Proposta de PDP para Sergipe
Data: 2 de março de 2011
Horário: 8h30 às 10h
Local: Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies)
Endereço: Av. Carlos Rodrigues da Cruz s/n, Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Ed. Albano Franco - Bairro Capucho - Aracaju/SE.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social ABDI
Joana Wightman/ Bruna de Castro/ Rachel Mortari/ Flávia Corrêa/ Bianca Smolarek
(61) 3962-8645
imprensa_abdi@abdi.com.br

 


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/03
20:48

Almeida Lima é indicado para presidir Comissão de Reforma Política


A Câmara dos Deputados instalou hoje a Comissão Parlamentar de Reforma Política. O grupo será composto por 40 parlamentares e o deputado federal Almeida Lima, PMDB/SE, foi indicado para presidir a Comissão que terá seis meses para apresentar uma proposta de consenso.

 

 

 

 

Com esta indicação feita pelo PMDB, Almeida Lima reforça o seu prestígio e experiência. Em 2009, quando senador, ele também presidiu a importante Comissão Mista do Orçamento - CMO -, responsável pelo orçamento do ano de 2010.

 

 
 

ELEIÇÃO

 

 
 

A eleição que decidirá o presidente da Comissão Parlamentar de Reforma Política acontecerá na próxima quarta-feira, dia 2, às 14h. O relator do grupo deve ser Henrique Fontana, PT/RS.

 

 
 

A sessão inaugural desta terça-feira foi comandada pelo presidente da Câmara, Marco Maia. Estiveram presentes o presidente do Senado, José Sarney, PMDB/AP; o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. (Da assessoria)

 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/03
18:46

Governo prorroga prazo para pagamento do ICMS

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Zeca Ramos da Silva, anunciou na tarde de hoje que o governador Marcelo Déda manifestou-se positivamente quanto à solicitação da classe empresarial e autorizou a Secretaria de Estado da Fazenda prorrogar para o dia 16 de março a data de pagamento do ICMS relativo ao mês de fevereiro/2011. A alegação dos lojistas é de que em função do Carnaval a data estabelecida inicialmente (dia 9) ficou muito imprensada no calendário de março, com poucos dias úteis para o pagamento do imposto. 

 

O anúncio foi feito durante o almoço do qual participou o secretário Zeca Ramos da Silva, no Fórum Empresarial. Foi comunicado também que não foi possível conceder um prazo maior em função dos compromissos do Estado com as despesas do mês de março, notadamente a cota dos poderes em 18/03, mas que a concessão de mais uma semana demonstra a atenção do governo para com a classe empresarial. Nos próximos dias, a Secretaria da Fazenda vai publicar no Diário Oficial do Estado a portaria que oficializa a prorrogação da data de pagamento do ICMS de fevereiro.

 


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 27 28 29 30 31 32

Enquete


Categorias

Arquivos