29/03
22:40

Albano diz que Alencar é um exemplo singular de dignidade

Sobre a morte de José Alencar, o ex-governador Albano Franco que se encontra em São Paulo e participa das primeiras homenagens póstumas ao ex-vice-presidente da República, transmitiu a seguinte mensagem:

 "José Alencar é um exemplo singular de dignidade. Nele a palavra encerra sua mais profunda acepção. Tive a felicidade de sua convivência, primeiro como meu vice-presidente na CNI e, depois, na amizade que construímos e mantivemos. Um ser humano diferenciado que marcou sua vida pelo permanente compromisso com o trabalho competente e obstinado para a construção de um Brasil economicamente mais forte e socialmente mais justo. Homem de fé em Deus, guerreiro que nunca renunciou a luta, exemplo de filho, pai, chefe de família, empresário e homem público. O Brasil perde um dos seus mais brilhantes filhos, e eu, um dos melhores amigos".



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
22:02

Pós-graduação da UFS cresce 333% em sete anos

No período de 2004 a 2011, a Universidade Federal de Sergipe fez crescer os seus cursos de mestrado em exatos 333%, saindo de apenas 8 para 31. No mesmo período inicial, a UFS tinha apenas 1 doutorado e hoje já conta com 8. O número de alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu passou de 357 para 1.168,l conforme o reitor da instituição de ensino, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
19:32

Valadares: Comissão preserva eleição proporcional

A proposta defendida pelo senador Antonio Carlos Valadares, na Comissão Especial de Reforma Política do Senado, saiu vitoriosa hoje, em mais uma reunião da comissão, da qual Valadares é um dos titulares. Venceu a manutenção do sistema eleitoral proporcional, com lista fechada, batendo o sistema majoritário por dois votos de diferença: 9x7.

Ao argumentar, mais uma vez, em favor do sistema proporcional com lista fechada, Valadares insistiu na conveniência da forma preordenada da lista, por considerar que, além de facilitar a escolha do eleitor, ela se coaduna melhor com o financiamento público de campanha que irá defender na próxima reunião da comissão, marcada para terça-feira, dia três de maio.(Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
18:30

Samu recebe quase 4 mil trotes telefônicos

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece para toda a população aracajuana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende casos de urgências médicas em toda a cidade. Mas, infelizmente, o serviço, que é considerado essencial, tem encontrado dificuldades de operação por receber um grande número de trotes telefônicos diariamente.

De acordo com a coordenadora geral do Samu, Waneska Souza, apenas durante os dois primeiros meses deste ano o serviço contabilizou 3.927 trotes. Se comparado com os 5.891 atendimentos realizados no mesmo período, o número de falsas ligações é alarmante. "Geralmente as ligações identificadas como trotes são feitas por crianças e procedem de telefones públicos próximos a escolas", declara. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
18:05

Marcelo Déda comenta o falecimento do ex-vice-presidente José Alencar

O Brasil sofreu hoje uma gigantesca perda. A morte de José Alencar abre um espaço difícil de ser preenchido na vida pública nacional.

Um dos maiores empresários do Brasil, José Alencar não hesitou diante do convite para ocupar a Vice-Presidência na chapa liderada por Lula um operário, líder de um partido de esquerda, com uma história construída nas lutas dos trabalhadores. Com visão estratégica e grande discernimento, ele compreendeu que ali se jogava o futuro do Brasil e
que sua presença na chapa seria uma verdadeira âncora, estabilizando a disputa e ajudando a afastar preconceitos.

Eleito vice-presidente, José Alencar manteve-se fiel à sua biografia e leal ao projeto que abraçara. Nacionalista, defensor da produção, nunca deixou de criticar os juros altos, mas não permitiu que questões pontuais prejudicassem sua excelente relação com o presidente Lula. Nos momentos mais críticos do Governo Lula, diante de uma oposição enfurecida que apostava todas as suas fichas na desestabilização do governo, revelou o seu espírito público e a sua grandeza de caráter, mantendo incondicional apoio ao presidente e afastando o canto das sereias golpistas do seu gabinete. Foi, portanto, o grande parceiro de Lula, responsável também pelos extraordinários resultados alcançados
pelo Brasil nos últimos oito anos.

Atingido por grave enfermidade, voltou a dar exemplo de fé na vida. Resistiu brava e dignamente ao câncer, lutando com todas as suas forças até o dia de hoje. Fez dezenas de cirurgias, atravessou momentos de grande sofrimento, mas jamais se ouviu um lamento da sua boca, só palavras de otimismo e coragem que serviram de inspiração e alento para todos nós.

Eu mesmo fui beneficiado pela sua solidariedade quando, internado no Hospital Sírio Libanês, recebi o alento da sua visita, portadora de estímulo e de esperança. Amigo de Sergipe, solidário à luta dos sergipanos e entusiasta do desenvolvimento do Nordeste, José Alencar será lembrado com saudades por todos nós.

Nesse momento de tristeza, dirijo-me à sua família para transmitir os meus sentimentos e as homenagens do povo sergipano.

A presença de José de Alencar na vida brasileira foi marcante e digna da tradição das Minas Gerais; sua ausência será sentida. Mas, nos conforta a presença imorredoura do seu exemplo de empreendedor vitorioso, político honrado, vice-presidente leal, ser humano bondoso, brasileiro apaixonado por sua pátria.

Que Deus o acolha e conforte a sua família.

MARCELO DÉDA
GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
17:18

Colégios da rede estadual de SE dispõem de monitoramentos por câmeras

Mais uma escola da rede estadual de ensino passou a contar com um sistema de segurança monitorado por câmera. Desta vez é o Centro Experimental Ministro Marco Maciel que dispõe desse novo sistema. Ao todo são 16 câmeras que captam imagens 24 horas por dia, tanto na parte interna quanto na parte externa da escola. Com a inclusão do Marco Maciel, agora são nove o número de escolas estaduais com sistema de segurança eletrônica.

"Esse monitoramento por câmera proporciona uma segurança a mais para o aluno e colabora para evitar a depredação do patrimônio público. Foi fruto de um consenso entre equipe diretiva e professores", informou o professor Elton Mota, diretor do Centro de Excelência Marco Maciel.

Elton explicou que as câmeras estão espalhadas por todas as dependências da escola, sendo duas na entrada, três na área externa e nove distribuídas no interior do prédio. "Além do monitoramento por câmeras, dispomos também de monitoramento por rádio que traz agilidade na resolução de problemas que possam surgir", concluiu o diretor.


Um grande aliado


Para o professor de informática Jorgeval de Almeida, a utilização desse sistema de câmeras pode ser um grande aliado para o educador. "Mais do que fiscalizar e punir, esse sistema de monitoramento pode gerar reflexões, uma vez que o aluno tem a oportunidade de vê o erro que cometeu refletir sobre esse ato e mudar de conduta. Serve também para o inverso, isto é, divulgar ações positivas praticadas pelos alunos na escola", disse o professor.


Os alunos também aprovaram o novo sistema, que tem evitado aglomerações nos corredores, diminuindo assim ruídos que incomodavam alunos e professores nas salas de aulas. "Hoje não vemos mais os colegas fora de sala de aula fazendo barulho e temos mais segurança em deixar nossos livros e mochilas nas carteiras sem medo que ocorram pequenos furtos", disse o aluno.
Escolas da rede monitoradas por câmeras.

Além do Marco Maciel são monitoradas por câmara os colégios estaduais Barão de Mauá, João Alves Filho, Presidente Costa e Silva, Professor Arício Fortes, Professor Gonçalo Rollemberg Leite, Senador José Alves do Nascimento, Vitória de Santa Maria e Atheneu Sergipense. (Da assessoria)

 




Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
17:13

Belivaldo Chagas participa de reunião do Consed em Tocantins

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, participou na manhã desta terça-feira, 29, da abertura da primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que está ocorrendo em Palmas (TO). O evento contou com a presença do governador de Tocantins, Siqueira Campos, do ministro interino da Educação, José Henrique Paim, da presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, além da participação de todos os secretários de estado da educação do país.

Alunos da rede pública abriram a programação com apresentações artísticas de canto e coral. Em seguida, o secretário de Educação de Tocantins, Danilo de Melo, fez um discurso relativizando a importância da educação e seu contra-balanço com a economia.

 A presidente do Consed e secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, ressaltou o papel do estado de Tocantins como referência no ensino integral. Dando continuidade aos trabalhos da mesa, o ministro interino da educação, José Henrique Paim, explanou sobre os desafios do MEC, como a falta de mão de obra especializada. Ele também destacou o importante papel das secretarias de educação no Plano Nacional de Educação.

 Encerrando as falas oficiais o governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos, ressaltou o papel da educação como instrumento de realização de sonhos e de mudança, e da importância do estado de Tocantins em receber a I Reunião Ordinária do Consed. "Palmas, como centro geodésico do Brasil, recebe todos vocês para que daqui renasça uma grande Nação", finalizou o governador.

 A programação da I Reunião Ordinária do Consed continua até esta quarta-feira, 30, com apresentações de Novos Programas do MEC, visitas a Escola em Tempo Integral e ainda apresentação de outros parceiros. (Da asserssoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/03
12:17

Prazo de isenção de taxa de vestibular termina dia 30/03

Termina amanhã, dia 30 de março, o prazo definido pela  Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFS (Proest)  de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2012 para os campi de São Cristóvão, Aracaju (Saúde), Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto e para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2011. A isenção destina-se aos candidatos matriculados no ensino médio em escolas da rede pública de Sergipe ou que concluíram o ensino médio em escolas dessa mesma rede, bem como para os candidatos com bolsa integral em escola da rede privada do Estado matriculados no ensino médio.

 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos