27/03
13:40

Palestras do TED - Mark Pagel: Como a linguagem transformou a humanidade

O biólogo Mark Pagel compartilha uma intrigante teoria sobre porque nós humanos desenvolvemos nosso complexo sistema de linguagem. Ele sugere que a linguagem é uma peça da "tecnologia social" que permitiu aos primeiros humanos acessar uma nova e poderosa ferramenta: cooperação.
 


Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
11:31

Semana Santa em Sergipe tem programação em todo o Estado


Diversas manifestações religiosas estão programadas para a Semana Santa deste ano no estado de Sergipe. Na capital, Aracaju, acontecerá durante os dias 29 e 30, a 16ª edição do Sermão do Monte, o evento é uma realização da Igreja do Evangelho Quadrangular, presidida pelo Pr. Luiz Antônio. Davi Sacer e Paulo César Baruk são as grandes atrações do Sermão do Monte que neste ano traz como grande novidade a mudança do local onde acontece o evento. O Parque da Sementeira será substituído pela Orla de Atalaia.

Na cidade de Laranjeiras, desde o dia 24 de março, a programação da Semana Santa enfatiza o circuito turístico e religioso da cidade histórica denominado "Laranjeiras Católica". Este período é também uma boa oportunidade para os visitantes conhecerem os pontos turísticos da cidade como igrejas e museus, a exemplo da igreja do Bom Jesus, localizada no alto, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Comandaroba, entre outras. O visitante que estiver em Laranjeiras durante o período do circuito realizado na cidade não deve perder as apresentações dos diversos grupos folclóricos que participam dos atos religiosos.

Em São Cristóvão a programação começou na segunda-feira santa, 25.03, com a caminhada penitencial saindo da Igreja Matriz, com a imagem do Senhor dos Passos, no alto da favela, onde foi realizada a Santa Missa. Hoje, quarta-feira, às 16h, terá a missa dos Enfermos e Idosos, que receberão unção. Ainda na quarta, às 19h, haverá o Ofício das Trevas, na Igreja do Carmo. A quinta-feira santa ficará marcada pela Missa de Lava-pés, às 19h na Igreja da Matriz e logo em seguida a transladação do santíssimo sacramento que irá para a Igreja de Santa Isabel, onde ficará exposto até as 15h da sexta-feira santa, local onde também acontecerá o encontro para celebração da cruz. No sábado, acontecerá uma vigília pascal às 20h30 na Igreja da Matriz, onde 10 adultos serão batizados. Logo após a vigília, a procissão do Cristo Ressuscitado acontecerá pelas ruas da cidade. No domingo de páscoa, a programação se inicia às 6h, com uma caminhada de mulheres saindo da Igreja de Santa Isabel (Igreja do Orfanato), e às 7h, logo em seguida, outro grupo de mulheres sairá pelas ruas.

De acordo com o Padre Williams, responsável pela Semana Santa em São Cristóvão, essa caminhada das mulheres é importante. "Maria Madalena foi a primeira testemunha de Jesus ressuscitado, então é importante que aconteça essa caminhada de mulheres que representem isso", disse. Após a caminhada haverá uma missa com café da manhã para todos os fiéis.

Já a opção para quem quer curtir a Semana Santa com festas, as areias da Praia do Saco, em Estância (68Km de Aracaju), é o cenário para o' Luau do Largadinho', com a cantora Claudia Leitte. O evento será no dia 30, a partir das 16h e ainda terá a participação da dupla Simone e Simaria, Rojão Diferente e DJ Cello.

Da Assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
06:57

Mobilização do Sintasa nesta manhã no Palácio do Governador

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realiza nesta quinta-feira (27), das 7h às 10h, uma mobilização na frente do Palácio do Governador, na Avenida Adélia Franco, em Aracaju, para chamar a atenção do governador do Estado, Marcelo Déda, em relação às promessas prometidas por ele e que não foram cumpridas.

A implantação do PCCV, do Plano de Emprego e Remuneração (PER) e reativação da mesa de negociação e melhores condições de trabalho são os principais pontos de reivindicação.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
06:45

Destaques esportivos da TV desta quarta-feira


13h30 - Masters 1.000 de Miami, tênis masc., SporTV 2

14h - Philadelphia Phillies x Detroit Tigers, beisebol, ESPN +

14h - Torneio de Miami, tênis fem., Bandsports

17h - V. de Guimarães x Belenenses, Português, Esporte Interativo

19h30 - Mirassol x Palmeiras, Paulista, SporTV

20h - Torneio de Miami, tênis fem., Bandsports

21h - Chicago Bulls x Miami Heat, NBA, ESPN

22h - Paulista x São Paulo, Paulista, Band e Globo (para SP)

22h - Bangu x Flamengo, Estadual do Rio, Band e Globo (menos SP)


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
06:32

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Venâncio defende o Pré-Caju em discurso na Assembleia – 1


“O Pré-Caju é uma festa que acontece há 22 anos em Sergipe. A juventude aprendeu a amar e querer bem e espera o ano inteiro pela festividade. Pessoas maduras também participam da festa, nos blocos e nos camarotes, e acompanham dos prédios e até na pipoca”. O comentário é do líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Venâncio Fonseca. Ele deu início a um debate sobre o carnaval antecipado de Aracaju, considerado uma das maiores micaretas do país. O parlamentar, em defesa do evento, disse que a festa é realizada por empresários sergipanos e movimenta a economia do Estado. “Atrai turistas de todo o país, especialmente de Alagoas e da Bahia”, destacou. Venâncio disse que a festa começou sem emendas, sem dinheiro público, e lembrou que no decorrer dos anos algumas edições foram feitas com emendas, “porque tinha direito, outros Estados tiveram”, destacou.


Venâncio defende o Pré-Caju em discurso na Assembleia – 2


Segundo ele, no Ceará e no Rio Grande do Norte as festas recebem recursos públicos através de emendas do Ministério do Turismo. Sergipe ia ficar de fora? Se recebeu é porque tinha direito. Agora, se recebeu, que fiscalizem. Para saber se foi aplicado corretamente”, disse. O líder da oposição declarou que para fiscalizar existem a CGU e TCU. “Agora não pode deixar de receber, outros Estados recebem”. O Pré-Caju há dois anos é realizado sem emenda do Ministério do Turismo. A festa tem a parte pública, que é a da pipoca. O Estado e a prefeitura têm que participar da festa, da estrutura. O baiano faz Carnaval com dedicação e recebe ajuda do poder público. E fazem com competência, deixa divisas para a capital baiana, recebem milhares de turistas do mundo, de Sergipe também e lá existe a participação do poder público”, ressaltou Venâncio, ao declarar apoio ao Pré-Caju.


1500 famílias endividadas estão sem acesso a crédito em SE


O deputado estadual João Daniel (PT) fez um apelo às ministras Gleice Hoffmann e Ideli Salvati em favor de agricultores endividados. De acordo com o deputado, as ministras “têm compromisso com causas sociais”. Daniel disse que Sergipe enfrenta problemas com a seca e o mais grave dos problemas, segundo ele, é a dívida dos agricultores. “Temos hoje um leilão de pequenas propriedades na Justiça de Nossa Senhora da Glória. Temos pequenos e médios agricultores que não enquadraram suas dívidas e não foram retiradas, temos assentamentos com dívidas ainda da época de Fernando Henrique Cardoso”, comentou. O deputado declarou que são 1.500 famílias que não acessam créditos por que estão endividadas.


Padilha anuncia S.O.S. Emergências em Sergipe

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, durante o 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Sergipe, as possibilidades dos municípios obterem recursos para a saúde junto ao Governo e o funcionamento do programa S.O.S. Emergências no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), já no próximo mês. "Precisamos reduzir o tempo de espera aos usuários do SUS e ofertar profissionais mais próximos de onde a população precisa. Nada disso é possível sem uma forte parceria com os municípios e estamos confiando muito tanto nos prefeitos e secretários que foram reeleitos, como também nos novos prefeitos e prefeitas, novos secretários e secretárias. Queremos apostar nessa vontade que cada um têm para enfrentar os problemas de saúde nos municípios e sabemos que a saúde, nos planos municipal,estadual e federal, é a principal preocupação da população brasileira hoje",falou o ministro Alexandre Padilha em seu discurso de abertura.



"Iniciativa foi positiva, mas ministra pouco apresentou", avalia Toinho de Dorinha

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul (AMURCES), Antônio da Fonseca Dorea (PSB), o "Toinho de Dorinha", participou do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, em um Resort na Barra dos Coqueiros, com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Toinho representou o presidente da Federação das Associações de Municípios de Sergipe (FAMUSE) e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), Fábio Henrique (PDT), e todos os Inicialmente, Toinho de Dorinha fez uma avaliação positiva do evento. "É uma iniciativa que aproxima os novos gestores do governo federal, até para tirar as dúvidas neste início de mandato. Todo mundo tem a intenção de fazer uma boa administração e esta é uma oportunidade para se buscar ampliar o debate sobre alguns temas com algumas pastas do governo federal. As Associações dos Municípios Sergipanos foram até o governo federal pedir mais diálogo com os prefeitos brasileiros. Como reconhecimento, o pontapé inicial foi dado aqui em Sergipe," comentou. Mais adiante, Toinho de Dorinha foi mais crítico. "A ministra ouviu os prefeitos, mas também não assumiu nada, nenhum compromisso. Não há nada concreto. Fica a expectativa sobre o anúncio da presidente Dilma Rousseff, em um evento na próxima semana. A iniciativa foi positiva sim, mas a ministra pouco mostrou. Os prefeitos estão cansados de promessas e agora clamam por ações. Foram sanadas dúvidas dos principais programas do governo que estão acessíveis a qualquer um. A gente espera a liberação de recursos para que os investimentos possam florescer", concluiu.



Maria Mendonça defende política de proteção aos animais


A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (26), para defender uma política mais efetiva de proteção aos animais em Sergipe. A parlamentar lembrou que tem uma proposta de sua autoria e que ainda não tramitou na Casa. “Eu vinha hoje para a Assembleia Legislativa observando uma reportagem que aconteceu nesse domingo (24), onde um morador de uma cidade da nossa região estava maltratando uma cadela de forma agressiva. A comunidade chamou a polícia que fez o flagrante e prendeu o cidadão. O animal foi conduzido para um espaço de tratamento”, comentou a deputada. Em seguida, Maria Mendonça disse que fatos como esse não podem continuar se repetindo. “Tenho um projeto neste sentido que tramita aqui na Casa desde o ano passado. Espero que essa pauta venha para plenário o mais breve possível. Faço ainda um apelo pela aprovação. Não podemos silenciar diante de casos de maus tratos com animais”.


Deputados manifestam apoio aos despejados do 17 de março


Acompanhando a situação das famílias há alguns dias, o deputado estadual João Daniel (PT) cobrou da administração municipal de Aracaju que dê uma atenção às dezenas de famílias que foram despejadas na semana passada dos imóveis que ocupavam no bairro 17 de Março. No entendimento do parlamentar, houve uma falta de compromisso e respeito por parte da administração municipal, no que se refere ao tratamento das pessoas que lá estavam e foram despejadas. A deputada estadual Ana Lúcia (PT) pediu aparte no discurso do deputado estadual João Daniel (PT), para se somar a luta das famílias da ocupação 17 de março, que foram desalojadas e continuam a batalhar por moradia digna. A educadora ressaltou que essas famílias não podem estar em situação de vulnerabilidade, e devem ser acompanhadas pelos assistentes sociais e psicólogos.


João Andrade expõe hoje balanço do quadrimestre econômico


O secretário de Estado da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, vai hoje na Assembleia Legislativa de Sergipe para apresentar aos deputados que compõem a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação o relatório de cumprimento das metas fiscais referentes ao 3º quadrimestre de 2012. O secretário vai mostrar o comportamento da receita em comparação com os dados de despesa do Tesouro, com ênfase nas despesas com Previdência.A apresentação não deve trazer novidades em relação aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em que o Estado permanece acima do limite prudencial, mas João Andrade deve ser questionado sobre a condição financeira diante do endividamento e das demandas de sindicatos por reajuste. A audiência pública está prevista para iniciar às 10 horas, na Sala das Comissões.


Presidente do Ipes deixa o cargo para estudar no Canadá

O presidente do Ipes, Vinicius Barbosa, deixou o cargo na semana passada. Ele encaminhou ofício solicitando a exoneração há pouco mais de um mês e na sexta-feira, na condição de governador interino, Jackson Barreto, assinou o decreto. Barbosa, que ficou pouco mais de seis anos no cargo, revelou para amigos, durante a despedida, que iria estudar no Canadá.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/03
08:48

Palestras do TED - Sheena Iyengar: Como facilitar o processo de escolha

Todos nós queremos customizar experiências e produtos, mas quando se deparam com 700 opções, os consumidores congelam. Com nova e fascinante pesquisa, Sheena Iyengar (que é cega) demonstra como pode melhorar a experiência da escolha.




Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/03
08:43

Destaques esportivos da TV desta terça-feira


8h - Coreia do Sul x Qatar, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV

11h - Jordânia x Japão, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 2

12h - Masters 1.000 de Miami, tênis, SporTV 3

14h - Azerbaijão x Portugal, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 2

14h - Egito x Zimbábue, eliminatórias para a Copa-2014, Bandsports

16h - Dinamarca x Bulgária, eliminatórias para a Copa-2014, ESPN +

16h30 - Argélia x Benin, eliminatórias para a Copa-2014, Bandsports

16h45 - Alemanha x Cazaquistão, eliminatórias para a Copa-2014, ESPN Brasil e SporTV 2

16h45 - Malta x Itália, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 3

17h - França x Espanha, eliminatórias para a Copa-2014, ESPN, Esporte Interativo e SporTV

19h - Americana x Maranhão, Liga de Basquete Feminino, SporTV 2

20h30 - São Paulo x Palmeiras, Liga Paulista de futsal, SporTV 2

22h - Masters 1.000 de Miami, tênis, SporTV 2

23h30 - México x EUA, eliminatórias para a Copa-2014, Bandsports, ESPN, Esporte Interativo e SporTV


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/03
06:50

Ministra expõe programas do governo federal em Sergipe

A ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, entre outras autoridades, comandará, nesta terça-feira, 26, a partir das 9h, no Prodigy Beach Resort & Conventions, na Barra do Coqueiros, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Sergipe. 

O evento realizado pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, tem o objetivo de intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. Os municípios de Sergipe são os primeiros a receber o encontro que ocorrerá em todos os Estados do País. 

Na oportunidade os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participarão de palestras e receberão atendimento individual de representantes de mais de seis ministérios. Dentro da programação, alguns dos destaques são as palestras voltadas ao apoio do planejamento e à gestão municipal e às ações de Integração na prevenção de Desastres Naturais. 

Também serão feitas exposições sobre o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e o Plano Brasil sem Miséria.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos