31/03
20:50

Governo do Estado e PMA decretam ponto facultativo para quinta-feira, 02 de abril

O governador Jackson Barreto decretou ponto facultativo em todas as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta no dia 02 de abril, conforme o decreto estadual de número 29.940, de 16 de janeiro de 2015, em virtude da Semana Santa. Na sexta- feira, dia 03, é feriado em todo o país.

As atividades voltarão ao normal segunda-feira, 06 de abril. Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

Prefeitura de Aracaju

Para proporcionar aos servidores municipais mais tempo em família no momento de reflexão e culto às tradições religiosas da Semana Santa, a Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo nesta Quinta-feira Santa, dia 2, véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão. O prefeito João Alves Filho decretou o ponto facultativo através do decreto nº 5.115.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/03
09:59

PMDB pretende ter candidatura própria à Prefeitura de Aracaju

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, João Augusto Gama, disse na manhã desta terça-feira no programa “A Hora da Verdade”, do radialista George Magalhães, que o seu partido, que tem como maior liderança política o governador Jackson Barreto, pretende indicar um candidato à Prefeitura de Aracaju. Com a iniciativa, Gama jogou uma ducha fria nos demais partidos da base aliada e se negou a revelar se algum deles indicaria o vice daquele for indicado pelo PMDB, pois “ainda é cedo”.

O dirigente peemedebista revelou que o vice-governador Belivaldo Chagas, a ex-primeira dama Eliane Aquino e o secretário da Segurança Pública Mendonça Prado serão bem vindos ao PMDB, caso desejem a filiação. “Há espaço e o PMDB os receberia com muita satisfação, pois são figuras ilustres e destacadas nos meios políticos e social como um todo. Realizam bons trabalhos”, declarou João Augusto Gama, que também é secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/03
09:39

Câmara de Aracaju faz sessão especial para disutir autismo


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou ontem, segunda-feira, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Entidades representativas prestigiaram o evento, cujo requerimento é de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB). Cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas e se estima que o autismo atinja 2 milhões de brasileiros.

Para Aribé, a homenagem aos autistas reforça sua luta pela inclusão social, especialmente com o desafio da empregabilidade para a pessoa com deficiência no Brasil. “É importante o emprego apoiado. A pessoa com deficiência vai participar de uma seleção de emprego e, sendo aprovada, deve haver um profissional que aprimore a presença deste profissional na empresa”, informa o vereador.

O líder da Bancada do PSB na Câmara aproveitou a ocasião para divulgar, em primeira-mão, uma ótima notícia: “Foi publicado no Diário Oficial do dia 27 de março o Pregão 01 de 2015, a ser realizado no dia 10 de abril. Este Pregão consiste na implantação do Projeto de Acessibilidade da Câmara Municipal de Aracaju”, comemora Aribé.

Além do vereador Emmanuel Nascimento (PT), participaram do evento: Ítalo Antônio Melo da Silva, representando os autistas de Sergipe; Berenice Andrade de Melo, promotora de Justiça da 4ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de Aracaju; Ana Paula Argolo, presidente da Associação de Pais de Autistas de Sergipe (Apase); Patrícia Mara Medeiros, coordenadora do Centro de Abordagem à Pessoas Autistas do Estado de Sergipe (Capazes); Adenilson dos Reis, representante da Associação de Amigos do Autista em Sergipe (Amas); Gilvânia Soares Cruz, representante do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras); Selma Modesto e Lourdes Felizardo, representantes da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat); Byron Silva, coordenador do Projeto Estrelas do Mar, dentre outros.

Segundo a presidente da Apase, Ana Paula Argolo, há muito que transformar quando o assunto é autismo, porque há a necessidade de informar. “Conscientização traduz ação e é a partir daí que se inicia a transformação. As pessoas autistas precisam de um diagnóstico, não como forma de rotula-las, mas sim para a correta abordagem e desenvolvimento de sua autonomia, independência e funcionalidade”, informa Argolo.

A representante da Apase destacou ainda que os autistas têm muito a contribuir com a sociedade, pois possuem habilidades raras e diferenciadas. “São pessoas que têm direito à vida digna e plena, com políticas públicas que as atendam. A Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, a chamada Lei Berenice Piana, permitiu o reconhecimento dos autistas como pessoa com deficiência, mas não é aplicada na íntegra. O decreto que a regulamenta foi falho em alguns pontos”, pontua Ana Paula Argolo, agradecendo ao vereador Lucas Aribé pelo “apreço e compromisso na luta pelo respeito às diferenças”.

A promotora de Justiça da 4ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de Aracaju, Berenice Andrade de Melo, focou seu discurso na integração da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. “Sou parceira da pessoa com deficiência e Lucas Aribé tem acompanhado o nosso trabalho. É preciso cobrar dos gestores que as políticas públicas para a pessoa com deficiência sejam implementadas. Nosso foco, neste instante, é a capacitação para integração ao mercado de trabalho, juntamente com o Ministério Público do Trabalho. Temos que estar preparados para receber cada um no mercado de trabalho. É nossa obrigação, principalmente dos gestores”, comenta Berenice Andrade.

Da assessoria
Foto: Heribaldo Martins


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/03
07:42

Veja a programação esportiva da TV desta terça-feira

12h - Masters 1.000 de Miami, tênis, SporTV 2

15h40 - Israel x Bélgica, Eliminatórias Euro 2016, SporTV

19h30 - Bauru x Mogi,basquete, NBB, SporTV 2

16h30 - PSG x Lorient, Francês, ESPN Brasil e SporTV

20h - Sesi x Taubaté, vôlei, Superliga, SporTV

21h - Pittsburg Penguins x St. Louis Blues, hóquei, ESPN, NHL 


Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Kleber Santos
31/03
07:39

Jackson inaugura central de regulação de Saúde e cobra eficiência


O governador do Estado, Jackson Barreto, iniciou a semana apresentando avanços no setor da Saúde. Dentre as ações realizadas nesta segunda-feira, 30, a inauguração do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe, no bairro São José, com comunicação digital e sistema de inteligência, se destaca pela modernização da prestação do atendimento à população. Durante a manhã, o governador, juntamente com o vice-governador, Belivaldo Chagas, e o secretário da pasta José Sobral, visitaram ainda as novas instalações da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hospitalar.

O Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe é um Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (SIGAU) que proporcionará agilidade e maior qualidade no direcionamento dos serviços. Na reforma do imóvel, localizado na travessa Juca Barreto, foram investidos R$ 340.587,11, em recursos estaduais.

O SIGAU representa melhor logística e mais adensamento tecnológico. Todas as centrais em um só lugar trabalharão em prol da qualidade dos serviços prestados à população, reduzindo o tempo resposta às chamadas. O governador Jackson Barreto ressaltou que, para ele, a casa é um sinônimo de modernidade, eficiência, competência e de trabalho.

“O funcionamento dessa central tem por objetivo facilitar a vida das pessoas, dentro daquilo que nós pregamos que é cuidar da nossa gente. Nós vimos aqui o trabalho de monitoramento, vimos como vai funcionar toda essa área de regulação, nós estamos vendo aqui a modernidade sendo implantada na área da saúde para facilitar e ajudar mais as pessoas, que é responsabilidade e compromisso do Governo do Estado. Então nós temos que reconhecer o trabalho desta central, que é uma novidade, inclusive foi elogiado pelo Ministério da Saúde, que a semana passada passou alguns dias por aqui acompanhando todo o desenrolar desse trabalho. Espero que a palavra eficiência seja aqui pronunciada pela manhã, pela tarde e pela noite, durante toda a semana porque é isso que a nossa população exige, eficiência na prestação do serviço público. Essa Central de Regulação, não tenho a menor dúvida, é o que existe de mais moderno e mais eficiente para o atender melhor a população de Sergipe”, disse o governador.

Segundo o secretário José Sobral, a Central representa um atestado de eficiência e de qualidade. “É um desejo do Brasil e um anseio do Sistema único de Saúde (SUS) que existam centrais de regulação, para dar acesso aos pacientes a toda a rede e agir com inteligência, ver onde tem leitos vazios, onde há superlotação para que a gente possa horizontalizar, distribuir os pacientes. No Huse, nós estamos vivendo um momento de êxtase, ou seja, nós estamos sem superlotação há algum tempo, não significa que isso não possa acontecer, pode ocorrer se houver fato que o justifique. Mas, até o momento, isso não tem ocorrido porque as coisas começaram a funcionar. É uma engrenagem muito complexa, uma estrutura importantíssima para que isso ocorra e a gente espera que consiga colocar em prática aquilo que já existe”, destacou Sobral.

No prédio funcionará a Central de Regulação de Urgência (SAMU 192 Sergipe) que já está operando. A mudança do SAMU, que antes funcionava no bairro Siqueira Campos, ocorreu no último dia 20, quando também foi dinamizado um plano de contingência apto a garantir que a assistência pré-hospitalar móvel não fosse interrompida durante a transferência de materiais e de pessoal.

A estrutura também abriga a Sala de Regulação Ambulatorial Especializada (uma das ações principais desta Central é a regulação da fila única Estadual de radioterapia), Regulação de Leitos para a Urgência, Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Sistema de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA), e Central de Transplantes, todas já em funcionamento.

Da assessoria


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
31/03
07:36

João Alves entrega veículos para atendimento de pacientes em domicílio


Atento às demandas da Saúde aracajuana, o prefeito João Alves Filho, juntamente com o vice-prefeito José Carlos Machado, entregou na manhã desta segunda-feira, 30, na Praça Fausto Cardoso, 26 novos carros para Saúde Municipal e o CTA Itinerante - veículo adaptado para realização de teste-rápido para detecção de DST, Aids e Hepatites virais. Os novos veículos levarão médicos, enfermeiros e agentes de saúde para o atendimento domiciliar aos pacientes que não podem se deslocar à Unidades da Família.

Os investimentos no sistema de Saúde de Aracaju acontecem desde o primeiro dia do prefeito João Alves à frente do Governo Municipal, mas mesmo com os avanços, ainda existe a necessidade de aprimoramento. Por isso, durante a entrega dos novos carros da Secretaria da Saúde, o prefeito de Aracaju destacou que, 2015 será marcado por grandes mudanças.

“Não sou um gestor que gosta de fazer promessas e não cumpri-las. Mas, este ano, estamos otimistas com os saltos que daremos na saúde pública de Aracaju. Não há nada mais importante do que o atendimento à saúde básica da população”, disse o prefeito enfatizando a importância também dos novos veículos da Saúde.

“Os carros possibilitarão o atendimento domiciliar e atender a outras necessidades das Unidades de Saúde. Com eles, poderemos atender melhor o cidadão que não pode se deslocar por estar com problemas de saúde. O médico ou outro profissional de saúde que houver necessidade, fará todo o acompanhamento do paciente em casa”, informou.

Da assessoria
Foto: Sergio Silva


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/03
02:53

Acompanhe a programação esportiva da tv desta segunda

12h - Masters 1.000 de Miami, tênis, SporTV

15h45 - Inglaterra x Alemanha, amistoso sub-21, ESPN Brasil

18h30 - Minas x Cruzeiro, Superliga masc. de vôlei, SporTV

20h30 - Atlanta Hawks x Milwaukee Bucks, NBA, SporTV 3

23h - Portland Trail Blazers x Phoenix Suns, NBA, SporTV 2 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/03
00:00

Definido o quadrangular do Sergipão. Sergipe está fora

Sergipe perdeu em casa para o Estanciano por 3 a 2 (Crédito da foto: Jorge Henrique)

Por Kleber Santos


Depois da 10 décima rodada, realizada nesse domingo (29), o Campeonato Sergipano conhece os quatro times que participarão do quadrangular: Confiança e Estanciano, vindos do grupo A, e Lagarto e Socorrense, do grupo B. Foram rebaixados as equipes do Boquinhense e do Coritiba.

A última rodada da primeira fase contou com a derrota do Sergipe para o Estanciano por 3 a 2, no Batistão. Os gols foram marcados por Raphinha e Lucão para o Sergipe, já o adversário venceu com os tentos feitos por Da Silva, Baco e Damião. No Estádio Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro, o Socorrense empatou com o Confiança, em 1 a 1, com gol de Amaral para os visitantes e Pantico para os anfitriões.

Os quatro times classificados para o quadrangular irão jogar no dia 5 de abril, às 16 horas. O Estanciano encara o Lagarto, no Francão; e o Socorrense mede forças de novo com o Confiança, no Estádio Wellington Elias.

Resultados da Rodada
Coritiba 0x8 Amadense
Boca Júnior 0x0 Itabaiana
Lagarto 1x1 Boquinhense
Sergipe 2x3 Estanciano
Socorrense 1x1 Confiança

Confira a tabela de classificação:
(Arte: Futebol Interior)



Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos