27/03
06:25

Jackson nomeia peritos e amplia quadro da Coordenadoria Geral de Perícias

Nesta sexta-feira, 27, o governador Jackson Barreto assina decreto nomeando 34  peritos criminais aprovados no concurso público para atividades periciais da Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP). O certame, realizado em 2014, atendeu um déficit de servidores nas vagas para Perito Criminalístico, Perito Médico-Legal, Perito Odonto-Legal, Papiloscopista e Agente Técnico de Necropsia atendeu uma demanda de 20 anos. A solenidade ocorre no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), às 9h30.

Os 34 novos servidores aprovados serão contratados para trabalhar nos Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação e Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF) quase triplica o quantitativo de servidores, que atualmente é de 21 funcionários.
 
A ampliação dos quadros vai fortalecer a perícia criminal, a produção de provas no inquérito policial e embasar a Justiça com provas científicas. Serão nomeados dez Peritos Criminalísticos, cinco Peritos Médico-Legal, um Perito Odonto-Legal, dez Papiloscopistas e oito Agentes Técnico de Necropsia.
 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/03
06:19

Escorpião: Sergipe registra 1.626 atendimentos somente no Huse

Informações divulgadas pelo Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) revelam que houve 1.626 atendimentos somente na unidade entre os anos de 2013 e os dois primeiros meses de 2015 relacionados a picada de escorpião. Do total de atendimentos, 734 foram homens, 891 mulheres e um teve o sexo ignorado nos registros.

Os números ainda dão conta que a maioria dos casos ocorreu na Zona Urbana. Entre as pessoas atendidas 1.610 estavam em áreas urbanas quando foram picadas, 14 estavam em áreas rurais e dois atendimentos tiveram o local do acidente ignorado.

“Quando comparamos os dados dos acidentes com escorpião com os de cobra, ainda podemos concluir que as picadas de escorpião ocorrem dentro das residências e, por isso, atingem mais as mulheres. Já a maior parte dos acidentes com cobra ocorre com homens e na zona rural”, disse Tânia Maria Vieira Souza, enfermeira do Ciatox.

Os números do Ciatox mostram que as pessoas precisam tomar cuidados simples para evitar a presença do animal. O principal cuidado é a higiene das residências e a boa conservação dos ambientes.

“O habitat natural do escorpião é a mata. Tem hábito noturno e preferência por locais úmidos, porém o desmatamento e o crescimento das cidades para as zonas rurais fez com esses animais se adaptassem muito bem dentro das residências e passaram a se alimentar principalmente de baratas. Eles se alojam dentro da rede de esgoto, quintais principalmente aqueles onde possuem materiais de construção, entulhos ou objetos de pouco uso aglomerado e terrenos baldios com vegetação densa. A melhor forma de evitar os acidentes com esses animais é manter o ambiente limpo, ralos com telas, quintais sempre com as plantas podadas. Não há inseticida que comprove a eficácia na sua mortalidade”, disse Monique Santana, responsável técnica pelo programa de Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a responsável técnica pelo programa Estadual de Animais Peçonhentos, no caso de picada de escorpião a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para ser avaliada por um médico.

“Geralmente a picada é muito dolorida e para combater a dor utiliza-se apenas um analgésico. Na maioria dos acidentes não é necessário o uso do soro anti-escorpiônico. É preciso uma maior atenção para evitar acidentes com crianças e idosos, pois em 2008 foi registrado o último óbito de uma criança. Na necessidade do uso desse soro o médico irá encaminhar para um hospital”, explicou Monique Santana.

Segundo a técnica, o Huse é a referência Estadual para atendimento das pessoas picadas por escorpião.

“Mesmo o Huse sendo a referência de atendimento, não quer dizer que todos os casos devam ser atendidos na unidade, uma vez que temos medicamentos disponíveis em todos os hospitais regionais e em algumas cidades mais distantes que apresentam maior incidência de acidente. A indicação para o soro ocorre quando o paciente começa a apresentar sintomas sistêmicos a exemplo de sudorese excessiva e vômito, podendo evoluir ao óbito caso o atendimento não seja imediato. Nunca deve ser feito torniquete no local da picada ou chupar para tentar remover o veneno e, sempre que possível e de forma segura capturar o animal para levar junto com o paciente para onde ele for atendido”, complementou Monique Santana. 

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/03
16:35

TCE constata ausência de médicos em Unidade de Atendimento da capital


O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), relatou na sessão plenária desta quinta-feira, 26, o resultado de uma visita feita por sua equipe técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, situada no Conjunto Augusto Franco, em Aracaju. A ação foi motivada por uma denúncia a respeito de possível restrição no acesso ao atendimento médico na unidade.

Segundo o relatório, embora o corpo de pediatras e o cirurgião escalado estivessem prestando seus serviços normalmente, a visita ocorrida na última terça-feira (24/04), constatou a ausência de dois dos três clínicos gerais escalados, bem como a presença de um paciente idoso internado em estado crítico há mais de 19 dias. 

Procurada a gerência da UPA, os técnicos do TCE foram informados que os profissionais "somente comunicaram a falta pouco depois das 6h da manhã daquele dia, ou seja, menos de uma hora antes do horário inicial previsto para o atendimento", observou o conselheiro. 

O relatório apontou que uma das médicas já constava na lista de profissionais faltantes do relatório de visita técnica de janeiro de 2015, quando a equipe técnica da 5ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) fez uma série de 'visitas surpresa' às unidades de saúde, inclusive à noite.

Conforme o conselheiro, a equipe técnica foi surpreendida enquanto ocorria a visita, ao constatar que a profissional compareceu ao estabelecimento, solicitou na recepção uma ficha de atendimento, preencheu de próprio punho e solicitou à clínica-geral presente que o assinasse, entregando posteriormente à coordenação da Unidade como forma de justificar sua falta.

Já a outra médica, conforme o levantamento, apresentou nos últimos meses reiterados atestados de 15 dias. Ao confrontar as folhas de pagamento da Prefeitura e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), foi detectado que a mesma possui dois vínculos com a Fundação (um temporário e um concursado) e outro com a Prefeitura da capital (Processo Simplificado), totalizando três vínculos públicos.

Diante das constatações, o conselheiro pediu e obteve autorização do Pleno para oficiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), determinando que instaure, imediatamente, Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra as duas profissionais, bem como encaminhamento de cópia do relatório ao Ministério Público Estadual, mais especificamente ao Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, para que adote as medidas penais que julgar pertinentes. 

Foi acatada ainda a proposta de que seja oficiada a SMS para que envide os esforços necessários ao encaminhamento do paciente idoso internado em estado crítico a uma UTI, dando plena efetividade ao direito fundamental à saúde.

Da assessoria
Foto: Cleverton Ribeiro


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/03
09:47

Georgeo Passos vota pela derrubada de veto em Comissão Especial


Após o encaminhamento dos vetos do Governo do Estado a Projetos de Lei aprovados pela Assembleia Legislativa, dentre eles o veto referente à Reforma Administrativa, a Casa criou na quarta-feira, 25, após a indicação dos líderes, uma comissão especial responsável pela análise dos onze vetos encaminhados ao Poder Legislativo. O deputado Georgeo Passos está entre os membros desta comissão, formada por cinco deputados. 

Veto derrubado - Durante os trabalhos da Comissão, o veto que retirava a estabilidade dos funcionários públicos oriundos das empresas públicas que devem ser extintas foi rejeitado pelo grupo de trabalho. Os demais foram mantidos pela Comissão. Para Georgeo Passos, a derrubada deste veto é extremamente importante. O parlamentar demonstrou, em ocasiões passadas na Casa, preocupação com os funcionários das empresas estaduais, que não possuiam garantia alguma para seu futuro e poderiam ser demitidos graças ao veto. “A maioria dos servidores destas empresas possuem idade avançada e dificilmente seriam reintegrados ao mercado de trabalho (...) Apesar do Governo do Estado garantir que não iria haver demissões, a manutenção deste artigo garante segurança jurídica para que estes funcionários sejam mantidos em seus empregos”, destacou. 

Georgeo também aproveitou a ocasião para parabenizar a postura dos parlamentares que votaram pela derrubada do veto, garantindo assim o emprego de centenas de funcionários. Georgeo foi indicado pela oposição, juntamente com o deputado estadual Capitão Samuel. Além deles, os deputados Francisco Gualberto, Gustinho Ribeiro e Robson Viana também integram a comissão.

(Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/03
09:43

Alese abre hoje exposição em seu espaço cultural


O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, convida toda a sociedade e imprensa sergipana para a abertura do ”Espaço Cultural Djenal Tavares de Queiroz”, a realizar-se dia 26 de março (quinta-feira), às 18h30, na Alese.

Na ocasião, será servido um coquetel. A exposição, que se estende até o dia 29 de abril, terá a participação dos artistas, Nogueira – artes plásticas, André Teixeira – fotografia, Ana Carolina – escultura, Cleiber Vieira – noite de autógrafos e lançamento do livro intitulado “O Ceme Metafísico de Santo Souza”, por fim, Manuh Araújo – apresentação musical. 

Serviço: O quê: Abertura do ”Espaço Cultural Djenal Tavares de Queiroz” Onde: Assembleia Legislativa de Sergipe Quando: 26 de março Horas: 18h30. 

(Da assessoria)


Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
26/03
07:54

Coluna Primeira Mão

Comando da OAB-SE será disputado por três grupos este ano


Pelos comentários que circulam nos meios advocatícios, ao menos três chapas vão disputar o comando da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB-SE) em novembro próximo. E a disputa promete ser acirrada, pois o bloco que hoje comanda a OAB teria rachado e sairia com dois candidatos diferentes, um indicado pelo atual presidente, Carlos Augusto, e outro pelo ex-presidente Henri Clay Andrade. Carlos Augusto, já deixou claro que não pretende disputar a reeleição. O seu grupo nutre especial simpatia pelo nome da advogada e presidente da Associação dos Advogados Trabalhista, Rosselini Rabelo Morais. Se eleita, seria a primeira mulher a comandar a Ordem. Fala-se também queo ex-presidente da OAB-SE, Henri Clay Andrade, pretende reorganizar o seu grupo para disputar a Ordem. Para viabilizar esse projeto, teria interesse em trabalhar o nome do advogado Maurício Gentil para a Presidência. Já a oposição tradicional, dizem por aí, demonstra simpatia pelo nome do advogado Inácio Kraus. A campoanha


Posição - PC do B não aceita Edvaldo como Vice, mas sim como prefeito


O presidente do Diretório Municipal do PC do B em Aracaju, Antônio Bitencourt, comentou com jornalistas e amigos que o partido trabalha a ideia de ter o ex-prefeito Edvaldo Nogueira disputando a Prefeitura da capital em 2016. Isso representa dizer que o PC do B não aceita que Nogueira seja vice de Valadares Filho (PSB), como andaram cogitando alguns políticos do grupo governista estadual.


Emmanuel diz que maioria da Câmara Municipal de Aracaju dá às costas aos negros - 1


“Parte da Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores de Aracaju é racista”. A afirmação foi feita pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT) referindo-se à rejeição do Projeto de Lei que foi julgado inconstitucional pela Comissão quando apresentado em fevereiro do ano passado. O PL visa reservar 20% das vagas para negros em concursos públicos para cargos efetivos e empresas públicas no campo da administração direta e indireta. O parlamentar informou que no âmbito federal já existe a lei 12.990/2014, no qual a Câmara e o Senado Federal votaram pela sua constitucionalidade e a presidente sancionou. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, também aprovou para o Poder Judiciário essa proposta.


Emmanuel diz que maioria da Câmara Municipal de Aracaju dá às costas aos negros - 2


Em Sergipe, somente 3% dos juízes são negros. “É preciso que a gente abra espaços para esse segmento da sociedade. É bom deixar claro que isso não se trata de ter competência ou não, a questão é que os negros não tiveram as mesmas oportunidades que os outros tiveram, lamentao vereador Emmanuel Nascimento.Ele fez ainda um apelo aos representantes do povo, os vereadores por Aracaju, que possam levar adiante esse projeto. "Infelizmente a administração pública não abre espaço para os negros, isso em diversas áreas, tanto no Judiciário, quanto no Executivo, no Legislativo, na Saúde, etc., e o meu projeto tinha a intenção de mudar esse quadro aqui no nosso Estado, mas lamentavelmente, a Comissão de Constituição e Justiça foi racista e votou contra os negros ao rejeitar o meu projeto. Estou reapresentando o PL e espero que ele tenha um desfecho diferente e positivo?, afirma o parlamentar.


"Ninguém suporta mais essa exorbitante carga tributária", declara Maria do Carmo


A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou que é defensora de que o Congresso Nacional precisa, com urgência, colocar na ordem do dia a discussão sobre a reforma tributária. Para ela, esse é um assunto que merece uma atenção cuidadosa e precisa ser tratado com a máxima rapidez. A preocupação de Maria se sustenta no fato de o Brasil ter a segunda maior carga tributária do mundo, algo em torno de 36%, com previsão de em 2015, chegar a um patamar muito mais insustentável. "Ninguém aguenta mais conviver com essa exorbitante carga tributária", disse a senadora por Sergipe. Ela ressaltou que os cidadãos brasileiros trabalham, em média, 151 dias por ano para pagar tributos. "São cinco meses trabalhados, apenas, para pagar impostos, taxas e contribuições que incidem sobre a sua renda, sobre o patrimônio e sobre o seu consumo. Isso é inaceitável", afirmou Maria, acrescentando que é "inaceitável, sobretudo, porque falta qualidade e eficiência em grande parte dos serviços públicos oferecidos à população, em total desrespeito para com aqueles que sustentam a máquina pública".

“Os governadores do Nordeste estão unidos para a retomada do crescimento do país”, diz JB


Governadores do Nordeste levaram solidariedade à presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira, 25, durante reunião no Palácio do Planalto. Eles reforçaram o apoio à democracia brasileira e discutiram a continuidade dos investimentos do Governo Federal na região. Entre os temas debatidos, estavam as medidas de combate aos efeitos da seca e as obras do programa de Aceleração do Crescimento. O governador Jackson Barreto deixou o encontro satisfeito com a discussão. “Foi uma reunião muito afirmativa do ponto de vista da solidariedade dos governadores ao projeto democrático que o país está vivenciando, um encontro de apoio à presidente Dilma Rousseff e de apoio à democracia. Do ponto de vista específico do Nordeste, fizemos um documento sobre as obras em andamento na região. Há a preocupação de que é necessário um entendimento nacional, de forças políticas e sociais, para a retomada do crescimento econômico. Paralelo a isso, fizemos uma defesa dos investimentos públicos e privados, incluindo a Petrobras”, declarou. Para Sergipe, Jackson reivindicou a continuidade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de financiamentos federais, realizados principalmente juntos ao BNDES e Caixa Econômica Federal. Isso garante a ampliação da construção de casas populares,  ampliação do aeroporto Santa Maria e Construção do Canal de Xingó, por exemplo.


CUT/SE promove Seminário Preparatório para Manifestações do 1º de Maio


Desafios da conjuntura atual estimularam as lideranças sindicais, engajadas na Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), a promoverem o Seminário Preparatório para as Manifestações do Dia 1º de Maio, nesta sexta-feira, dia 27/03, a partir das 8h30, no auditório da CUT/SE. "As transformações no mundo do Trabalho" é o tema da palestra agendada com o professor da Universidade Federal de Sergipe, o Doutor Péricles Moraes, que integra a atividade. Vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Roberto Silva avalia com preocupação o cenário político atual: uma conjuntura de fortalecimento da direita que tem conquistado avanços contra os interesses da maioria da população brasileira. Nesse contexto, destaca a agenda de luta aprovada pela CUT/SE com ato púbico no dia 1º de abril contra qualquer movimento de retorno da Ditadura. "A Comissão da Verdade, a identificação de quem são os torturadores e o esclarecimento do que foi a Ditadura se torna ainda mais necessário no momento em que vivemos. Só uma população muito desinformada pode apoiar o retorno de um regime ditatorial, assassino que torturou e violentou jovens, artistas, jornalistas, dizimando uma vanguarda cultural esclarecida que havia no Brasil de 1964".


Impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais será tema de seminário


Cada brasileiro consome, em média, por ano, 5,2 litros de agrotóxicos. A quantidade é muito elevada e coloca o Brasil como o maior mercado mundial de agrotóxicos, à frente dos Estados Unidos, desde o ano de 2008. Para tratar essas e outras questões será realizado em Sergipe o seminário “Os impactos Socioeconômicos e na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras rurais decorrentes da monocultura praticada pelo agronegócio e do uso de agrotóxicos”. O evento será realizado, no dia 27 de março, às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, atendendo ao requerimento 01/2015, de autoria do deputado federal João Daniel (PT/SE). A expectativa é que, durante o seminário, parlamentares, autoridades governamentais, associações de produtores rurais, o movimento social dos trabalhadores rurais e urbanos e a sociedade sergipana possam discutir os problemas decorrentes da manipulação e aplicação de agrotóxicos e do consumo dos produtos que os utilizam, bem como quais as medidas que estão sendo tomadas ou estudadas para a erradicação do seu uso no Brasil, além de discutir as experiências que estão adotadas no mundo com relação a esses problemas.


Governo inicia pagamento de servidores nesta sexta-feira, dia 27


O Governo do Estado anuncia o pagamento do funcionalismo público estadual para os dias 27, 30 e 31 de março. Os primeiros a receber os vencimentos referentes ao mês de março serão os servidores lotados na Secretaria de Estado da Educação (Seed), no dia 27, sexta-feira. Na segunda-feira, dia 30, recebem o pagamento os servidores lotados nas demais secretarias e no dia seguinte, 31, terça-feira, aposentados, pensionistas e demais servidores lotados em empresas, autarquias e fundações.


Fábio Henrtique e Jony Marcos andam próximos


O deputado federal Jony Marcos e o prefeito de Nossa Senhora do Socorro estão cada vez mais politicamente mais próximos e, por causa disso já existem os que apostam em Jony como o possível sucessor à altura de Fábio Henrique. Isso tem motivado muita gente a cotar o parlamentar para o processo sucessório de Socorro em 2016.

Assembleia não sabe ainda o que fazer para preservar recursos


A Assembleia Legislativa de Sergipe hoje não sabe o que fazer para preservar os R$ 36 milhões das subvenções, previstos para este ano, com os seus 24 deputados estaduais. No início da semana, a mesa diretora extinguiu a subvenção, cuja aplicação vem sendo questionada na Justiça. A ideia de manter fazendo uso de emendas ao Orçamento Geral do Estado de forma impositiva parece ser tratada como inconstitucional, pelo Judiciário, que entende que os poderes devem conviver pacificamente entre si, sem imposições”. Por isso, a Assembleia continua estudando que iniciativa adotar para que cada deputado tenha acesso aos seus R$ 1,5 milhão.

Dois médicos são cotados para a Prefeitura de Estância


O deputado estadual Gilson Andrade (PTC) e o atual prefeito de Estância Carlos Magno (DEM), que atuam profissionalmente na área médica, têm os seus nomes como os mais comentados na cidade para a disputa eleitoral pelo comando político e administrativo do município em 2016. Indagado sobre o assunto, Gilson Andrade disse que “ainda é cedo para uma definição”, mas deixou claro que” isso poderá acontecer”.

 


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/03
01:53

Hoje na TV: França x Brasil, amistoso, e Ponte Preta x Santos, pelo Paulista

8h - Mundial de Xangai, patinação artística, SporTV 2

11h30 - Copa do Mundo de ginástica artística, etapa de Doha, SporTV 3

12h - Masters 1.000 de Miami, tênis, SporTV 2

16h - Irã x Chile, amistoso, Fox Sports

17h - França x Brasil, amistoso, Globo e SporTV

20h - Paraguai x Brasil, Sul-Americano sub-17, SporTV 2

20h - Masters 1.000 de Miami, tênis, SporTV 3

20h - Los Angeles Angels x Chicago Cubs, beisebol (pré-temporada), ESPN +

21h - Ponte Preta x Santos, Paulista, SporTV

23h - Treino livre do GP da Malásia, F-1, SporTV 2

24h - Mundial de Xangai, patinação artística, SporTV

3h - Treino livre do GP da Malásia, F-1, SporTV


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/03
01:49

João Alves participa de plantio de mudas no Mergulhão


Em comemoração ao transcurso do dia da água, celebrado no dia 22 de março, o prefeito João Alves Filho na manhã de hoje, 25, fez o plantio de mudas de árvores embaixo do viaduto do Complexo Viário Marcelo Déda, o conhecido Mergulhão. Ao todo serão plantadas no local 15 novas mudas de vários espécimes, como aroeira e ipê branco. A ação foi desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Rotary Club de Aracaju.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a melhor taxa de arborização está nos pequenos municípios de até 20 mil habitantes, onde 29,4% dos domicílios não têm árvores plantadas no entorno. O pior desempenho é das cidades médias: 34,6% das residências não têm árvores no entorno.

O processo de desmatamento é um problema global e ameaça os recursos naturais, o meio ambiente e o equilíbrio ecológico do planeta. Preocupado com essa situação, o prefeito João Alves Filho recomeçou a ação de plantio de novas mudas, que havia inicia há 40 anos e não foi desenvolvida pelos governantes subsequentes.

Foto: Silvio Rocha


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos