22/03
02:14

Justiça proíbe transporte de trabalhadores nos estribos e parte externa de caminhões de lixo

A decisão liminar, proferida pela juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju, Eleusa Maria do Valle Passos, em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe, determina que as empresas Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA e Cavo Serviços e Saneamento S/A não permitam que os trabalhadores sejam transportados nos estribos dos caminhões compactadores de lixo ou nas partes externas de qualquer outro veículo utilizado na coleta de lixo, tanto no transporte de ida, como de volta, até o local dos roteiros e rotas, onde são realizados os serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos.

Também ficou definido que as empresas devem implementar transporte auxiliar (carro de apoio) para a movimentação dos trabalhadores, em veículos de passageiros, tanto no transporte de ida, como de volta, até o local dos roteiros e rotas. Na liminar, entretanto, ficou permitido o transporte dos trabalhadores nos estribos somente em pequenos trajetos (máximo 200m) e desde que estes não sejam percorridos em vias rápidas.

De acordo com o procurador do Trabalho Raymundo Lima Ribeiro Júnior, a liminar atende parcialmente os pedidos feitos pelo MPT, uma vez que a instituição busca proibir definitivamente o transporte dos trabalhadores nos estribos dos compactadores de lixo e nas partes externas dos veículos. "Acreditamos que foi um avanço, contudo, o MPT tentará modificar a decisão, para que o transporte nos estribos ou em qualquer parte externa dos veículos seja definitivamente proibido", ressalta Raymundo Ribeiro.

Além disso, o Município de Aracaju e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) devem fiscalizar o cumprimento das normas de higiene, saúde e segurança do trabalho por parte das empresas terceirizadas contratadas para o serviço de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos, sob pena de pagamento, em caso de descumprimento, de multa diária de R$ 20 mil.

A juíza do Trabalho concedeu prazo de 60 dias para a Torre e a Cavo implementarem as medidas de segurança necessárias e, em caso de descumprimento, estarão sujeitas ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil, que será revertida em favor do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

A ACP
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) ajuizou ação civil pública em face do Município de Aracaju, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda e Cavo Serviços e Saneamento S/A. Na ação, o MPT-SE apontou descumprimento de normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho, no que tange ao transporte ilegal dos coletores de lixo nos estribos e partes externas dos caminhões de lixo, e requereu a proibição imediata desse tipo de transporte, bem como a implementação de transporte auxiliar para movimentação dos trabalhadores.

Ascom
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/03
02:12

Ação educativa “Sou Amigo do Samu - Não Passo Trotes” mobiliza sobre como utilizar corretamente o serviço

A ação acontecerá das 14h às 16h30, no 1º piso do Shopping Riomar e contará com uma programação variada envolvendo palestras, simulações de atendimentos (clínicos e de traumas) e orientações

Nos dias 22 e 23 de março (terça e quarta-feira) acontece mais uma edição do projeto “Sou Amigo do Samu - Não Passo Trotes”. A ação educativa, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu 192 Sergipe), visa alertar crianças, jovens e adultos sobre os prejuízos causados pelo envio de chamadas falsas pelo número 192, e ainda, orientar sobre o uso correto do serviço.

A ação acontecerá das 14h às 16h30, no 1º piso do Shopping Riomar e contará com uma programação variada envolvendo palestras, simulações de atendimentos (clínicos e de traumas) e orientações.

“Desde o início da campanha, o Samu registrou a redução do número de trotes em 22%. Com essas ações de educação permanente, nossa meta é reduzir, ainda mais, estes números. Por isso, levamos a mensagem que os trotes geram, além de gastos desnecessários de recursos públicos, o desgaste das equipes destinadas ao salvamento de vida. O trote compromete a qualidade do atendimento, principalmente o tempo resposta ”, revela a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Serviço
O quê- Ação educativa do projeto “Sou Amigo do Samu - Não Passo Trotes”
Quando- Dias 22 e 23 de março (terça e quarta-feira)
Horário- 14h às 16h30
Local- 1º piso do Shopping Riomar

Ascom


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/03
02:02

Matriculas online beneficiam quase 100 mil estudantes

Até agora, 94.454 alunos foram matriculados através do Portal da Matrícula Online, que foi dividida em três fases. A 1ª foi referente aos alunos da rede estadual de ensino que desejavam permanecer na mesma escola. Essa matrícula foi feita de maneira automática pela própria escola. No total, 74.168 estudantes foram matriculados nessa fase

As unidades de ensino da rede pública estadual estão preparadas para auxiliar os alunos e pais de alunos que desejam efetuar a matrícula online. As 354 escolas estaduais estão com sua estrutura física e seus laboratórios disponíveis para que os interessados possam fazer as suas matrículas.

Servidores das escolas também estão auxiliando e orientando no processo de matrícula, para aqueles que tenham alguma dificuldade ou não tenham a oportunidade de se matricular no conforto de casa, através de computador, tablet ou celular.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, destacou que qualquer escola pode ser utilizada para a efetivação da matrícula. “A matrícula pode ser feita em qualquer unidade escolar, mesmo se o aluno for estudar em outra escola. Por exemplo, se um estudante quiser se matricular em uma determinada escola, poderá utilizar o laboratório de informática de outra unidade de ensino para se matricular”, disse.

Serviços

Concomitantemente ao processo de matrícula online, a Coordenadoria de Informática de Seed (Codin), sob a direção de Everton Siqueira, tem realizado uma série de visitas de manutenção às escolas da capital e do interior, para garantir que o sistema de matrícula online esteja funcionando perfeitamente.

Visando auxiliar ainda mais os estudantes e os responsáveis legais no momento de realização da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissional capacitado), no Portal da Matrícula, para esclarecer quaisquer dúvidas e dar informações que se façam necessárias.

As dúvidas também podem ser dirimidas através da central de atendimento, por meio do telefone 0800 285 5321.

Ascom
Foto: Maria Odília/Seed


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/03
01:59

Prefeito realiza palestra em defesa do Velho Chico

 Sobrevivência. Foi essa a palavra que norteou a palestra sobre o Rio São Francisco, que o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ministrou na manhã desta segunda-feira, 21, no Simpósio Regional em Reflexão ao Dia Mundial da Água, no auditório do Ministério Público Estadual (MP/SE). 
 
Com o tema: “Como Salvar o Rio São Francisco”, o prefeito ressaltou a importância que o rio tem para o país, assim como medidas para que ele sobreviva. “O Rio São Francisco é uma das coisas que temos de mais importante para o Brasil hoje e, principalmente, para o Nordeste, por ser fonte de sobrevivência para milhares de famílias. Eu acertei nas minhas previsões quando eu lutava contra a transposição e hoje vemos o rio literalmente morrendo. Hoje, vim apresentar uma das medidas para revitalizar o rio e lutar por uma sobrevivência desse bem natural”, argumentou o prefeito. 
 
No simpósio, também foram discutidos temas como Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), atividade do MP, executada em Alagoas e Bahia e que, pela primeira vez, deverá ser realizada em Sergipe, e revitalização do Velho Chico.

Ascom
Foto: Sergio Silva


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/03
01:56

Estruturas verticais da Praia Formosa marcam nova fase da obra

Transformar um local que antes apresentava risco aos prédios situado às margens e infestado por microorganismos danosos à saúde em um cartão postal e construído conforme preceitos técnicos sustentáveis e ambientalmente viáveis. Estes são alguns dos ganhos reais para a cidade com a construção do calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, que ganha um novo ritmo e segue sendo erguidas as estruturas verticais que farão parte do parque arquitetônico.

O calçadão possuirá um complexo urbanístico moderno que vai permitir, além da integração física, elementos contemplativos. Aracajuanos e visitantes terão acesso a Internet gratuita, através de pontos com Wi-Fi espalhados em locais estratégicos. A urbanização conta com espelho e túnel d'água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado.

A iluminação será uma das grandes novidades da Praia Formosa e será um primeiro espaço publico dotado de lâmpadas de LED, que são mais potentes e mais econômicas que as de vapor de sódio e de vapor metálico. A sustentabilidade na iluminação pública também será outro ponto positivo já que haverá placas fotovoltaicas montadas para absorver o calor do sol e transformá-lo em energia a fim de reduzir os custos.  

Ascom


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/03
23:00

Resultados e classificação do Campeonato Sergipano

Hexagonal
Estanciano 0 x 0 Dorense
Itabaiana 4x2 Boca Jr
Sergipe 2x1 Confiança

Classificação do hexagonal
1- Itabaiana: 4 pontos
2- Sergipe: 4 pontos
3- Confiança: 3 pontos
4- Dorense: 2 pontos
5- Boca Jr: 1 ponto
6- Estanciano: 1 ponto

Fase da zona da degola (Z4)
Lagarto 1 X 1 Socorense
Guarany 1x2 Amadense

Classificação do Z4
1- Amadense: 4 pontos
2- Lagarto/Socorrense: 2 pontos
4- Guarany: 1 pontos
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/03
22:10

Melhores momentos da virada do Sergipe diante do Confiança: 2x1

 

Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/03
21:01

Eleições 2016 - Zezinho Sobral deverá deixar a Secretaria no dia 28 ou 29

O secretário de Estado da Saúde, Zezinho Sobral, deixará a pasta que comanda no dia 28 ou 29 próximos, a depender do retorno do governador Jackson Barreto às atividades em Sergipe. “O governador seguirá nesta semana para o Rio de Janeiro, onde tratará de questões de interesse do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições e depois segue para o seu descanso da Semana Santa. Se ele retornar no domingo, eu deixarei a Secretaria na segunda-feira, 28. Mas se somente voltar na segunda-feira, deixarei o cargo na terça-feira, 29. O certo é que eu sairei do Governo para me dedicar mais a essa fase de pré-campanha. Mas até lá estarei despachando, assinando convênios e parcerias”, explicou Sobral. No seu segmento político,  ele disputará a indicação com Valadares Filho (PSB)  e Edvaldo Nogueira (PC do B).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos