01/03
13:50

GATI realiza prisões e apreensões durante o Carnaval Mais Seguro

A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Grupo de Ações Táticas do Interior (GATI), realizando operação “Carnaval mais seguro”, efetuou prisões e apreensões de grupo de jovens portando arma de fogo em Nossa Senhora do Socorro, na grande Aracaju e também nas proximidades de uma festa de rua no município de Estância.

Durante o patrulhamento operacional na última terça-feira, no bairro Piabeta em Socorro, uma guarnição do GATI, foi informada por populares, que um suspeito estava em posse de uma escopeta calibre 12 na rua J, do mesmo bairro. Prontamente, os militares iniciaram diligência até o local, onde identificaram um menor de idade com as mesma características
apontadas.

Na abordagem, o jovem confessou a posse de duas espingardas calibre 12 e várias munições, além de um colete balístico. O adolescente foi apreendido em flagrante, junto com os materiais do ato infracional e em seguida conduzido a Delegacia Plantonista da região para as providências cabíveis.

Ainda na terça-feira, o GATI prendeu três jovens e apreendeu uma adolescente em posse de um revolver calibre 38, e várias munições intactas, durante as abordagens e busca pessoal no carnaval de rua da praia do Abaís, no município de Estância. Os envolvidos e a arma foram conduzidos para a Delegacia Regional de Estância para realização dos procedimentos cabíveis.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/03
15:17

Edvaldo conhece fábrica de tecnologia para o trânsito no México

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, visitou, nesta segunda-feira (27), em Monterrey, no México, a fábrica da empresa Semex, que produz semáforos inteligentes e controladores de tráfego, entre outros equipamentos voltados para o trânsito, que são utilizados em grandes cidades em todo o mundo. A visita foi a primeira parada da viagem de trabalho realizada pelo gestor municipal para conhecer soluções de mobilidade urbana. Na Semex, Edvaldo foi recepcionado pelo presidente da empresa Alejandro Brunell, e pelo vice-presidente, Raul Tellez.

"Visitei a fábrica da Semex, onde se produz semáforos inteligentes e controladores de tráfego, que são usados em cidades como Toronto, Nova York e Houston. Estamos trabalhando para que estas tecnologias cheguem a Aracaju para que a gente possa ter melhor trânsito na cidade e mais qualidade de vida. A visita está sendo bastante produtiva", afirmou o prefeito.

Ele pontuou que as soluções oferecidas pela Semex se coadunam com o projeto de cidade inteligente que está em discussão para Aracaju. "Estou convencido que as soluções para a mobilidade urbana não estão restritas a obras, mas sim ao uso da tecnologia para alcançarmos uma cidade inteligente", reforçou. Inclusive, é o modelo de controle de tráfego, elaborado pela empresa mexicana, que Edvaldo irá conhecer, nesta quinta-feira (2), em Nova York, nos Estados Unidos. "Lá irei conhecer a Central de Trânsito, que resolveu os problemas de mobilidade da cidade com inteligência", referenciou.

Edvaldo viajou a trabalho no último final de semana, a convite do Sistema Integrado de Trânsito Metropolitano (Sintram), de Monterrey (México), para conhecer experiências de mobilidade urbana na cidade. O gestor irá também, com o mesmo propósito, aos Estados Unidos, retornando no dia 6 de março. Neste período, a administração da cidade ficará sob responsabilidade da vice-prefeita Eliane Aquino. Como o compromisso se deu no período do carnaval, ele ficará apenas três dias úteis afastado do cargo. Edvaldo viajou acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva. A viagem não gerou despesas para a prefeitura.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
13:47

Força Nacional de Segurança Pública inicia trabalho na capital em parceria com a Polícia Militar

Um efetivo composto por 50 homens da Força Nacional de Segurança Pública foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 27, ao Comando Geral da Polícia Militar para somar esforços no combate à criminalidade em Sergipe, com foco na redução das taxas de homicídios dolosos e a violência contra a mulher no bairro Santa Maria e localidades da zona norte da capital. A previsão é que o grupo permaneça em Aracaju durante 180 dias.

A tropa será empregada em operações de bloqueios, abordagens e ações de rotina relacionadas ao trabalho policial preventivo. Na oportunidade, o coronel Marcony Cabral, comandante geral da PM, enfatizou a importância do trabalho em parceria resultado de um Termo de Cooperação entre a União e o Estado.

“É esse o grupo que as pessoas estarão vendo nas ruas no trabalho preventivo e repressivo quando houver necessidade. Juntamente com nossos policiais militares, a intenção é dar uma sensação de segurança para a sociedade. Existem estados que passam por situações complicadas no momento, então por conta disso fomos contemplados até o momento com 50 homens. Nossa expectativa é de alcançar 120 profissionais, mas não há data prevista para novos integrantes da Força Nacional até o momento”, destacou.

Ainda durante a apresentação do efetivo, o tenente coronel Antônio Edgard Santos de Jesus, representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou a experiência que a tropa tem por conta das intervenções realizadas em diversas cidades do Brasil.

“Existe um Plano Nacional de Segurança Pública que está sendo implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nos estados e foram elencadas três cidades prioritárias [Aracaju, Natal e Porto Alegre] para dar início a essa operação. O efetivo é composto por policiais que já foram experimentados em diversas operações no país e que vão se somar às forças policiais locais, que detêm o conhecimento sobre as regiões. Existe um Plano Tático Integrado, onde analisamos levantamentos estatísticos e a partir deles o trabalho é planejado”, concluiu.

Ascom/SSP


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
09:19

MPSE, MPF e CBHSF realizarão “Caravana de Saneamento” para comemorar a Semana da Água

Em comemoração a Semana da Água, o Centro de Apoio Operacional do Rio São Francisco e às Nascentes do Ministério Público de Sergipe, o Ministério Público Federal em Sergipe e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – CBHSF promoverão nos dias 20 a 24 de março, no Auditório do Fórum Leonor Barreto Franco, no município de Propriá, a “Caravana de Saneamento”.

O intuito é capacitar os municípios integrantes da Bacia para o processo de elaboração, de forma participava, de seus Planos Municipais de Saneamento Básico, de acordo com a legislação em vigor, apresentando e discutindo o processo formal e os conteúdos mínimos que devem estar contidos nos Planos.

Público-alvo 
A “Caravana de Saneamento” será desenvolvida através de Oficinas e de um Seminário. O público-alvo das Oficinas será composto por: Promotores de Justiça, com atuação na área de Meio Ambiente; servidores e técnicos dos órgãos com atuação na Fiscalização Preventiva Integrada – FPI e no Projeto Nascentes do São Francisco; a equipe técnica ambiental das Prefeituras Municipais; Conselheiros de Meio Ambiente, de Saúde e das Cidades; representantes da Deso, Codevasf, Universidades, movimentos populares, sociais e sindicais; e entidades ambientalistas.

O Seminário é aberto ao público e priorizará todos os municípios sergipanos localizados às margens do Rio São Francisco. O objetivo é discutir com a sociedade local, movimentos sociais, entidades ambientalistas, representantes do Poder Público e de Universidades, os principais problemas de saneamento básico identificados em cada região e promover os possíveis encaminhamentos.

No final do Seminário, haverá uma Plenária para apresentar e discutir o Termo de Referência para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Municípios convidados 
Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Canindé de São Francisco, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabi, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Neópolis, Pacatuba, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (71) 99910-7050 ou pelo e-mail ilka.valadao@mpba.mp.br. 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 15 16 17 18 19 20

Enquete


Categorias

Arquivos