28/03
17:52

Sebrae apresenta projeto para empresas da construção civil

Empreendedores ligados a Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, tiveram oportunidade de participar de um almoço reunião com colaboradores do Sebrae em Sergipe. Na pauta, apresentação do Projeto de Desenvolvimento da Construção Civil nos territórios de Sergipe, coordenado pelo Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas.

Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae, ao abrir a reunião destacou que a Instituição tem como foco atender e apoiar micro e pequenas empresas sergipanas, interessadas em investir em conhecimento como diferencial para o negócio. “A proposta é ajudar no fortalecimento da qualificação das pequenas empresas da cadeia da construção civil. Inicialmente o projeto vai beneficiar 15 construtoras e 10 fábricas de cerâmicas. A ideia é qualificar o relacionamento entre pequenas e médias empresas da cadeia da construção civil”, explica.

Além de Emanoel Sobral, também estavam presentes o gerente José Leite e o analista Thiago Oliveira, da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae. Eles foram recepcionados pelo vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa, que foi quem fez o convite ao Sebrae, e pelo presidente Luciano Barreto, que agradeceu a presença de todos e lembrou que a entidade vem lutando há 10 anos, por meio de debates em fóruns em todo o país, com foco em melhorar e fortalecer o segmento da construção.
 


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/03
15:50

PMA busca entendimentos para encerrar greve, mas sindicato dos médicos rejeita negociação

Os secretários municipais da Fazenda, Jefferson Passos, e da Saúde, André Sotero, se reuniram nesta terça-feira, 28, com a direção do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), com o objetivo de tentar por um fim à greve da categoria, que já chega a 60 dias. No encontro, que aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os representantes da administração reforçaram o apelo do prefeito Edvaldo Nogueira para que a categoria retorne ao trabalho. 

Jefferson Passos informou à direção do sindicato a decisão do governo municipal de manter inalterados os critérios definidos para o pagamento do salário de dezembro dos médicos, que são os mesmos aplicados ao conjunto de servidores da administração municipal. “As formas de pagamento continuam sendo a linha de crédito para o recebimento integral do salário de dezembro ou o parcelamento em 12 vezes. Esta é uma decisão que reflete o respeito do prefeito Edvaldo Nogueira a todos os servidores municipais. Não podemos tratar de forma diferenciada nenhuma categoria”, afirmou. 

O secretário da Fazenda ainda enfatizou o esforço do prefeito para regularizar o pagamento da folha salarial do funcionalismo municipal. Ele destacou que o pagamento dos salários referentes a 2017 (janeiro e fevereiro) ocorreram em dia, dentro do mês trabalhado; o 13º salário foi regularizado nos primeiros 10 dias da nova gestão, e uma linha de crédito especial foi disponibilizada para o pagamento dos vencimentos pendentes de dezembro, opção esta que já conta com a adesão de mais de 60% dos médicos, o que torna sem justificativa a manutenção da paralisação.

Ele reforçou que a Prefeitura de Aracaju está adotando todas as medidas possíveis para minimizar a desassistência à população. “Estamos em um impasse, mas precisamos avançar para um consenso e, por isso, queria apelar ao bom senso dos médicos para que a greve chegue ao fim. Nossa proposta continua a mesma e um número significativo de médicos já recebeu o salário de dezembro através do empréstimo consignado, inclusive, o diretor do Sindimed, e não entendemos porque o movimento é mantido”, questionou. 

“Sindicato não quis negociar”
Para André Sotero, o resultado da reunião foi frustrante porque, mais uma vez, os médicos não deram ouvidos ao apelo da Prefeitura de Aracaju. “Novamente, nos reunimos com o Sindicato dos Médicos sob a perspectiva de pormos um fim à greve, mas a categoria não chegou com o espírito de negociar, de conversar e ouvir. Os médicos querem um tratamento diferenciado, especial, o que não podemos aceitar, porque seria um desrespeito com os demais servidores. Lembramos que todas as demais categorias de trabalhadores da Saúde aceitaram o pagamento de dezembro como o prefeito Edvaldo Nogueira propôs e retornaram ao trabalho logo depois de liberado a operação especial de crédito. Por isso, não compreendemos a intransigência dos médicos”, lamentou.

Conselho
Membro do Conselho Municipal de Saúde, representando os usuários, Núbia Santana abordou a diretoria do Sindimed para entender as razões que levavam o movimento a se estender por tanto tempo. A categoria está paralisada desde 20 de janeiro. “Eu estava participando do seminário sobre saúde da mulher e quando soube dessa reunião convidei o Augusto (Augusto Couto, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde) para vir comigo e juntos tentarmos o consenso e assim acabar com essa greve que está prejudicando muito a população”, afirmou.

Ela disse ser difícil compreender as razões dos médicos, já que o pagamento dos salários está em dia. “Eu não estou nem a favor nem contra o sindicato ou a Prefeitura. Apenas acho que esse movimento já foi longe demais e precisa chegar ao fim. Este foi nosso objetivo ao virmos aqui hoje, o de tentar a conciliação, mas fui ofendida pelo diretor do sindicato, o Zezinho (José Menezes) e vou denunciar isso na imprensa”, disse.

Apelo
O prefeito Edvaldo Nogueira tem reiterado publicamente os apelos para que os médicos retornem ao trabalho. Sempre aberto ao diálogo, ele recebeu a direção do sindicato em duas oportunidades no início do ano. Depois disso, os representantes da classe foram atendidos pelos secretários André Sotero e Jefferson Passos.

No último final de semana, através das redes sociais, Edvaldo reforçou o pedido pelo fim da greve. “Aos médicos, reafirmo o meu apelo para que retornem aos seus postos de trabalho. 60% dos médicos já receberam salário de dezembro, via operação de crédito. 100% dos médicos receberam 13% e salários deste ano em dia. A população precisa do trabalho destes profissionais. Tenho compromisso com a população de Aracaju de priorizar a saúde. Assim tenho agido”, publicou. 

De mesmo modo, nesta terça-feira (28), o prefeito anunciou que realizará o pagamento dos salários de todos os servidores ativos e inativos, referentes ao mês de março, na próxima sexta-feira (31). Ou seja, pelo terceiro mês seguido, o novo governo municipal cumprirá o pagamento dos salários dentro do período trabalhado.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/03
16:49

Orquestra Sinfônica de Sergipe abre temporada 2017 com 'Viva Itália'

O grupo dará início a série de Concertos 'Cajueiros 2017', no Teatro Tobias Barreto

Na próxima quarta-feira, 29, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) dará início a Série de Concertos 'Cajueiros 2017'. Sob a regência do diretor artístico e regente titular maestro Guilherme Mannis e solos da soprano Nalini Menezes, o grupo executará o espetáculo “Viva Itália”, abordando momentos marcantes de grandes óperas italianas, entre os quais destacam-se árias e aberturas sinfônicas de renomados compositores daquele país. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro, por R$20,00 (meia) e R$40,00 (inteira).

Para o maestro Guilherme Mannis, interpretar obras italianas pode ser um desafio, apesar de também possuir cidadania italiana. “São peças que aliam grande virtuosismo a uma expressão musical profunda dos mais variados sentimentos. Interpretar estas grandes histórias advindas de grandes títulos operísticos nos transportam para o fascinante universo de Dante, Michelangelo, Verdi, Puccini, mestres que são profundamente capazes de tocar o nosso espírito”, disse o maestro.
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/03
15:48

“Emendas parlamentares vão beneficiar municípios”, explica Luciano Bispo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), em entrevista à TV Atalaia (afiliada da Rede Record em Sergipe), procurou tranquilizar a sociedade sergipana sobre a proposta de emendas parlamentares, que alguns setores da imprensa estão polemizando. Segundo Luciano, a AL fará o repasse dos recursos para o Governo do Estado que fará a devida aplicação, sob a fiscalização do Tribunal de Contas.

Questionado sobre as antigas verbas de subvenção social, Luciano Bispo explicou que “as antigas verbas de subvenção não existem mais, acabaram! A Assembleia Legislativa tem agora emendas impositivas nos mesmos moldes do Congresso Nacional, com recursos próprios. As pessoas ficam martelando apenas o que saiu de negativo sobre este assunto. Esses recursos já ajudaram e vão continuar auxiliar os municípios sergipanos”.

O presidente da Assembleia explicou que os recursos serão repassados para o Estado fazer a aplicação e a fiscalização ficará a cargo do TCE. “O Estado fará a aplicação do dinheiro nos municípios e o Tribunal de Contas estará acompanhando tudo, da forma mais transparente possível”.

Por fim, Luciano Bispo negou qualquer “favorecimento” para o deputado estadual que indicar a emenda impositiva. “Eu estou aqui, deputado estadual, sem indicar emendas! Não existe isso de favorecimento. Se fosse assim, todos os deputados federais seriam reeleitos a cada eleição. Nós estamos tranquilos”, assegurou o presidente.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/03
15:46

Cope desarticula quadrilha responsável por roubos de carga em Sergipe

A Polícia Civil, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), desarticulou na noite da última quarta-feira, 22, no município de Cumbe, uma quadrilha acusada de envolvimento com roubos de carga em Sergipe e na Bahia: um carregamento com café e outro com leite em pó, ambos na cidade de Capela; uma carga de óleo diesel, crime registrado na cidade baiana de Conceição do Jacuípe; além da tentativa de roubo a um caminhão que transportava leite em pó e que culminou com a prisão do grupo na última semana.

Os homens foram identificados como Tenisson Silva Santana, conhecido como “Tenisson Cabeleira”, 50 anos, apontado como líder do grupo; Edson dos Santos, vulgo “Edson do Ferro Velho”, 37 anos, responsável pela estrutura financeira do grupo; Rodolfo Aparecido de Souza, 22 anos; César da Cruz Silva, 23 anos; Edmilson Souza Santos, 45 anos; e Rafael Picasso, que estava com mandado de prisão em aberto pelo cometimento do crime de homicídio no estado de São Paulo.

“Recebemos a informação de que o grupo estaria seguindo um veículo pela rota do sertão com o objetivo de realizar o roubo a um caminhoneiro que transportava leite em pó. O grupo estava dividido em três veículos, sendo um caminhão de cor amarela, um Corolla de cor preta e uma Amarok de cor branca. Eles tentaram roubar a carga no estado da Bahia, porém o caminhoneiro conseguiu realizar uma manobra na pista e conseguiu se desviar. Já em Sergipe, abordamos os homens na cidade de Cumbe. Estavam três na Amarok, que resistiram à prisão efetuando disparos contra os policiais; três no caminhão e um sétimo envolvido que conseguiu se evadir no Corolla, mas que já estamos trabalhando na identificação”, detalhou o delegado Dernival Eloi, responsável pela investigação.

O acusado Wedmo de Jesus Tojal chegou a ser atingido por disparos de arma de fogo na troca de tiros, porém foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e segue preso com os demais integrantes da quadrilha.

Material apreendido
Com os homens, a Polícia Civil apreendeu uma Amarok branca e um caminhão amarelo, dois bloqueadores de sinal, que impediam o rastreamento do veículo de grande porte até que o grupo se desfizesse da carga; um revólver calibre 38 com cinco munições, sendo uma deflagrada e outra picotada.

“É uma quadrilha estruturada, que inclusive contou com dois integrantes que chegaram no estado dia 18 de março por via aérea. O acusado “Tenisson Cabeleira” é sergipano, oriundo de uma família com antecedentes neste tipo de crime e que já foi preso em diversas cidades do país pelo mesmo delito. O grupo sempre utilizou arma de fogo em suas ações, em muitos casos restringindo a liberdade das vítimas até se desfazer da carga roubada”, completou o delegado Dernival Eloi.

Os acusados Wedmo, Tenisson e Edson, que estavam na Amarok branca, foram autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de roubo, tentativa de homicídio, resistência e formação de quadrilha. Já os envolvidos Rodolfo, César e Edmilson, que estavam no caminhão, responderão pelos delitos de tentativa de roubo, formação de quadrilha e resistência.

O flagrante foi distribuído ao juízo de direito da Comarca de Nossa Senhora das Dores, Distrito Judicial de Cumbe. A prisão preventiva do grupo foi decretada e ainda essa semana serão encaminhados ao sistema prisional.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
20:45

Coluna PANORAMA SERGIPANO

Lindbergh Farias em Aracaju 
Diante do apressado processo de tramitação da Proposta de Emenda à Constituição 287, que regulamenta a Reforma da Previdência no país, A Assembleia Legislativa promove, por iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia, uma Audiência Pública sobre os impactos da medida para os trabalhadores e trabalhadoras. A atividade contará com a presença do Senador da República Lindbergh Farias (PT/RJ) e acontece nesta quinta-feira, 30, às 14h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Lançamento de livro
De autoria da Doutora em Educação, Vera Maria dos Santos, “O Livro Didático de Geografia: Sergipe, do Século XIX ao Século XX” é a nova publicação da Editora do Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise). A obra é fruto da pesquisa da autora em seu Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2004. O livro trata da história da geografia como disciplina escolar, mostrando como foi o surgimento desta disciplina em Sergipe, além de analisar os primeiros livros que reuniram os conteúdos didáticos sobre Sergipe para serem transmitidos para os alunos.

Qualificação no turismo
Profissionais que exercem atividades no ramo de Turismo têm a oportunidade de inscrever-se, a partir desta terça-feira, 28, nos cursos de qualificação profissional em Aracaju voltados para os eixos de Turismo, Hospitalidade e Lazer. A oportunidade é ofertada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Regional de Desenvolvimento (Prodetur), e tem como objetivo elevar o nível de eficiência na prestação de serviços turísticos em Sergipe. O investimento para essa capacitação é de R$ 1.749.600.

Gestão penintenciária
A Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe sedia, nesta quarta-feira, 29, a partir das 9 horas, o curso de Sistema Nacional de Informação Penitenciária realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Essa é a primeira etapa do curso de atualização no Nordeste, que vai reunir, em Aracaju, dois representantes dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe e que será ministrado por analistas da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O objetivo do encontro é fornecer orientação técnica para facilitar a integração dos sistemas locais ao sistema nacional. Para os estados que não possuem sistema próprio e serão usuários diretos do Sisdepen (Sistema de Informação do Departamento Penitenciário Nacional), o treinamento está sendo feito de forma individualizada.

Areia Branca recebe internos
A Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), através do Departamento de Sistema Penitenciário (Desipe), já transferiu 30 presos para a Cadeia Territorial de Areia Branca Antônio Nascimento Nogueira. A meta é transferir 30 internos por dia, até preencher as 398 vagas da unidade. Nesta segunda-feira, 27, foram transferidos dez da Cadeia Pública Tabelião Filadelfo Luiz da Costa, em Estância, dez do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf) no Santa Maria e dez das audiências de custódia.

Parceria Sebrae e BB
Uma parceria entre o Sebrae e Banco do Brasil irá oferecer crédito orientado para pequenos empresários em todo o país. Serão disponibilizados R$ 8,2 bilhões para capital de giro por meio das linhas Proger Urbano Capital de Giro BNDES e Capital de Giro Progeren . A meta é beneficiar 36 mil micro e pequenas até o final do ano em todo o Brasil.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
17:44

Banese Card lança novo portal do cliente e aplicativo

O portal do cliente Banese pode ser acessado através do endereço www.banesecard.com.br

A Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda. (Seac), empresa que administra o cartão de crédito do Banese Card, acaba de lançar o portal do cliente e o aplicativo. Trata-se de dois novos canais modernos e interativos, onde os clientes poderão acompanhar suas compras através da linha do tempo, verificar as três últimas faturas do cartão, consultar o saldo, limite disponível e verificar qual o melhor dia de compra.

De acordo com o diretor de Operações e Produtos da Seac, Pedro Rolemberg, esses novos canais trazem mais comodidade para os clientes. “Com o portal e o aplicativo, os clientes não precisam se deslocar até uma loja ou agência Banese para solicitar serviços que estão disponíveis de forma rápida e sem burocracia no próprio celular ou computador”, disse o diretor ao acrescentar que as novidades não param por aí. “Em breve novos serviços serão disponibilizados para os clientes Banese Card, em uma crescente evolução”, acentuou.

O portal do cliente Banese Card pode ser acessado através do endereço www.banesecard.com.br. O aplicativo está disponível nas Lojas da Play Store e App Store e pode ser utilizado nos dispositivos móveis (smartphones) com sistemas operacionais IOS e Android.
 


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/03
15:42

Jackson e prefeito de Poço Redondo dialogam sobre ações para minimizar efeitos da seca

Já estão sendo executadas as limpezas das barragens no município e que o Governo do Estado realizou a licitação para aquisição de sementes selecionadas de milho, contemplando duas das reivindicações dos administradores municipais

O governador Jackson Barreto recebeu na tarde desta segunda-feira, 26, a visita do prefeito de Poço Redondo, Admilson Chagas Júnior e o seu vice, Manoel de Oliveira, em audiência no Palácio de Despachos. Os gestores conversaram sobre as ações para minimizar os efeitos da seca na região.

Jackson explicou que já estão sendo executadas as limpezas das barragens no município e que o Governo do Estado realizou a licitação para aquisição de sementes selecionadas de milho, contemplando duas das reivindicações dos administradores municipais.

O governador também garantiu o aumento do contingente policial para atender a sede do município e o povoado Santa Rosa do Ermírio. Ele determinou ainda a realização de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, no município, para discutir as necessidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e verificar o que é possível atender de imediato.

O prefeito disse que saía satisfeito da reunião com o governador e confiante nas ações que o governo vem empreendendo para minimizar os efeitos da seca no sertão.  

 Foto: Victor Ribeiro/ASN
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos