29/04
21:07

Iunes é condecorado com título de cidadania sergipana

Depois de mais de duas décadas vivendo em Sergipe, o coronel da Polícia Militar e atual comandante geral da corporação no Estado, Maurício da Cunha Iunes, recebeu da Assembleia Legislativa o Título de Cidadão Sergipano. A solenidade aconteceu em sessão especial realizada no início da noite desta segunda-feira, dia 29, no plenário da Casa. Coronel Iunes é natural do Estado do Rio de Janeiro.

 

A concessão do título foi um projeto apresentado pelo então deputado estadual Armando Batalha. A outorga do título na data de hoje atendeu a uma solicitação feita pelo deputado Capitão Samuel (PSL). Diversas autoridades políticas e militares, familiares e amigos do comandante geral da PM de Sergipe compareceram à solenidade, para prestigiar a homenagem feita a ele.

 

A sessão especial foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC).  O discurso de saudação ao mais novo cidadão sergipano foi feita pelo deputado Capitão Samuel. Na sua fala, o parlamentar, que durante vários anos serviu na corporação até chegar ao Legislativo estadual, destacou a trajetória profissional do coronel Maurício Iunes, desde sua chegada a Sergipe, em 1º de setembro de 1989, vindo do Rio de Janeiro. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
21:03

Deputado Antônio dos Santos: Projetos do Proinveste geram insatisfações no sertão

 O deputado estadual Antônio dos Santos disse nesta segunda-feira, 29, que a tramitação do pedido de empréstimo (Proinveste) na Assembleia Legislativa tem gerado insatisfações em alguns município do Estado. Segundo ele, algumas lideranças pediram para fazer emendas e destinar recursos para obras no alto sertão sergipano. O parlamentar entende que não é prudente ‘desarrumar o que está feito’, mas afirma que os sertanejos têm pleitos que deveriam ser atendidos.


Antônio dos Santos disse que uma comissão de vereadores de cinco municípios do sertão apresentaram uma carta onde pedem atenção com a região do semiárido. “Trouxeram uma ata (do encontro) e pediram que dessem publicidade da reunião realizada em Poço redondo”, anunciou. O deputado disse que vereadores de cinco cidades se reuniram para tratar de alguns assuntos importantes.


“Na escola Menino Deus, em Poço Redondo, se reuniram vereadores daquela cidade, de Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória. Eles reivindicam três pontos que julgam importantes. Trataram da apreensão de motos pela CPRv durante a Semana Santa, discutiram a lista de obras do Proinveste e a estiagem que assola a região”.


O parlamentar disse que os vereadores elogiaram o governador Marcelo Déda pela iniciativa em anistiar as dívidas das motos, mas alegam que o sertão não está sendo contemplado. O prefeito de Poço Redondo e os vereadores concordaram num ponto: é preciso mais melhorias para o sertão através do Proinveste. “Os vereadores querem tolerância com a questão das motos e o povo do sertão não quer só anistia das dívidas, quer linha de crédito para tirar habilitação”.


“Eles pediram um IML em Nossa Senhora da Glória e uma base do Corpo de Bombeiros também em Glória. Eram as reivindicações principais até agora”, disse o deputado, destacando o fato de que no caso de acidentes, parentes e vítimas aguardam por muitas horas pelo envio de carros do IML e do Corpo de Bombeiros. “Estão ocorrendo muitas cobranças. Os prefeitos e os vereadores estão vendo o que os municípios estão recebendo do Proinveste e querem apresentar soluções para seus problemas”.


O deputado disse ainda que a população cobra dos vereadores e os deputados são cobrados. “Eles afirmam que esqueceram  o sertão. Fica uma lição. Administrar o Estado é como administrar uma família, atender a um e não atender a outro cria problemas. E os municípios não beneficiados querem uma parcela. Mesmo que atenda com pouco, mas que atenda. Porque não foram atendidos”. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
20:56

Presidente e relator da CPI das Telecomunicações serão escolhidos nesta terça-feira

O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), anunciou na sessão de hoje, dia 29, que amanhã, dia 30, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Telecomunicações estará reunida. Durante a instalação da comissão, os deputados membros irão escolher seu presidente e o relator. Ele convocou os membros – Venâncio Fonseca (PP), Zé Franco (PDT), Jeferson Andrade (PSD) e Zezinho Guimarães (PMDB), além dele – para que estejam presentes. A CPI das Telecomunicações foi criada para tratar de um problema relatado por muitos usuários da telefonia, que são os precários serviços prestados pelas operadoras no Brasil. Segundo Augusto Bezerra, dos 14 Estados, 12 já fizeram a instalação de suas CPIs das Telecomunicações. Entre eles, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Acre, Paraíba e Goiás. “Sergipe será o 13º e mais alguns outros Estados vão fazer essa CPI das Telecomunicações”, disse. O deputado acrescentou que a CPI tem prazo inicial de 120 dias, podendo ser prorrogado. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
20:43

Justiça determina interdição e autoriza obra da avenida Beira Mar

A juíza Simone de Oliveira Fraga concedeu hoje, 29,  liminar determinando que o município de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) delimite a área que apresenta risco de destruição da balaustrada e pista da Av. Beira Mar, entre o Iate Clube e a Av. Anísio Azevedo, impedindo o tráfego de veículos na área.

A adoção de medidas emergenciais se deve ao risco de destruição da balaustrada, calçada e pista da Av. Beira Mar, conseqüência da agressão recorrente do avanço do mar. A Justiça ainda determinou que a PMA e a Emurb fiscalizasse a área semanalmente a fim de constatar a evolução da área considerada de risco até que seja iniciada a obra.

A Emurb já havia verificado a existência de situação de risco. Por causa disso, existe uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público, requerendo da PMA uma medida imediata visando sanar a questão que trazia riscos à sociedade.

Luiz Durval, secretário de Municipal de Infraestrutura, não foi notificado ainda pela justiça. "Mas, assim que a secretaria for notificada a ordem de serviço para obra de contenção será feita de imediato", afirmou o secretário.

A secretária Municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Oliveira, também não foi notificada.  E, afirmou que assim que receber a notificação da Justiça, imediatamente tomará as medidas necessárias. "A defesa Civil juntamente com a SMTT trabalhará de forma a minimizar ao máximo os problemas para os aracajuanos", informou a secretária. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
15:55

Obras da 13 de Julho necessitam de estudos para licenciamento ambiental

 o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, esclareceu que o pedido de Licença Ambiental feito pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) destinado ao Projeto de Engenharia de Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho não apresenta estudos que garantam sustentabilidade técnica para realização da obra. A coletiva aconteceu no auditório da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

“A Adema não está negando o licenciamento ambiental do projeto, deixo isso bem claro. Estamos requerendo, junto ao município, mais estudos da área para a execução da obra, a exemplo do estudo de Modelagem Matemática; avaliação dos possíveis impactos provocados pela obra tanto no meio físico como no meio biológico, contemplando também os impactos causados no município de Barra dos Coqueiros; medidas mitigadoras ou compensatórias para os possíveis impactos; e projeto de drenagem pluvial das obras.

O secretário também destacou que sem o estudo de modelagem matemática da área - que destaca a possibilidade de modificações geoambientais que o empreendimento causará no ecossistema estuarino do Rio Sergipe - existe a possibilidade de outras áreas sofrerem a pressão do rio sobre o continente, afligindo a Barra dos Coqueiros e a Atalaia Nova, além de outros locais na própria capital.  “Ai estaremos cobrindo um santo e descobrindo outro”, adverte.

“As modificações que ocorrerem na Coroa do Meio com a construção do Molhe, trouxeram as consequências que hoje presenciamos naquela área, a exemplo do desabamento de parte da estrutura da Praça de Eventos da Orla. Naquele projeto foi utilizado barramentos e espigões sem estudos prévios.  E é justamente o que a Adema está procurando evitar no projeto da 13 de Julho”, aponta. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
12:27

Destaques esportivos da TV desta segunda-feira

15h30 - Conegliano x Busto Arsizio, Liga Italiana feminina de vôlei, Bandsports

16h - Marítimo x Benfica, Português, SporTV

17h - Betis x La Coruña, Espanhol, ESPN Brasil

19h - Pinheiros x Uberlândia, NBB, SporTV

20h - Atlanta Braves x Washington Nationals, beisebol, ESPN +

21h - São José x Brasília, NBB, SporTV 2


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/04
12:15

Confiança divulga programação de aniversário

Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 1º de Maio

No dia 1º de Maio, grande parte da população mundial celebra o Dia do Trabalho. Mas para os torcedores da Associação Desportiva Confiança, a famosa data é celebrada de uma forma ainda mais especial. Na próxima quarta-feira, a equipe do Bairro Industrial estará completando 77 anos de existência.

Para celebrar o aniversário do clube proletário, a diretoria do Confiança organizou as festividades para marcar a principal data do time e da torcida azulina. Na quarta-feira, dia 1º, programação tem início às 6 da manhã, com alvorada festiva. As 8h30 será realizada a Missa em Ação de Graças na quadra social do Estádio Proletário Sabino Ribeiro.

Logo após, às 9h30, acontece a entrega da Comenda Sabino Ribeiro a personalidades do estado, como o Governador Marcelo Déda, os empresários João Carlos Paes Mendonça e Luciano Barreto, o ex-jogador Fiscina, o conselheiro José Abílio de Andrade Filho, o radialista e narrador Carlos Magalhães, o desportista José Edson da Silveira e o torcedor Edson Barreto do Santos. Às 10h30 será a vez da assinatura de contratos e convênios. E finalizando o período da manhã, diretoria e torcedores vão cantar o tradicional parabéns.

A comemoração pelos 77 anos do Confiança tem continuidade no período da tarde, com a realização do clássico Confiança e Sergipe. A partida, válida pela 17ª rodada do Campeonato Sergipano de Futebol, tem início às 16 horas no Estádio Lourival Baptista. Na preliminar, às 14 horas, o time Pentacampeão de Futebol Júnior do Confiança recebe o Sergipe Sub-18.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/04
00:31

Gols do Fantástico desse domingo

 

Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos