02/04
07:14

Sergipe tem novo procurador regional eleitoral

Rômulo Almeida participou ontem se sua primeira sessão no TRE/SE como procurador regional eleitoral em Sergipe, substituindo a procuradora Lívia Nascimento Tinôco
    
 
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Sergipe tem novo procurador regional eleitoral (PRE). Rômulo Almeida participou nesta segunda-feira, 31 de março, de sua primeira sessão no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). Ele assume no lugar da procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco e irá chefiar o MP Eleitoral pelos próximos dois anos.
 
Rômulo Almeida será responsável pela coordenação, em Sergipe, das Eleições Gerais de outubro. No pleito, a Procuradoria Regional Eleitoral contará com três procuradores auxiliares; Eunice Dantas Carvalho, que é a procuradora regional eleitoral substituta, Lívia Nascimento Tinôco e Heitor Soares.
 
O novo PRE explicou os objetivos do MP Eleitoral em 2014. “Num primeiro momento, até a fase de registro de candidaturas, teremos foco em coibir a propaganda irregular. Na fase do registro de candidaturas, o objetivo é fazer valer a Lei da Ficha Limpa e durante todo o período eleitoral, vamos coibir os abusos de poder econômico, político e dos meios de comunicação”, destacou.
 
“Atravessamos um período de polarização política, alterações na legislação eleitoral e maiores reivindicações da população, o que reforça a imensa responsabilidade do MP e da Justiça Eleitoral para garantir eleições limpas”, completou.
 
Atuação - Procurador da República desde 2005, Rômulo Almeida já atuou nas unidades do MPF no Pará, onde fez parte do Conselho Penitenciário; em Goiás, onde atuou na área criminal e em Alagoas, onde assumiu a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. Em Sergipe desde 2009, foi procurador eleitoral auxiliar nas eleições de 2010 e 2012, e procurador regional eleitoral substituto nos últimos dois anos, além de coordenar a área da Tutela Coletiva no MPF/SE, atuando na área cível e ambiental.
 
Despedida – Na última quinta-feira, 27 de março, Lívia Nascimento Tinôco participou de sua última sessão do TRE/SE como procuradora regional eleitoral. Na ocasião, a procuradora destacou o desafio de ter assumido a função eleitoral no primeiro ano de aplicação da Lei da Ficha Limpa.  “Meu principal compromisso com a sociedade sergipana foi o de dar aplicabilidade a essa lei e atuar firmemente para expurgar do processo eleitoral os candidatos de histórico incompatível com a lisura que o povo esperava de seus representantes”, destacou.
 
A procuradora afirmou ainda se despedir com a certeza de que contribuiu com o TRE/SE para o fortalecimento da Lei da Ficha Limpa. “Atingimos um alto grau de confiança e adesão do tribunal aos pareceres da Procuradoria Regional Eleitoral. Segundo nosso levantamento, em 85% dos julgamentos a corte acompanhou os posicionamentos do Ministério Púlico”, concluiu. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/04
07:08

João Alves Filho anunciará se será candidato em coletiva na sexta-feira

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) deverá anunciar se será ou não candidato a governador de Sergipe neste ano durante entrevista coletiva que será concedida na sexta-feira. Até hoje ele não definiu local e hora, mas deve anunciar amanhã, no mais tardar. Se não for candidato, depois ele definirá que candidato apoiará. João elogiou apostura adotada pelo prefeito ACM Neto, de Salvador (BA), que optou por continuar na administração municipal e não diusputar o governo da Bahia. "Ele ainda é jovem e terá outras oportunidades pela frente", justiificou.



Política
Com.: 2
Por Eugênio Nascimento
02/04
06:38

Assembleia forma comissão especial para escolha de conselheira

A Assembleia Legislativa de Sergipe formou hoje (1) a Comissão Especial para acompanhar o processo de escolha e indicação de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No caso específico, para apreciação da candidatura da deputada Angélica Guimarães (PSC), candidata única a vaga do conselheiro aposentado do TCE, Reinaldo Moura.


O líder da bancada de oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), foi eleito presidente da Comissão. O também deputado Jeferson Andrade (PSD) será o vice-presidente. Já o deputado Zeca da Silva (PSC) será o relator do projeto de Decreto Legislativo 06/2014 que escolhe Angélica Guimarães para o cargo.


Também compõem a Comissão Especial os deputados Gustinho Ribeiro (PSD) e Augusto Bezerra (DEM). Caberá ao primeiro secretário da AL, deputado Adelson Barreto (PTB), formalizar um entendimento com Angélica no sentido de agendar a sabatina. Em seguida, o projeto de Decreto Legislativo será encaminhado para votação em plenário.


Venâncio falou da indicação de seu nome para presidir a Comissão. “Quero agradecer a confiança dos colegas que nos elegeu presidente dessa comissão. Vamos seguir a tramitação normal, de acordo com o regimento, para que o projeto de Decreto Legislativo que versa sobre a candidatura de Angélica Guimarães seja apreciado”, explicou. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/04
21:42

30 horas de serviço - Reitoria da UFS se compromete a enviar proposta ao Consu

Grevistas controlam o CPD e isso impede reformulação das matrículas de 32 mil estudantes


Em reunião com o Comando de Greve ocorrida na tarde de hoje, 1º, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Antoniolli, entregou ao movimento as respostas elaboradas pela gestão sobre todos os pontos da pauta local de reivindicações.
Dentre as ações citadas no texto está o envio de proposta ao Conselho Superior da Universidade (Consu) para acriação da Comissão Própria de Flexibilização de Jornada (CPFJ). A sugestão é uma resposta à reivindicação dos trabalhadores técnico-administrativos da UFS, que solicitam, entreoutras demandas, a redução da jornada de trabalho de quarenta para trinta horas semanais. O documento será avaliado pelos servidores técnico-administrativos, que se reunirão novamente com a administração da UFS amanhã, 2, às 16h, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria. A expectativa do reitor é a de que o Comando de Greve oriente a desobstrução do Centro de Processamento de Dados (CPD), fechado desde a última quinta-feira. “Compreendemos que o movimento é legítimo, pois é um desejo dos trabalhadores, porém não podemos deixar que o atendimento aos estudantes seja comprometido. Assumimos um compromisso com os alunos e com toda a comunidade. É importante que o Comando de Greve perceba que desde o início do movimento grevista estamos abertos às negociações da pauta local e que os estudantes não devem ser prejudicados por ações como essa”,avaliou o reitor.

 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/04
12:51

Inaugurada Avenida Canal 5 no conjunto Augusto Franco


Ainda em comemoração pelos 159 da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou na noite desta segunda-feira, 31, a entrega da obra de urbanização das avenidas Murilo Dantas e Dr. José Thomás D'ávila Nabuco, que juntas são conhecidas popularmente como avenida Canal 5, no conjunto Augusto Franco. O prefeito João Alves e o vice, José Carlos Machado, prestigiaram a solenidade.

Para o prefeito da capital, esta obra é de grande importância para os moradores do bairro, pois vai facilitar muito a vida da população. Hoje o conjunto recebe a qualidade de vida, com uma área urbanizada, com muito verde, um espaço para a prática de atividade física e uma excelente iluminação.

"Estou muito feliz por estar entregando essa obra, que é a segunda do dia aqui no conjunto Augusto Franco, que é um anseio antigo da comunidade e me dá muita satisfação fazer parte desse momento", disse João Alves Filho.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval, essa urbanização traz uma nova configuração para o conjunto. Essa foi uma reivindicação dos moradores, que sempre se incomodaram com o canal exposto, causando mal estar na população.

Da assessoria
Foto: André Moreira



Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/04
11:47

Em Aracaju, Brasil fecha com 16 medalhas o Pan

No Individual Geral, Flávia Saraiva (1º) e Rebeca Andrade (2º) subiram ao pódio com a canadense Rose-kaying (3º) (Foto: Divulgação/CBG)


ARACAJU - Um saldo mais do que positivo. No total, o Brasil conquistou 16 medalhas no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística, que foi realizado no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE). Um bom número em uma competição que reuniu 18 Países e ainda classificou os brasileiros para os Jogos Olímpicos da Juventude, que será em agosto, na China. O evento na capital sergipana fechou na noite de domingo (30), com as finais por aparelhos.

O salto masculino, que teve final disputada nesta tarde, teve como campeão Luís Porto, com 13,788 pontos. O segundo colocado foi o canadense René Cournoyer, com 13,713, e o terceiro o americano Matthew Wenske, com 13,688.

Já nas paralelas, venceu o americano Alec Yoder, com 14,050, seguido pelo colombiano Dilan Jimenez, com 14,000, e pelo atleta do Porto Rico Andres Perez, com 13,525. Gabriel Farias foi o quarto, com 13,450, e Luís o quinto, com 13,300.

Na barra fixa, o melhor brasileiro foi Gabriel Farias, que somou 13,125 e ficou em terceiro. Victor Espinoza, da Guatemala, foi ouro, com 13,275, e Davis Grooms, dos Estados Unidos, com 13,250. Yannick Santos ficou em quarto, com 12,825.

Luís Porto não podia estrear melhor na Seleção Juvenil. O gaúcho de Guaporé (RS), de 16 anos, conquistou a prata por equipe e o ouro no salto, já na primeira participação na categoria.

Outros destaques
No feminino, Rebeca Andrade foi ouro na trave, com 13,900 pontos, e Flávia Saraiva foi bronze, com 13,475. A prata foi para a canadense Rose-kaying Woo, com 13,575.
No solo, Flávia subiu ao lugar mais alto do pódio, com 14,100, e Rebeca foi a segunda, com 13,900. A canadense Rose-kaying Woo ficou em terceiro, com 13,775.

Flávia foi uma das que mais arrancou aplausos do público presente, principalmente na série do solo.

No domingo à tarde, os brasileiros já haviam conquistado cinco medalhas. Lucas Cardoso foi prata no solo e Gabriel Farias bronze nas argolas. No feminino, Rebeca foi ouro no salto e nas barras paralelas, enquanto Flávia bronze nas paralelas. Já no sábado (29), o Brasil foi prata por equipe no masculino e no feminino. No Individual Geral masculino, Lucas foi bronze, Flávia Saraiva ouro e Rebeca ficou com a prata.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/04
06:40

PSB e PMDB farão aliança no Rio Grande do Norte e abrem caminho para o mesmo acontecer em Sergipe

O PSB e o PMDB estão formalizando aliança política para as eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Com a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves e Vilma de Faria, abre-se o caminho e a possibilidade de os socialistas ficarem com o governador de Sergipe, o peemedebista Jackson Barreto.

A coligação do RN somou ainda PSDB e DEM e excluiu o PT – ao todo são 20 agremiações políticas. Henrique (PMDB) disputará o governo Wilma (PSB) o senado. O pré-presidenciável Eduardo Campos (PSB) deixou o caso de lado. Aqui em Sergipe, JB aguardará uma posição do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), até sexta-feira e o PSB deverá se definir até o dia 11 próximo.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/04
06:21

Grupo de Valadares deixa governo Jackson Barreto, mas não rompe

Os secretários de Estado Elber Batalha Filho (Turismo), Maurício Pimentel (Esportes) e Belivaldo Chagas (Educação) se reuniram ontem com o governador Jackson Barreto e lhe entregaram o cargo. Também no grupo, o dirigente do Banese, Edson Caetano, que JB manteve no cargo para evitar problemas para a instituição financeira, e outros dois dirigentes da Emsetur.

JB disse aos secretários que fará publicar os atos de exonerações imediatamente no Diário Oficial e que os seus adjuntos passarão a responder pelas pastas. Os três auxiliares do governo deixaram suas secretarias alegando que querem deixar o governador à vontade e não se sinta pressionado no processo de discussão da aliança para as eleições deste ano. Há uma crise entre o governo e o PSB, que deseja indicar um seu quadro ´para compor a chapa majoritária.

O senador Antônio Carlos Valadares disse que a saída foi “sem stress” e “cordial”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 11 12 13 14 15 16

Enquete


Categorias

Arquivos