25/04
19:40

Câmara aprova reajuste do magistério de Aracaju

votacao A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta quinta-feira, 24/4, o Projeto de Lei (PL) 59/2014, de autoria do Poder Executivo e que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos básicos dos profissionais do magistério público municipal. O texto aprovado em Redação Final concede aumento de 8,32% aos professores do Município e será pago retroativo ao mês de janeiro. O PL segue agora para ser sancionado pelo prefeito João Alves Filho (DEM).

O vereador Iran Barbosa (PT), integrante da Comissão de Justiça e Redação, deu parecer favorável a tramitação do PL. O parlamentar, que é professor da rede pública municipal, afirmou que o texto contempla a categoria. “Consultei o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sidipema) e a classe entendeu que esse percentual preenche o estabelecido pela normativa federal e, mesmo sendo pago em abril, será retroativo ao mês de janeiro, seguindo o que também determina Lei”, frisou.

O vice-líder do prefeito na CMA, Anderson de Tuca (PRTB) também deu parecer favorável e ressaltou que essa medida mostra o compromisso do prefeito João Alves Filho (DEM) com o magistério. “Eu já tinha feito o pedido para que o PL fosse tramitado em caráter de urgência, o que foi acatado pela liderança do prefeito. Esse reajuste foi discutido com a categoria e só ratifica o compromisso da administração com a categoria porque, apesar do tempo que foi concedido, será retroativo”, disse.  

Para o líder do Executivo no Parlamento Municipal, Dr. Agnaldo (PR) a prefeitura está de parabéns. “Quero parabenizar toda a equipe da administração que tem tido a preocupação em criar uma política de valorização do magistério. Toda a equipe não mediu esforços para cumprir com o mais correto desse projeto que é o reajuste de 8,32% ao piso dos professores”, ressaltou.

O líder da oposição no Legislativo Municipal, Emmanuel Nascimento (PT), também parabenizou o prefeito João Alves pelo reajuste. “O prefeito está fazendo trabalho para melhorar a categoria dos professores. O ano passado, ele deu aumento menor que a inflação e, este ano, corrige esse equívoco, por isso quero parabenizar e, ao mesmo tempo, solicitar que o aumento também contemple ou outros servidores”, completou. (Da assessoria)

Foto: Acrisio Siqueira



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
19:33

Prefeito decreta ponto facultativo no dia 2 de maio

Como forma de valorizar o servidor municipal pela passagem do Dia do Trabalho e dar aos funcionários da Prefeitura de Aracaju um momento a mais de descanso em família, o prefeito João Alves Filho decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 2 de maio. Os serviços essenciais, entretanto, permanecem funcionando normalmente.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
07:18

Reforma constituinte e universalização do Simples em pauta no Fórum Empresarial de Sergipe

O Fórum Empresarial de Sergipe tem levado a sério o lema “gestão democrática”. Durante a reunião-almoço do mês de abril, os líderes das entidades filiadas ao Fórum estiveram reunidos em um debate caloroso a respeito de temas como Eleições 2014, reforma constituinte, universalização do Simples, comissões temáticas, assessoria parlamentar, dentre outros assuntos.

Para o coordenador do Fórum Empresarial, Ancelmo de Oliveira, a reunião atingiu seus objetivos. “Perscrutamos todos os nossos associados, parceiros e convidados para podermos adotar uma linha de trabalho comum. Agora vamos trabalhar as proposições apresentadas e, na reunião do próximo dia 13, iremos sistematizar os assuntos dentro de um Plano de Trabalho”, informa Oliveira.

O CEO da Infox e co-fundador do Fórum Empresarial, Jorge Santana, defendeu o envolvimento das entidades em um debate bastante atual: constituinte exclusiva para as reformas. “É um tema que acredito ter crescido no país inteiro e um caminho que pode ser exitoso. Como implica em mudanças muito profundas no marco regulatório do Brasil, acho que os empresários não podem ficar de fora”, destaca Santana.

Ainda segundo Jorge Santana, várias entidades já estão participando do debate, a exemplo da OAB. “Acho que é dever de qualquer entidade empresarial participar e contribuir com uma possível constituinte que, no meu entendimento, é o caminho para promover as mudanças estruturais necessárias ao país. O tema é político, mas não partidário. Ou seja, mudam as bases políticas do país, independentemente dos interesses de partido A ou B”, defende.

O secretário do Fórum Empresarial, Domingos Luiz Silva (Pingo), que representa a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (Assedis), corrobora com as discussões a respeito das reformas. “Estas reuniões congregam os pensamentos de várias entidades. Nós, empresários, precisamos arregaçar as mangas e buscarmos uma melhoria nesta nova lei, na Constituição, para que melhore toda a classe empresarial e social que vive do comércio. Não adianta mudar Governo, mudar Presidência, se a Lei, a Constituição, é presa, mal elaborada e não melhora a sociedade como um todo”, destaca Pingo.

Para Hugo França, que no Fórum Empresarial representa o Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe (Sincadise), a reunião foi produtiva e mostrou a união do empresariado. “Como diz o ditado: ´O início de uma grande caminhada começa pelo primeiro passo´. Ancelmo deu o primeiro passo nesta reunião. Ele quis primeiro ouvir a classe empresarial para que possamos definir, de agora em diante, as nossas metas. Nossa preocupação envolve tudo que o comércio tem passado, indo de imposto à politica”, comenta satisfeito.

Também estiveram na pauta do encontro: atualização do Estatuto do Fórum Empresarial, novos formatos para as reuniões mensais da entidade, sugestão das atividades para a atual gestão, Plano de Trabalho e proposição de temas e palestras a serem desenvolvidos ao longo do ano. 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
07:10

Minha Casa Minha Vida - Governo entrega casas em Itabaiana

O senador Eduardo Amorim (PSC) se fez presente na manhã desta quinta-feira, 24, no povoado Queimadas, em Itabaiana. Na oportunidade foi realizada uma solenidade do Programa “Minha Casa Minha Vida”, onde o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, entregou 520 residências. O projeto é fruto de parceria com a Prefeitura de Itabaiana.

Foram entregues três residenciais, sendo 130 casas no Residencial Walterlay dos Santos Pedroso, 173 no Residencial Manoel Sobral e 217 casas no Residencial Francisco Vilobaldo de Oliveira, todos no mesmo povoado.

Estiveram presentes ainda o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho; o superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, Anacleto Grosbelli, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Carlos Melo; os deputados estaduais Maria Mendonça e Zeca da Silva, além de diversas lideranças políticas de Itabaiana.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
06:29

OSs da PMA - Decisão de juíza não se sobreporá à do Tribunal de Justiça, diz procurador

Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça decidiu pela liberação da contratação de Organizações de Sociais (OSs) para gerenciar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, Zona Norte, e Fernando Franco, Zona Sul de Aracaju.  O entendimento da Procuradoria Geral do Município é que a decisão da juíza Simone Fraga não causa efeitos, já que há uma decisão superior a favor do município. “A matéria já foi julgada e, portanto, encontra-se amparada pelo instituto da ‘coisa julgada’. Não há o que se discutir. Respeitamos a decisão da juíza, mas ela não pode se sobrepor ao Tribunal de Justiça que já decidiu a favor do Município”, frisou Carlos Pinna Júnior.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/04
06:48

Venâncio: governo foge do assunto “refinaria” como o “diabo foge da cruz”

 

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna para cobrar um posicionamento do governo do Estado sobre a polêmica em torno da refinaria de petróleo que seria construída em Sergipe. O parlamentar foi ainda mais longe e questionou o volume de recursos que foram repassados ao longo dos últimos anos para a Saúde Pública. O parlamentar questionou as obras do Proinveste, como constam no projeto, e quer saber em que o governo gastou o volume de recursos que tomou emprestado de 2007 para cá.

 

Ao iniciar seu pronunciamento, Venâncio se retratou sobre a refinaria de petróleo, cujo investimento seria em torno de R$ 120 milhões e que geraria 450 empregos diretos. “A Revista Veja, de circulação nacional, denunciou esse escândalo da Petrobras. Na semana seguinte trouxe na capa esse senhor, Paulo Roberto Costa, aquele que ia fazer o investimento no nosso Estado, o ‘garoto propaganda’ desse governo!”.

“Esse cidadão está preso pela Polícia Federal e é um dos suspeitos de liderar um grande esquema de lavagem de dinheiro nessas compras e vendas de refinarias. Agora a gente fica preocupado com essas transações para que a refinaria viesse para Sergipe e o governo ficou caladinho, sem dar qualquer satisfação a sociedade da propaganda que fora feita. Quem vai ressarcir os cofres públicos gastos com essas propagandas enganosas?”, completou Venâncio, acrescentando: “o governo foge do assunto como o diabo foge da cruz”. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/04
06:43

CataMoeda quer se instalar em Sergipe

A empresa CataMoeda, que faz o recolhimento de moedas no comércio em troca de bônus para que o cliente faça  compras, estuda a possibilidade de  expandir seus serviços para Rio de Janeiro e Sergipe, conforme informações divulgadas pelo Uol. CataMoeda foi criada para diminuir um problema recorrente no mercado: a falta de troco, diz Victor Levy, CEO da empresa. A empresa conta hoje com 22 máquinas em grandes supermercados e drogarias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina e quer agora atuar na rede bancária. "Estamos em negociação com um banco para transferir o valor das moedas em caderneta de poupança", diz Levy. O valor do bônus dado em compras varia. Cada loja fica com as moedas e paga um aluguel de R$ 1.500. 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/04
13:44

No 1º trimestre do ano, foram vendidos mais de 10 mil veículos em Sergipe

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da FENABRAVE, mostrou que as vendas de veículos no estado, no primeiro trimestre de 2014, alcançaram 10.924 unidades. A quantidade de veículos comercializados no período retraiu-se 0,2% em relação aos três primeiros meses de 2013, quando foram vendidos 10.944 veículos.

Vendas por segmento

O número de automóveis e comerciais leves vendidos no primeiro trimestre totalizou 5.708 unidades, registrando alta de 0,9% sobre o mesmo período do ano passado. A comercialização de caminhões também foi superior, com aumento de 45,6% na mesma comparação. Foram vendidos 284 caminhões no trimestre analisado.

Para o segmento de ônibus e motos, contudo, os resultados mostram redução de vendas no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2013. Foram comercializados 41 ônibus, com retração de 54,9% nas vendas. As vendas de motocicletas chegaram a 4.891 unidades, registrando queda de 2,2%. (Da assessoria)


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos