10/04
15:44

Biriteiros e boêmios de Aracaju ficam sem Xaxado

Por Eugênio Nascimento

Paulo Ferreira dos Santos, 71 anos, proprietário do Bar e Restaurante do Xaxado, morreu ontem quinta-feira, 09/04 e foi sepultado nesta sexta-feira 10/04 Ele era uma pessoa que fazia parte da história da boemia de Aracaju. Xaxado, como era mais conhecido pelo fato de ter sido sanfoneiro e gostar muito de tocar e dançar o velho estilo musical nordestino, tinha o seu estabelecimento fixado há mais de 40 anos na área do Mercado Antônio Franco ou próximo à ele e servia um tradicional café da manhã, que levantava o astral dos “biriteiros”. Ele foi vítima de problemas cardíacos e no fígado e estava internado Hospital Regional José Franco, em Nossa Senhora do Socorro, há 15 dias.

Nas madrugadas dos finais de semana das quatro últimas décadas ou mais, mais especificamente depois das noitadas dos finais de semanas, os boêmios e biriteiros de Aracaju tinham o hábito de, após as farras nos clubes sociais e bares da orla de Atalaia, e antes de ir dormir em casa, passar nos bares e restaurantes dos mercados centrais, na verdade bons botecos, incluindo o de Xaxado, para comer cuscuz com carne de boi ou galinha frita (guisado ou ensopado), macaxeira, batata doce e/ou inhame com carne do sol, guisado de carneiro, bode assado, galinha de capoeira e sarapatel.


Isso acontecia mais frequentemente nas madrugadas dos sábados e domingos, quando comia-se fartamente no café da manhã e isso provocava ainda mais o sono, que era combatido com generosas xícaras de café puro ou com leite e ainda com a conversa fiada sobre as festas e farras. Era animado e só acabava, quando os caminhões dos abatedouros chegavam com a carne para as bancas dos comerciantes e o povo aparecia para fazer a feira.

Em recentes bate-papos com jornalistas e outros frequentadores de seu estabelecimento, Xaxado disse que recebia gente de toda parte, inclusive turistas do Sudeste do país e do exterior, que eram levados por amigos já antigos frequentadores. E lembrou: Antigamente, nos tempos de festa, quando acabavam os bailes, as pessoas faziam fila para comer as coisas daqui.

O bar e restaurante do Xaxado funcionava diariamente das 5h às 20h, e nos finais de semana, das sextas-feiras aos domingos abria antes do sol nascer, aproximadamente umas 3 horas da madrugada. Ele dizia sempre que estava lutando para ,manter essa tradição viva.



Variedades
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
10/04
15:38

Petrobras descobre novo poço na bacia Sergipe-Alagoas

Petrobras comunicou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) que encontrou  novos indícios de óleo em duas áreas de concessão nas bacias de Sergipe-Alagoas e também no Amazonas.

Na bacia marítima SEAL, a estatal identificou óleo em águas profundas, na quarta descoberta na área somente neste ano. Já no Amazonas, a companhia comunicou descobertas de óleo e gás em áreas terrestres.


Na Bacia Sergipe-Alagoas, a descoberta ocorreu no bloco SEAL-M-349, localizado na área de concessão designada como BM-SEAL-11. A descoberta foi comunicada à reguladora  no dia 1º de abril.


O comunicado informa que a estatal identificou óleo no mar a uma profundidade de 2.135 metros. 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/04
06:41

Coluna Primeira Mão

Governo define dia 20 como pagará salários dos servidores

O Governo do Estado definirá no próximo dia 20 como fará o pagamento dos salários dos servidores neste mês de abril. Se não houver dinheiro suficiente em caixa, pode até ocorrer o pagamento em duas parcelas. O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, anda contando e recontando, diariamente, centavo por centavo de uma conta de uma conta que cresce, mas não o desejado.


Partidos articulam aliança eleitoral para a Grande Aracaju

Os dirigentes do PSB, PRB e PDT andam conversando bastante sobre a formalização de um bloco de alianças para 2016 na Grande Aracaju. Todos eles apoiariam asa candidaturas a prefeito de Valadares Filho (PSB), em Aracaju, Jony Marcos (PRB), em Nossa Senhora do Socorro, Adilson Júnior (PDT), em São Cristóvão, e Gilmar Carvalho (SDD), na Barra dos Coqueiros.


PPS convida Gilmar Carvalho para se filiar e disputar a Barra

O PPS, que convidou o ex-deputado Gilmar Carvalho a se filiar ao partido e ser candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros, trabalha a ideia de eleger pelo menos três vereadores em Aracaju, em 2016. São candidatos com algo variável entre 2 mil e 2,5 mil, conforme o secretário geral da agremiação, Marcos Aurélio. Ele garante ainda que o PPS terá chapa completa com 36 candidatos à Câmara da capital.


João Daniel avalia que redução da maioridade penal não reduzirá violência

Em discurso feito na sessão desta quinta-feira, dia 9, no plenário da Câmara Federal, o deputado João Daniel (PT/SE) expôs seu posicionamento contrário à redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Essa semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que trata desse tema, teve sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ). O parlamentar classificou isso como ?um ataque direto aos nossos jovens?. Para o deputado, a solução para a diminuição da criminalidade não passa pela redução da maioridade penal. "A solução é termos um grande projeto que leve condições para toda a nossa juventude, para os nossos adolescentes. É dar o direito a uma escola integral, o direito ao trabalho, o direito a uma educação decente", frisou. Na avaliação de João Daniel, quanto mais se criminaliza, mais violência gera. "Não se resolve isso a partir de lei. Isso se resolve construindo uma Nação que valorize nossa juventude", disse.


Eduardo Amorim cobra informações sobre o BNDES

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) apresentou requerimento à Secretária Geral da Mesa do Senado Federal com o propósito de obter informações do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sobre a atuação do BNDES. Segundo ele, trata-se de recursos públicos, com origem majoritária no próprio Tesouro Nacional e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), cuja fonte principal são os tributos do PIS/PASEP, cabendo, portanto, o máximo de transparência quanto à sua aplicação. O parlamentar desejar obter informações sobre valores dos empréstimos do BNDES ao setor privado nos últimos quatro anos; percentual de inadimplência, considerando-se os empréstimos ao setor privado e quais são os valores dos empréstimos das vinte empresas do setor privado com maiores índices de inadimplência. O requerimento tem como relator o senador Zeze Perella (PDT-MG).


Plano Diretor de Aracaju será debatido em sessão especial na Câmara Municipal

Segunda-feira, 13 de abril, na Câmara Municipal de Aracaju, será realizada Sessão Especial para mobilizar a sociedade objetivando debater o Plano Diretor do Município de Aracaju. A Sessão foi convocada pelo vereador Dr. Emerson Costa (PT). Instituído pela Constituição Federal de 1988, o Plano Diretor é o instrumento básico que estabelece as regras para o desenvolvimento e expansão urbanos. Ele assegura a busca pelo atendimento das necessidades da cidade, a garantia da qualidade de vida, a preservação e recuperação de sistemas ambientais e estabelece regras para a ocupação do solo, por exemplo. O Plano Diretor de Aracaju aguarda revisão desde o ano de 2000. A Sessão Especial contará com a participação de representantes da sociedade civil e de entidades de classe.


Emmanuel quer desativação do Parque de Exposição e construção de praça no local

A situação dos moradores do Bairro José Conrado de Araújo e do Conjunto Agamenon Magalhães voltou a ser ressaltada pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento, ontem, 9/4. O parlamentar destacou que a população da região continua esquecida pelo Governo Municipal em diversas áreas, como pavimentação, lazer, urbanização, saúde. Por isso, pede que o Parque de Exposições João Cleofas, seja desativado e no lugar seja construída uma praça. ?É preciso melhorar as condições daquela região, por isso, peço ao Governo do Estado que avalie a possibilidade de retirar o Parque de Exposições, pois ali é uma área urbana; é preciso afastar o Parque daquele espaço e construir uma bela praça, um parque, uma área de lazer para o povo da região?, reivindica. O blog entende que um parque de exposição animal seria mais propício na região rural de Nossa Senhora do Socorro, por exemplo.


Silvia Fontes convida para Audiência Pública que discutirá reforma

A Deputada Silvia Fontes (PDT) comunicou a todos os membros do Poder Legislativo de Sergipe que o relator da Comissão Especial da Reforma Política, Deputado Federal Marcelo Castro (PMDB-PI), confirmou sua vinda, dia 8 de maio, à Assembleia do Estado, para participar da audiência pública sobre o tema. A deputada destacou a importância de toda sociedade participar do evento. "Vamos convidar toda classe política, toda a sociedade, para debatermos com o presidente da comissão sobre o tema. É importante que todos participem", disse. A deputada também agradeceu ao Deputado Federal Fábio Reis (PMDB-SE) pelo apoio.


Comissão de Saúde da Alese vai à Aquidabã discutir fechamento do Hospital

A Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Comissão de Saúde estará presente na próxima terça-feira (14), em Aquidabã em busca de uma solução para a reabertura do hospital da cidade, que é filantrópico e foi fechado após uma interdição ética do Conselho Regional de Enfermagem sob alegações técnicas. A casa de saúde tem mais de 20 anos de prestação de serviços em Aquidabã e região. O hospital Santa Cecília atende em média 2,5 mil pessoas por mês. O coordenador do hospital, Dr. João Feitosa, e os servidores estiveram na Assembleia Legislativa pedindo a ajuda dos deputados para que seja encontrada uma solução e que a Unidade de Saúde seja aberta imediatamente. “Tudo que for necessário para buscarmos uma solução, a Assembleia Legislativa está à disposição. O que não pode é o povo ficar sem atendimento. Quem sabe o que é um pobre não ter um hospital desse funcionando, não pode ficar de braços cruzados. A Assembleia vai na terça e buscaremos uma solução” garantiu o presidente da Assembleia deputado Luciano Bispo (PMDB-SE).


Emsetur divulgará Sergipe na 38ª Aviesp

Será realizada nos dias 10 e 11 deste mês a 38ª Aviesp: Expo de Negócios e Turismo. A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), como órgão de promoção de Sergipe estará presente. Desta vez, o encontro será na cidade de Campinas em São Paulo no Expo Dom Pedro. Fotos e vídeos institucionais de Sergipe fará parte de um estande de 21 m² que serão um dos atrativos turísticos do estado à disposição dos cerca de 4000 profissionais de turismo. Para Sergipe, é uma oportunidade de estar no principal mercado emissor de turista do Brasil, além de divulgar o destino para operadoras e agentes de turismo. A feira promovida pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/04
08:43

Gilmar Carvalho pode disputar Prefeitura da Barra dos Coqueiros pelo PPS

O Partido Popular Socialista expressou nesta quarta (08) o desejo de ter em seus quadros o radialista Gilmar Carvalho, suplente de deputado estadual, com uma excelente votação em todo o Estado. “Gilmar tem conversado com lideranças da Barra dos Coqueiros e tem demonstrado um forte interesse em ver a Cidade alcançando um desenvolvimento, com a instalação de empresas que gerem emprego e renda para seus moradores e isso é uma das nossas principais bandeiras”. Revelou Marcos Aurélio.

Na Barra dos Coqueiros, o PPS tem o vereador Gilvan Pintinho, que vem se destacando como um dos parlamentares da Oposição por suas cobranças de melhorias nos serviços básicos e em especial, na atenção que a Prefeitura deve oferecer aos Cidadãos. “Gilvan tem sido muito atuante no Parlamento e isso mostra que o PPS pode sim conquistar a confiança das pessoas e governar o Município de forma decente e com ampla distribuição de renda, em especial, para os mais carentes”. Garantiu o Secretário Geral do Partido, no Estado.

Para o Presidente do PPS, Clóvis Silveira, a orientação a todos que estejam dispostos a se filiarem ao Partido Popular Socialista é expressada na vontade de servir aos sergipanos. “Para 2016, nós vamos discutir com a sociedade e mostrar que o nosso Partido tem condições de governar as cidades e elegermos vereadores, a exemplo de Aracaju, onde iremos conquistar três cadeiras e a Barra dos Coqueiros, onde já temos um Vereador atuante, se o Gilmar Carvalho vier, com certeza, iremos conquistar a Prefeitura dessa Cidade, tão importante para a Grande Aracaju”. Finalizou Clóvis Silveira.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/04
07:01

Adriano Taxista: “CMA não pode aprovar a ilegalidade dos clandestinos”

Com a galeria da Câmara Municipal tomada por taxistas, o vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, ocupou a tribuna na manhã de hoje (8) para sair em defesa da categoria e para repudiar uma proposta de lei que tramita na Casa para regularizar o serviço de transporte clandestino de passageiros na capital. Adriano disse que a proposta não é necessária porque Aracaju já conta com 2.080 táxis e mais de 800 desses já se cadastraram e têm interesse em fazer o serviço de “lotação” para a zona de expansão.

Ao fazer seu discurso, Adriano explicou para os demais colegas que a cidade deve ter um táxi para cada 800 habitantes e que, em Aracaju, são 300 habitantes por táxi. “Já temos carros demais nas ruas! Esses carros particulares prestam um serviço ilegal, clandestino. Eu tenho o cartão de um cidadão que tem um carro particular e anda oferecendo a todos os passageiros o serviço de táxi, dentro da capital, e até para fazer viagens”.

Em seguida, Adriano disse que “eu estava em uma Clínica no bairro São José e uma senhora disse que ia ligar para o taxista do bairro Santa Maria que era mais barato. E aí quem vai negar que esses clandestinos tiram as corridas dos taxistas? Essa história de que o táxi não entra no Santa Maria é mais lenda do que verdade. O Santa Maria é um bairro, com pessoas dignas como qualquer um! Estão tirando a renda de 4,5 mil pais de família que estão tendo que trabalhar de 15 a 18 horas por dias para honrar seus compromissos. A CMA não pode aprovar essa ilegalidade”.

Por fim, Adriano Taxista destacou que há um comprometimento dos taxistas em renovar a frota, mas que falta um pouco mais de fiscalização da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito). “Essas cooperativas não têm autorização para realizarem esse serviço clandestino e estão oferecendo a ilegalidade às pessoas. Infelizmente a SMTT, dessa e das gestões anteriores, tem sido muito conivente com isso tudo. Contribuem muito! Não precisa autorizar mais táxis pelas ruas da capital. É só permitir que os taxistas, que estão cadastrados, façam esse serviço de lotação”. 

(Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/04
02:35

Mineirinho perde final da etapa Australiana do Mundial de Surf

Depois de desbancar Gabriel Medina, 21, nas quartas, o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, foi derrotado na final da segunda etapa do Mundial de surfe, em Bells Beach, na Austrália, pelo australiano Mick Fanning, 33, nesta quarta-feira (8).

A bateria terminou empatada em 15.27, mas Fanning ficou com o triunfo porque teve a nota mais alta do confronto, com um 8.17.

VEJA COMO FOI A FINAL CONTRA FANNING

 


Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/04
02:29

Botafogo vence e é campeão da Taça Guanabara após empate do Fla

Botafogo fez o dever de casa e venceu o Macaé por 1 a 0, nesta quarta-feira (8), no Engenhão.

Para ser campeão da Taça Guanabara, o time alvinegro precisava de um empate sem gols do Flamengo diante do Nova Iguaçu, no Moacyrzão. E foi justamente o que aconteceu.

Assim, as equipes chegaram aos 31 pontos, mas o time de General Severiano leva a vantagem no confronto direto. O gol do título foi marcado por Elvis, no primeiro tempo.

Agora o Botafogo medirá forças com o Fluminense nas semifinais do Estadual do Rio. Serão duas partidas e o time alvinegro tem a vantagem de dois empates.

A outra semi será entre Flamengo e Vasco. Os duelos começarão neste fim de semana.


Multimídia
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/04
02:21

Confiança vence o Estanciano no Quadrangular do Estadual

Jogadores do Confiança comemoram gol marcado sobre o Estanciano no Batistão (Crédito da foto: Jorge Henrique)

O time do Confiança manteve a liderança do Quadrangular do Campeonato Sergipano ao vencer o Estanciano por 4 a 1, nesta quarta-feira (8), no Estádio Batistão, em Aracaju. Os gols foram marcados por Heverton (cabeça), Kivel (letra), Bibi (pênalti) e Flávio. Com este resultado, o Confiança soma seis pontos, contra três do Estanciano e Lagarto, e nenhum ponto do Socorrense.

Nesta quarta-feira, no Presidente Médici, em Itabaiana, o Lagarto venceu o Socorrense, por 1 a 0, pela segunda rodada do Estadual. 

A próxima rodada acontece neste domingo (12). O time proletário vai até Itabaiana encarar o Lagarto, no Presidente Médici, às 16 horas. E o Estanciano recebe o Socorrense, às 15h30min, no Francão, em Estância.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos