18/04
19:16

Deso realiza limpeza nos reservatórios de Itabaiana

Com o objetivo de melhorar a qualidade da água fornecida à população itabaianense, a Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso realiza neste domingo, 19 de abril, uma limpeza nos reservatórios da cidade de Itabaiana. A realização do serviço citado gera desabastecimento e/ou descontinuidade no abastecimento na sede e povoados do município do agreste sergipano, das 07:00 às 17:00.

A recomendação da Deso é de que os moradores das áreas atingidas utilizem a água racionalmente, evitando desperdícios no período de interrupção. Em casos emergenciais, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento, através do 08000 79 0195. Para órgãos essenciais, a exemplo de maternidades e hospitais, a Deso garante a distribuição gratuita de água por meio de caminhões-pipa.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/04
08:31

Programação esportiva na TV: Chelsea x Stoke City é o destaque

8h - Masters 1.000 de Monte Carlo, tênis, SporTV 2

8h15 - Wolverhampton Wanderers x Ipswich, Inglês (2ª divisão), ESPN Brasil

9h - Treino livre do GP do Bahrein, F-1, SporTV

10h - América x Americana, Liga de Basquete Feminino, SporTV

10h30 - Hoffenheim x Bayern, Alemão, ESPN Brasil

10h30 - B. Dortmund x Paderborn, Alemão, ESPN

11h - Everton x Burnley, Inglês, Fox Sports

12h - Treino classificatório do GP do Bahrein, F-1, Globo e SporTV 3

12h - Nice x PSG, Francês, ESPN + e SporTV

12h30 - Torneio fem. de Bogotá, tênis, Bandsports

13h - La Coruña x Atlético de Madri, Espanhol, ESPN Brasil

13h - Sampdoria x Cesena, Italiano, Fox Sports 2

13h15 - Reading x Arsenal, Copa da Inglaterra, ESPN

13h30 - Chelsea x Stoke City, Inglês, Fox Sports

14h - Belenenses x Benfica, Português, SporTV 3

14h35 - MotoGP, treino classificatório do GP da Argentina, SporTV 2

14h45 - PSV x Heerenveen, Holandês, ESPN +

15h - Real Madrid x Málaga, Espanhol, ESPN Brasil

15h - Monaco x Rennes, Francês, SporTV

15h45 - Juventus x Lazio, Italiano, Fox Sports

16h30 - Golden State Warriors x New Orleans Pelicans, NBA, SporTV 2

16h45 - Athletic Bilbao x Getafe, Espanhol, ESPN +

17h - Machida x Rockhold, UFC, SporTV

17h - Boston Red Sox x Baltimore Orioles, beisebol, Fox Sports 2

20h30 - Columbus Crew x Orlando City, Americano, SporTV 2

21h30 - Corinthians x Sorocaba, Liga Futsal, SporTV

22h30 - Houston Rockets x Dallas Mavericks, NBA, ESPN

22h30 - Crawford x Dulorme, boxe, SporTV 2

23h30 - LA Galaxy x Sporting Kansas City, Americano, SporTV


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/04
09:13

Petrobras comprova boa produtividade dos reservatórios da área de Farfan, na Bacia de SE

A Petrobras concluiu o teste de formação (avaliação do potencial de uma jazida petrolífera) do poço 3-BRSA-1286-SES (nomenclatura ANP) / 3-SES-186 (nomenclatura Petrobras), localizado na concessão BM-SEAL-11, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. 

O poço está localizado a 102,7 km da cidade de Aracaju (SE) e a 10,3 km do poço descobridor, em profundidade de água de 2.467 metros. Os resultados do teste de formação confirmaram a presença de petróleo leve (37° API) e a boa produtividade dos reservatórios.
 
Este é o terceiro poço de extensão na área de Farfan, descoberta em outubro de 2012, e o resultado inicial da perfuração deste poço havia sido comunicado em 2 de fevereiro deste ano.

O consórcio, operado pela Petrobras (60%) em parceria com a IBV-Brasil (40%), dará continuidade ao Plano de Avaliação da Descoberta (PAD).


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
21:09

Ana Lúcia anuncia que Jackson Barreto criará Comissão da Verdade em Sergipe

Um passo importante para a democracia e para o direito à memória e à verdade foi anunciado pela deputada estadual Ana Lúcia na tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 16: O Governador Jackson Barreto já está articulando a criação da Comissão da Verdade no Âmbito do Estado de Sergipe. A criação é fruto da indicação 43/2014, apresentada pela deputada Ana Lúcia e aprovada pela Alese em março deste ano. 

“Nosso governador me telefonou avisando que já está providenciando e formatando a comissão para anunciar à sociedade. Conhecendo a história de luta pela democracia que permeou toda a história do nosso governador Jackson Barreto, tinha convicção de que ele não se furtaria de implementar estas e outras propostas que sirvam para aprofundar a liberdade e os direitos”, avaliou Ana Lúcia, complementando que Jackson Barreto recebeu sua indicação e encaminhou esta grande responsabilidade para o professor Antônio Bittencourt, coordenador de Direitos Humanos da Seides.

“As lembranças da repressão permanecem vivas na memória dos sobreviventes da perseguição e da tortura. O desejo de reparação permanece vivo para os familiares dos militantes políticos, intelectuais e artistas injustiçados e perseguidos pela ditadura e para todos aqueles que acreditam na democracia. Esta é, portanto, uma excelente notícia, principalmente para aqueles que lutaram e deram suas vidas pela defesa da democracia; para aqueles que resistiram, acreditando que a democracia é o que liberta”, apontou a parlamentar, que é conhecida por seu engajamento na luta em defesa do direito à memória e à verdade em Sergipe.

Para a parlamentar, o objetivo da Comissão é ajudar a sociedade entender e reconhecer eventos passados para que não voltemos a vivenciar períodos de terror como os da ditadura militar, quando agentes que representavam o governo promoveram prisões, extradições, torturas e mortes de intelectuais, artistas, jornalistas e militantes sociais que se opuseram ao regime ou que 'ousaram' se organizar. 

Ana Lúcia explica que, assim como a Comissão Nacional da Verdade, instituída em maio de 2012, a Comissão Estadual deve ser instrumento para identificar e tornar públicas as graves violações aos Direitos Humanos praticadas durante o regime militar, ainda que não tenha função punitiva.“A partir do trabalho da comissão teremos a exposição pública de uma série de documentos que poderão aprofundar nossa compreensão sobre a história brasileira e, principalmente, reforçar as lutas que marcaram a consolidação do regime democrático em nosso país”, explicou a parlamentar.

“A Comissão será auxiliar à nacional, e vai apresentar as especificações dos casos de tortura e perseguição em Sergipe, a exemplo da operação Cajueiro. Com certeza, com a ajuda de juristas, historiadores e outros profissionais sergipanos, vamos avançar na investigação e resgate da nossa memória, até hoje abafada, e em defesa da democracia”, finalizou.

Pelo direito à memória e à verdade

Além da indicação para instituir a Comissão da Verdade em Sergipe, Ana Lúcia apresentou diversas proposituras com o intuito de promover o direito à memória e à verdade em Sergipe, a exemplo do PL que institui a Comissão da Verdade na Assembleia Legislativa de Sergipe e o que retira de escolas, estabelecimentos e prédios públicos o nome de pessoas que participaram ou contribuíram com a tortura ou a violação de direitos humanos durante a ditadura militar.

Ela também foi autora dos Projetos de Resolução que garantiram a devolução simbólica dos mandatos dos parlamentares cassados por perseguição política, seja durante a ditadura militar, seja na década de 1940, quando o PCB foi considerado ilegal. Por meio de resolução de Ana Lúcia, a Alese também devolveu simbolicamente o mandato do então governador do Estado cassado pela ditadura, Seixas Dórea. 

(Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
21:05

Assembleia Legislativa reduz despesa de pessoal em 32%

Os deputados estaduais sergipanos comemoraram ontem, ao final da apresentação dos dados fiscais pelo Secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, a redução do percentual referente a despesa de pessoal. “Saímos de um patamar de 1,79% em dezembro de 2013, acima do limite prudencial, estabelecido pela LRF, para 1,70%”. Relatou o Presidente da Casa, Luciano Bispo (PMDB).
 
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Legislativo tem como limite máximo de gastos com pessoal, três pontos porcentuais (3,00%) da Receita Corrente Líquida que em 2014 ficou em R$ 5.524,3 bilhões. Já o limite prudencial, ou seja, o percentual que é usado para alertar os gestores de cada Poder, foi reduzido de 2,95% para 2,86%, ficando acima 0,01%. O Poder Legislativo, além da Assembleia Legislativa, também e composto pelo Tribunal de Contas do Estado.
 
Quando é avaliado o quadro comparativo dos valores nominais, a Assembleia Legislativa novamente aparece com grande redução das despesas com Pessoal. O Poder Legislativo saiu de um percentual de 7,2% para 4,9% do valor global relativo ao pagamento dos Servidores Públicos de Sergipe que fechou 2014 com R$ 3.493,2 bilhões. “Isso significa uma redução de 32% em nossa despesa com pessoal, e essa política nós manteremos nos próximos anos, pois esse é o entendimento de todos os 24 deputados estaduais”. Finalizou o presidente, Luciano Bispo (PMDB).


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
08:31

"Governo faz economia nas costas dos servidores", diz Samuel

 
“O cenário econômico de Sergipe apresentado pelo secretário da Fazenda, Jefferson Passos, em minha opinião, é péssimo para o servidor público e ruim para a economia do Estado”. O entendimento é do líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa deputado Capitão Samuel (PSL), após acompanhar a exposição dos dados financeiros do Estado, relativos ao último quadrimestre, em audiência pública, na Comissão de Economia e Finanças da Alese, no final da manhã desta quarta-feira (15). Para ele, “o Governo está fazendo economia nas costas dos servidores e no suor dos sergipanos que tem provado dos péssimos serviços prestados pelo Executivo”. De acordo com Samuel, “os servidores públicos têm feito um esforço absurdo para conter os gastos e reduzir as despesas, enquanto o Governo não mostra que está economizando”. 

Samuel ressaltou que, a despeito de toda a crise econômica apregoada, o Governo continua nomeando apadrinhados políticos para cargos em comissão. “Só ontem, foram nomeados mais 65 para cargos em comissão. Que economia é essa? E o governador, ainda, tem a coragem de pedir paciência ao povo”, reclamou o deputado. Segundo Samuel, é difícil aceitar que o Estado viva em crise, sobretudo, depois de tantos mecanismos para incrementar a receita, como o Proredes, Sergipe Cidades, Proinveste e, por último, a antecipação de Royalties. “Depois de tudo isso, a economia tende a reduzir, conforme nos disse hoje o secretário Jeferson Passos. Para mim, não há outra explicação, senão, falta de planejamento, falta de prioridades”, afirmou o parlamentar, que lidera a bancada de oposição na Assembleia. 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
08:26

Câmara de Monte Alegre de Sergipe aprova correção do piso do magistério

Em sessão realizada na última terça-feira, a Câmara Municipal de Monte Alegre de Sergipe aprovou por unanimidade a revisão salarial dos servidores públicos do município. Foram votadas duas proposituras. O primeiro Projeto de Lei tratou de uma revisão de 13,01% aos servidores do quadro efetivo do magistério. 

Essa revisão visa atualizar o piso salarial do professores de acordo com a Lei Federal de n° 11.738. O outro é o PLC (Projeto de Lei Complementar) que trata da revisão de salarial de 6,22% aos servidores público do quadro efetivo do município de Monte Alegre. Essa revisão é um acordo estipulado entre o SINTEGRE e a Prefeitura Municipal.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
07:07

Justiça Eleitoral continua a ouvir testemunhas no caso das subvenções da Alese hoje

Prestarão depoimento e serão ouvidos representantes de entidades beneficiadas pelos então deputados Augusto Bezerra, Gustinho Ribeiro, Mundinho da Comase e Maria Mendonça

Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe retoma nesta quinta-feira, 16, a oitiva de testemunhas indicadas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/SE) nos processos de irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Estarão sob análise o caso da Associação dos Amigos do Conjunto Siri (Amacos), em Nossa Senhora do Socorro, da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância Antônio Vieira Neto (Apami), em Itabaianinha e da Associação Beneficente Sociocultural Maria Acássia Ribeiro, em Lagarto.

A Amacos teve indicação de R$ 500 mil em subvenções dos deputados Gustinho Ribeiro (R$ 450 mil) e Augusto Bezerra (R$ 50 mil). Durante as investigações realizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral, ficou constatado que a associação não funciona.

A partir das 8h, serão ouvidos Ana Paula Oliveira Alencar, tesoureira da associação, além de Jacson Emílio Lima Santos e Geraldo Joaquim dos Reis Filho, que aparecem como beneficiários de valores repassados pela Amacos.

Também será ouvido Luiz Vinícius Passos Soares, sócio da DL Empreendimentos. A empresa, além de receber recursos da Amacos, também foi beneficiária de outra instituição, a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância Antônio Vieira Neto, de Itabaianinha.

Itabaiana - A partir das 16h, prestará depoimentos Maria Gois de Mendonça, dirigente da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Iatabaiana (Apami). A entidade foi beneficiada com verbas de subvenção da então deputada Maria Mendonça, no valor de R$ 300 mil. Também serão ouvidos Maria Izabel Martires Nascimento e o representante da Comercial Transporte Ouro Verde, beneficiários de valores repassados pela associação.

Lagarto – A Associação Beneficente Sociocultural Maria Acácia Ribeiro foi beneficiada com R$ 300 mil em verbas de subvenção indicadas pelo deputado Gustinho Ribeiro.

Na visão da PRE/SE, há incompatibilidade entre os valores repassados à entidade e a estrutura do local. Além disso, a associação possivelmente distribuiu, de forma indiscriminada, bens como cestas básicas e urnas funerárias entre junho e julho de 2014, período eleitoral.

A testemunha a ser ouvida é Deivid Gonçalves Lima, diretor do Portal Badalando, que aparece como beneficiário de verbas de subvenção repassadas pela Associação Maria Acácia Ribeiro.

Relembre o caso - Em dezembro de 2014, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou 25 ações contra 23 deputados da legislatura vigente à época na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social. Também foi processada a ex-deputada e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Suzana Azevedo. Além de os valores terem sido repassados ilegalmente, por conta de proibição na legislação eleitoral, o levantamento inicial identificou pelo menos R$ 12,4 milhões desviados de sua finalidade.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos