21/04
10:52

Porto volta a defender Valadares Filho das críticas feitas por aliados

O vereador Vinicius Porto (DEM) voltou a fazer a defesa do deputado federal Valadares Filho (PSB), duramente criticado na manhã desta quarta-feira (20) pelos vereadores Lucas Aribé (PSB) e Lucimara Passos (PC do B) por ter votado a favor do impedimento da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no último domingo, em votação no plenário da Câmara Federal, em Brasília. “Tirar uma presidente sem motivos, não é democracia. É hipocrisia. Isso é deputado que está ocupando o cargo sem a devida competência (...). Meu Deus do céu, deveria ter vergonha”, esbravejou Lucas, em discurso na tribuna da Câmara.

 

 

“O vereador Lucas Aribé foi líder do PSB por dois anos e, hoje, destila toda a sua ira contra o presidente estadual desse mesmo partido”, lamentou Vinicius Porto, ressaltando que Lucas deve estar querendo sair da agremiação e está buscando motivos para isso. “Quando Lucas diz que os deputados federais que votaram a favor do impeachment não têm preparo, ele está colocando por terra o discurso dos próprios colegas do partido que há três anos apontam Valadares Filho como o maior homem do mundo. E agora ser criticado dessa forma, só porque se posicionou favorável ao impeachment de uma mulher que tem levado o país à falência? Não entendi. Da mesmo modo as pessoas que acompanham a política não devem ter entendido nada”.

     

Para Porto, a fala de Lucas é extremamente grave, pois diz que o seu líder, que o presidente do seu partido não tem ‘preparo’, não tem ‘competência’. “Quem está dizendo não sou e nem qualquer outro parlamentar da oposição. Quem está dizendo que o deputado Valadares Filho não tem competência é o vereador que é vice-líder do PSB na Câmara de Aracaju. Posição, por sinal, ratificada pela vereadora Lucimara Passos”, constatou Porto, ressaltando que, “como no futebol, aqui hoje tivemos essa dupla: Lucas Aribé cruzou e a vereadora Lucimara Passos, de cabeça, fez o gol. Ela, com muita propriedade, aproveitou o discurso do vice -líder do PSB e fez o seu papel, que é desgastar, politicamente, a figura do Valadares Filho”.

 

Porto ressaltou aspectos curiosos da política, como a decisão de Lucas e Lucimara, trabalharem publicamente para desgastar a figura pública de Valadares Filho. “O que está havendo com o PSB? Eu confesso que fiquei preocupado, pois além de observamos um racha entre PSB e PC do B, ainda, temos esse agravante que é o ataque feito pelo vereador, correligionário do próprio Valadares”, ratificou Vinicius, lembrando que a vereadora Lucimara, também, da tribuna da Câmara Municipal, pediu desculpas ao povo de Aracaju por ter pedido voto e apoiado Valadares Filho na última eleição. “Ele (Valadares Filho), foi candidato à prefeitura de Aracaju e eu, enquanto candidata a vereadora, pedi voto para ele, caminhei pelas ruas da cidade, defendi o projeto dele. Hoje, venho aqui pedir desculpas à população”, afirmou Lucimara.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/04
10:38

Vereadora Lucimara Passos critica posicionamento de Valadares Filho e do PSB

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) criticou o posicionamento do deputado federal Valadares Filho na votação do processo do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Ele fez pronunciamento sobre o tema na Câmara de Aracaju.

No entendimento de Lucimara Passos, ao se posicionar favorável ao impeachment o deputado do PSB sergipano deu um voto contra a democracia. “É com muita tristeza que eu expresso aqui o tamanho da minha decepção ao ver o deputado Valares Filho votar contra a democracia. É bem verdade que o PSB já em 2014 fez campanha para Aécio Neves, o que foi o primeiro momento de traição. Mas agora querer tirar a Presidenta da República sem que exista qualquer denúncia sobre crime cometido por essa Presidenta é antidemocrático e um golpe institucional, sim”, afirma.

A decepção de Lucimara se agrava pelo fato de Valadares Filho, na última eleição municipal, ter sido o seu candidato à Prefeitura de Aracaju. “Em 2012, eu fui candidata na coligação do então candidato Valadares Filho, pedi voto para Valadares Filho, caminhei muito ao lado de Valadares Filho por toda a cidade de Aracaju, defendi projetos que foram apresentados por ele à população aracajuana e agora eu vi aquele que eu defendi enquanto candidato votar contra a democracia. Por isso, eu quero pedir desculpas ao povo de Aracaju por ter pedido voto para Valadares Filho”, frisa desapontada.

Ainda em seu discurso, a vereadora criticou também a estratégia adotada pelo PSB e por Valadares Filho na posição sobre a gestão do atual prefeito João Alves Filho. De acordo com Lucimara, “durante muito tempo, a bancada do PSB ficou dividida. Enquanto o vereador Lucas Aribé, junto conosco, fazia oposição, o outro parlamentar do PSB, Max Prejuízo, estava liberado para compor a bancada do prefeito e defender João Alves”.

Para Lucimara, ao permitir que o PSB agisse desse modo na Câmara de Vereadores, Valadares Filho, que é presidente estadual do partido, é também co-responsável pelos problemas que enfrenta a população de Aracaju. “Eu posso assegurar que, dessa maneira, ele [Valadares Filho] também ajudou um pouco a aumentar o IPTU e a gerar as mazelas que a administração de João Alves está infelizmente concretizando dia a dia”, avalia.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/04
09:54

Decisão do STF beneficia Sergipe, que economizará R$ 10 milhões/mês

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Melo, concedeu liminar a ação movida pelo Governo de Sergipe suspendendo o pagamento de juros compostos (integrais) de suas dívidas junto a União, passando a pagar juros simples.

 

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, “isso significa dizer que a dívida será recalculada considerando-se a SELIC somada mês a mês e não capitalizada. Teremos uma redução mensal no pagamento da ordem de R$10 milhões”.


Quando indagado sobre o que fará o Estado com os recursos que economizará, Passos informou que  “pagará as despesas correntes do Estado. Previdência, salários e fornecedores.

 

 

Veja a decisão do ministro-relator Marco Aurélio

 


Relator: MIN. MARCO AURÉLIO
IMPTE.(S): ESTADO DE SERGIPE
PROC.(A/S)(ES): PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE SERGIPE
IMPDO.(A/S): PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ADV.(A/S): ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO
IMPDO.(A/S): MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA
ADV.(A/S): ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO
IMPDO.(A/S): SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL
ADV.(A/S): SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS
IMPDO.(A/S): COORDENADOR-­GERAL DE HAVERES FINANCEIROS DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL
ADV.(A/S): SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS
IMPDO.(A/S): GERENTE-GERAL DA AGÊNCIA SETOR PÚBLICO ARACAJU/SE DO BANCO DO BRASIL
ADV.(A/S): SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS

Andamento(s):
Data do Andamento: 20/04/2016 
Andamento: Deferido em parte 


Observações: "(...) defiro parcialmente a liminar para determinar às autoridades ditas coatoras que se abstenham de impor sanções – notadamente as previstas no contrato nº 005/97/STN/COAFI – e de bloquear a transferência de recursos, presente o parágrafo único do artigo 4º da Lei Complementar nº 148/2014, por meio do qual garantido o cálculo e o pagamento da dívida pública, de acordo com as balizas legais decorrentes da não celebração do aditivo contratual. Solicitem informações. Intimem a União para, querendo, dizer do interesse em ingressar no processo. Após as manifestações, colham o parecer da Procuradoria-Geral da República."



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/04
21:13

João Daniel proporá exonerações de indicados por “traidores”

O deputado federal João Daniel defendeu ontem à noite a exoneração de todos os ocupantes de Cargos Comissionados  do Governo Federal que foram indicados por políticos que votaram favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. "O ideal, agora, é que os CCs sejam ocupados nos Estados por servidores de carreira", declarou. Nesta quarta-feira, Daniel vai discutir esse e outros temas com o presidente do Diretório Estadual do PT, ex-deputado Rogério Carvalho. “Vou expor a minha posição e ouvir as avaliações dos demais dirigentes petistas”, explicou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/04
14:13

Alese depositará salários dos servidores nesta quarta (20)

Diante da crise econômica em que o Brasil esta vivendo, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB-SE) se reuniu nesta terça-feira com o diretor geral, Roberto Bispo para fazer uma avaliação da situação financeira do Poder. “Desde o início do ano que determinamos a mais absoluta economia dos recursos financeiros. Temos conversado permanentemente com o Governador Jackson Barreto e também com o secretário da fazenda, no sentido de ajustarmos as nossas contas, baseadas no repasse mensal que os Poderes tem direito”. Informou o presidente.

De acordo com Roberto Bispo, “todos os esforços estão sendo realizados no sentido de manter os pagamentos das contas da Assembleia em dia, tanto com os servidores, quanto com os nossos fornecedores, de produtos e serviços”. E completou, “para este mês de abril, vamos manter o pagamento dos servidores dentro do esperado, ou seja, amanhã, no dia 20, tão logo o governo do estado nos repasse os valores constitucionais, iremos encaminhar a autorização para que o Banese realize o deposito das contas dos nossos servidores”. Revelou o diretor geral.

Deste modo, a Assembleia Legislativa de Sergipe mantem o pagamento dos salários dos servidores, dentro da expectativa histórica e acompanhando o cronograma de repasse do duodécimo, feito pela secretaria da fazenda. A diretoria de comunicação já informou ao presidente do sindicato dos servidores da Casa para que não haja dúvidas em relação ao compromisso da atual mesa diretora na questão do pagamento dos salários. “lamentavelmente algumas pessoas andam espalhando que a Assembleia iria atrasar e até mesmo parcelar os salários dos Servidores da Casa. Isso não é verdade e é uma pena que alguns poucos jornalistas divulguem tais informações sem nos procurar para saber da procedência da notícia”. Finalizou Marcos Aurélio, diretor de comunicação da Alese.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/04
13:59

Sílvio Santos - Exoneração do Ibama e nomeação para SRT são canceladas

A edição de amanhã do Diário Oficial da União (DOU) deve circular com portarias revogando  a exoneração do petista Sílvio Santos da Superintendência do Ibama e a nomeação para a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) em Sergipe. Em outro ato, será renomeado para o Ibama. Nilson Socorro continuará na SRT.

A exoneração de Sílvio foi motivada por uma trapalhada política-burocrática. No processo de conversação de apoio para a presidente Dilma Rousseff, o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo da Presidência da República, ofereceu o Ibama para o deputado federal Adelson Barreto (SE), que queria nomear alguém seu para o cargo. 

A pessoa que Adelson queria nomear desistiu do cargo e apontou o biólogo petista Genival Nunes, ex-secretário de Estado do Meio Ambiente de Sergipe, de quem é amigo, para a pasta. Mas o deputado Adelson desistiu de levar seu propósito adiante. Sílvio foi afastado e indicado para a SRT. Agora tudo está sendo desfeito.

Sílvio Santos sabia da negociação do apoio em Brasília e que poderia ir para outro órgão. Mas não espera que tudo acontecesse na semana passada. 

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/04
10:24

Desembargador lança hoje "Sabedoria Popular"

O desembargador Edson Ulisses atual vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), lança hoje o livro “Sabedoria Popular”, o segundo livro de sua autoria. O lançamento será a partir das 19h, no Museu da Gente Sergipana. A obra contém 223 páginas, as quais foram escritas ao longo de anos de pesquisa e observação.

Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/04
08:12

Ismael Silva é exonerado do DNIT

O Ministério dos Transportes exonerou do cargo de superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) de Sergipe, o engenheiro e ex-deputado estadual Ismael Silva. A portaria foi publicada ontem, segunda-feira, 18. Ismael teria sido indicado para o cargo pelo deputado federal Jony Marcos (PRB).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos