27/04
09:18

“50% dos diagnósticos de 2016 foram tardios”, revela Conceição Balbino

A presidente da AMO (Associação dos Amigos da Oncologia), Conceição Balbino, foi uma das expositoras no amplo debate sobre o câncer de mama na Assembleia Legislativa, promovido pela deputada estadual Goretti Reis (PMDB). Na oportunidade, ela revelou um dado extremamente preocupante: em 2016, 50% das pacientes diagnosticadas com o câncer de mama, já estavam em um quadro avançado da doença. “Não adianta ter medicamentos de ponta, se não temos condições de atender o básico”, relata.

Ao fazer seu relato no evento, Conceição disse que “a AMO tem 20 anos de história e a 20 anos que a gente vê essa realidade. Infelizmente as pessoas são diagnosticadas tardiamente. Muitas coisas avançaram no SUS, mas o diagnóstico precoce ainda é um problema. Para se ter uma ideia 50% das mulheres diagnosticadas em 2016 estavam com estágio avançado e 30% delas já apresentavam metástase, ou seja, o câncer já não estava localizado na mama, mas espalhado. E isso é grave!”.

Em seguida, a presidente da AMO explicou que a Organização Mundial de Saúde já liberou medicações para o tratamento, que existe a lei, mas que faltam recursos. “Não podemos só pensar em teorias inovadoras e esquecer das básicas. Estamos há três meses distribuindo medicamentos básicos que faltam na rede. Em dois anos minha avaliação é que há um avanço do ponto de vista que a sociedade consegue discutir, que esse tipo de evento, de debate é fundamental. Agora não adianta ter medicamentos de ponta se não atendemos o básico”.

Sobre o Hospital do Câncer, Conceição Balbino se posicionou favorável, mas enfatizou que é preciso pensar no “hoje”. “Toda oferta que venha atender no futuro é bem vinda. Seja o Hospital do Câncer ou o Centro de Oncologia do Hospital Universitário. É mias oferta e mais qualidade de vida para os pacientes. Agora a nossa preocupação, enquanto ONG, é atender o paciente de hoje, é lutar para que a radioterapia e a quimioterapia sejam continuadas”.

“Eu preciso ter a porta aberta para essas pessoas. Que no futuro elas sejas testemunhas da vitória do Hospital do Câncer, e não apenas mais uma estatística. Nossa luta hoje é para que os hospitais funcionem bem, que a máquina não quebre tanto. A radioterapia parou e os pacientes tiveram que retornar. Essa descontinuidade no tratamento fragiliza ainda mais. Depois que esses serviços estiverem funcionando efetivamente, aí a gente pode pensar no futuro”, completou a presidente da AMO.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/04
09:16

Aprovadas 61 proposituras na Sessão Ordinária desta quarta


Na manhã desta quarta-feira, 26, os vereadores analisaram e aprovaram 61 proposituras durante a 27ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante a votação foram aprovados quatro Projetos de Resolução, um Requerimento e 56 Indicações.


Dentre os assuntos debatidos pelos vereadores o Projeto de Resolução Nº 01/2017 foi discutido e aprovado em Redação Final. O Projeto de autoria do vereador Iran Barbosa (PT) dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em defesa da cidadania LGBTT na Câmara Municipal de Aracaju. A maioria dos vereadores se manifestou a favor do projeto e solicitou participação na Frente parlamentar, dentre eles os vereadores Elber Batalha (PSB), Lucas Aribé (PSB), Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Professor Bittencourt (PCdoB), Kitty Lima (Rede) e Américo de Deus (Rede).

Também foi aprovado em Redação Final o Projeto de Resolução Nº 07/2017 de autoria de Iran Barbosa, que dispõe sobre a Criação da Frente Parlamentar contra a Privatização da Deso na Câmara Municipal de Aracaju. Neste projeto, os vereadores Américo de Deus (Rede), Kitty Lima (Rede), Anderson de Tuca (PRTB), Seu Marcos (PHS), Lucas Aribé (PSB), Cabo Amintas (PTB) e Elber Batalha (PSB) solicitaram participação na Frente Parlamentar.

Ainda foi aprovado em 1ª discussão o Projeto de Resolução Nº 4/2017, de autoria da Mesa Diretora, que institui o Regime de Adiantamento na Câmara Municipal de Aracaju. O vereador Iran Barbosa, explicou aos demais parlamentares o objetivo deste projeto. “Ele regulamenta bem a utilização dos recursos de suprimentos de fundo. Essas despesas tem que está prevista dentro do orçamento e há diversas exigências relativas à prestação de contas e isso ajuda como forma de mecanismo e acompanhamento do controle de gastos. Parabenizo a equipe técnica que criou esse Regime de Adiantamento”, afirmou o vereador.

Outro assunto muito debatido pelos parlamentares foi o Requerimento Nº 215/2017, autoria de Isac Silveira, que requer à mesa dispensa dos interstícios regimentais e urgência para discussão e votação do Projeto de Lei Nº 99/2017, que trata sobre o pagamento de artistas locais contratados pelo município de Aracaju. “Solicito caráter de urgência para que o mais rápido possível a gente vote e aprove esse Projeto que irá beneficiar os artistas locais. Alguns artistas locais que se apresentaram no Forró Caju ainda não receberam desde a gestão de João Alves. Então essa Casa precisa dar uma contribuição com este projeto, que vai fazer com que a Prefeitura pague aos artistas 50% do valor antes do show e os outros 50% depois”, explicou.

De acordo com Américo de Deus, os artistas locais precisam ser valorizados. “Temos excelentes profissionais no nosso Estado e eles precisam ser valorizados. Será se só os artistas de fora podem receber o dinheiro antes do show? Porque os artistas daqui não podem? Precisamos valorizar esses artistas e peço para subscrever esse requerimento”, disse. Para Anderson de Tuca, os artistas da terra são os que mais precisam receber o dinheiro, pois isso é o seu sustento, além disso, ele afirma que estes artistas têm um cachê muito inferior que os cachês de artistas nacionais. Já Vinícius Porto relembrou que na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, ao invés de pagar os artistas depois do show, Edvaldo pagava 100% do valor antes da apresentação. “Apesar de não aceitar esse requerimento como caráter de urgência, vou votar a favor do projeto”, disse Vinícius.

Lucas Aribé afirmou que esse projeto não servirá só para o Forró Caju, mas para todos os eventos realizados pela Prefeitura. “Não se trata apenas de música, mas também de dança e de todas as produções artísticas. Infelizmente o povo não valoriza os artistas locais. Peço que a população valorize mais esses artistas”, disse. Emília Corrêa (PEN), Cabo Amintas (PTB), Seu Marcos (PHS), Kitty Lima (Rede), Fábio Meireles (PPS) e Bigode do Santa Maria (PMDB) também se manifestaram a favor do requerimento e parabenizaram a iniciativa de Isac.

Indicações

Das 56 Indicações aprovadas nesta sessão, o parlamentar com maior número de indicações é o vereador Iran Barbosa (PT), com 18 indicações. Em seguida Seu Marcos (PHS) com 11, Dr. Gonzaga (PMDB) com oito, Zezinho do Bugio (PTB) com seis, Américo de Deus (Rede) e Palhaço Soneca (PPS) com quatro cada, Bigode do Santa Maria (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Isac Silveira (PCdoB), Kitty Lima (Rede) e Juvêncio Oliveira (DEM) com uma indicação cada.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/04
09:15

Espetáculo ‘Devir’ se apresenta no Teatro Tobias Barreto

A interpretação de ‘Devir’ se enquadra na modalidade de dança teatro, conceito que surgiu na Alemanha no final da década de 20 e ganhou força a partir da década de 70

Em comemoração aos seus dez anos de existência, a Espaço Liso Cia. de Dança volta a apresentar, ao público sergipano, o espetáculo ‘Devir’.  O Espetáculo sobe ao palco do Teatro Tobias Barreto nesta quinta-feira, 27, às 20 horas, trazendo cores e sons fortes inspirados no cineasta Pedro Almodóvar. A apresentação, realizada por meio do edital de pautas, é recomendado para maiores de 18 anos.

A interpretação de ‘Devir’ se enquadra na modalidade de dança teatro, conceito que surgiu na Alemanha no final da década de 20 e ganhou força a partir da década de 70. Por meio dela, as coreografias incorporam movimentos do cotidiano e os movimentos abstratos ganham forma de narrativa. O espetáculo foi criado em 2013, a partir de uma identificação pessoal do coreógrafo Ewetton Nunes com o ator Pedro Almodóvar.

Com cenários móveis, elementos estéticos bem definidos, utilização de recursos audiovisuais e interpretação marcante, o espetáculo transita entre diferentes pontos, recorrentes em narrativas das obras do cineasta. A Espaço Liso Cia. de Dança foi fundada em Janeiro de 2007 com o objetivo de levar aos palcos sergipanos uma linha de trabalho em dança diferenciada do então contexto local.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/04
08:13

Polícia Militar discute logística para jogo entre Confiança e Itabaiana

PM estará presente antes, durante e depois da partida. Haverá acompanhamento e monitoramento das torcidas organizadas

Órgãos de segurança, dirigentes de clubes e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 26, na sala do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), com o objetivo de acertar os últimos detalhes sobre a logística de segurança para o jogo deste sábado, 29, entre Confiança e Itabaiana, primeira partida da decisão do Sergipão 2017.

Durante a reunião, ficou definido que os portões serão abertos às 14h e também foram acertadas questões como horário de abertura dos portões, acesso das torcidas organizadas, contingente policial e companhias militares que estarão trabalhando para oferecer maior segurança e tranquilidade ao torcedores que comparecerem à Arena Batistão.

“Essa reunião foi importante porque tratou de todos detalhes sobre a segurança, definindo que a Polícia Militar estará presente. Haverá um acompanhamento e monitoramento das torcidas organizadas. A torcida visitante será a primeira a deixar o estádio,logo após a partida”, comentou Milton Dantas. Na próxima terça-feira, 02, outra reunião acontecerá na cidade de Itabaiana para definir a logística da próxima partida.



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/04
08:11

Galeria de Arte Álvaro Santos valoriza trabalhos de artistas sergipanos

Basta uma olhada rápida pra perceber que a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Municipal de Cultura e Arte (Funcaju), dispõe de um vasto e rico acervo. O local, que serve de vitrine para o artista sergipano, conta com mais de 400 trabalhos, entre telas, desenhos, aquarelas e esculturas. Eles fazem parte do acervo da Galeria, situada na praça Olímpio Campos, no Centro de Aracaju.

Adinil Freire trabalha na Álvaro Santos há 30 anos. A servidora, que conhece cada canto da Casa de Artes, passa horas contemplando as preciosidades que ali são expostas. “Não tem como não admirar. Cada artista tem uma história e eu viajo na história de cada um deles. Eu sinto uma paz interior, fico leve”, revelou.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/04
08:09

Edvaldo Nogueira realiza a abertura do programa Horas de Estudo 2017

"Convidamos todos os professores da rede a estarem conosco na Aula Inaugural", convida a secretária da Educação, Cecília Leite.

Com o objetivo de investir na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju retoma, através da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), o programa Horas de Estudo. Realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação(Ceafe), a abertura da edição do ano de 2017 acontecerá na próxima quinta-feira, 27, às 19h.

A solenidade, que contará com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, acontecerá no auditório do Campus I da Faculdade Pio Décimo (rua Estância, no Centro da cidade) e contará com a palestra "Direitos de Aprendizagem como Direito Humano", proferida pelo professor Dr. Itamar Freitas de Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A secretária Municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite participará da aula junto à equipe técnica da Semed.

No programa Horas de Estudo os professores participarão de estudos semanais sobre as diretrizes pedagógicas em âmbito local e nacional. De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, a retomada dessa atividade é de fundamental importância para o corpo docente, já que se trata do principal programa de qualificação para professores, atualizado e em consonância com as diretrizes nacionais do ensino e da aprendizagem.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/04
08:05

EM ARACAJU - Tamar comemora 15 anos com soltura de tartarugas e roda de samba

O Projeto Tamar, de Aracaju, comemora 15 anos com a soltura de filhotes de tartarugas hoje, quinta-feira, 27,  às 16h, e amanhã, 28,   a partir das 20h, realiza roda de samba com Diogo Nogueira, Samba do Arnesto, DJ Kaska , em homenagem à tartaruga-oliva.

O cantor e compositor carioca Diogo Nogueira vai comandar uma roda de samba especial em comemoração aos 15 anos do Projeto TAMAR Aracaju, dia 28 de abril, a partir das 20h00, no Oceanário. A inspiração da noite será a tartaruga-oliva, que tem um comportamento curioso ao desovar: ela samba.

Data - 28 de abril de 2017

Horário - a partir das 20h00
Local - Projeto TAMAR, Av. Santos Dumont, 1010, Atalaia, Aracaju, Sergipe.

Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/04
11:16

Palestra de Ayres Britto no Tribunal de Contas é adiada

A palestra que o jurista e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, faria no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) nesta sexta-feira, 28, foi adiada devido à greve geral convocada para o mesmo dia, tendo, inclusive, a adesão dos Servidores Efetivos do Quadro Permanente do TCE (Sindicontas), aprovada em assembleia da categoria.

Dessa forma, e devido à indisponibilidade de agenda do ministro nos próximos dias, a palestra que marcará a abertura do Fórum "Por um Brasil ético: o dinheiro público é da sua conta" foi remarcada para o dia 19 de junho.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos