30/04
18:07

Sergipe passa a contar com especialista em análise de manchas de sangue

O treinamento permite atuar com maior celeridade nas investigações de mortes violentas
 
O perito Charles Vargas Lopes participou de curso ministrado pelo perito criminal federal Antônio Canelas, entre os dias 22 e 26 de abril na cidade de Florianópolis e agora a Coordenadoria Geral de Perícia (Cogerp) conta com um perito especialista em análises de manchas de sangue em cenários de mortes violentas. O perito de Sergipe faz parte de um seleto grupo de 22 analistas em machas de sangue em toda a América Latina. O curso foi liberado pelo Comitê educacional da Associação Internacional de Analistas de Padrão de Manchas de Sangue, a IABPA (em inglês, International Association of Bloodstain Pattern Analysts). O treinamento foi incentivado pela Cogerp e pela Secretaria da Segurança Pùblica (SSP).

Segundo o perito, o treinamento contou com aulas teóricas e práticas, sendo importante para a formação pessoal e também para a condução das investigações de crimes com mortes violentas, além de mais situações que envolvam manchas de sangue, tornando o resultado mais próximo do que realmente aconteceu, de forma célere.

O perito criminal, graduado em Ciências Biológicas e com mestrado e doutorado na área de Neurobiologia, destacou ainda que a especialização possibilita um entendimento mais amplo e rápido do que ocorreu em uma determinada cena de morte violenta, assim como identificar de imediato incoerências entre pessoas ou objetos envolvidos.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/04
18:02

Edital de seleção de professores para o Programa de Apoio à Implementação da BNCC é publicado

Podem se inscrever neste processo seletivo apenas integrantes efetivos do magistério público estadual ou federal de Sergipe

Nesta terça-feira (30), o Edital nº 11/2019, que trata do processo de seleção de professores para atuar como redator formativo de currículo e gestão no âmbito do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) foi divulgado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Podem participar desse processo seletivo apenas professores de Educação Básica da rede pública estadual ou federal de ensino de Sergipe. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o próximo dia 6 de maio, no endereço eletrônico da Seduc. 

Sob a coordenação geral do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação da Seduc, esse processo seletivo simplificado será realizado em uma única etapa, a de análise e avaliação de currículo, de caráter eliminatório e classificatório, conforme os critérios previstos no Edital. “São 18 vagas para professores de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, destaca a professora Joniely Cruz, coordenadora do Semed, ao ressaltar que os aprovados farão juz a uma bolsa mensal de R$1.100,00, a título de ressarcimento.

São atribuições do redator formativo auxiliar o Coordenador de Etapa do Ensino Médio na definição da estrutura do (s) documento (s) e elaborar a primeira versão do novo currículo correspondente à sua área de conhecimento. Além disso, compete ao professor que assumir essa função acompanhar o processo de consulta pública, realizar oficinas com gestores, coordenadores pedagógicos e professores das redes municipais e estadual sobre o currículo em construção e analisar a devolutiva do processo de consulta pública, sintetizando e promovendo os ajustes necessários ao aprimoramento do currículo.

Com a divulgação do resultado prevista para o dia 17 de maio, esse processo seletivo tem prazo de vigência de um ano, contado da data de sua publicação no site da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Durante a vigência desse edital, as vagas decorrentes de desistência de redatores formadores de currículo e gestão da etapa do Ensino Médio poderão ser preenchidas por profissionais selecionados por este instrumento, com estrita observância à ordem de classificação.

Fonte: ASN
Foto: Seduc


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/04
17:56

SergipeTec: Brenno Barreto é empossado como presidente

Cerimônia foi coordenada pelo secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto de Carvalho

Brenno Barreto foi empossado na manhã desta terça-feira (30), como novo presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). A solenidade aconteceu no auditório da Codise em Aracaju, e foi coordenada pelo secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto de Carvalho. O novo presidente é Administrador por formação e possui passagem por diversas entidades representantes do comércio.

Após pouco mais de três anos de gestão do ex-presidente Manoel Hora, Brenno chega ao SergipeTec para contribuir com um dos mais estratégicos espaços do Governo de Sergipe no apoio e fomento a iniciativas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, sejam elas empreendedoras, projetos ou eventos. O novo presidente parabenizou ainda o seu antecessor, Manoel Hora, pelo tempo de gestão frente ao SergipeTec. “Quero me esforçar para manter o nível do antigo gestor, que desenvolveu um belo trabalho frente ao SergipeTec”, pontuou.

O secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho, que no ato representou o governador Belivaldo Chagas, falou em seu discurso que o governo reconhece a importância da tecnologia, ciência e inovação para o desenvolvimento do estado e que não cansa de incentivar isso, com ações voltadas para a área. O ex-presidente do Sergipe Parque Tecnológico, Manoel Hora, também esteve presente e corroborou com a opinião do secretário. Para ele o estado tem um grande potencial na inovação, e precisa de esforços sendo empregados constantemente ao SergipeTec.

Fonte: ASN
Foto: Arthuro Paganini


Política
Com.: 0
Por Redação
30/04
17:49

Primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa é iniciada

Os produtores deverão ficar atentos quanto à dosagem da vacina

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa será iniciada pelo governo de Sergipe do dia primeiro a 31 de maio. A meta da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro é imunizar mais 1.150.000 bovinos e 980 bubalinos de todas as idades no estado.

Esse ano, os produtores deverão ficar atentos quanto à dosagem da vacina, uma vez que o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reduziu a dose de 5ml para 2ml, o que, além de baratear os custos da campanha para o criador, vai causar menos reações nos animais, a exemplo de abscessos.

Segundo a diretora de Defesa e Animal da Emdagro, Salete Dezen, a medida já é um grande avanço rumo à retirada total da vacinação no país até 2021. “Diante da retirada do vírus tipo C, que está ausente na América do Sul, assim como a retirada da substância Saponina, não há necessidade de permanecer com a dosagem de 5ml da vacina”, explicou. A diretora orienta, ainda, que os produtores não aceitem comprar vacinas com dosagem superior a 2ml. “Os comerciantes que ainda possuem as vacinas com dosagem de 5ml deverão entrar em contato com a Central de Selagem ou procurar a Emdagro ou a Superintendência do Ministério da Agricultura para fazerem o recolhimento dos frascos. O produtor deve ficar atento na hora de adquirir, para não comprar a vacina fora das recomendações”, frisou Salete

Fonte: ASN
Foto: Arthuro Paganini


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/04
17:45

Suspensão parcial de contrato para gestão do Hospital Nestor Piva é determinado pela Justiça

Foi determinado que seja respeitado o limite máximo de 180 dias para contratação da empresa em questão

O desembargador José dos Anjos determinou a suspensão parcial do contrato feito pelo Município de Aracaju com a Empresa Centro Médico do Trabalhador EPP-LTDA. A decisão atende aos constantes pedidos do Agravo de Instrumento interposto pelo MP, por intermédio da 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão - Saúde, titularizada pelo promotor de Justiça Manoel Cabral Machado Neto.

O Poder Judiciário determinou que o contrato, via dispensa emergencial, abranja somente a contratação de médicos e que suspenda a contratação no tocante aos profissionais de enfermagem, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos em raio x, bem como o que se refere aos insumos usados no Nestor Piva. Segundo os autos, para tentar resolver o impasse entre médicos e municipalidade foi contratada a Empresa Centro Médico do Trabalhador com dispensa do procedimento de licitação. Vale frisar que, na justificativa para tal feito, o Município fez alusão, exclusivamente a “profissionais médicos, “RPA dos médicos”, “pagamento dos médicos” mas, ainda de acordo com os autos, extrapolou dos limites legais, na medida em que a referida empresa passou a gerir todo o Hospital Nestor Piva, inclusive com o pagamento de despesas com insumos e profissionais que não ensejaram o estado de emergência mencionado na justificativa da Administração Pública.

O desembargador determinou seja respeitado o limite máximo de 180 dias para contratação da empresa em questão, por dispensa de licitação, e que a contratação seja relativa somente aos “Médicos”, preservando os outros profissionais concursados e lotados no Nestor Piva e que foram remanejados, pelo Município , para o Hospital Fernando Franco. Além disso, o Poder Judiciário determinou a readequação do valor da contratação, sob pena de responsabilização do gestor, caso haja descumprimento das ordens judiciais.

Fonte e foto: MP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/04
17:42

Contraproposta da Convenção Coletiva da Rede Privada é aprovada em parte

Foi aprovada a minuta em parte, exceto as cláusulas 3ª, 7ª, 15ª parágrafo 2, 27ª e 29ª

Na manhã desta terça-feira, 30, foi deliberada a aprovação - em parte - da contraproposta do Sindicato dos Hospitais e Clínicas do Estado de Sergipe (Sindhose). A decisão ocorreu na sede do Sintasa, após a assembleia com os empregados da Rede Privada e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).

Após algumas discussões e esclarecimentos de dúvidas, foi aprovada a minuta em parte, exceto as cláusulas 3ª, 7ª, 15ª parágrafo 2, 27ª e 29ª. Agora, esta deliberação será apresentada na próxima mediação na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), cujo mediador é Nilson Socorro, nesta quinta-feira, 2 de maio.

Pelo lado do Sintasa, participaram a tesoureira, Maria de Lourdes, a diretora Maria Edite e o gerente-administrativo, Janderson Alves.

Fonte e foto: Ascom/Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/04
10:53

Pesquisa PNAD: 80,6% dos sergipanos em idade de trabalhar realizam afazeres domésticos Exatos 1,471 milhão de sergipano

Exatos 1,471 milhão de sergipanos realizavam, em 2018, outras formas de trabalho, 125 mil a mais que em 2016, quando esse número era R$ 1,346 milhão - um aumento de 7,4% em dois anos. Os dados são da pesquisa “Outras formas de trabalho 2018”, suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa outras formas de trabalho, além do trabalho para ocupação. São elas: produção para o próprio consumo, cuidados de pessoas, afazeres domésticos e trabalho voluntário.

Conforme o levantamento,

- 8,1% dos sergipanos realizaram algum trabalho para o próprio consumo

- Mulheres são as que mais realizaram afazeres domésticos

- 80,6% da população sergipana em idade de trabalhar realizaram afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas

- 1,8% dos sergipanos fizeram trabalho voluntário



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/04
18:36

Começou hoje, dia 29, o Mutirão Limpa Nome

No dia 01 de maio, em virtude do feriado do Dia do Trabalho, não haverá a realização do mutirão

O Mutirão Limpa Nome começou hoje, segunda-feira, 29, com descontos especiais e boas opções de renegociação. Realizado no Fórum Fernando Franco, no bairro Santa Maria, pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e pela empresa Banese Card, o Mutirão prossegue até o dia 03 de maio.

O objetivo da ação é disseminar a conciliação, propiciando à população que tem débitos com o Banese Card descontos especiais e a recuperação do crédito. De acordo com a Juíza Coordenadora do Cejusc, Maria Luiza Foz Mendonça, o Banese Card já é um parceiro na realização dos Mutirões e a expectativa é positiva, já que o desconto oferecido chega até 90%.

Segundo a gerente do Banese Card, Carla Danielle de Lima, a parceria com o TJSE traz credibilidade às ações de renegociação de dívidas. No dia 01 de maio, em virtude do feriado do Dia do Trabalho, não haverá a realização do mutirão.

Fonte e foto: TJSE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos