04/05
07:17

UFS convoca 435 suplentes e excedentes

Candidatos devem confirmar matrícula até esta terça-feira, 6/5

O Departamento de Administração Acadêmica (DAA) da Universidade Federal de Sergipe convoca 435 pessoas paraassumir vagas e ingressarem na UFS como calouros.

São 260 candidatos que se encontravam na condição de suplentes e que agoraestão na de pré-matriculados; 160candidatos de cursos que não dispõem de suplentes, chamados de excedentes; e 15 que participaram do processoseletivo para ocupação das vagas remanescentes — cursos que não preencheram vagas com os candidatos doSistema de Seleção Unificada (Sisu).

"Para garantir a vaga na UFS os suplentes que passaram para a condição de pré-matriculados devem comparecer aoDAA até as 20 horas do dia 6 de maio, próxima terça, para fazer a Confirmação de Matrícula", alerta o professorAntônio Edilson do Nascimento, diretor do DAA, lembrando que esses já estão matriculados nas disciplinas, "masprecisam fazer a confirmação para que não sejam desmatriculados das disciplinas e desligados da UFS".

Os candidatos que estão na condição de excedentes devem comparecer ao DAA até as 17 horas do dia 6 de maio,para entregar a documentação prevista em Edital, fazer a Pré-Matrícula e, ao mesmo tempo, a Confirmação deMatrícula e a matrícula nas disciplinas obrigatórias do primeiro período.

O pessoal das vagas remanescentes deve comparecer ao DAA até o mesmo dia e horário para entrega dadocumentação, realização da matrícula institucional e matrícula nas disciplinas. Esses não precisam fazerConfirmação de Matrícula.

"Os editais dizem que é da responsabilidade dos candidatos conferirem estas informações no site (www.sisu.fs.br)", relembra Antônio Edilson, que convoca os potenciais. (Da assessoria)

 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/05
07:43

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Secretário garante que governo vetará emendas ao Proredes

 

 

 

“O veto é inevitável”. A afirmação é do secretário de Estado da Casa Civil, Zezinho Sobral, e foi feita ao comentar a aprovação do Proredes com emendas parlamentares, nesta semana na Assembleia Legislativa. O Governo pleiteia R$ 250 milhões do BID para investimentos específicos da área de saúde. A bancada de oposição ampliou o leque de opções de investimentos, a exemplo de UPA e em maternidade - e isso contraria a iniciativa da instituição financeira. Feito o veto, o projeto volta para a Assembleia para que a decisão do governador seja apreciada pelos parlamentares.

 

 

 

Jackson Barreto vai tentar ampliar o prazo junto ao BID

 

 

 

Zezinho Sobral revelou ainda ao blog que o governador Jackson Barreto vai tentar renegociar o prazo para a reapresentação do projeto Proredes junto ao BID. “O prazo terminou junto com o mês de abril. Agora, será preciso buscar um novo pacto para ter acesso aos recursos”, explicou o secretário.

Liberdade de imprensa entra em debate segunda-feira

 

 

 

A Câmara de Aracaju promove nesta segunda-feira, às 15h, debate sobre a liberdade de imprensa, um dos maiores ideários dos jornalistas e da sociedade. A vereadora Lucimara Passos inform0ou que gostaria de contar com a presença de jornalistas e radialistas nas discussões. Ela vem fazendo convites aos profissionais de mídia desde o dia 1º de maio, por telefone.

Igreja vende antiga creche e irrita populares em Frei Paulo

O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom José Palmeira Lessa conseguiu irritar alguns moradores de Frei Paulo quando vendeu um terreno com casa dentro, que era da paróquia do município. O espaço já foi ocupada por uma creche que era mantida pela igreja e depois obteve ajuda da LBA e voltou para o financiamento popular, via contribuições para a igreja. Um dos moradores mais irritados é o senhor Natanael Vieira, que comunicou a ocorrência ao blog.

 

 

 

UFS planeja criar programa de Justiça Comunitária

 

 

 

Por iniciativa da administração do reitor Angelo Roberto Antoniolli, está em estudo na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a criação de um Posto de Justiça Comunitária. O programa, que trabalha a resolução de conflitos em áreas populares, com a participação direta dos moradores da área e as partes conflitantes, é do Ministério da Justiça e já funciona em várias cidades brasileiras.

 

 

 

Zona de Expansão – Proprietários de terrenos deixam áreas abandonada

 

 

 

Os donos de terrenos na área da Zona de Expansão (de Aracaju ou de São Cristóvão?),em sua grande maioria, mantêm suas propriedades sem cercas e não se dignam sequer a construir as calçadas para que as pessoas possam trafegar com maior facilidade. O problema é antigo e nenhum dos prefeitos teve coragem de exigir isso das empreiteiras e de cidadãos que têm áreas para a especulação. É preciso uma providência antes que prédios e casas sejam construídos no meio das ruas da Zona. Veja o exemplo da rua Clóvis Rollemberg, entre a avenida Melício Machado e a orla de Atalaia. Na via, foram deixadas calçadas de meio metro e ainda permitiram instalar postes nelas. Moral da história: para caminhar é preciso se expor ao risco de atropelamento no meio da rua.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/05
06:27

Sebrae e Faculdade São Luís irão capacitar universitários

Um convênio firmado entre o Sebrae e a Faculdade São Luís de França irá capacitar  universitários dos cursos de Letras e Pedagogia  para difundir conceitos de empreendedorismo nos ambientes escolares. Os trabalhos serão desenvolvidos durante 18 meses e beneficiarão 200 estudantes de ensino superior.

 

O Projeto Educar Empreendedor consiste na oferta de aulas, palestras, seminários e oficinas, com duração de cinco a 20 horas cada, sobre temas como plano de negócios, planejamento estratégico, marketing, comunicação e sustentabilidade.

 

“ Hoje as escolas estão buscando ensinar os alunos a sobreviver no mundo capitalista, ofertando atividades curriculares voltadas à formação de empreendedores. Isso exige que os profissionais que atuam nos ambientes escolares estejam aptos a lidar com o tema e possam auxiliar os estudantes durante as discussões. O projeto vem preencher essa lacuna e será fundamental para disseminar o empreendedorismo entre os jovens”, ressalta o diretor presidente da Faculdade São Luís, Jéferson Fonseca.

 

Após o término das capacitações, os estudantes disponibilizarão os conteúdos aos educadores que tiverem interesse em adquirir conhecimentos sobre educação empreendedora por meio de palestras e poderão prestar assessoria para profissionais das escolas públicas e privadas.

 

Para o diretor Técnico do Sebrae, Emanoel Sobral, o convênio  ajuda a consolidar o trabalho desenvolvido pela instituição para estimular o empreendedorismo entre os jovens. “Queremos que esses estudantes percebam que a criação de novos negócios é uma alternativa viável para as suas carreiras. Temos uma série de produtos e serviços que podem ajudá-los a alcançar ter um bom desempenho nos ramos em que desejarem atuar”.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/05
09:42

Companhia das Artes Tetê Nahas apresenta Musical “O Corcunda de Notre Dame” para Fundação Renascer

 

Apresentação Beneficente integra a turnê nacional do espetáculo quefoi contemplado pelo Myriam Muniz 2013 da Funarte/Minc

Depois dos Maranhenses, agora será a vez das crianças e adolescentes abrigados em Casas de Acolhimento da Fundação Renascer, vinculada a Secretaria de Estado de Inclusão Social  terem a oportunidade de assistir o premiado musical “O Corcunda de Notre Dame” da Companhia das Artes Tetê Nahas, neste dia 01, feriado do trabalhador, na própria instituição, situada na Rua Dr. Canuto Garcia, s/n – Conj. Médici I. A apresentação acontece por volta as 17h00.


“Entre 2009 e 2011 fui responsável pela coordenação artística do Projeto Esperançarte, promovido pelo Ministério Publico Estadual 
voltado as crianças de nove casas de acolhimento da capital. Na época, montamos “ OS Saltimbancos” como resultado prático final, que foi apresentado no Teatro Tobias Barreto. Mas desde então, eu criei uma forte relação com essas crianças e adolescentes e fiz outros trabalhos com eles.  Eles são acolhidos nas instituições mas fui acolhida por eles no coração,  e esse carinho que eles têm por  mim eu devolvo em forma desse espetáculo especial. Estou bastante feliz com essa realização”,  informou a atriz e bailarina Tetê Nahas, diretora geral da Cia das Artes Tetê Nahas e protagonista do espetáculo.


O espetáculo: “ O Corcunda de Notre Dame”, musical adaptação do texto de Victor Hugo, é uma aventura que fala de amor, amizade e respeito além dos preconceitos contada por 23 atores, que além do texto, cantam belas canções( ao vivo) e executam coreografias. Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado, desde a infância, nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor ele terá que enfrentar o poderoso Claude Frollo, e seu fiel ajudante, Febo. O espetáculo marca a estréia da Companhia das Artes Tetê Nahas em 2012 “Nossa proposta é unir teatro, dança e música numa só pulsação. A montagem do Corcunda promete momentos de aventura, riso e lágrimas. Não podemos parar de discutir aquilo que está calado. Vim e estou querendo burlar, mexer... estou querendo discutir da melhor forma, discutir com arte, levando o debate com muita alegria aquilo que o mundo precisa ver, reconhecer e acreditar”, explicou Tetê Nahas.


A Diretora: Tetê Nahas, ou Valdelice de Matos Santos, é atriz e bailarina desde os 5 anos de idade. Professora de Teatro formada pela Universidade Federal de Sergipe. Ainda pequena, Participou do GrupoCheck Up, nos anos 70 e 80, onde aprendeu tudo com o mestre já falecido Bosco Scaffs. Foi uma das fundadoras do Grupo Imagem, fundado em 1984, idealizado por Cícero Alberto. Integrou o grupo Asas de Teatro do Diretor Baiano Paulo Barros. Como bailarina, sua grande paixão artística, integrou o Balé Municipal de Aracaju, o Grupo Raça Real, fez aulas na academia de Iracema Maynard e outros grupos. Foi cantora da Banda Zé Iedo e Backing Vocal de Tonho Baixinho. Integrou por 17 anos o grupo teatral Imbuaça, sua história mais longa e dedicada ao teatro de rua e através desta experiência, conheceu vários Estados e países e teve atuações de destaque de publico e critica, a exemplo de Além da Linha D’água, onde contracenou com Marília Pêra e foi dirigida por Ivaldo Bertazzo. Também é professora de teatro e  dança, coreógrafa e diretora de teatro, tendo se destacado nos últimos anos com produções  que reunia elencos de centenas de alunos atores, no caso, a Paixão de Cristo da Serra do Machado, os musicais "Saltimbancos", "O Mágico de Oz", "O caminho para Eldorado" e "O corcunda de Notre Dame". Tetê Nahas é popularmente conhecida pela personagem Urânia, que integrava o elenco da peça “ Antônio Meu Santo” do Grupo Imbuaça, mas que todos os anos , desde 2003 faz participações especiais no quadro São João da Gente, exibido no mês de Junho na TV Sergipe e apresentado por Pierre Feitosa com produção de Fernando Petrônio. Ainda em televisão Tetê participou da minissérie Tereza Batista e no cinema do filme “ Orquestra dos Meninos”. Em 2012, lançou a Companhia das Artes Tetê Nahas, cuja proposta é fazer espetáculos musicais, tendo estreado no mês de dezembro o musical " O Corcunda de Notre Dame” que foi contemplado pelo premio Myriam Muniz 2013 da Funarte.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/05
08:44

PMA terá 60 dias para providenciar nova moradia para famílias do 'Casarão do Parque'

O Desembargador Roberto Porto decidiu hoje, 30/04, que a Prefeitura de Aracaju tem 60 dias, e não três, como decisão anterior do 1º grau, para providenciar nova moradia às famílias que ocupam o edifício 'Casarão do Parque', no Centro da capital. Foi determinado, ainda, que o auxílio moradia seja concedido às pessoas cujo cadastro esteja de acordo com os requisitos da Lei 3873/2010; redução do valor da multa diária para R$ 2 mil, limitada ao valor máximo de R$ 100 mil; bem como o pagamento da multa diária, em caso de descumprimento, seja arcado somente pela Fazenda Pública Municipal.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 14 15 16 17 18 19

Enquete


Categorias

Arquivos