28/05
12:07

Sejesp detalha programação do Dia do Desafio

A Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) está a todo vapor nos últimos detalhes da programação para o Dia do Desafio, que acontece em todo mundo nesta quarta-feira, dia 28. Com o tema "Você mexe e o mundo mexe junto", a competição visa estimular a prática de atividade física, promovendo uma disputa entre cidades. Aracaju compete com a cidade paulista de Limeira, e promete muito empenho para pôr em movimento mais de 20 mil pessoas.

O Dia do Desafio é organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo e coordenado em Aracaju pela Sejesp, que mobilizou parcerias públicas e privadas. E as atividades já começam a meia-noite, com um aulão e caminhada promovidos pela Academia Noturna, na praça da Juventude do conjunto Augusto Franco.

Já pra quem acorda sintonizado nos programas de rádio da Atalaia (AM e FM), e Ilha FM a rotina começa com aquecimento ao vivo, motivando o público para a prática de esportes e exercícios diários. Durante toda a manhã servidores da Sejesp estarão realizando ginástica laboral em agências da Caixa Econômica, supermercados da rede GBarbosa, construtoras Celi e Norcon, AlmaViva, hospitais São Lucas e Primavera e no Tribunal Regional do Trabalho e Fundat.

Os núcleos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e do Programa Segundo Tempo, que é do governo federal executado na capital sergipana pela Sejesp, também estarão participando do Dia do Desafio, fazendo os 2800 jovens se movimentarem. E também no turno da manhã o núcleo situado no Mosqueiro vai liderar uma caminhada pela rodovia dos Náufragos.

Com a programação fechada, o secretário Carlos Eloy ressaltou e elogiou o empenho da equipe e falou sobre o desejo de ver a adesão dos aracajuanos. "Esse evento é gigantesco e muito importante para estimular a prática esportiva. A equipe da Sejesp se esforçou muito, correndo atrás das academias parceiras, dos órgãos públicos e na preparação de atividades que atraíssem o público. Agora é com o aracajuano. O convite é para nos movermos, e batermos o número de 2012, quando a capital conseguiu movimentar mais de 19 mil pessoas", explicou Eloy. 

Confira a programação:
00h - Ginástica Noturna / Local: Praça da Juventude no Augusto Franco
06h às 09h - Ginástica ao vivo transmitida por emissoras de rádio
07h30 - Alongamento com turma do Pelc (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) / Local: Praça da Juventude no Augusto Franco
08h - Caminhada no Mosqueiro / Local: Escola Municipal Tenisson Ribeiro
09h - Ginástica laboral / Local: Tribunal Regional do Trabalho
10h - Aula de Karatê com turma do Pelc (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) / Local: Praça da Juventude no Augusto Franco
11h - Ginástica na FUNDAT / Local:Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos - D. Bibi : Rua Sargento Brasiliano, n° 845, bairro Santos Dumont
14h - Atividade Física FUNDAT / Local: Unidade de Qualificação e Produção: Rua Bela Vista, nº37, bairro Jardim Centenário
15h - Ginástica no 28° Batalhão de Caçadores / Local: Bairro 18 do Forte
17h - Passeio Ciclístico no Parque Augusto Franco (Sementeira).

Da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/05
06:36

TCE-SE recomenda que municípios em emergência não gastem com festas juninas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através da sua Diretoria Técnica, encaminhou ofício circular com orientação aos municípios recomendando a observância dos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e oportunidade caso optem por realizar despesas com festejos juninos, mesmo diante da atual crise financeira dos municípios. O blog apurou junto ao site da Defesa Civil do Estado e descobriu que apenas 14 municípios encontram-se em emergência.

Conforme explicou o TCE, a orientação é focada, sobretudo, nos municípios que se encontram em estado de emergência, "por ferir o princípio da razoabilidade", exceto nos casos em que as despesas são financiadas pela iniciativa privada ou com recursos provenientes de outra pessoa jurídica de direito público interno com destinação específica para este fim.

O documento destaca a recente realização, em Brasília, da XVII Marcha em Defesa dos Municípios, que deu ênfase no cenário de dificuldades enfrentadas. Na ocasião foram apresentados diversos pleitos junto ao Governo Federal, a exemplo da necessidade de incremento dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Veja quais são os municípios em emergência hoje em Sergipe


Os municípios sergipanos em situação de emergência são: Canindé do São Francisco; Feira Nova; Gararu; Graccho Cardoso; Itabi; Monte Alegre de Sergipe; Nossa  Senhora Aparecida; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora de Lourdes; Pinhão; Pedra Mole; Poço Redondo; Porto da Folha; e São Miguel do Aleixo.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/05
20:46

Concurso da PM - OAB-SE irá à Justiça por 50% das vagas para mulheres

Em reunião ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe, na noite de anteontem, foi discutida a  indevida aplicação da lei que reserva percentual de vagas para mulheres na Polícia Militar do Estado de Sergipe. ?As regras previstas no edital do concurso da Polícia Militar, estabeleceram um limite máximo de 10% para as mulheres, ou seja, apenas 60 mulheres foram classificadas, num universo de 600 vagas. A OAB/SE, após analisar o edital, entendeu que deve haver critério de igualdade de competição entre os gêneros?, disse o relator do processo Marcel Costa Fortes. Com isso, o Conselho deliberou, de forma unânime, o ajuizamento de uma ação civil pública e a depender do resultado desta ação, poderá ser elaborada uma nova ordem de classificação dos candidatos do concurso.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/05
08:54

64% das prefeituras de Sergipe gastam mais que o limite prudencial da LRF

Dentre as prefeituras sergipanas, 64% estão acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para as despesas com Pessoal - 54% da receita corrente líquida. Referente ao exercício 2013, o dado obtido a partir de pesquisa feita no Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) foi apresentado pelo conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, ao proferir palestra no município de Estância na última sexta-feira, 23.

De acordo com o conselheiro, o gasto excessivo com pessoal está entre as principais causas que levam o TCE a rejeitar contas, juntamente com o pagamento de subsídios acima do limite constitucional, a contratação irregular de advogados, o descumprimento às aplicações constitucionais mínimas em saúde (15%) e educação (25%) e o pagamento de diárias sem comprovação.

Em sua explanação, que fez parte do programa TCE Itinerante, Clóvis Barbosa transmitiu aos servidores municipais do Centro-Sul sergipano as orientações necessárias para que tais falhas não sejam cometidas, bem como as consequências em caso de descumprimento.

No caso dos subsídios, por exemplo, o conselheiro explicou que "somente é possível alterar o valor de uma legislatura para a outra, não na mesma. Além disso, o subsídio dos vereadores não pode ultrapassar o do prefeito".

Sobre pagamento de diárias, Clóvis Barbosa citou como principais falhas a ausência de justificativa na concessão, a não comprovação da finalidade, e a percepção de diárias mesmo tendo assinado presença na ata da sessão da câmara.

O palestrante chamou atenção ainda para as falhas observadas no descumprimento das aplicações mínimas em Educação e Saúde. Entre elas estão o pagamento de juros e multas com recursos vinculados, a utilização de royalties para atingir percentuais mínimos, e as despesas de outras secretarias pagas com recursos do Fundeb.

A não apresentação dos informes ao Sisap também está entre as falhas colocadas pelo conselheiro como as que mais levam à rejeição de contas.

Já para minimizar os riscos, Clóvis Barbosa sugeriu a adoção de técnicas de panejamento, a profissionalização da gestão, o investimento em tecnologia da informação e a implementação de um controle interno eficiente.  (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/05
08:01

Justiça determina nomeação de aprovados em concurso da Defensoria de Sergipe

O Estado de Sergipe tem 60 dias para promover a nomeação de tantos candidatos quantos bastam para o preenchimento do número de vagas atualmente existentes para o cargo de Defensor Público do Estado. A decisão liminar é do juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível, da Comarca de Aracaju. A medida é pleiteada na ação civil pública, interposta pelo Ministério Público estadual. Conforme a ação, em 05 de julho de 2013 foi homologado o concurso para provimento de 10 (dez) vagas, mais cadastro de reserva, para o cargo de Defensor Público substituto do Estado de Sergipe, no qual restaram 98 candidatos habilitados; que até o presente momento, foram nomeados dez aprovados; que além dos cargos previstos no edital, existem cargos já criados por lei, mas que ainda não estão ocupados em razão da demora na nomeação dos demais candidatos aprovados; que há um absurdo deficit de 104 Defensores no Estado de Sergipe e que do total de 100 cargos criados, ainda há 16% vagos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/05
06:53

Banese confirma patrocínio ao Forró Caju 2014

Para que uma grande festa seja realizada, é preciso que haja grandes parcerias. O Forró Caju, festa consolidada no calendário nordestino e expressivo convite a turistas de todos os cantos do país, é realizada graças aos esforços da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Cultura/Funcaju, mas também com o apoio de importantes parceiros.

Além da parceria com o GBarbosa, NET e Skol, o festejo mais aguardado pelos sergipanos agora também conta com a ajuda do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Junto à realização do Forró Caju há anos, a instituição financeira de todos os sergipanos fechou parceria com a PMA na tarde desta segunda-feira, 26, durante reunião entre os secretários de Comunicação e Cultura, Carlos Batalha e Léo Viana, respectivamente, o diretor de Marketing da Funcaju, Wadson Araújo, o presidente do Banese, Fernando Mota, e o gerente de Marketing do banco, Edivam Ferreira.

Para o secretário Carlos Batalha, a reunião supriu as expectativas. "Estamos saindo satisfeitos e não esperávamos outro resultado a não ser o apoio e a confirmação dessa parceria. O Banese é o banco do povo, apenas um dos cinco bancos que temos do país, o único do Nordeste. A receptividade foi muito boa e agora a instituição figura o elenco dos patrocinadores dos festejos juninos de Aracaju. Agradecemos ao banco, à sua presidência e, obviamente, ao Governo do Estado", ressaltou Batalha.

O presidente do banco também não deixou de manifestar sua satisfação em contribuir para o acontecimento da festa. "O Forró Caju é uma festa que já vem se realizando há muito tempo. Movimenta a cidade, o estado e o banco tem muita satisfação em ajudar essas festas de natureza cultural. Como uma instituição genuinamente sergipana, tem como uma obrigação participar. É, sem dúvida um esforço que estamos fazendo e o Banese tem muito prazer muito em participar dessa festa", enfatizou o presidente do Banese, Fernando Mota.

Com o valor de R$400 mil, o Banese entra como importante benfeitor dos festejos juninos. "Sem dúvida atendeu a expectativa. Fomos bem recebidos e o valor do patrocínio está à altura do Forró Caju. Temos hoje como maiores patrocinadores, em valores, a Abev, o Banese e a Petrobras. Isso nos impulsiona a fazer desta festa algo ainda mais grandioso e bonito para os sergipanos e turistas", frisou Leo Viana. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/05
06:47

Adierson se movimenta para candidatura a Federal

Mudança de planos para os Monteiro. O empresário Adierson Monteiro após um entendimento com membros do PSDB, entre eles o empresário Augusto Franco Neto, decidiu apresentar-se à disposição do partido para pleitear uma vaga a deputado federal em lugar do seu filho Antônio Monteiro Neto, que, ate então, estava na disputa pelo PP. No último sábado, Adierson e Antônio estiveram em Itabaiana reunidos com o prefeito Valmir de Francisquinho (PR), a deputada Maria Mendonça (PP) e os demais da família de Zé Teles de Mendonça para confirmar a mudança de candidatura. E dali Adierson já foi levado por Valmir a rever algumas lideranças de povoados vizinhos. 

 

 

 

Especula-se que a candidatura do empresário Adierson Monteiro, que é aliado do senador Eduardo Amorim (PSC), é bem vista pelo presidenciável Aércio Neves (PSDB). No diretório estadual, Adierson afirma que já colocou seu propósito de candidatura a Câmara Federal ao secretário geral do PSDB, o vice-prefeito José Carlos Machado, e tentou comunicar ao presidente estadual, Roberto Góis, que se encontra fora do país. “O PSDB em Sergipe quer se desenvolver, e fortalecer o palanque eleger o presidente da República. Um partido de respaldo no país que, de acordo com o entendimento da Nacional, precisa buscar eleger um deputado federal por Sergipe também”, disse Adierson, que faz parte do Conselho de Ética da Executiva Nacional do PSDB.

 

 


Adierson também já comentou o ex-governador Albano Franco o apoia, já que seu sobrinho Augusto Franco Neto deve não disputar a vaga. E nesta segunda-feira, 26, o empresário esteve em São Paulo, no terceiro lançamento do livro documentário de Albano Franco “Minha Trajetória na Confederação Nacional da Indústria: Contra a recessão e pelo desenvolvimento”, e lá voltou a conversar com lideranças nacionais do PSDB que declararam apoio a sua candidatura.   



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/05
06:29

Embaixador é assaltado em Nossa Senhora do Socorro, revela amigo

 O Embaixador Indígena Apolonio Xokó, foi vítima de assalto quando saia de casa no Conj. Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. Ele foi abordado por um casal, que esperava ele sair de casa, abordou-o com uma faca e levaram para dentro. Em casa, fizeram ele beber um liquido que estava em uma garrafinha, em seguida adormeceu. Quando despertou, tinha notado que levaram objetos pessoais, todos os documentos que encontrava-se em sua sacola, uma quantia em dinheiro. Apolonio Xokó, esta em estado abalado. Para completar, não pudemos fazer Boletim de Ocorrência por conta da greve da Polícia Civil. As informações foram encaminhadas pelo produtor do prograna "A  Voz do Índio", Paulinho Carvalho, da Rádio Aperipê.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos