23/05
11:05

Prefeito lança programação do Forró Caju 2014


A programação do Forró Caju 2014 foi apresentada na manhã de hoje, 22, no restaurante Cariri. Este ano, a Prefeitura de Aracaju, comemorando o maior evento dos aracajuanos, preparou 30 dias de festa, começando no dia 31 de maio na tradicional Rua São João até o dia 29 de junho com as últimas apresentações do Forró Caju. O prefeito João Alves Filho, e o vice-prefeito José Carlos Machado, apresentaram para a imprensa toda a programação do maior evento realizado pela Prefeitura que terá 35 artistas nacionais e 270 locais, valorizando ainda mais a cultura sergipana.

A programação da Rua São João, com apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, começa no final de maio e segue até o dia 17 de junho. Os festejos prosseguem no dia 18 de junho com a abertura oficial do Forró Caju, na área de eventos entre os Mercados Municipais, estendendo até o dia 29.

De acordo com o prefeito João Alves Filho, a vasta programação e a ampliação dos dias da festa, sendo agora igualada à quantidade de dias do São João de Campina Grande, apenas foram possíveis graças a possibilidade de organizar o evento com mais antecedência.

"Valorizar a ‘prata da casa' é nossa prioridade nos eventos que realizamos. No Forró Caju 2014 estamos fortalecendo mais uma vez os artistas e bandas locais, sem demérito a outras de fora, mas essa é nossa prioridade. Nas gestões anteriores não chegava a 100 o número de bandas e artistas de Sergipe. Esse ano haverá 270 e faremos mais uma vez um grande evento. O ano passado mais de cem mil pessoas prestigiando o Forró Caju e tenho certeza que esse ano o número será maior ainda", explicou o prefeito destacando ainda a grande festa que será realizada na Rua São João. "É um São João que mantêm as origens nordestinas com o tradicional Forró Pé-de-Serra e apresentações de quadrilhas".

João Alves ainda reforçou que os Festejos Juninos de Aracaju são considerados um dos maiores do Brasil. "Hoje temos três grandes festas no nordeste durante o período junino, que é Caruaru, Campina Grande e o de Aracaju".

O secretário Especial da Cultura, Manoel Viana, agradeceu ao prefeito de Aracaju por continuar com a política de valorização do artista sergipano e pelo empenho em melhorar ainda mais a festa da Rua São João. "O prefeito João Alves nos deu total apoio para realização do Forró Caju e, esse ano, estamos dando 100% do apoio cultural da festa na Rua São João, que é tão apreciada pelos aracajuanos. Com a organização sendo realizada de forma antecipada, pudemos também apoiar todas as quadrilhas de Aracaju", revelou.

O cantor Zé Américo, que prestigiou o lançamento do Forró Caju, elogiou a postura do prefeito João Alves em continua dando prestígio e divulgando a cultura sergipana através da contratação dos artistas da terra. "O prefeito resgata mais artistas com uma programação que tem, em sua maioria, sergipanos", agradeceu.

Presenças


Várias autoridades compareceram ao lançamento da programação do Forró Caju. Entre eles estavam o secretário da Comunicação, Carlos Batalha; da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho; da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy; do Planejamento e Orçamento, Igor Leonardo Albuquerque; da Articulação Política e Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira; do secretário adjunto da Defesa Civil e da Cidadania, Ariosvaldo Barreto; da secretária da Educação Márcia Valéria e do comandante da Guarda Municipal, Cel. Enilson.

O presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, juntamente aos vereadores: Ivaldo José, Valdir santos, pastor Roberto Moraes, Aguinaldo Feitosa, Renilson Felix, Agamenon Sobral, Josenito Vitale e Jailton Santana, também prestigiaram o evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Da assessoria
Foto: Sergio Silva


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
11:03

Aracajuanos são convocados para o Dia D de vacinação contra a influenza e o sarampo


No próximo sábado, 24, nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju acontecerá o Dia D de vacinação contra a gripe influenza e contra o sarampo. Os postos abrirão a partir das 8h prosseguindo com o atendimento até as 17h. Paralelo a este atendimento, no Shopping Riomar e no Shopping Jardins, o público ainda contará com estandes para vacinação das 10h até as 22h.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde de Aracaju, Débora Moura, é indicado que gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias) tomem a vacina contra a gripe influenza.

“Além desse público especificado pelo Ministério de Saúde para receber a vacina contra a influenza, durante este sábado também aplicaremos a vacina contra o sarampo. Assim, crianças de seis meses até cinco anos deverão tomar a dose. Vale ressaltar que os pais deverão levar a carteira de vacinação para que possamos fazer um controle da situação”, enfatizou Débora.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, tanto as ações dos shoppings quanto o Dia D nas 43 USF são reforços, para despertar a consciência da população aracajuana sobre a importância de se prevenir contra essas duas doenças.

“Estamos enfatizando a importância dessa prevenção e realizando ações energéticas para combater a influenza e também o sarampo. Esperamos que tanto o Dia D quanto os estandes dos Shoppings possam ser utilizados em sua capacidade máxima pelos aracajuanos. Não se tratar apenas de aumenta nossos índices de vacinação, mas de proteger o maior número possível de pessoas”, informou Tereza.


Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
10:58

Fundat abre 290 vagas para cursos profissionalizantes do Senai


A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) está com vagas abertas para diversos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e incluem 186 vagas nas unidades fixas e outras 104 nos espaços móveis.  A Fundat é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

As 186 vagas das unidades fixas estão distribuídas nos três turnos e correspondem aos cursos de Modelista (20 vagas), Costureiro (60 vagas), Instalador e Reparador de Redes de Computadores (60 vagas), Operador de Computador (30 vagas) e Torneiro Mecânico (16 vagas). Todos serão iniciados no dia 02 de junho e realizados no Centro de Educação e Tecnologia de Aracaju do Senai (Cetaf-Aju), com a exceção do curso de Torneiro Mecânico que será ministrado na unidade do Senai da Coelho Campos, no Centro de Aracaju.

Cursos nas unidades móveis

As 104 vagas que serão realizados nas unidades móveis estão distribuídas entre os cursos de Produtor de Queijo (12 vagas), Costureiro (20 vagas), Operador de Máquinas e Corte de Roupas (20 vagas), Operador de Computador (40 vagas) e Produtor de Embutidos e Defumados (12 vagas).

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, 104, Centro e nas Unidades de Qualificação e Profissionalização (UQP) dos bairros Jardim Esperança e Coroa do Meio. Os interessados devem comparecer nestes locais com a original e cópia da identidade (RG), CPF, comprovante de residência, declaração no nível de escolaridade e o número do NIS.

Da assessoria
Arquivo: Ascom/Fundat


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
10:55

Irmãos gêmeos do Badminton conquistam ouro nos Jogos Escolares TV Sergipe


A timidez no sorriso da jovem Kailane Letícia esconde a identidade de uma atleta vitoriosa. Ao lado irmão Kauã Marcos, ambos já são conhecidos como os "gêmeos do badminton". Os dois são alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcebíades Melo, localizada no Bairro Industrial, e são o orgulho da mãe. "Os pais precisam acompanhar os filhos em todas as atividades. É assim que eu faço. Um olho na nota e o outro no esporte", pontua  Larícia Vieira Santos, revelando o segredo da dupla campeã.

Na última sexta-feira, 16, Kailane e Kauã participaram dos Jogos Escolares TV Sergipe e conquistaram três medalhas de ouro no Badminton. Kailane venceu na categoria simples feminina e na dupla mista, fazendo par com o irmão Kauã. "Eu achei um pouco difícil. Não foi muito complicado não", disse o jovem o estudante. Em quase dois anos de esporte Kailane já soma 13 medalhas no Badminton em diferentes competições.

Para a Larícia Vieira, mãe dos gêmeos, o esporte abriu novos horizontes, principalmente em relação a saúde de Kailane. "Antes de começar a fazer o esporte ela tinha colesterol alto e era muito parada. Depois disso, com muita dedicação, ela conseguiu emagrecer e reduzir o nível de colesterol. Fiquei muito feliz com isso", conta.

Somado ao empenho de Kailane surgiu o interesse de Kauã. "Foi a irmã quem fez ele permanecer no esporte. Ele viu o entusiasmo e todos os resultados que ela alcançou e resolveu seguir os passos da irmã", disse a mãe. "Pra mim foi ótimo porque agora ele mostra mais disciplina nas coisas que realiza, assim como no estudo", enfatiza Larícia.

O coordenador pedagógico da Emef Alcebíades Melo, Tenisson Costa, ressaltou a conquista dos alunos. "Antes mesmo de chegarem aqui na escola eles já praticavam o esporte. Com o apoio do professor de Educação Física, Wendell Mota, eles mostraram que gostam e o quanto se dedicam ao Badminton. Pra tanto, a escola busca apoiá-los da melhor maneira possível", destaca.

Da assessoria
Foto: Walter Martins


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
09:52

Análise e gestão de risco de crédito é tema de treinamento no Banese

O professor Nelson Rodrigues (de paletó), junto a um grupo de participantes do curso sobre "Análise e Gestão de Risco de Crédito" no Banese (Foto: Ascom/Banese)

O curso foi realizado na sede do Banese em Aracaju

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) encerrou esta semana a série de cursos de treinamento de pessoal que vinha promovendo na sede da instituição em Aracaju. "Análise e Gestão de Risco de Crédito" foi o tema do treinamento concluído na última quarta-feira, 21. Na semana passada, já haviam sido realizadas capacitações sobre "Prevenção a Fraudes e Análise de Documentos" e "Retenção de Tributos e Contribuições na Contratação de Serviços".

O curso sobre análise e gestão de risco de crédito teve como instrutor o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, Nelson Rodrigues, advogado com pós-graduação em Administração de Empresas e dono de muita experiência na área financeira, onde atuou como gerente geral e diretor dos bancos Bozano Simonsen, Citibank, ABN AmroBank e Lloyds Bank.

Segundo o professor, o treinamento teve como objetivo transmitir aos participantes mais conhecimentos técnicos, de forma a que eles, no dia a dia dos seus trabalhos, possam auxiliar os clientes do Banese, basicamente pessoas jurídicas, de micro, pequenas e médias empresas, na melhor gestão dos seus negócios, e também evitar prejuízos para a instituição.

Participaram do curso funcionários do Banese das áreas de Tecnologia da Informação (TI), Gestão de Risco, Controle e Contratação de Crédito Comercial, Produtos, Análise e Acompanhamento de Crédito, Desenvolvimento e Auditoria.

O gerente de Gestão de Riscos do Banese, Daniel Munduruca, considerou o treinamento produtivo. "Esse treinamento foi muito importante porque atualizou o conhecimento dos participantes sobre como implementar adequada estrutura de gestão de risco de crédito, através da análise de risco na concessão do crédito, informações cadastrais atualizadas e fidedignas, apresentação de garantias, além dos procedimentos de cobrança e recuperação de crédito e da definição e calibragem dos modelos de risco de crédito, como o Credit Score e Behaviour Score", afirmou.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
07:03

Lagarto terá telão em praça para jogos do Brasil e Espanha

O prefeito de Lagarto, José Wilames de Fraga, o "Lila", anunciou que pretende colocar telões em praça pública para que a população de Lagarto possa assistir aos jogos da Copa do Mundo deste ano, que será realizada no Brasil. Os telões ficarão à disposição da comunidade na praça Filomeno Hora ou Zezé Rocha (a decisão somente será tomada na próxima semana). Além disso, ele quer suspender o expediente na Prefeitura nos dias em que o Brasil e a Espanha, do lagartense naturalizado espanhol Diego Costa jogar.

"É claro que todos devemos torcer pelo Brasil, mas não dá para deixar de dar uma atenção especial à equipe do nosso Diego Costa. A redução do expediente, nos dias de jogos da Espanha, só acontecerá se Diego for convocado", explicou. Os 3,5 mil servidores estão na expectativa da recuperação de Diego, que sofreu lesão no jogo entre Atlético de Madri contra o Barcelona, na última rodada do Campeonato Espanhol.



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/05
06:46

Vetos às emendas do Proredes ainda não entraram na pauta

Publicados no Diário Oficial do Estado na edição do dia 13 de maio, os vetos governamentais às nove emendas apresentadas pela oposição ao projeto de lei do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde (Proredes), sequer foram lidos no expediente da Assembleia Legislativa, o que impossibilita o início de sua tramitação. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (22) pelo líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT).

 

“O Proredes já se transformou numa novela com dois autores. De um lado, o nosso governo, querendo viabilizar a resolução de problemas na saúde pública. Do outro, lideranças que têm influência dentro da Assembleia, querendo a política da terra arrasada”, definiu Gualberto. “Eles confundem fazer oposição ao governo, com fazer oposição ao povo. Querem a política do quanto pior, melhor”.

O Proredes se refere a um projeto de lei que pleiteia autorização para um empréstimo de US$ 100 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida de US$ 40 milhões do Estado, a serem aplicados no sistema público de saúde em Sergipe. “Os nossos adversários precisam compreender que protelar a aprovação deste empréstimo só prejudica a população”, disse o deputado.

Depois de longa tramitação e muitos questionamentos por parte da oposição na Assembleia Legislativa, o projeto do Proredes foi aprovado com as nove emendas indesejadas pelo governo no dia 29 de abril. Naquele momento, Gualberto alertava para a possibilidade dos vetos governamentais, já que as proposituras descaracterizam o tipo de financiamento proposto pelo BID em várias regiões onde o banco atua.

Segundo o Regimento Interno da Casa, a partir da leitura dos vetos no expediente contam-se 30 dias para que sejam discutidos e votados. Isto é o que consta no Artigo 279, que diz que ‘será de 30 dias, contados do recebimento, o prazo para o Plenário deliberar sobre o veto. No entanto, o parágrafo 4° do artigo 281 diz que ‘se a Assembleia Legislativa não deliberar sobre o veto no prazo de trinta dias, será colocado na Ordem do Dia da Sessão imediata, sobrestadas (interrompidas) as demais proposições, até sua votação final’.

(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/05
06:33

Sergipe - Internos do Hospital de Custódia estão sem atendimento médico, revela OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE) através da Comissão de Direitos Humanos (CDH) visitou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe na manhã desta quinta-feira, 22, para averiguar condições estruturais, de alimentação e higiene. Essa vistoria faz parte do calendário de inspeções que irá visitar unidades prisionais de todo o estado de Sergipe.

Apesar do nome, Hospital de Custódia, o local é uma das unidades prisionais de Sergipe e abriga pessoas com transtornos psiquiátricos e usuários de droga. Para que seja encaminhado à unidade, é necessário que o candidato a internação seja avaliado por um psiquiatra que irá fazer o laudo com as informações sobre o transtorno do paciente.

Atualmente a unidade abriga 91 internos, pouco mais da capacidade que é de 67 pacientes. Segundo a diretora, Paula Patrícia, o ambiente está longe de ser um paraíso, no entanto comparado a situação de outras unidades está com boas condições de higiene, uma reforma já foi solicitada e em breve estará adequando à estrutura do local.

O tratamento dos pacientes é feito com medicamentos prescritos por uma psiquiatra que atende periodicamente no hospital, no entanto há uma sobrecarga por falta de mais profissionais da área para atender a demanda. Segundo Jean Santos, Vice-Diretor da unidade, Essa sobrecarga afeta no inicio do tratamento do paciente.

Outra dificuldade apresentada é a falta atendimento clínico por médicos, segundo a direção, a comunidade moveu uma ação na justiça para que os internos do hospital não pudessem ser atendidos no posto de saúde local. “A comunidade moveu uma ação na justiça para que os pacientes não fossem atendidos no Posto de Saúde do bairro, e com isso os médicos deveriam vir aqui no hospital para atendê-los, mas isso não está acontecendo”, diz Paula.

Paula Patrícia e Jean Santos estão há dois meses à frente da direção da unidade e buscam melhorias para que o tratamento aplicado seja mais eficiente. “Assumi há dois meses o hospital, mas já trabalho aqui há sete anos, e desejo continuar as atividades que já vinham sendo aplicadas de gestões anteriores e adicionar outras atividades que irão melhorar no tratamento”, comentou Paula.

A presidente da CDH, Rosenice Figueiredo, disse que o balanço da visita é positivo. “O quadro que nós encontramos lá é normal, dentro das dificuldades do sistema não existe nenhuma agravante. O único problema, que a atual diretora nos chamou atenção, foi quanto à questão da assistência médica aos custodiados; porque antes isso era feito por um posto de saúde, o Joaldo Barbosa, só que os moradores do bairro em que a unidade se localiza, ajuizaram uma ação no sentido de impedir que os presos fossem atendidos lá, mas a equipe médica também não está fazendo o atendimento no Hospital de Custódia. Isso foi o que mais nos preocupou, pois os presos são pessoas que têm problemas de saúde e precisam de acompanhamento. No geral, dentro das limitações, não existe nada de muito grave, inclusive a direção é muito engajada com a realidade do hospital”, ressaltou a presidente da CDH.

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos