17/05
21:14

Governo de Sergipe obtém nota 9,58 em transparência pública

Sergipe alcançou a terceira maior nota entre os federados  

De acordo com os resultados apresentados pela Controladoria-Geral da União (CGU) na última quinta-feira, 11, Sergipe avançou na Escala Brasil Transparente (EBT), alcançando a terceira maior nota entre os federados, 9,58. O Panorama dos Governos Estaduais, da EBT, aponta que Sergipe somou 7,50 pontos a mais que os demonstrados na edição anterior. Esta é a melhor pontuação alcançada pelo governo estadual desde a primeira avaliação realizada entre março e maio de 2015.
 
O estudo, realizado entre os meses de junho e dezembro de 2016, analisa doze quesitos divididos em regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e na existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que correspondem a 25 e 75% da nota respectivamente. Todos os entes avaliados recebem uma nota de 0 a 10, o que permite a geração do Panorama dos Governos Estaduais.
 
O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Eliziário Sobral, destaca o esforço que o Governo tem feito para que Sergipe esteja entre os entes federados com melhor índice de transparência. “As ações que o governador Jackson Barreto vem desenvolvendo, auxiliado pela Controladoria e demais Órgãos da Administração estadual, têm surtido efeito e é por isso que hoje comemoramos a boa nota obtida na Escala Brasil Transparente, resultado da avaliação feita pela CGU. Isso nos permite acreditar que estamos no caminho certo, trabalhando com transparência e com responsabilidade”, disse.
 
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/05
20:12

Mostra fotográfica abre espaço de exposições do Hall da Epifânio Dória

A mostra é uma foto-instalação que aborda o atentado de 11 de setembro de 2001 ao edifício World Trade Center

Uma noite dedicada às artes visuais. Assim foi o lançamento da exposição “Fallen”, do artista mineiro Daniel Pinho, que foi um dos vencedores do Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca Pública Epifânio Dória de 2017, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Cultura (Secult).

A mostra é uma foto-instalação que aborda o atentado de 11 de setembro de 2001 ao edifício World Trade Center e é exibida através de 50 imagens em que os personagens retratados mergulham em queda livre simbolizando as pessoas que saltaram ou foram lançadas do edifício.

De acordo com o artista, a mostra é fruto de uma longa pesquisa e que fala, de fato, sobre a vida. “De certa forma o 11 de setembro pegou a todos nós de surpresa e marcou a vida de todos. Um dia corriqueiro pode se tornar algo em que você precisa tomar uma decisão derradeira”, afirmou Pinho.

Ainda segundo os artistas, a experiência de expor em Sergipe está sendo muito positiva, principalmente pelo fato de intercambiar com os artistas plásticos do estado. “É muito importante essas trocas entre os estados. Sempre exponho muito por Minas, mas o fato de sair engrandece mais o nosso trabalho e dos artistas locais, além de dar acesso à população a outro tipo de material. Com essa ação da Secretaria de Cultura de Sergipe todos ganham”, completou.

Entre o público que prestigiou o evento estavam autoridades e artistas, que foram conhecer o trabalho desse jovem mineiro. “Temos que participar sempre e valorizar a cultura local e também a nacional. Esse intercâmbio entre os estados é muito relevante e como representante da Câmara de Aracaju hoje, fico muito feliz em estar aqui”, afirmou a vereadora Kitty Lima.

O artista plástico Antônio da Cruz parabenizou o trabalho de Daniel Pinho, principalmente pela sensibilidade e pesquisa expressada nas obras. “É um trabalho que nos provoca uma reflexão sobre como nos comportamos em uma situação de desespero, que no leva a refletir sobre a frágil existência humana. Nosso desejo é que muitas pessoas passem por aqui e prestigiem o espaço”, argumentou.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/05
20:11

Prefeitura fecha acordo com manifestantes e Centro Administrativo é desocupado

Após três dias, os manifestantes que ocupavam os corredores do prédio da Prefeitura de Aracaju deixaram o local. A desocupação do Centro Administrativo Aloísio Campos ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 17, de forma pacífica, com a formulação de um entendimento entre os representantes das 240 famílias e da gestão municipal, que se manteve empenhada desde as primeiras horas em resolver a questão.

Mesmo não sendo parte citada no processo que motivou a ação dos ocupantes, que é a reintegração de posse do Residencial Vila Nova, localizado no Santa Maria, por parte da Caixa Econômica Federal, a prefeitura se manteve sensível à situação das famílias. Depois de realizar inúmeras reuniões, as quais contaram com a presença de defensores públicos e membros da administração municipal, um termo de compromisso foi ajustado para que a reintegração de posse do prédio da prefeitura fosse concretizada de maneira amigável.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/05
20:09

Governadores sugerem criação de fundo para Segurança Pública ao governo federal

Governadores querem a participação federal com relação à Segurança Pública nos estados. Dívida com o BNDES, Operações de Crédito e convalidação de benefícios também foram discutidas

O governador Jackson Barreto e demais governadores do Nordeste reuniram-se nesta quarta-feira, 17, com o presidente Michel Temer para discutir questões do interesse dos estados e para o desenvolvimento da região e do País. Foi entregue uma Carta com as reivindicações que resultaram da reunião realizada em Salvador, em 11 de maio, durante o VIII Encontro dos Governadores do Nordeste.

Um dos principais temas abordados foi a Segurança Pública. Os governadores manifestaram a urgente e necessária participação do governo federal no enfrentamento da questão da segurança pública e sugeriram a criação de um fundo destinado à área. “Mostramos ao presidente a situação da Segurança Pública com relação aos estados, pedimos a participação do governo federal por meio da criação de um fundo nacional de segurança pública, assim como temos na Saúde, Educação, Inclusão Social. Solicitamos que o presidente determine uma comissão para receber os governadores para conversar, especialmente, sobre a questão da segurança pública, porque os estados têm dobrado os investimentos em Segurança, mas não têm tido resultados satisfatórios”, declarou Jackson Barreto.

De acordo com o governador de Sergipe, o presidente aceitou formar uma comissão, composta pelo ministro da Defesa, ministro da Justiça e ministro da Secretaria de  Governo, para conversar com os governadores.

Outras questões tratadas foram a dívida com o BNDES e as Operações de Crédito. A Instituição financeira ainda não implementou a dilatação dos prazos para pagamento das dívidas refinanciadas pelos estados e Distrito Federal e a redução extraordinária da prestação mensal das dívidas. O BNDES considera que a lei precisa ser regulamentada não sendo suficientes as resoluções sobre o tema editadas pelo Conselho Monetário Nacional. Os Estados cobram a publicação do Decreto sobre o tema, cuja minuta foi elaborada pela Secretaria do Tesouro Nacional. 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
18/05
01:07

Parque do Poxim é validado no cadastro nacional de unidades de conservação do MMA

O Parque Natural Municipal do Poxim foi inserido e validado com sucesso no cadastro nacional de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O parque é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e é considerado oficialmente uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, na categoria Parque Natural, conforme classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que tem por objetivo proteger a natureza. 
 
O cadastro tem como principal intuito disponibilizar um banco de dados de informações associado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação. “No cadastro constam as principais informações sobre o parque e há espaço para descrever futuramente sobre quais espécies da fauna e da flora o parque abriga. É importante para os aracajuanos acompanharem as ações de proteção desse patrimônio tão importante que é o Parque do Poxim”, informa o secretário municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana.

Fotos: Ascom/Sema


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
18/05
01:05

Edvaldo viaja a Brasília para buscar recursos que possibilitem realização do Forró-Caju

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, nesta quarta-feira (17), em Brasília, com o deputado federal André Moura, líder do governo federal no Congresso, para discutir o apoio para liberação de recursos para projetos do município. No encontro, o prefeito ainda pleiteou a liberação de uma emenda cuja finalidade é o apoio financeiro para realização do Forró-Caju.

“Foi uma reunião positiva. O deputado federal André Moura se mostrou simpático aos nossos pleitos. Ele ficou de nos dar uma resposta até a próxima semana sobre a emenda para o Forró-Caju. Ele também deixou agendado uma ida à prefeitura de Aracaju para se reunir com os técnicos da nossa administração para conhecer os projetos que temos para a cidade”, relatou Edvaldo Nogueira.

Além da audiência com o líder do governo do Congresso, o prefeito da capital acompanhou o governador Jackson Barreto em visita ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. O gestor estadual solicitou do representante do governo federal a liberação de quase R$ 1 milhão para recuperação da barragem da Barra da Onça, em Poço redondo, e para construção de duas aguadas nos municípios de Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória.

Esta é a terceira vez que Edvaldo viaja à capital federal para discutir a viabilização de recursos. Ele já se reuniu com o presidente Michel Temer, em 11 de janeiro, quando solicitou a retomada de obras paralisadas em Aracaju. Já em fevereiro, o prefeito retornou à Brasília, quando buscou os gabinetes dos deputados federais e senadores sergipanos, para pleitear a liberação de emendas para o município.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/05
15:15

Sindicatos iniciam nesta quinta-feira a campanha salarial 2017

A CTB-SE, Sintrase, Sintasa, Sindifisco, Seese-se, Sinter-se e Sindiconam farão o lançamento da campanha salarial 2017 dos servidores públicos estaduais nesta quinta-feira, 18, às 6h30, no Sindicato dos Bancários de Sergipe (seeb-se).  


Na ocasião, será servido um café da manhã aos jornalistas e radialistas. Em seguida, as lideranças sindicais irão ao palácio de despachos para protocolar um pedido de audiência com o governador Jackson Barreto.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/05
15:55

Diagnóstico precoce e tratamento da cardiopatia congênita serão debatidos na Alese

O médico cardiopata André Sotero – atual secretário de saúde de Aracaju – explanará no plenário da Assembleia Legislativa, no próximo dia 1º de junho, sobre a relevância do diagnostico precoce e do tratamento da cardiopatia congênita. A doença, que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê, afeta um número considerável de crianças no Brasil.

 

A iniciativa é da deputada estadual Maria Mendonça, que é autora da Lei que instituiu o 12 de junho como Dia Estadual da Cardiopatia Congênita. “Esse é um debate sempre muito relevante, pois traz um alerta sobre o problema e chama a atenção da sociedade a respeito da importância do diagnóstico precoce e do tratamento dessa anomalia que afeta a estrutura ou função do coração do bebê, ainda em formação”, afirmou Maria.

 

Maria Mendonça observou que a partir da 16ª semana, a gestante poderá fazer o eco cardiograma para verificar detalhadamente o coraçãozinho do bebê, permitindo-lhe identificar possíveis problemas e, em caso positivo, as possibilidades e formas de tratamento tendem a ser mais exitosas.  “Nacionalmente, a Associação de Assistência à Criança Congênita Pequenos Corações realiza uma séria de ações objetivando difundir a importância e a necessidade do poder público adotar medidas legais que assegurem o direito à vida com iniciativas que contribuem, tanto para a qualidade de vida dessas crianças, como para a prevenção, visando a redução da mortalidade infantil e garantindo, aos portadores da anomalia, um desenvolvimento saudável”, salientou a deputada.

 

Ela lembrou que, no mundo, cerca de 130 milhões de crianças nascem com algum tipo de cardiopatia congênita.  “Muitas mães, infelizmente, não têm um diagnóstico precoce e veem seus filhos terem a sobrevivência comprometida”, afirmou Maria Mendonça, acrescentando que “sem falar no alto custo do tratamento, cujos procedimentos podem ser invasivos e limitantes para a vida de milhares de crianças”. 

 

Cardiopatia Congênita

 

A doença se configura por qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, período em que se forma o coração do bebê. A anomalia acontece por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. (da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos