11/05
00:33

Museu da Gente Sergipana abre 16ª Semana Nacional de Museus em Sergipe

Evento deste ano conta com uma homenagem ao colecionador José Augusto Garcez e lançamento da marca do SIEM-SE

Entre os dias 14 e 20 de maio acontece em museus de todo Brasil a 16ª Semana Nacional de Museus. Em Sergipe, a abertura oficial será sediada no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda no dia 15, tendo continuidade no dia 16. Este ano o tema a nível nacional será “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. 

A programação de abertura, no dia 15, terça-feira, às 09h, inicia com a ação educativa ‘Museus Hiperconectados’, seguida da apresentação do tema da Semana de Museus, com a museóloga Ludmilla Silva de Oliveira; lançamento da Marca do Sistema Estadual de Museus – Sergipe; além da apresentação do processo de construção do Largo da Gente Sergipana, com o diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda; encerrando o primeiro dia de atividades com uma visita guiada ao largo. 

No segundo dia, 16, às 08h30, ocorrerá o Simpósio ‘Cem anos de José Augusto Garcez: do colecionismo à museologia’. Da mesa ‘Colecionismo’ farão parte a professora Suely Cerávolo, da Universidade Federal da Bahia; e Sergio Lacerda, do Museu Histórico de Sergipe, com a mediação de João Francisco dos Santos, diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese. Às 11h30 haverá a abertura da exposição temporária ‘O Museu de José Augusto Garcez’. O simpósio continuará às 14h com a mesa ‘Transição: do Colecionismo à Museologia’, da qual participarão a professora Janaína Melo, da Universidade Federal de Sergipe; e a professora Verônica Consuêlo, do Museu Afro, tendo como mediador o professor Cleber Santana, da Universidade Federal de Sergipe. Os participantes do Simpósio receberão certificado de participação no final das atividades. 

A Semana Nacional de Museus é uma ação desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional do Museu. Ao redor do país, os museus brasileiros criam agendas para exaltar, divulgar e estreitar a relação da sociedade com a cultura e a história retratada nas instituições museais. No Museu da Gente Sergipana, a Semana de Museus é uma realização do Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, em parceria com o Sistema Estadual de Museus e com a Academia de Letras de Aracaju. A entrada é gratuita em todas as atividades e para obter mais informações é só entrar em contato com o Instituto Banese através do número (79) 3218-1551.   

Exposição ‘O Museu de José Augusto Garcez’

A exposição apresenta um apanhado das peças colecionadas pelo sergipano José Augusto Garcez (1918-1992), que no final dos anos quarenta, manteve com recursos próprios o ‘Museu Sergipano de Arte e Tradição’ em funcionamento na sua própria residência. As peças foram coletadas por ele ao longo de suas viagens aos municípios de Sergipe. Garcez fundou o ‘movimento cultural sergipano’ nos anos sessenta, alavancando a literatura sergipana, e é considerado ainda o percussor da museologia no estado de Sergipe. Este ano comemora-se o seu centenário, motivo pelo qual foi criada a exposição com peças do colecionador cedidas pelos Museus Histórico e Afro-Brasileiro de Sergipe, detentores da guarda das peças do ‘museu’ idealizado por José Augusto Garcez. A exposição ficará aberta para visitação no átrio do Museu da Gente Sergipana de 16 a 31 de maio, de terça a sexta, das 10h às 16h. Entrada franca.
 


Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Kleber Santos
11/05
00:31

Governo de Sergipe disponibiliza atendimento instantâneo no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual de Ensino

Para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola estadual, a Seed oferece também a estrutura das secretarias de todas as suas unidades escolares e atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800

Até a próxima sexta-feira, dia 11, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) intensifica as ações da campanha Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!, uma iniciativa do Governo do Estado que visa assegurar que os cidadãos em idade escolar, na faixa etária dos seis aos 17 anos, estejam matriculados e estudando, em cumprimento obrigatório a metas estabelecidos pelo Plano Estadual de Educação (Lei Estadual Nº8.025/2015).

A campanha busca fazer com o que os pais ou responsáveis legais de alunos, cujos filhos estão fora da escola, se dirijam a uma unidade de ensino da rede estadual e efetuem a matrícula do estudante, procedimento este que deve ser feito no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual.

Em funcionamento diário no ambiente virtual da internet, das 8 às 22 horas, o Portal da Matrícula Online é a ferramenta por meio da qual o Governo de Sergipe torna iguais, a todos os cidadãos, as condições de acesso ao sistema de solicitação de matrícula em qualquer uma das 355 escolas estaduais.

O Portal da Matrícula Online é um conjunto de serviços, elaborados e desenvolvidos pela Coordenadoria de Informática (Codin) da Seed, que tem como objetivo principal oferecer maior comodidade aos alunos que desejam ingressar ou permanecer na rede pública estadual de ensino.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola pública estadual, a Seed oferece um atendimento virtual instantâneo (chat), no Portal da Matrícula Online, a estrutura das secretarias das suas 355 unidades escolares e também atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800.

Foto: Eugênio Barreto/Seed


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
11/05
00:29

Adema divulga relatório da qualidade das águas das praias de Aracaju e Barra dos Coqueiros

Ao todo, 10 praias foram analisadas — sendo que, a de Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros, possui dois pontos de coletas distintos, um nas proximidades do antigo Terminal Hidroviário e outro em frente ao farol

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informa que, nas últimas semanas, os 12 pontos de coletas da capital e do município de Barra dos Coqueiros não ultrapassaram o limite permitido pela legislação ambiental no nível de coliformes termotolerantes — também chamado de coliformes fecais —  nas águas das praias.

Ao todo, 10 praias foram analisadas — sendo que, a de Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros, possui dois pontos de coletas distintos, um nas proximidades do antigo Terminal Hidroviário e outro em frente ao farol.

A análise tem base na Resolução 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que “dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências”.

De acordo com a resolução, a medição estabelece que, cada ponto de coleta, não pode ultrapassar o número de mil unidades de colônia de coliformes em três semanas de análise. Se durante as cinco semanas, a quantidade superar o limite estabelecido, a praia é considerada imprópria. Fator que, graças ao trabalho rotineiro das equipes da Adema, não foi percebido em nenhuma das praias analisadas.

Na praia de Atalaia Nova, no trecho do farol, por exemplo, a média encontrada nas cinco semanas foi de 23,6 unidades formadoras de colônias por 100ml de água (ufc/ml). Já no trecho do terminal hidroviário, a média foi de 256ufc/ml durante toda a análise.

A Adema informa, também, que nenhuma praia da capital apresentou média superior a 150ufc/ml no período analisado.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
10/05
11:10

Laércio lança sua candidatura à presidente da CNC em discurso na Câmara dos Deputados

O deputado federal Laércio Oliveira discursou no Plenário da Câmara, nesta quarta-feira, 9, para lançar sua candidatura à Presidência da CNC (Confederação Nacional do Comercio, de Bens, Serviços e Turismo), SESC e SENAC. “Em 2018, teremos eleição para a presidência da CNC e, após 38 anos de gestão, o presidente Antônio Oliveira Santos deixará o cargo. Sem dúvida, este é um momento de renovação”, disse Laércio.

O parlamentar disse que além de ações para ampliar a transparência e a divulgação de ações, tem entre as suas propostas a delimitação do mandato de quatro anos e direito a apenas uma reeleição na CNC.

Laércio relembrou no discurso a sua atuação em defesa de um melhor ambiente de negócios no Brasil. “Tivemos temáticas difíceis, a exemplo da trabalhista, para as quais nós parlamentares sabemos o elevado custo pessoal e político. Mas tudo vale a pena, se a direção e a intenção são as corretas”, disse.

“Para defender empregos e empresas, também atuamos fortemente na área tributária. Coordenamos junto com colegas parlamentares uma ampla mobilização nacional contra a proposta de reforma do PIS/COFINS, que trazia embutida forte aumento de impostos. Com essa ação, evitamos que graves prejuízos atingissem os setores mais intensivos em mão de obra. Com o apoio decisivo e visão do nosso presidente Rodrigo Maia, salvamos milhares de empresas e empregos”, lembrou.

O parlamentar destacou ainda a importância do papel do SESC e SENAC. “No ano de 1977, fui aluno do SENAC de Sergipe, aprendizado que foi fundamental para minha vida. A partir do curso, fui aprovado no serviço público federal e passei a conquistar uma melhor condição de vida”, lembrou.

O deputado chamou a atenção ainda para o que considera o maior desafio do país: a educação para o trabalho no novo mundo digital. “Qualquer um de nós fica maravilhado, e até assustado, quando paramos para conhecer um pouco sobre os efeitos das novas tecnologias no mundo do trabalho. A inteligência artificial, a automação e outras mudanças têm efeitos transformadores que exigirão respostas rápidas da nossa sociedade. Assim, nossa proposta mais estruturante é o modelo quatro ponto zero (4.0) para o SENAC e o SESC. Vamos revisar toda a nossa estrutura e plataformas de ensino para atualizar rapidamente nossas instituições para essa nova realidade. Vamos atender às necessidades de nossas empresas e de nossos trabalhadores, ao tempo em que vamos ajudar também o próprio setor público neste processo, levando novas metodologias e apoio neste processo”, propôs.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/05
22:28

Papo Reto com Belivaldo reforça transparência do governo do Estado

Programa lançado tem como proposta aproximar o gestor dos sergipanos, além de se transformar em novo recurso de comunicação e transparência na prestação de contas

Desde que assumiu a gestão do Estado, o governador Belivaldo Chagas reafirmou seu compromisso com a população, principalmente no que se refere à qualidade nos serviços prestados nas diversas áreas em que o governo está presente. E ouvir o povo é uma de suas principais características de governo, visto que a partir das demandas da sociedade é possível identificar as problemáticas da administração.

E através de uma proposta moderna, a partir desta quarta-feira (9), Belivaldo Chagas estará ainda mais próximo dos sergipanos, por meio do Papo Reto, programa exibido no https://www.facebook.com/governodesergipe/, no qual ele responde as perguntas da população e debate sobre os principais pontos cobrados. Na primeira edição, 13 mil pessoas acompanharam a transmissão, que teve alcance de quase 20 mil pessoas.

“É necessário que o governante esteja sempre ouvindo e seja ouvido pela população. Este espaço que a gente cria hoje é exatamente para essa troca de ideias, entre o governador e o cidadão. Aqui vamos ouvir sugestões, reclamações, vamos prestar contas do que estamos fazendo, do que temos que fazer. Afinal de contas, fomos eleitos para isso, para prestar serviços, e estar em contato com a população. E eu sentia a necessidade dessa presença maior, de proximidade entre o governo e a população”, declarou Belivaldo.

O novo recurso de comunicação com os sergipanos é vista pelo governador como mais uma ferramenta que o auxiliará, a partir de agora, na prestação de serviços. “A população não deve ser utilizada única e exclusivamente para o processo de eleição. E não se deve estar próximo dela somente nesses momentos. Aproveitando essa facilidade da internet se pode conversar e usar essa ferramenta par ouvir as sugestões e reclamações. Esse é o nosso objetivo”, comentou.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/05
22:27

Edvaldo participa de encontro com presidenciáveis

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta terça-feira, 8, da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que ocorreu em Niterói (RJ). No encontro, gestores municipais de todo o país acompanharam a explanação de 11 presidenciáveis sobre suas propostas para os municípios brasileiros. A FNP entregou aos pré-candidatos à Presidência da República a "Carta de Niterói", documento que trata de temas como Saúde, Educação, Segurança e Emprego, sob a perspectiva do Pacto Federativo. A proposta é que os governantes municipais possam influenciar na agenda programática para orientar os rumos do país.

Participaram do evento os presidenciáveis Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D'Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM).

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o Diálogo com Presidenciáveis foi importante para que os prefeitos pudessem ouvir dos pré-candidatos aquilo que eles estão pensando para os municípios brasileiros. "Nós, da FNP, temos lutado por uma revisão do Pacto Federativo, pois consideramos injusto que os municípios fiquem apenas com 16% do bolo tributário, sendo que é nas cidades onde a vida acontece e onde os serviços públicos são oferecidos. Fiquei muito satisfeito de ver que os presidenciáveis estão atentos a isso e se mostraram sensíveis aos temas que elencamos como prioritários como Saúde, Educação, Segurança Pública e Geração de Emprego", ressaltou.

Foto: Gustavo Rocha / PMA


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/05
22:26

Espaço Cultural Leonardo Alencar receberá primeira exposição de 2018

O espaço receberá três exposições individuais ao longo de 2018 e esta será a primeira delas. As mostras foram selecionadas através do Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

O Espaço Cultural Leonardo Alencar, localizado no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, lançará na próxima terça-feira, 15 de maio, às 10h, a mostra “Erro 404: Arte não encontrada”, do artista visual Marcelo Prudente. O espaço receberá três exposições individuais ao longo de 2018 e esta será a primeira delas. As mostras foram selecionadas através do Edital de Ocupação do Foyer da Biblioteca, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O projeto selecionado é uma iniciativa em arte eletrônica com a proposta de contribuir e disseminar esse segmento através de uma exposição híbrida, concebida por meio de códigos digitais interligados a dados online permissíveis de atualizações diárias pelo artista, alterando a narrativa inicial no decorrer do período expositivo de acordo com os conceitos propostos em cada trabalho apresentado.

A exposição contará com cinco séries, totalizando 13 obras, entre instalações eletrônicas, game art, experimentações em realidade aumentada, entre outros formatos. “Nesse projeto, buscamos aprofundar ainda mais o conceito de aleatoriedade e imaterialidade presente na arte digital, propondo uma exposição que rompa o espaço-tempo físico e virtual, por meio do uso de objetos projetados para interação homem-máquina e da ocupação não convencional por meio de códigos de realidade aumentada, que só poderão ser vistos através das retículas de equipamentos digitais, tais como smartphones e tablets”, explica o artista visual Marcelo Prudente.

Foto: Ascom/Secult


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/05
18:44

Belivaldo exonera Almeida Lima da Secretaria da Saúde

A Secretaria de Estado da Comunicação do Governo de Sergipe anunciou na tarde desta quarta-feira que o Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima,  foi exonerado da pasta que vinha ocupando desde janeiro de 2017.

Através de nota, o Governo informou que a decisão ocorreu por incompatibilidade de estilo administrativo do governador Belivaldo Chagas com o do secretário Almeida Lima.

A Secom divulgou ainda que o superintendente executivo da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, assume interinamente o cargo de secretário da Saúde.

Valberto, 32 anos,  exerceu a profissão médica no município de Aracaju e nos Hospitais Cirurgia, Huse e Unimed, além de atuar como professor de Residência Médica de Cirurgia.

Na manhã desta quarta-feira, durante entrevista ao Jornal da Fan, Belivaldo Chagas fez duras críticas à gestão de Almeida Lima. Entre os problemas, o governador ressaltou o PSS da Saúde que teve que ser cancelado.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos