07/05
22:36

Prefeitura de Aracaju recebe representantes de ocupação da Coroa do Meio

Na tarde desta segunda-feira, dia 7, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a secretária interina da Assistência Social, Rosane Cunha, o secretário adjunto da Comunicação Social, Elton Coelho, e membros da comissão de Articulação de Movimentos Sociais da Prefeitura de Aracaju receberam representantes da ocupação que se formou no último sábado, 5, no bairro Coroa do Meio. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB-SE), Henri Clay, e membros da comissão de Direitos Humanos da Ordem também foram convidados a participar da reunião e auxiliar a mediação. 
 
Assim que foi informado sobre o início da ocupação, o prefeito Edvaldo Nogueira se colocou à disposição para atendê-los, desde que fosse iniciado o processo de desocupação. "Gostaríamos de ter sido procurados com antecedência pelo movimento para que pudéssemos expor a real situação do município no que se refere à política habitacional, mas não houve nenhuma tentativa de diálogo prévio. Infelizmente, estamos num momento de crise em todo o país. Houve um grande recuo de investimentos do Governo Federal no tocante ao financiamento da política habitacional e um crescimento exponencial da pobreza. Com isso, assim como o restante do país, Aracaju também sofre com o crescimento do número de pessoas que não têm acesso à moradia”, explica a vice-prefeita Eliane Aquino.

Foto: Danillo França


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/05
22:35

Prevenção: Emsurb realiza monitoramento de canais

Trabalhar para evitar eventuais transtornos com a chegada do período de chuvas. Esse tem sido um dos objetivos da Prefeitura de Aracaju que, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem executando ações de limpeza e monitoramento dos 65 canais que cortam a capital.
 
Nesta segunda-feira, 7, técnicos da Diretoria de Operações da empresa realizaram a vistoria de canais das zonas Norte e Sul. O objetivo da visita foi monitorar o escoamento das águas pluviais que, segundo a Defesa Civil do município, chegaram a quase 40mm nas  últimas horas.
 
No canal do conjunto Médici, no bairro Luzia, os técnicos acompanharam o serviço de limpeza manual. “Retiramos todos os resíduos que estavam presos à tela de contenção. Essa ferramenta possibilita que o lixo, jogado indevidamente pela população dentro do canal, não tenha acesso à entrada da galeria”, explicou o gerente de Limpeza Urbana, Rodolfo Costa.
 
Já no canal da Soledade, nas proximidades do loteamento Jardim Bahia, o gerente informou que será feita uma limpeza mais minuciosa com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. “O uso da máquina para a retirada de materiais irá aliviar com mais rapidez o escoamento do grande fluxo de águas que desce das localidades próximas a avenida Euclides Figueiredo, a exemplo do loteamento Moema Mary”, afirma Rodolfo. 

Foto: Marcos Rodrigues


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/05
22:33

Vídeo documentário sobre Renda Irlandesa é produzido sob o olhar de 25 jovens em Sergipe

A manhã deste sábado, 5, foi especial para os 25 jovens sergipanos que fazem parte da produção do vídeo documentário “Modo de fazer renda irlandesa”, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju. Na ocasião, os futuros cineastas tiveram a oportunidade de assistir os primeiros cortes da produção audiovisual, na sala de exibição Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju.
 
De acordo com a coordenadora do NPDOV, Graziele Ferreira, a unidade é um equipamento cultural que permite o acesso ao conhecimento através do audiovisual e ultrapassa os limites do município de Aracaju. “Estamos atendendo 25 jovens do interior do estado e para o Núcleo é uma satisfação e confirmação do potencial do audiovisual no diálogo com a juventude. É uma linguagem artística facilmente usada e compreendida por todo mundo independente da idade e é extremamente importante a participação desses jovens neste curso, que gera um produto audiovisual, no caso o documentário sobre o patrimônio imaterial de Sergipe, que é o modo de fazer renda irlandesa, reconhecido pelo Iphan”, ressalta.



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/05
21:27

Coordenadores do UNICEF concedem entrevista coletiva em Aracaju

O coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Mario Volpi, e a coordenadora do escritório do UNICEF para os estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Helena Oliveira, estarão em Sergipe nesta quarta-feira, 09, e concederão uma entrevista coletiva a partir das 8h. A coletiva de imprensa acontece no auditório da SEIDH, localizado na rua Santa Luzia, 680, no bairro São José, em Aracaju.
 
Mario e Helena estarão em Aracaju para participar do 2º. Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Edição 2017-2020. Na coletiva, os especialistas do UNICEF irão expor resultados da edição anterior do Selo UNICEF (2013-2016), que demonstram o avanço obtido pelos municípios contemplados com a certificação do UNICEF no que diz respeito às políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
 
Outro assunto que será pauta da coletiva é a iniciativa #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio, que é fruto de uma parceria entre o UNICEF, a Justiça Eleitoral e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs). Com o objetivo de promover a educação para a cidadania com os alunos do ensino médio, o projeto pretende promover a conscientização sobre a importância do voto e a participação ativa na vida política entre adolescentes de 14 a 17 anos. Para isso, a iniciativa amplia a discussão sobre temas como democracia, sistemas políticos, minorias e o papel da mídia na democracia.
 
2º. Ciclo de Capacitação
 
A capacitação, que acontece logo após a coletiva de imprensa, irá reunir representantes dos 51 municípios sergipanos que participam da atual edição do Selo UNICEF, equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros para troca de informações sobre políticas públicas para crianças e adolescentes. A formação acontece nos dias 9 e 10, das 8h30 às 17h.
 
Cada município será representado pelo articulador e pelo mobilizador do Selo UNICEF, um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo menos um adolescente que participa do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. O encontro contará também com a participação de representantes do escritório do UNICEF para os estados Bahia, Sergipe e Minas Gerais.
 
O encontro incluirá orientações sobre como os municípios serão agrupados para avaliação pelo UNICEF, quais indicadores serão monitorados e como isso será feito, e como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.
 
Também haverá um debate de orientação sobre direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e sobre a estratégia #PartiuMudar, para promover a conscientização sobre a importância do voto e a participação na vida política entre adolescentes.
 
O Selo UNICEF
 
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Sergipe, tivemos 100% de adesão dos municípios aptos à iniciativa.
 
A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.
 
Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.    
 
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.
 
 
Agenda:
Entrevista Coletiva com Mário Volpi
Dia 09 de maio
Horário:               8h
Local:                   Auditório da SEIDH
Endereço:           rua Santa Luzia, 680, no bairro São José


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
07/05
18:44

Eleições 2018: Principais chapas majoritárias já estão definidas em Sergipe?

Belivaldo Chagas, para governador, Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT), para o Senado Federal. Com a saída do PRB, de Heleno Silva, do grupo governista a chapa majoritária deverá ser essa. Agora o bloco vai para a rua na caça ao voto já definido.

A exoneração de Heleno e a saída do PRB do Governo já eram esperadas. Ele vinha conversando com o grupo da oposição e pressionando o Governo para ser candidato a senador. “Heleno sempre faz esse jogo duplo”, disse o deputado federal João Lula Daniel.

A oposição, suspeita-se, também já estaria com a sua chapa majoritária definida. Seria encabeçada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB), como candidato a governador, André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB), como candidatos ao Senado Federal.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/05
18:22

Governador exonera Heleno Silva, que vai para a oposição

O governador Belivaldo Chagas (PSD) exonerou hoje o chefe do Escritório de Sergipe em Brasília, Heleno Silva. A medida foi adotada após reunião com o deputado federal Jony Marcos, do PRB, que defendeu o nome de Silva para disputar o Senado no bloco governista. Chagas deixou claro que as vagas para o Senado seriam do ex-governador Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT). Existe a possibilidade do ex-chefe do Escritório disputar o Senado na aliança política liderada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal André Moura (PSC).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/05
18:00

Emília define pré-candidatura ao Senado pelo Patriota

A vereadora Emília Correia (Patriota/Aracaju) confirmou hoje que pretende disputar o Senado Federal e está definindo a logística  para se lançar ao projeto. “É desonesto entrar numa disputa comprando as pessoas. O meu recado é para que fiquem atentos. Se para conquistar o apreço e a confiança precisa jogar sujo, imagine, então, o tamanho do comprometimento com a vida do cidadão e da cidadã desse Estado”, comentou.




Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/05
17:45

SE é o 2º maior produtor de arroz do Nordeste

A pesquisa do Perfil da Agricultura Sergipana 2016/2017, uma publicação divulgada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag), destacou, dentre outros itens, a produção de arroz de Sergipe, que atingiu a marca de 2º maior do Nordeste, e também a 1ª do Brasil, em rendimento médio – de 7,2 toneladas por hectare, enquanto a média nacional é de 5,2 toneladas..

No período avaliado, através de dados das pesquisas de Produção Agrícola Municipal (PAM) e do Levantamento Sistema da Produção Agrícola, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou uma produção de 33.058 toneladas de arroz, com um valor de produção de R$ 26.299.000,00, no ano de 2016.


A produção de arroz no estado se concentra na região do Baixo São Francisco, com destaque para o município de Ilha das Flores, que ocupou a sexta posição do ranking nacional em rendimento médio de rizicultura, com produção de 11.267 toneladas, seguido pelos municípios de Neópolis (6.249 toneladas), Propriá (6.233 toneladas) e Brejo Grande (5.350 toneladas). Os quatro municípios responderam, nos anos de 2016 e 2017, por 88,02% de toda a produção estadual.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 8 9 10 11 12 13 14 15 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos