23/05
10:35

Emgetis pagará jeton a secretário ausente em reunião do conselho

O Presidente do Conselho da Emgetis, Rosman Pereira, não participou da reunião do Conselho, nesta segunda-feira, 21 de maio, pois estava na posse do novo Presidente da CODISE. Mesmo assim, Ézio Faro, Presidente da Emgetis que presidiu a reunião, mandou pagar o jeton, que é devido quando da efetiva participação em reuniões deliberativas. Em contra-partida o pessoal da limpeza e da copa cruzou os braços na terça-feira, dia 22/05, por falta de pagamento dos salários de abril. A Empresa também está com os telefones cortados há mais de 10 dias por falta de pagamento. O pagamento de jeton sem participação em reunião é ilegal. O salário dos terceirizados é questão de verba alimentar e o telefone é ferramenta de trabalho e atendimento aos clientes e usuários do Governo. A denúncia foi feita por servidores da Emgetis.



Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/05
07:57

Frei Vidal da Penha

Geraldo Duarte*
Advogado 

Oriundo da província de São José de Leonise, Itália, o missionário conhecido por Frei Vidal de Frescollero ou Vitale de Frescorello, depois de peregrinações em Rodelas, Bahia, encaminhou-se a serra Baixa Verde, hoje Triunfo, município de Pernambuco, no início de 1803.

Acompanhado de índios Cariris, o capuchinho conseguiu a doação de terreno do senhor Domingos Pereira Pita. Ali, fixou morada e fez o aldeamento dos silvícolas.

Em novembro daquele ano, concluída a missão, transferiu a responsabilidade do empreendimento para o irmão capuchinho Frei Ângelo Maurício Niza, conterrâneo vindo do Piemonte.

Vitale, mais tarde, rumou a Cabobró. Em seguida, destinou-se a Recife e ingressou no Convento de Nossa Senhora da Penha. A partir de então, adotou o nome ritualístico de Frei Vidal da Penha e, como devoto das Dores de Maria Santíssima, deu-se às romagens denominadas Santas Missões.

Considerado profeta e paranormal, ante suas vaticinações catastróficas e impressionantes, chegou a ser comparado com Michel de Nostredame (1503-1566), popularmente denominado Nostradamus.

Assim, o Nordeste dos séculos XVIII e XIX incorporou mais um pregador sertanista, divulgador de alegorias e crendices, dado o misticismo religioso arraigado nas populações interioranas.

Dentre as cidades visitadas pelo franciscano, destacaram-se Recife, Cabobró, Triunfo (PE); Fortaleza, Santana do Acaraú, Ibiapaba, Sobral, Meruoca, Itapajé, Bela Cruz, Crateús, Aracati, Icó e Independência (CE) e São Rafael (RN).

Em seguintes artiguetes, o historiar de alguns dos cataclísmicos vaticínios do vidente.

*Administrador e dicionarista.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
07:46

No primeiro trimestre, venda da gasolina em Sergipe recuou 4,4%

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no primeiro trimestre do ano, ficaram em 219,5 milhões de litros, assinalando queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2017.

Somente em março, as vendas de combustíveis ficaram em aproximadamente 75,2 milhões de litros, representando crescimento de 11,6%, em relação ao mês imediatamente anterior, entretanto, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, houve retração de 3,6% nas vendas de combustíveis.

Combustíveis comercializados no 1º Trimestre/2018

Foram vendidos aproximadamente 97,4 milhões de litros de gasolina, nos três primeiros meses do ano corrente. Em termos relativos, houve queda de 4,4% nas vendas, em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Considerando o consumo apenas do mês de março, houve retração de 2,3% na comparação anual, toda via, no comparativo com fevereiro, as vendas subiram 17,2%,

A comercialização do etanol hidratado registrou alta de 75% nas vendas, de janeiro a março de 2018, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo período do ano passado. Em volume, as vendas ficaram em 8,8 milhões de litros. No mês de março, houve queda de 25,5%, no consumo do etanol, na comparação mensal, porém registrou expansão de 35,7%, quando comparado com o mês de março de 2017.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados aproximadamente 76,5 milhões de litros, no trimestre analisado. Em termos comparativos, verificou-se queda de 1,2% em relação aos três primeiros meses de 2017. No terceiro mês deste ano, as vendas também registraram avanço, sendo de 10,3%, quando comparados com o último mês de fevereiro. Entretanto, na comparação anual, ou seja, comparado com o mesmo mês do ano passado, os indicadores apontaram para retração de 4,5%

A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, superou os oito milhões de litros, assinalando elevação de 3,3% em relação ao primeiro trimestre de 2017.  Também foi percebida alta na comparação mensal, com 7,6% (fevereiro/2018) e 1,2% na comparação anual (março/2017).

NIE/FIES 


Economia
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/05
21:55

Justiça restringe a circulação de automóveis na Praia do Saco em SE

Após ação civil pública do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a 7ª Vara da Justiça Federal concedeu liminar que proíbe a circulação de veículos automotores e o uso de equipamentos de som com alta potência (paredões) na Praia do Saco. A decisão define a responsabilidade de fiscalização e sinalização da região, a fim de evitar o descumprimento da ordem judicial.

São réus no processo a Prefeitura do Município de Estância e o Governo do Estado de Sergipe através da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Na ação, o MPF/SE pediu que os citados atuem em conjunto para fiscalizar a área, bem como adotem medidas que evitem o trânsito de veículos não autorizados na faixa de areia e o uso dos equipamentos de som.

Providências – Com o deferimento dos pedidos, cabe agora à Prefeitura de Estância a sinalização da área de tráfego e estacionamento proibidos, com placas de no mínimo dois metros de altura. Cabe também ao executivo municipal a instalação de barreiras físicas que impeçam o acesso de veículos sem autorização à faixa de areia. A decisão também prevê a fiscalização, bem como a possível autuação, apreensão ou aplicação de multa aos descumpridores da legislação. A administração municipal deve ainda apresentar mensalmente o andamento de tais ações, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, caso a determinação seja descumprida.

À Adema cabe prestar cooperação técnica na região, desenvolvendo estudos e projetos que possam aprimorar a fiscalização e o licenciamento ambiental. O órgão assume também a função de exigir o Relatório de Auditoria Ambiental dos empreendimentos licenciados pelo município na região. Além disso, a Adema deverá prestar treinamento aos técnicos do município de Estância sobre os aspectos legais e administrativos do licenciamento de empreendimentos e seus impactos locais diretos.

A ação tramita na Justiça Federal com o número 0800042-20.2015.4.05.8502


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/05
21:47

PROTESTO - Marchantes de oito municípios fecharão a BR-101

Marchantes da região do Baixo São Francisco, mais precisamente dos municípios de Propirá, Telha, Cedro de São João, Aquidabã, Malhada dos Bois, São Francisco, Amparo do São Francisco e Canhoba, irá fazer uma *manifestação amanhã (quarta-feira, 23, às 6h).* O protesto fechará a BR101 na entrada do município de Cedro, das 6h às 9h. Eles protestam contra o fechamento do matadouro localizado no município, em virtude de uma ação judicial que tramita desde 2000. Os marchantes orientam que todo o trajeto de veículos leves e pesados estará impedido durante as 3 horas de protesto. De acordo com eles, o fechamento provocará um verdadeiro caos social e econômico na região, ocasionando mais de 600 desempregos, prejudicando centenas de marchantes e o fornecimento de carne para as feiras livres destes municípios.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/05
10:18

Marcha para Jesus comemora 25 anos e traz Nívia Soares

Dia 31 de maio acontece em Aracaju a Marcha para Jesus 2018, um tradicional evento que acontece em todo o Brasil e está em sua 25ª edição contando sempre com todas as religiões e vários nomes da música gospel numa grande demonstração de fé e comunhão. Este ano o louvor ficará por conta de Nívia Soares e Dupla Honra. Cinco trios elétricos vão arrastar a multidão que sairão às 15h30 da praça da Bandeira com destino ao estacionamento dos mercados municipais. 

A Marcha oferece a igreja a ter a oportunidade de mostrar que não é restrita aos templos, mas viva e aberta a toda sociedade, além de unir as igrejas em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo. 

Segundo Adelson Souza dos Santos, organizador da Marcha para Jesus e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, todas as igrejas evangélicas estão envolvidas nos preparativos do evento, que este ano deve superar as edições anteriores em público e estrutura. “São 25 anos intercedendo por esta terra e vamos continuar orando. Vamos sair da praça da Bandeira em direção ao mercado adorando ao Senhor com muita música, dança e oração.  Você é o nosso convidado”, concluiu

Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/05
00:09

Praia Limpa: Sema fiscaliza bares na Orla de Atalaia

Diversos aracajuanos e turistas buscam nos fins de semana diversão e relaxamento nas praias de Aracaju. Porém, ao consumirem alguns produtos vendidos em bares às margens da praia, muitas vezes não se deparam com um ponto fixo para descartar os resíduos, o que é de obrigatoriedade do vendedor oferecer. Com o objetivo de manter as praias da capital limpas, a equipe do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou, durante o último fim de semana, fiscalizações nos bares na Orla de Atalaia para averiguar e estimular os vendedores a cumprir a Lei Municipal 4800/2016. 
 
A lei estabelece a obrigatoriedade da utilização de cestos de lixo por parte de vendedores de produtos comestíveis na faixa de areia da orla marítima da cidade de Aracaju. Segundo o coordenador de resíduos da Sema, Etelvino Neto, foram autuados 37 bares devido ao descumprimento da lei. Como rege em seu parágrafo único, os comerciantes que colocarem mesas na faixa de areia da orla da capital deverão, obrigatoriamente, afixar em cada uma delas um cesto de lixo para que seus clientes descartem os resíduos por eles produzidos.
 
 “Notificamos, dando um prazo de cinco dias para se adequarem conforme a lei e, consequentemente, foi ensinado aos responsáveis dos bares, como é feito todo o procedimento da instalação dos cestos nas mesas, como forma de garantir que o processo seja realizado corretamente”, afirma o coordenador.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/05
00:07

"Aracaju e o trade turístico estavam na expectativa por essa obra", diz Belivaldo

O governador Belivaldo Chagas assinou retomada da obra nesta segunda (21). Investimento de R$ 19.314.300,42 é oriundo do Ministério do Turismo e de contrapartida do governo estadual

Acompanhado de secretários de Estado e demais autoridades, o governador Belivaldo Chagas assinou, na manhã desta segunda-feira (21), a ordem de serviço que autoriza a retomada nas obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe Ministro José Hugo Castelo Branco (CCS). O governo do Estado investe R$ 19.314.300,42, recursos oriundos do Ministério do Turismo e da contrapartida do governo estadual.

“É uma obra importante e que a população de Aracaju e o trade turístico estavam na expectativa. A partir da concretização do Centro de Convenções, nós teremos condições de ter vários eventos voltados para os negócios, que atraem muitos visitantes. Além da reforma, será feita a ampliação do pavilhão, que terá capacidade para receber até 3.000 pessoas, e mais um novo pavilhão com capacidade para receber mais de 1.600 pessoas. Portanto, uma obra extremamente importante, que será retomada a partir de agora por uma construtora que tem condições de dar início e entregar dentro do prazo que estamos esperando”, declarou Belivaldo Chagas.

A obra havia sido iniciada em 2015, porém, de acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, foi interrompida por diversas questões, entre elas, o atraso nos repasses por parte do governo federal. Até então, já foram feitos serviços de demolição, de reboco e de infraestrutura da ampliação e investidos R$ 5 milhões.

“O governo de Sergipe relicitou a obra. A empresa não teve condições de dar sequência por vários problemas. No início da obra, também tivemos uma demora muito grande nos recursos do convênio, quase oito meses sem chegar recursos e a empresa alega que tinha feito uma compra grande na parte de equipamentos e materiais. É tanto que a rescisão feita com a empresa foi amigável”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Valmor Barbosa, a nova licitação contou com a participação de várias empresas, tendo como ganhadora a Sercol Saneamento e Construções. “Foi feita a análise da licitação por parte da Caixa, que concluiu e, a partir daí, o secretário de Turismo teve condições de fazer a contratação, já que nesta obra, o proponente dela é a Secretaria de Estado do Turismo, cabendo a Seinfra só fazer a licitação, junto com a Cehop, e a fiscalização da obra. Na primeira parte, deixamos em torno de 25% da obra executada e, com essa nova licitação, vários serviços que não foram contemplados por conta dos recursos que, na época, não existiam, vão ser realizados para que se possa entregar essa obra até o primeiro semestre do próximo ano. A empresa ganhadora é uma empresa com condições de fazer a obra, tem uma expertise muito grande em obras desse porte. Foi a mesma que construiu o ginásio de Itabaiana. Tenho certeza e estou muito otimista que, no próximo ano, possamos concluir e superar o tempo perdido com um cronograma acelerado de obra”, ressaltou.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos