29/06
06:43

Deputada Conceição Vieira é vice de Valadares Filho

No Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado federal Rogério Carvalho (PT), escolheu a deputada estadual Conceição Vieira (PT) como pré-candidata à vice-prefeita, na chapa majoritária do bloco governista. O encontro aconteceu noite desta quinta-feira, 28, no Sindicato dos Bancários.

Durante a coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (25/06), o governador Marcelo Déda anunciou que a escolha do vice seria de responsabilidade do deputado federal Rogério Carvalho, que abriu mão da sua pré-candidatura em apoio à consolidação do projeto único do bloco governista.

O nome foi apresentado aos filiados durante o encontro por apresentar os requisitos colocados pelo grupo. "Ficamos de colocar a vice, e a deputada Conceição Vieira foi a escolhida porque agrega a militância, tem um mandato eficiente como deputada, já foi vereadora e tem diversos serviços prestados à comunidade", afirma Rogério Carvalho.

A deputada Conceição Vieira agradeceu ao apoio dado pelos filiados do partido. "Esse grupo que está aqui sob a coordenação de Rogério Carvalho e Marcelo Déda tem me dado todo o apoio e, sem eles, a efetivação desse processo não seria possível, agradeço a cada delegado que levantou o crachá pelo meu nome", relata a deputada.       

Disputa

O pré-candidato à prefeito, Valadares Filho disse que está muito animado com a escolha feita pelo Partido dos Trabalhadores. "Além de ser uma grande amiga, é um excelente nome para caminhar ao meu lado nas ruas de Aracaju. Vamos  mostrar que queremos dar continuidade ao projeto desse bloco que tem serviço prestado".

Conceição Vieira colocou para os presentes a determinação que terá ao trabalhar nessa eleição. "É com essa força, jeito de fazer e ser mulher na politica que vou dizer para Aracaju que é nesse projeto que o povo deve acreditar", a deputada destaca ainda o potencial de Valadares Filho. "Com certeza o jeito jovem dele dará novos impulsos a todas as áreas e identificará as quais precisaremos implementar as mudanças", conclui.

Confiante no projeto, Valadares Filho afirma que assim que a lei eleitoral permitir, colocará o bloco na rua. "A partir do dia sete de julho não descansaremos um minuto sequer, nós vamos caminhar e bater de casa em casa para mostrar, como já disse, que o novo aqui não é só na idade, mas nos projetos e mudança para a capital".

Presenças

O evento contou com a presença do governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), do deputado federal e pré-candidato à prefeito de Aracaju, Valadares Filho (PSB), do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), dos deputados federais Rogério Carvalho e Márcio Macedo (PT), deputados estaduais Ana Lúcia (PT) e Francisco Gualberto (PT), dos vereadores Ivaldo José (PT), Bertulino Menezes (PSB), Danilo Segundo (PSB) e Miriam Ribeiro (PSD).

Estiveram presentes também o presidente estadual do PT e secretário de Estado da Saúde, Sílvio Santos, o presidente municipal do PT, Usiel Rios, filiados, delegados, militantes e demais lideranças. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/06
06:28

Confirmado: Monsenhor Carvalho está afastado do Arquidiocesano

A Arquidiocese de Aracaju divulgou nota ontem anunciando que o diretor Executivo do Colégio Arquidiocesano, monsenhor José Carvalho, cumpriu seu dever, após 52 anos de serviços, e decidiu afastar-se da gestão do estabecimento de ensino. Com isso, a Arquidiocese decidiu nomear para a diretoria do colégio  os padres Rinaldo Rezende Cardoso, para diretor Administrativo,  e Anderlan Robson Lima Fernandes, para diretor Pedagógico. Na nota assinada pelo arcebispo dom José Palmeira Lessa, a arquidiopcese informa que foi oferecido a Carvalho o cargo de diretor `Pedagógicvo e ele não quis.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
17:33

CTB-SE apoia greve dos servidores federais

"O Governo Federal precisa reconhecer e valorizar o servidor público federal. É preciso abrir um canal de negociação com os funcionários que estão em greve e buscar um acordo que atenda as reivindicações das categorias e possibilite a retomada dos trabalhos". A afirmação é de Edival Goés, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB-SE -, em apoio à greve dos servidores da Fundação Nacional de Saúde - Funasa -, do Ministério da Saúde - MS - e da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

 

Para Edival, o argumento do Governo Federal de que não há recursos para a concessão de reajuste salarial, principalmente, depois do agravamento da crise econômica mundial que pode atingir os países emergentes, entre eles, o Brasil, não convence. Isso porque, enquanto o Governo descarta qualquer índice de reajuste de salários para o funcionalismo federal, disponibiliza cerca de R$ 100 bilhões em renúncia fiscal para o empresariado.

 

"Por outro lado, os servidores estão há dois anos sem aumento e cansados de esperar a retomada das negociações foram obrigados a paralisar suas atividades como forma de pressionar o Governo a negociar. O movimento é justo e a CTB apoia os servidores que estão em greve", diz Edival. Os servidores da Funasa e do Ministério da Saúde cruzaram os braços no dia 18 de junho.

 

Segundo Ricardo Nunes, presidente do Sindicato dos Servidores da Fundação Nacional e do Ministério da Saúde no Estado (Sindsfuse), a cada dia mais servidores públicos federais, lotados no Estado, aderem à greve. "Nossa intenção é paralisar as atividades em todos os órgãos federais de Sergipe", afirma. A partir de segunda-feira, 2 de julho, a categoria une forças com trabalhadores ligados ao Sindiprev e Sintsep.

 

A greve da Funasa e MS atinge 14 Estados. A categoria reivindica uma política salarial permanente com reposição da inflação, valorização do salário-base e incorporação de benefícios. Já os servidores da UFS entraram em greve no dia 11 de junho e continuam lutando pela abertura das negociações junto ao Ministério do Planejamento. De acordo com Joseilton Nery, do comando de greve, a categoria se reuniu com os reitores das universidades federais essa semana.

 

O encontro teve por objetivo envolver a Andifes na luta para abrir um canal de negociação com o Governo, mas a a categoria ainda não obtive uma resposta da direção da entidade que reúne dirigentes de instituições públicas federais. Os servidores da UFS reivindicam reajuste do piso salarial, melhoria do plano de carreira, destinação de 10% do PIB para a educação e a adoção de uma política salarial clara para todos os servidores públicos federais. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
16:34

Déda vai a Alemanha em busca de investimentos

O governador Marcelo Déda transferiu o cargo para o vice Jackson barreto, no final da manhã desta quinta-feira, 28, na sala vip do Aeroporto Santa Maria. Déda estará ausente durante oito dias, em decorrência de viagem oficial à Europa para participar do Encontro Econômico Brasil/Alemanha. O evento é promovido pelas Entidades Empresariais e busca examinar os impactos da crise econômica mundial para debater e discutir a construção de novos cenários de cooperação entre os setores públicos e privados dos dois países. Na ocasião, Marcelo Déda apresentará as potencialidades econômicas e de investimentos existentes no Estado de Sergipe.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
07:35

Governistas definem coligações proporcionais para Aracaju

O grupo governista com atuação política em Aracaju (SE) definiu ontem à noite quatro chapas proporcionais para a  disputa das 24 cadeiras da Câmara Municipal de Aracaju. A arrumação ficou assim: PT/PMDB;  PSB/PRB/PSD; PDT /PT do B; e PC do B sozinho.Essa opção do PC do B foi feita para viabilizar a eleição de dois de seus cinco candidato a vereador - Bitencourt, Ivânia, Samarone, Karla e Mara. Na aliança PT/PMDB avalia-se a possibilidade de eleger de seis a opito vereadores.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
07:30

Frente Parlamentar Ambientalista será lançada hoje em SE

Será lançada hoje, às 15h, no Plenário da  Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar  Ambientalista de Sergipe. O evento contará com a presença de Mário Mantovani e Rejane Pieratti, ambientalistas  da Fundação SOS Mata Atlântica, do deputado federal Márcio  Macêdo (PT), e de representantes de entidades da sociedade civil sergipana, a exemplo de:  MST, CUT, MOPEC, CTB, IMA, FDGA, ISR, Cáritas Arquidiocesana de Aracaju, Sindicato dos  Bancários de Sergipe, Associação Ecológica de Capela.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
07:19

Déda entrega mais de R$ 3,7 milhões em equipamentos e veículos para as polícias Civil, Militar e CBM

O governador Marcelo Déda promoveu ontem um ato solene no Quartel Central da Polícia Militar de Sergipe, onde foram entregues novas viaturas, armamentos, equipamentos de telecomunicação e informática aos integrantes dos organismos de segurança pública do Estado de Sergipe. Ainda na solenidade, o governador assinou um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o SergipeTec e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a implantação do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF).

Através de parceria, a Polícia Militar recebeu da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), quatro Picapes Ford Ranger a diesel, além de 20 carabinas calibre .556, 34 pistolas calibre .40, 1 fuzil .762, 20 capacetes e 20 coletes balísticos, fardamentos para as policiais militares femininas, para os integrantes da Banda de Música e da Guarda do Besp (Batalhão Especial Patrimonial). Essas viaturas, armas e equipamentos destinam-se ao Comando de Policiamento do Interior (CPMI), fortalecendo o policiamento ostensivo nos municípios sergipanos.

O Comando do Policiamento da Capital (CPMC) recebeu 25 tablets, 25 smartphones e fardamento para os servidores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Os equipamentos entregues à Polícia Militar de Sergipe perfazem um investimento de R$ 938.740,00 (R$ 225.000,00 em recursos estaduais e R$ 713.740,00 em recursos da Senasp).

Reativação da Rottran

Também foi anunciada a reativação da Rottran (Rondas Ostensivas Táticas de Trânsito) com o emprego de 20 motos. A unidade foi criada com o objetivo de realizar policiamento ostensivo com motocicletas e escoltas de honra a dignitários estrangeiros e nacionais, além de escolta de veículos com cargas superdimensionadas. A reativação deste pelotão permitirá uma atuação mais dinâmica e eficiente do policiamento ostensivo da capital. As motos que irão compor a Rottran estavam cedidas a outras companhias da PM.
 
Tablets para Capitães e Delegados
 
Os tablets e smartphones, que foram entregues para os oficiais comandantes de Companhia (capitães) e para delegados, possibilitarão o acompanhamento das ocorrências que chegam ao Ciosp em tempo real, além de permitir o controle do deslocamento e posicionamento das viaturas das suas áreas de atuação, otimizando o emprego e controle do efetivo policial e das respectivas estatísticas criminais.

Resgate e Proteção

O Corpo de Bombeiros recebeu 7 ambulâncias de resgate, 20 equipamentos de proteção respiratória e 1 ônibus para transporte da tropa. Esses equipamentos e viaturas foram adquiridos com recursos estaduais (R$ 778.000,00) e federais (Senasp: R$ 740.000,000, totalizando um investimento de R$ 1.518.000,00.

Esforço do Governo do Estado

De acordo com o governador Marcelo Déda, este ato consolida mais um esforço do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, para oferecer melhores condições de atuação aos profissionais de segurança pública em Sergipe. “Esse é mais um esforço do Governo do Estado em fortalecer a ação segurança pública, oferecendo as condições de trabalho para que os homens e mulheres da Polícia Militar e da Polícia Civil possam combater com eficiência o crime”, declarou o governador, ao destacar a necessidade de se envidar esforços para aumentar ainda mais a eficiência do Ciosp.

“Nós estamos entregando 25 tablets, que é o que há de mais moderno para utilização da tecnologia de informática, aos capitães que comandam Companhias. Eles terão acesso, em tempo real, às queixas que são informadas pelos cidadãos ao Ciosp. Com isso, esse comandante será informado imediatamente da ocorrência e terá todas as informações na tela orientando o deslocamento de efetivo para combater a ação delituosa, levando segurança e proteção ao cidadão que comunicou o fato. Esse é mais um passo para agregar tecnologia ao cotidiano da polícia sergipana”, detalhou o governador, ao complementar informando que, de maneira similar, os delegados também receberão a informação online para a estratificação da chamada “mancha criminal”, que é a base de dados sobre as ocorrências nas diversas localidades da capital e região da grande Aracaju, decisiva para orientar futuras ações.
 
Ainda segundo o chefe do Executivo, a prioridade dada à segurança pública no atual governo é uma demonstração do compromisso com os clamores da população e, inegavelmente, com a valorização dos profissionais da segurança publica. “Tenho dito diálogos permanentes com o comandante Geral da PM, coronel Maurício Iunes, e tenho ficado satisfeito com os relatos recebidos. Ele tem conseguido me mostrar que a instituição Polícia Militar é feita por homens e mulheres, em sua grande maioria abnegados e desprendidos na realização de suas funções. Do mesmo modo, é necessário que cada policial compreenda sua importância e o respectivo papel que necessita desempenhar em prol da sociedade”, enfatizou.
 
“Por isso, é com satisfação e honra que retorno à sede oficial da Polícia Militar para realizar um ato que consolida nossos esforços e investimentos na segurança, a exemplo da solenidade em que entregamos à sociedade a mais moderna delegacia da capital, há cerca de um mês. Dessa vez, nosso foco é nos equipamentos e na ciência e tecnologia como ferramentas capazes de melhorar a performance da segurança pública e a atuação cotidiana dos homens e mulheres que servem às instituições de segurança”, reiterou o governador, referindo-se também ao acordo de cooperação técnica entre a UFS e a SSP que proverá a capacitação de técnicos em análises e pesquisas forenses, através de transferência de conhecimentos e tecnologia entre o Departamento de Morfologia da UFS e a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria de Segurança Pública.

Acordo de Cooperação

O Acordo de Cooperação Técnica entre a SSP, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) e a UFS objetiva a implantação do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses/IAPF, através da cessão de uso do espaço físico no Sergipe Parque Tecnológico.

O espaço destinado ao IAPF será composto por dois pavimentos com área construída de 874,30 m2 e custo aproximado de construção de R$ 1,2 milhão. Abrigará os laboratórios de perícia forense: Toxicologia Forense, Genética Forense (DNA), Química Legal, Entomologia Forense, Informática Forense, Fonética Forense, Biologia Forense e Antropologia Forense.A disponibilização do prédio possibilitará a captação de recursos oriundos do Ministério da Justiça e da Senasp, a serem empregados nos novos laboratórios periciais forenses.

Os laboratórios de perícia promoverão o intercâmbio de conhecimento cientifico e de técnicas avançadas entre os profissionais de perícias e os professores e alunos da UFS, permitindo o aprimoramento e a padronização das metodologias aplicadas à área da Genética Forense, tornando a atividade pericial forense parâmetro de graduação e especialização profissional.

 Ainda no ato, o governador afirmou, após o detalhamento das ações de cooperação, que assim que a estrutura estiver em condições anunciará a realização de concurso público para contratação de peritos e técnicos para dar suporte às atividades do referido instituto. “Por isso, também queremos registrar nosso agradecimento ao grande celeiro do conhecimento e da difusão cultural em Sergipe que é UFS. Além de sua expansão física, a difusão dos resultados e aplicação prática do conhecimento lá produzido também beneficiará decisivamente a população sergipana”, reconheceu o governador, ao agradecer ao reitor.

Desenvolvimento

Para o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, este convênio firmado com o Governo, que é mais uma das parcerias da instituição com a administração estadual, representa o atual momento de desenvolvimento da UFS. “Isto espelha a fase atual do desenvolvimento da Universidade Federal de Sergipe. Os colegas professores e funcionários do Departamento de Morfologia, cientes da situação que vive a Perícia Criminal em Sergipe, se dispuseram ao esforço de transmitir o desenvolvimento científico que se desenvolve naquele departamento para os organismos da Secretaria de Segurança Pública”, registrou o reitor.

Agradecimento

O reconhecimento ao esforço na restruturação da segurança pública foi a tônica do discurso de agradecimento do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes. “Esse investimento, em parceria com a operadora Oi, possibilitará a ampliação das nossas ações a partir da base tecnológica. Os equipamentos que ora recebemos também possibilitarão a intensificação das ações ostensivas no interior do estado, onde temos uma demanda operacional. Na capital, as motocicletas da Rottran vão reestruturar o policiamento de trânsito, policiais estão retornando à sua atividade fim, e isso permitirá que otimizemos diversas ações em prol da segurança dos cidadãos. Nada disso estaria sendo possível sem o empenho do governador Marcelo Déda e do secretário da Segurança, João Eloy, que nos oferecem condições de buscar novos resultados”, salientou o comandante, que também fez questão de agradecer ao empenho dos policiais militares.

Já o secretário da Segurança Pública, João Eloy, destacou a importância da busca de parcerias para a consecução dos resultados estimados. “Além de uma diretriz decisiva de governo em prol da segurança, e do apoio que temos do Governo Federal, a partir da Secretaria Nacional da Segurança Pública e do Ministério da Justiça, temos conseguido promover uma verdadeira revolução na estrutura da segurança. Muito há para trilhar, mas temos avanços inegáveis que se revertem em mais segurança para a população”, destacou. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
07:12

Valadares: Senado aprovou empréstimo de US$ 70 milhões para Sergipe

 

O Senado Federal aprovou ontem o empréstimo de US$ 70.275 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD-Banco Mundial) para o Projeto Águas de Sergipe. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) agradeceu ao Presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), pela celeridade na aprovação. "Agradeço por atender ao pleito de Sergipe e votar esse empréstimo nesta sessão. Os recursos serão voltados para as populações rurais do semi-árido, agreste e litoral que serão beneficiados com a revitalização da Bacia do Rio Sergipe", declarou.

Valadares lembrou a presença do Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe, José de Oliveira Junior, do secretário de Meio Ambiente do Estado de Sergipe, Genival Nunes, e do Subsecretário de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe, José Ailton Rocha, que vieram acompanhar os resultados.

O Projeto Águas de Sergipe busca promover o uso mais eficiente e sustentável da água na Bacia do Rio Sergipe, por meio do fortalecimento da governança da água e da melhoria das práticas produtivas de manejo da água e do solo e da qualidade da água. Visa atender obras de saneamento básico e revitalização o rio nas regiões do semi-árido, agreste e litoral. Pela manhã foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e seguiu para aprovação no Plenário em caráter de urgência. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos